Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Ora boa noite,
Como provavelmente já sabem, anda a Segurança Social a enviar os emails de atualização do escalão contributivo aos trabalhadores independentes.
No meu caso, nada de muito novo, pois como previa mantenho o escalão.
Mas tenho uma dúvida: posso solicitar enquadramento pelo escalão inferior, de forma a pagar menos durante 2015? De notar que nunca solicitei alterações, e que na prática tenho pago sempre o que me tem pedido. No email que recebi tem a indicação de "Não" para ajustamento progressivo. Não sei se isso interfere ou não...
É possível solicitar esse enquadramento em escalão mais baixo? Mas mais importante, que implicações terá isso para o futuro, isto é, na definição do enquadramento no próximo ano?
Obrigado pela ajuda!
1. É mentira. Podes fechar hoje e abrir amanhã. As limitações temporais que conheço são as de alteração de enquadramento em regime de IRS e IVA.Boas.
Preciso que me esclareçam umas dúvidas, por favor.
1- disseram-me que, fechando a actividade hoje, não posso voltar a abrir durante 2 anos. É verdade?
2- há algum custo por deixar a actividade aberta, mesmo estando apenas como trabalhador dependente?
Obrigado.
Obrigado pela resposta![1. É mentira. Podes fechar hoje e abrir amanhã. As limitações temporais que conheço são as de alteração de enquadramento em regime de IRS e IVA.
2. Manter a actividade aberta, desde que ganhes mais de 419,22 € por conta de outrem, não tem custos. Só tens de ter o cuidado de na declaração de IRS preencher o anexo B, mas pode ficar a zero.
PS. Estava a esquecer que existe um custo em manter a actividade aberta, que é o custo do seguro obrigatório de responsabilidade profissional.
Por ex, quem abre actividade em Fevereiro, começa a pagar no fevereiro do próximo ano ou em março ?
Se abriste actividade em Fevereiro e tens isenção de 12 meses, o 1º mês a pagar será o Fevereiro seguinte que se paga até 20 de Março.
Obrigado pelo esclarecimento companheiro. A ss informa por carta o escalão inserido e formas de pagamento ?
Estou na mesma situação que tu. Também tenho sempre pago e não bufado mas agora informei-me sobre essa situação, de poderes pedir a descida do escalão e acabo de fazer esse pedido na Segurança Social Directa. Simplesmente não sei que critérios existem para este pedido ser concedido e que outras implicações é que esta alteração possa eventualmente ter. Chegaste a fazer o pedido?
Boas pessoal!
Para quem está desempregado com subsidio e recebe uma proposta a recibos verdes por um período 6 meses, o que acontece ao sub de desemprego ?
1. É mentira. Podes fechar hoje e abrir amanhã. As limitações temporais que conheço são as de alteração de enquadramento em regime de IRS e IVA.
2. Manter a actividade aberta, desde que ganhes mais de 419,22 € por conta de outrem, não tem custos. Só tens de ter o cuidado de na declaração de IRS preencher o anexo B, mas pode ficar a zero.
PS. Estava a esquecer que existe um custo em manter a actividade aberta, que é o custo do seguro obrigatório de responsabilidade profissional.
Pois, acontece que passa largamente os tais 200€.
Boas, pessoal
Há dias recebi um pequeno trabalho de tradução em que me disseram que o honorário era "20,00 € + IVA". Ora, acontece que a minha actividade é secundária, pelo que nunca cobro IVA, ou seja, estou isento (apesar de fazer sempre a dedução para o IRS). A minha questão agora é sobre que valor devo passar o recibo: sobre 20,00 € ou sobre 24,60 € (que é o valor se se somar o IVA, mas eu continuaria a passar o recibo sem IVA). Penso que é a 1.ª hipótese, certo? :sh)
Obrigado.