Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Primeiro que tudo quero felicitar o Moleskine e o Luzinhas e Taxi Driver pelas informações e partilha de conhecimentos, agora precisava da vossa opinião, já tinha colocado aqui a questão na pág. 67 deste tópico, é sobre um relógio que está parado há muito tempo, um Oris Star ( é o que diz no mostrador) Automatic 25 jewels, em baixo diz swiss made, vou colocar um foto:

P1010008 (Large).jpg

por trás:

P1010011 (Large).jpg

Não sei se conseguem perceber.

Gostava de saber onde me aconselham ir para arranjar o relógio ou se vale a pena ou não?

Obrigado,cumprimentos

R - Luzinhas

R - Luzinhas

Sim, vale a pena. A caixa acredito q vai ficar boa após polimento. 90% dos riscos desaparecem. Depois tens de mudar bracelete e vidro q neste caso deve ser quase de certeza acrilico. A maquina "calibre" deve ser o modelo anterior da 2824 (versao + antiga). Caso a maquina esteja a trabalhar recomendo lubrificar peças se nao mais tarde ou mais cedo ele deixa de funcionar e aí arranjo fica bem + caro... Tenho 1 de meu pai com maquina de corda suiça q esta em bem pior estado. A maquina esta nova mas cometeu o erro de nunca lubrificar nada e agora tem de ser tudo desmontado... isso sim fica caro e demora tempo. Vou ver se faço eu isso mas creio q vai ter de levar novo "tambor de corda" pq o resto apos lubrificar esta tudo a "mexer" como devia... A caixa está pessima (a apodecer". Vou ver se limpo a parte exteriro. cAso mesmo assim mau tenho de comprar uma nova...

Informa se movimento funciona !!!! Caso sim qq pessoa faz isso...
MAs compensa muito sim. E nao te esqueças de mandar lubrificar a maquina (IMPORTANTE)

Abraço

Primeiro que tudo quero felicitar o Moleskine e o Luzinhas e Taxi Driver pelas informações e partilha de conhecimentos, agora precisava da vossa opinião, já tinha colocado aqui a questão na pág. 67 deste tópico, é sobre um relógio que está parado há muito tempo, um Oris Star ( é o que diz no mostrador) Automatic 25 jewels, em baixo diz swiss made, vou colocar um foto:

Ver anexo 41933

por trás:

Ver anexo 41934

Gostava de saber onde me aconselham ir para arranjar o relógio ou se vale a pena ou não?

Obrigado,cumprimentos

relogio

relogio

Sim Moleskine. Tambem concordo. AS descrepâncias é q sao grandes o que quer dizer q nao há muito a fazer (com + e . variacao grande). Mas é sem duvida um final feliz toda a conjugacção q fizeste com caixa, mostrador, maquina e bracelete.Calibre muito bonito. Ja lubrificaste tudo certo? Mas como sabes q tem esse erro nao cria problemas pq demoraria 1 semana a introduzir erro de 1 minitu. Por alguns erros iriam compensar-se ...

Esses valores são óptimos. [:cool:]

Infelizmente não se consegue sempre bons resultados, com o meu elgin (que tem 109 anos) andei uma semana com ele estive resultados desanimadores, fez valores diários entre -10 e +17s. :(

O mau foi a amplitude e aleatoriedade dos resultados. Agora vou medir durante uns dias com o relógio sempre na mesma posição para ver os resultados.

No entanto, para a idade e tendo em conta que só tem 15 rubis, não me queixo.

IMG_6234.jpg

por trás:

Não fossem as fotos e poderia pensar que estáva no forum errado. [;)]

Vale realmente a pena restaurar essa peça, a Oris, como marca, tem valor histórico e essa peça é bastante interessante.

Com a substituíção do vidro (acrílico) e uma limpeza da caixa e mostrador ficará logo com bom aspecto.

A caixa deve ser placada a ouro, o que significa que o polimento, a ser feito, tem que ser superfícial, sob o risco de chegar ao metal base.

O mecanismo, se estiver a funcionar (o que acredito), deverá ser desmanchado, limpo e lubrificado.

Luzinhas, lubrificar ser limpar o óleo antigo poderá ser expedito mas não resolve durante muito tempo. Não consegues chegar a todas a peças a lubrificar e estás a juntar óleo novo ao velho o que não é saudável.

O maior risco é colocar demasiado óleo e sujar as rodas dentadas que com a sujidade vai criar uma pasta abrasiva que as degasta.

Cumprimentos,

Obrigado a ambos pelas respostas, era mais ou menos o que estava a espera.

Sim é placado a ouro, por trás, na foto não se percebe bem por cima do escudo da Oris Top Gold Plated com uma pequena marca por baixo e no topo onde a parte da bracelete co a fivela também tem essa marca.

Infelizmente não funciona, hoje passei por uma ourivesaria só para abrir e ver como estava por dentro, não mexi em nada claro, lol, o balanço roda bem, está tudo com bom aspecto, mas não funciona.

Não estando a funcionar a conta do restauro poderá ser bem pior certo?

EDIT:

Não percebi bem o que queria dizer?

Infelizmente nem isso faz fica parado na mesma.

Geralmente significa que pode ser mais sério.

Mas já reparei um omega de bolso da década de 50 com o mesmo sintoma e afinal era só uma questão de limpeza e desempenar algumas rodas.

Mas isto é como as melancias,..., só abrindo é que se sabe se são boas.

Geralmente significa que pode ser mais sério.

Mas já reparei um omega de bolso da década de 50 com o mesmo sintoma e afinal era só uma questão de limpeza e desempenar algumas rodas.

Mas isto é como as melancias,..., só abrindo é que se sabe se são boas.

Pois é esta a confirmar-se o que eu, apesar de pouco perceber destas máquinas, pensava. Já agora sabes dizer-me onde será melhor dirigir-me para tratar da máquina? Zona de Lisboa?

Bem apesar de gostar muito de relógios, nunca investi muito t€mpo[:D]

Sem ser uma grande "montra", aqui ficam os 4 que sobreviveram e andam cá por casa:

IMG012.jpg

O mais antigo um Swatch Irony Alluminium muito simples, particularidade a luz ser azul, Indiglo? Não querendo errar deve ter uns 10 anos...
Levou ontem uma pilha
IMG013.jpg

Outro Swatch Irony, tb em Aluminio (lá leve é ele). Sensivelmente 7 anitos cá por casa.

IMG016.jpg

Timex Expedition World Time. Particularidade poder ter um segundo fuso horário através de um ponteiro azul, creio que não se note muito na foto.
Deve ter perto de 4 anos, levou ontem a 1ª pilha, estava sempre atrasar, de vez em quando parava, ver se fica:
IMG018.jpg

Este relógio vi-o numa revista e fiquei [br:)] , acho que muito simples, mas com um aspecto muito clean... da Quiksilver Ignition Leather.
IMG019.jpg

Antes destes em puto tivevários Casio, um que tinha agenda e permitia guardar telefones.
Outro que usava antes do 1º Swatch era um Shark, que utilizava no dia-a-dia e na surfada. Tb tinha luz indiglo e era muito desportivo... foi trocado na garantia, tb avariou, se o tiver por casa ainda queria recuperar para a praia...

Neste momento ando à procura de mais um, dependendo do preço um Seiko Bar Honda se não for possível, vem qq coisa mais barata tipo Timberland ou isso...[;)]

PS - as fotos estão um pouco más, mas com pouca luz e telele não deu para mais...
Com algum pedido poderei com mais tempo tirar uma melhor.

Última edição:
Pois é esta a confirmar-se o que eu, apesar de pouco perceber destas máquinas, pensava. Já agora sabes dizer-me onde será melhor dirigir-me para tratar da máquina? Zona de Lisboa?

Indicar-te um relogoeiro é difícil, eu sou autodidata, a maioria das pessoas que conheço são da área do comércio.

Eu tb sou de Lisboa, vou procurar.

Se quizeres posso tentar repará-lo, o mais difícil é quando se têm de substituir peças em mecanismos antigos, porque são difíceis de encontrar.

Indicar-te um relogoeiro é difícil, eu sou autodidata, a maioria das pessoas que conheço são da área do comércio.

Eu tb sou de Lisboa, vou procurar.

Se quizeres posso tentar repará-lo, o mais difícil é quando se têm de substituir peças em mecanismos antigos, porque são difíceis de encontrar.

Ok obrigado se souberes de algo diz!

cumprimentos,[;)]

Relogio ---

Relogio ---

Sim, de facto isso q dizes tambem é verdade...(em relacao aos lubrificantes poderem empastar). Mas disse pq é comum abrir alguns relogios e ver maquinas mesmos secas.... A do meu pai estava mesmo seca...
Isso q falaste de empastar deve ser mais com os mais antigos pq se calhar precisavam mais de lubrificacao e ja foram muitos vezes "lubrificados" mas sem terem sido limpos como deviam (digo eu !!!)
Nao sabia q o lubrificante podia "atacar" as rodas dentadas !!! Serio ? Hoje ja aprendi algo mais (nao sabia mesmo). Nos meus ate tenho mania de colocar 1 pouco de lubrificante nas rodas dentadas...

A maquina do meu pai Indicava M.A.Y.O, swiss made, 19 jewels, AS swiss made. Tem muito bom aspecto. Apos lubrificar e mexer 1 pouco lá se aguenta 1 ou 2 seg mas depois para. Acredito q problema seja "tambor de corda"... Vou vendo com calma e com tempo... MAs confirma por favor isso das rodas dentadas para nao cometer erros. Desconhecia q lubrificantes "desde q bons e finos" podeseem atacar o metal. Abraço

Vale realmente a pena restaurar essa peça, a Oris, como marca, tem valor histórico e essa peça é bastante interessante.

Com a substituíção do vidro (acrílico) e uma limpeza da caixa e mostrador ficará logo com bom aspecto.

A caixa deve ser placada a ouro, o que significa que o polimento, a ser feito, tem que ser superfícial, sob o risco de chegar ao metal base.

O mecanismo, se estiver a funcionar (o que acredito), deverá ser desmanchado, limpo e lubrificado.

Luzinhas, lubrificar ser limpar o óleo antigo poderá ser expedito mas não resolve durante muito tempo. Não consegues chegar a todas a peças a lubrificar e estás a juntar óleo novo ao velho o que não é saudável.

O maior risco é colocar demasiado óleo e sujar as rodas dentadas que com a sujidade vai criar uma pasta abrasiva que as degasta.

Cumprimentos,

luzinhas2

luzinhas2

Creio q ja percebi. Refereste ao caso de empastar com impurezas e degeneracao do oleo e aí sim atacar as rodas dentadas. É isso certo? Nao tem qq problema lubrificar rodas dentadas com oleo novo desde q limpas certo? Sempre pensei q eram bom... Porque como sao peças moveis associo aos blocos dos carros... Abraço

Ok obrigado se souberes de algo diz!

cumprimentos,[;)]

Tenho alguns relógios Swatch e tenho um relógio muito antigo de marca:

Packard

automatic, 25 jewels incabloc (sistema de protecção do balanço contra choques)

Alguém sabe se este relógio tem algum valor?

Última edição:
Creio q ja percebi. Refereste ao caso de empastar com impurezas e degeneracao do oleo e aí sim atacar as rodas dentadas. É isso certo? Nao tem qq problema lubrificar rodas dentadas com oleo novo desde q limpas certo? Sempre pensei q eram bom... Porque como sao peças moveis associo aos blocos dos carros... Abraço

Mesmo que o óleo esteja limpo com o tempo apanha impurezas, mesmo que fechado.

Estas impurezas, como eu disse, criam uma pasta abrasiva que danificam os dentes das rodas.

Os mecanismos funcionam com uma quantidade muito pequena de óleo, e básicamente só nos eixos. O resto deverá estar seco, principalmente a mola do balanço.

Update

OAL ------ SEIKO
16:14:00 - 16:13:29 8-10-2008
08:17:00 - 08:16:28 9-10-2008
16:15:00 - 16:14:30 9-10-2008
08:17:00 - 08:16:28 10-10-2008
17:04:00 - 17:03:31 10-10-2008

Parece que está com um erro muito bom. Vou continuar a acompanhar, mas agora a partir de dia 20 que vou uma semana de férias.

Boas!

Este tópico é bastante interessante, eu nunca liguei muito a relógios, embora sempre tivesse uma certa admiração por eles, nunca me vi a dar mais de 300 por um relógio, sempre achei muito dinheiro para ver as horas, embora perceba quem dê bom dinheiro por um destes, e ultimamente até ando a mudar de opinião (principalmente sobre o ponto de vista de ver um relógio como uma jóia).

No entanto na minha estadia recente pelos EUA encontrei este modelo aqui, um Seiko Kinetic, novo, penso que também é exclusivo cá dos EUA (alguém me pode informar melhor???), mas com alguns risquitos que nem se vêm praticamente, um modelo "Almost Perfect" como eles lhe chamam aqui, custava originalmente 495$ (ou mais na altura em que saiu, o preço em € deve rondar o mesmo), a vendedora garantíu-me que nunca foi usado, comprei-o por 290$, era também um descontinuado, deve ter no mínimo aí uns 4 anos (alguém sabe um site onde possa procurar o histórico de modelos da Seiko?).

Acho que é relativamente diferente dos Seiko's que tenho visto aqui, tirando um ou outro, foi um desenho que me agarrou logo e que se destacou mal lhe pus meio olho em cima.

A história foi que entrei numa loja oficial da Seiko pra ver uns Pulsar e cometi o erro de ir às montras dos Seiko, ainda por cima com aqueles preços fenomenais, estava lá este "sujeito" que me agarrou... nunca mais olhei pros Pulsar naquela, foi amor à primeira vista, é um Seiko Kinetic de referência SKA237, penso que foi um negócio excelente, vinha com caixa original, instrucções originais, e tudo. Tem só um problema, não tem garantia, só tenho 30 dias para ver se está tudo ok e depois acabou-se, já não o posso devolver (tinha de ser mesmo devolução naquela loja) :sh) Também já o tenho há quase uma semana e não de problemas nenhuns.

Qual é a vossa opinião sobre as específicações? O visor não é de safira mas é HardFlex:

- Quartz movement with kinetic technology (relógio de quartzo automático com tecnologia Kinetic)
- Curved Hardlex Crystal Display (Visor em cristal HardFlex curvado)
- Date display (Mostra a data)
- Winds with wrist motion & see-thru caseback (Move-se com movimentos do pulso e parte de trás transparente)
- Silver-tone LumiBrite hands, markers & numbers (Luminosidade nocturna)
- Yellow second hand (Ponteiro dos segundos amarelo)
- Kinetic energy storage for up to 6 months when fully charged one time (6 meses de energia se carregado completamente)
- Kinetic indicator on dial (Indicador kinetic)
- Power reserve button at 10 o'clock position (Indicador de reserva de energia através dos ponteiros dos segundos activados por um butão)
- Brushed Solid Stainless Steel Case and Bracelet with TiCN accents, TiCN is a durable plating process consisting of a titanium, carbide, and nitride compound that creates lustrous black accents (Bracelete e suporte (frontal e traseiro) em aço, daquele que não mancha seja lá o que isso quer dizer, com uma parte em TiCN que é uma liga de Titanio, carboneto e nitrato que queria um efeito negro de lustro)
- 100 meters/330 feet water resistant (Sesistente a 100m, dá para dar umas braçadas sem problemas)

Acham que fiz uma boa compra? Opiniões? A minha é esta: apr:)apr:)apr:)apr:)apr:) Dá-me um prazer enorme ouvir o "pêndulo" a girar!

51Are4aJQIL._SL500_.jpg

SKA237.jpg

seikokineticska237640x4ux4.jpg

Última edição:
Voltar
Superior