Tópico dos Recibos Verdes

Olá pessoal!

O meu irmão estuda na Universidade e tem uma bolsa de estudo. No entanto, vai trabalhar agora no verão numa esplanada, em part-time (cerca de 10h semanais).

E o patrão disse-lhe que tinha de descontar a recibos verdes.

Isso é legal?

Se descontar a recibos verdes, ele vai perder a bolsa de estudo?

Qual é a melhor alternativa para fazer os descontos de um part-time nestas condições? Contrato de trabalho?

Olá pessoal!

O meu irmão estuda na Universidade e tem uma bolsa de estudo. No entanto, vai trabalhar agora no verão numa esplanada, em part-time (cerca de 10h semanais).

E o patrão disse-lhe que tinha de descontar a recibos verdes.

Isso é legal?

Se descontar a recibos verdes, ele vai perder a bolsa de estudo?

Qual é a melhor alternativa para fazer os descontos de um part-time nestas condições? Contrato de trabalho?

não passar os recibos verdes é que seria ilegal ..

e segundo sei, eu mesmo não trabalhei quando tinha a bolsa por causa disso, perde a bolsa ..

infelizmente era assim e creio que continua.

amanha faz um ano que abri actividade recibos verdes, o ano de isenção chega ao fim. quero fechar actividade e neste momento estou no estrangeiro. consigo na boa cessar pelo site das finanças ? sei que tem lá essa possibilidade mas funciona bem ? tem algum tutorial caso exija alguns conhecimentos adicionais ?

amanha faz um ano que abri actividade recibos verdes, o ano de isenção chega ao fim. quero fechar actividade e neste momento estou no estrangeiro. consigo na boa cessar pelo site das finanças ? sei que tem lá essa possibilidade mas funciona bem ? tem algum tutorial caso exija alguns conhecimentos adicionais ?

Funciona bem.

Hoje o 'Negócios' tem o seguinte título: 'Segurança Social trama Recibos Verdes - O Governo flexibilizou regras para os descontos dos trabalhadores independentes. Mas Segurança Social tarda em dar resposta.'

Em termos concretos o que é que isto quer dizer?

Hoje o 'Negócios' tem o seguinte título: 'Segurança Social trama Recibos Verdes - O Governo flexibilizou regras para os descontos dos trabalhadores independentes. Mas Segurança Social tarda em dar resposta.'

Em termos concretos o que é que isto quer dizer?

Quer dizer que está prevista uma série de requerimentos que se podem fazer à SS, mas esta não responde em tempo útil.

Viva,

Fui convidado a ir trabalhar por 1 mês como auxiliar num centro de estudos pro temo das férias em termo part time, mas com regime de recibos verdes!!!

Sei que trabalhar por recibos verdes têm as suas desvantagens, porém preciso de emprego e ainda por cima a entidade que me convidou foi uma entidade onde já fiz de voluntário!!!

Já fui me informar nas Finanças sobre o meu caso, e infelizmente não gostei mesmo nada do que veio do outro lado da mesa, disseram-me que me tinha que colectar, ou seja que teria de descontar todos os meses pras finanças e só no 2º ano é que também teria de descontar pra Segurança Social!!!

Deram-me números de 100€ por mes!!! Eu pensei: se vou trabalhar como part time, como é que vou descontar 100€/mês e isso valor não definitivo, atenção!!! Só vou ficar prejudicado!!!

Então quis criar este tópico pra perguntar aqui nos membros se alguém trabalha como recibos verdes ou se conhecem outro tipo de contratos que poderei escolher sem ser muito prejudicado???

NOTA: peço com urgência que me ajudem, não ignorem este tópico!!!

Cumprimentos

Viva,

Fui convidado a ir trabalhar por 1 mês como auxiliar num centro de estudos pro temo das férias em termo part time, mas com regime de recibos verdes!!!

Sei que trabalhar por recibos verdes têm as suas desvantagens, porém preciso de emprego e ainda por cima a entidade que me convidou foi uma entidade onde já fiz de voluntário!!!

Já fui me informar nas Finanças sobre o meu caso, e infelizmente não gostei mesmo nada do que veio do outro lado da mesa, disseram-me que me tinha que colectar, ou seja que teria de descontar todos os meses pras finanças e só no 2º ano é que também teria de descontar pra Segurança Social!!!

Deram-me números de 100€ por mes!!! Eu pensei: se vou trabalhar como part time, como é que vou descontar 100€/mês e isso valor não definitivo, atenção!!! Só vou ficar prejudicado!!!

Então quis criar este tópico pra perguntar aqui nos membros se alguém trabalha como recibos verdes ou se conhecem outro tipo de contratos que poderei escolher sem ser muito prejudicado???

Cumprimentos

tenta falar com alguém que passe o recibo por ti ou entao se é algo que só vais fazer uma vez passa acto isolado. atenção que so podes passar um , salvo erro, por ano.

Quer dizer que está prevista uma série de requerimentos que se podem fazer à SS, mas esta não responde em tempo útil.

Quer dizer que a Seg. Social até te deixa pedir uma revisão em baixa dos descontos que tens que fazer mensalmente, desde que entregues um comproativo das Finanças que não existe.

Viva,

Cumprimentos

Foste mal informado e estás a fazer um bicho de 7 cabeças.

Se só vais trabalhar 1 mês nem precisas de passar recbibo verde, fazes um acto isolado e está feito.

Por outro lado se quiseres colectar, podes colectar, passar o recibo e fechar a actividade. Não tens de descontar nada para as finanças nem para a SS, mas ou fazer retenção de IRS (25%) ou não fazes, mas nunca te esqueças que o valor vai ter de ser aplicado ao teu IRS e poderás ter de pagar no final do ano (depende dos teus outros rendimentos).

Já pensei nessa situação do acto isolado, mas não sei muito bem como isso funciona!!!

Depois em questão de rendimentos eu estou desempregado sem receber subsidio de desemprego, desde que fiquei desempregado há +/- 1 ano e 6 meses!!!

Mas achas que compensa fazer acto isolado???

E se porventura o centro de estudos que fornecer mais propostas de emprego a nível do acto isolado como é que faço???

Não posso colocar uma contabilidade tratar do meu caso de descontos e de pagamentos as finanças ou a SS???

Depois outra questão: como é que vou fechar actividade, se nas finanças dizem que se não tiver um contrato por outra empresa em que não seja preciso passar recibos verdes irei continuar sempre a descontar, até mesmo estando em casa novamente desempregado???

Última edição:
Malta

Alguem sabe como calcular o nivel de impostos sobre despesas de trabalho para quem trabalha a recibos verdes ?

O exemplo é o seguinte, alem do "ordenado" tive 50€ em despesas de trabalho, se receber os 50€ na mao nao sofre impostos, mas se acrescentar ao recibo quanto é que vou "perder" desses 50€ ?

Abraço

Boas pessoal, alguém sabe onde se insere o "Número de Compromisso" e "Número de Cabimento" num recibo?
Foi-me pedido que constasse isso e eu nunca tinha ouvido sequer falar em tal.

Boas.

Sou novo nestas andanças e agradecia uma ajuda.
Uma vez aberta actividade, mesmo que encerremos a actividade posteriormente sem passar nenhum recibo, terei que fazer na mesma IRS?
Fazendo várias prestações de serviço no mesmo local, tenho que passar recibo de cada acto ou posso deixar acumular um valor e depois passar só um recibo?

Muito obrigado!
Cumprimentos!

A minha esposa trabalha a recibos verdes e tem a obrigatoriedade de pagar IVA.

Anteriormente nunca colocou despesas aquando dos pagamentos trimestrais de IVA, possivelmente por falta de informação nossa. Recentemente algumas colegas dissera-lhe que poderia abater no valor do IVA a pagar apresentando despesas na altura do pagamento trimestral deste e que elas próprias colocavam despesas de gasóleo, água, luz e internet..

Ando a tentar descobrir como são apresentadas essas despesas (o procedimento aquando do pagamento do IVA) e quais as despesas que poderão ser abrangidas.

Se é verdade que parte da sua actividade se realiza em casa, não sei se poderá mesmo colocar despesas com água ou luz.

Como ela é professora e acaba por ter que preparar/corrigir testes em casa e preparar aulas, acredito que despesas com material de escritório (impressoras, tinteiros, folhas, material de escrita) estejam abrangidos.

Gasóleo e outras despesas com o carro também seriam aceites (revisões, inspecções. oficinas)?

Em resumo (em vez de perguntar item por item), agradecia ajuda nos seguintes pontos:
* O que pode ser usado de forma a abater o valor de iva a pagar?

* Qual o procedimento para o declarar (em que campos da declaração de iva)?

Voltar
Superior