Tópico dos Recibos Verdes

Estou numa situação idêntica do "EnginE".

Abri actividade em Setembro deste ano e até agora só passei recibo de Setembro, não passei do Outubro e Novembro... e já estamos no final de Dezembro e do ano!!!

Fazendo as contas, só passei um mês e só o valor de 2 semanas... as tais 2 semanas que trabalhei nesse mês, porque só iniciei actividade no dia 22 de Setembro. Mas tal como disse não passei o recibo de Outubro e Novembro, porque a empresa onde estou a fazer actividade pediu-me pra não passar recibo, e que depois me diziam quando podia passar!!!

Coloco aqui uma nota em que eu como estou no 1º ano de recibos verdes, estou isento de segurança social e IVA, visto que por ano o valor total dos rendimentos não ultrapassa os 10.000€!!!

Já me informei numa contabilista e disseram-me que tenho de passar os recibos de Outubro e Novembro ainda dentro deste ano e o de Dezembro como recebo em Janeiro o rendimento, só passo nesse mês o de Dezembro!!!

Depois perguntei como fazê-lo, e disseram-me que posso passar os dois meses Outubro e Novembro no mesmo recibo ou então cada mês no seu respectivo recibo!!!

Eu agora 2ª feira vou ter de dizer ao meu patrão que tenho de passar o recibo, porque as finanças querem sempre saber quanto ganhamos por ano, e no meu caso como recebo em cheque ainda pior, porque as finanças têm acesso a minha conta do banco como de todos os contribuintes e se virem acréscimo de dinheiro na conta, vão se informar com o contribuinte!!!

Mas se iremos ter ou não problemas em não passar recibo, eu cá vou passar recibo ainda antes de terminar o ano!!! ;-)

Olá a todos. Também fui um dos contemplados com a subida da prestação da segurança social para os 496€. Acabei de fazer o pedido para descer 2 escalões.

A minha dúvida agora é esta: qual o prazo para pagar a contribuição de dezembro? Dia 10? Será que vale a pena esperar para saber a resposta ao meu pedido de descida de escalão?

Ora boa noite,

Como provavelmente já sabem, anda a Segurança Social a enviar os emails de atualização do escalão contributivo aos trabalhadores independentes.

No meu caso, nada de muito novo, pois como previa mantenho o escalão.

Mas tenho uma dúvida: posso solicitar enquadramento pelo escalão inferior, de forma a pagar menos durante 2015? De notar que nunca solicitei alterações, e que na prática tenho pago sempre o que me tem pedido. No email que recebi tem a indicação de "Não" para ajustamento progressivo. Não sei se isso interfere ou não...

É possível solicitar esse enquadramento em escalão mais baixo? Mas mais importante, que implicações terá isso para o futuro, isto é, na definição do enquadramento no próximo ano?

Obrigado pela ajuda!

Estou na mesma situação que tu. Também tenho sempre pago e não bufado mas agora informei-me sobre essa situação, de poderes pedir a descida do escalão e acabo de fazer esse pedido na Segurança Social Directa. Simplesmente não sei que critérios existem para este pedido ser concedido e que outras implicações é que esta alteração possa eventualmente ter. Chegaste a fazer o pedido?

Boas.
Preciso que me esclareçam umas dúvidas, por favor.

1- disseram-me que, fechando a actividade hoje, não posso voltar a abrir durante 2 anos. É verdade?
2- há algum custo por deixar a actividade aberta, mesmo estando apenas como trabalhador dependente?

Obrigado.

Boas.
Preciso que me esclareçam umas dúvidas, por favor.

1- disseram-me que, fechando a actividade hoje, não posso voltar a abrir durante 2 anos. É verdade?
2- há algum custo por deixar a actividade aberta, mesmo estando apenas como trabalhador dependente?

Obrigado.
1. É mentira. Podes fechar hoje e abrir amanhã. As limitações temporais que conheço são as de alteração de enquadramento em regime de IRS e IVA.

2. Manter a actividade aberta, desde que ganhes mais de 419,22 € por conta de outrem, não tem custos. Só tens de ter o cuidado de na declaração de IRS preencher o anexo B, mas pode ficar a zero.

PS. Estava a esquecer que existe um custo em manter a actividade aberta, que é o custo do seguro obrigatório de responsabilidade profissional.

1. É mentira. Podes fechar hoje e abrir amanhã. As limitações temporais que conheço são as de alteração de enquadramento em regime de IRS e IVA.

2. Manter a actividade aberta, desde que ganhes mais de 419,22 € por conta de outrem, não tem custos. Só tens de ter o cuidado de na declaração de IRS preencher o anexo B, mas pode ficar a zero.

PS. Estava a esquecer que existe um custo em manter a actividade aberta, que é o custo do seguro obrigatório de responsabilidade profissional.
Obrigado pela resposta![;)]

Malta

A seg social costuma enviar uma carta a avisar o escalão e os procedimentos de como pagaram quando acaba 1 ano de isenção ?

Por ex, quem abre actividade em Fevereiro, começa a pagar no fevereiro do próximo ano ou em março ?

Irei esclarecer estas duvidas com a própria ssocial, mas quem já tivesse passado pelo mesmo que esclarecesse sff

Estou na mesma situação que tu. Também tenho sempre pago e não bufado mas agora informei-me sobre essa situação, de poderes pedir a descida do escalão e acabo de fazer esse pedido na Segurança Social Directa. Simplesmente não sei que critérios existem para este pedido ser concedido e que outras implicações é que esta alteração possa eventualmente ter. Chegaste a fazer o pedido?

Fiz o pedido de alteração de escalão no passado dia 07.01.2015 através do site da Segurança Social Directa. Durante umas semanas ainda aparecia lá para consultar o pedido mas agora já não. No entanto, não encontro em lado nenhum informação sobre a decisão que foi tomada sobre o pedido.

O que é certo é que liguei agora para o 808266266 e disseram que lá não conseguiam ver nenhum pedido e aconselharam-me a ir aos serviços centrais. Estando a trabalhar aqui no Campo Pequeno o melhor é deslocar-me ao Areeiro? Ou é preferível ir a uma loja do cidadão? E tenho de madrugar para ir lá para a fila? Nomeadamente na loja do cidadão será que dava para tratar do assunto durante uma hora de almoço um bocado mais esticada?

Só uma achega:

2 - se trabalhares por conta de outrem e tiveres actividade aberta, caso sejas despedido, não tens direito a subs. desemprego. Nos casos em que se está a contrato, para não se correr riscos, 1 mês antes do término do contrato deve-se cessar actividade. Se o contrato for renovado, abre-se outra vez...

Quem está vinculado a ordens profissionais e está a recibos verdes tem um seguro de responsabilidade inerente (pelo menos na Ordem dos Engenheiros é assim)

Boas, pessoal

Há dias recebi um pequeno trabalho de tradução em que me disseram que o honorário era "20,00 € + IVA". Ora, acontece que a minha actividade é secundária, pelo que nunca cobro IVA, ou seja, estou isento (apesar de fazer sempre a dedução para o IRS). A minha questão agora é sobre que valor devo passar o recibo: sobre 20,00 € ou sobre 24,60 € (que é o valor se se somar o IVA, mas eu continuaria a passar o recibo sem IVA). Penso que é a 1.ª hipótese, certo? :sh)

Obrigado.

Última edição:
Boas, pessoal

Há dias recebi um pequeno trabalho de tradução em que me disseram que o honorário era "20,00 € + IVA". Ora, acontece que a minha actividade é secundária, pelo que nunca cobro IVA, ou seja, estou isento (apesar de fazer sempre a dedução para o IRS). A minha questão agora é sobre que valor devo passar o recibo: sobre 20,00 € ou sobre 24,60 € (que é o valor se se somar o IVA, mas eu continuaria a passar o recibo sem IVA). Penso que é a 1.ª hipótese, certo? :sh)

Obrigado.

Enquanto não chega nenhum entendido de verdade nessas questões, se estás isento de IVA não tem lógica cobrá-lo.
O recibo será de 20 euros. A empresa pagadora pagar-te-á 20 euros e não há lugar a deduções por parte deles (já que também não pagaram IVA). É o lógico.

Estou a ajudar uma pessoa que começou a trabalhar a recibos verdes há uns meses , e as duvidas são mais do que as certezas.

Ultrapassou os 10.000 no ano passado, e neste momento encontra-se no regime normal do iva .

Como será daqui a uns dias (15 maio) para liquidar o iva ?

E como se calculam os decontos para a seg social ?

Obrigado

Voltar
Superior