Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Em jeito de resumo (ia para escrever isto na 4a feira mas não tive tempo), a minha viagem no mundo dos relógios de pulso começou em Junho de 2013, com um Tissot PRS 516 Auto (era grande mas confortável, talvez devesse tê-lo mantido). Todas as imagens são da net (não tenho acesso às fotos neste momento).

tissot-prs516-1084.jpg

Mais tarde, tive ainda um Visodate auto e um Tissot V8 quartzo. O primeiro revelou-se pouco legível (e passei a achar os ponteiros demasiado curtos), o segundo magoava-me o pulso.

Tissot-Visodate-Milanais-20.jpg
e381339b-d4e6-4842-b86c-90161d5a3e3b.jpg

Tive ainda um Casio DW-5600E que usei pouco e que vendi a um polícia de intervenção. Disse-me que era o único relógio que se aguentava na profissão dele. Acredito! [:D]

Casio-G-Shock-DW-5600E-1V-6.jpg

A este não poderia fugir: Hamilton X-Wind Auto Chrono. Quando comecei a interessar-me por relógio este foi um dos primeiros que vi, apenas por acaso, pois surgiu numa publicidade. Esteticamente, deixou-me rendido. Depois fui pesquisar o preço. Nessa altura achava que nunca teria um relógio com um preço (em novo) de 4 dígitos mas que se chegasse a ter, seria o meu único relógio. Quão verdinho estava nisto! Comprei uns anos mais tarde usado como novo porque sabia que era provável que não me habituasse à caixa de 44mm nem aos 16mm de altura. Estava certo.

sub_image_9.jpg

Antes do Speedmaster "original", tentei coçar a comichão com algo tecnicamente melhor: um Speedmaster MarkII Coaxial. Não é assim que funciona. Vendi-o depois de ter comprado o Speedmaster Professional.

Speedmaster_Mark_II.jpg

Experimentei ainda um vintage de ouro 18K na forma de um Omega Geneve de corda manual. Tenho o vintage mais simples que o meu falecido avô comprou em 1955, não valia a pena manter o Omega.

4c28d667-e022-471f-8c5c-06715fb7a0e9.jpg

Quando vendi o Hamilton, fui para algo mais pequeno mas na mesma temática: o Stowa Flieger Classic 6498. Não fosse o Grand Seiko, tê-lo-ia mantido. É um relógio de uma qualidade inigualável para o preço. Se a compra não fosse directamente à fábrica, facilmente custaria o dobro. A parte de trás é a melhor face:

988faa3aa4dd0cdcd9415a91672d7390.jpg

Finalmente, os Seikos (SARB035 e SKX009J). Nada de errado com eles, sacrificaram-se pelo Grand Seiko.

NWJkNzA2ZTEwZmQ0NzdmNmViOTg2NzE5YmE4OTZjNzHa_TOM0oUKxAHSHwYHos9vaHR0cDovL21lZGlhLmFkc2ltZy5jb20vNjM2NzBlMGU5YTkwYmJlYjkyZTkyZDQ2ODU0ZmU5NThhMTVmZDYyYTIyZGM3YmE0YTNkOWE2OGY3ZWRmMjk3YS5qcGd8fHx8fHw3MDB4NTIyfGh0dHA6Ly93d3cuYWR2ZXJ0cy5pZS9zdGF0aWMvaS93YXRlcm1hcmsucG5nfHx8.jpg

Todos os relógios, excepto um, foram ou comprados novos com bons descontos, ou usados como novos a preços muito melhores. Foram também "bem" vendidos, alguns com lucro, e sempre reflectindo a condição exemplar em que se encontravam.

Como em muitos outros hobbies e interesses, há custos envolvidos mas não tem que se tornar ruinoso. Em 7 anos e meio, e contabilizando todos os relógios acima mencionados, terei perdido entre 400 a 500€. Dá entre 53€ a 67€ por ano, em média.

Naturalmente que existem custos associados à colecção actual mas o que quero dizer é que este não tem que ser um hobbie irresponsável. Quem não partir ou perder os relógios poderá facilmente reaver o seu dinheiro assim o decida.

No entanto, esta é apenas uma frivolidade sobre a qual não se escreve muito e por uma boa razão: os hobbies não têm que ser rentáveis. Só precisam ser interessantes e deixar-nos um pouco mais felizes e preenchidos pela atenção que lhes dedicamos.

Última edição:
Confesso que o Mark II é o Omega que mais mexe comigo. Mas eu tenho gostos esquisitos.
Um dos meus relogios preferidos é o "velho" oris tt1 titan chronograph 1000m. Que deve assustar muito boa gente.

Última edição:
Confesso que o Mark II é o Omega que mais mexe comigo. Mas eu tenho gostos esquisitos.
Um dos meus relogios preferidos é o "velho" oris tt1 titan chronograph 1000m. Que deve assustar muito boa gente.

Sei perfeitamente qual é e não estranho, nesse caso, o apreço pelo Mark II pois é também um relógio volumoso e que assenta orgulhoso no pulso. [:D]

Eu comprei o Oris usado há uns anos. Adoro o relogio mas aquilo é um camião no pulso. Acho que o Omega deve ser bem mais elegante.
O que te desagradou no Mark II?

O relógio era excelente. Só que continuava a querer o original. Além disso, como o calibre 3330 é baseado no Valjoux 7750, a caixa era demasiado alta. E pesada também: mesmo com a bracelete metálica o peso sentia-se algo desequilibrado no pulso.

Fantásticos relógios, o meu seiko é parecido com esse mas sem ser a versão "pepsi" é todo em preto e tem correia metalica, gosto muito, mas por ser automático já o ponderei vender, mas sou um bocado apegado ás coisas, vender por 100euros ou 150euros custa-me desfazer-me dele, pondero um dia ir buscar um "igual" talvez um citizen BN=200-81E em Titanio ou um seiko prospex Padi Solar SNE435P1 nem sei bem qual o melhor.

Mas a pergunta que faço pode ser parva mas existe alguma coisa tipo um mostrador para colocar o relógio automático e essa coisa ser a pilhas e dar umas "cambalhotas" durante um período de tempo e ele carregar a corda?

[h=1][/h]

Procura por watch winder.
Tenho ouvido falar bem dos da Wolf mas são caros.
Como tenho intenção de comprar uma impressora 3D, uma das brincadeiras que pretendo fazer é esta:

Fantásticos relógios, o meu seiko é parecido com esse mas sem ser a versão "pepsi" é todo em preto e tem correia metalica, gosto muito, mas por ser automático já o ponderei vender, mas sou um bocado apegado ás coisas, vender por 100euros ou 150euros custa-me desfazer-me dele, pondero um dia ir buscar um "igual" talvez um citizen BN=200-81E em Titanio ou um seiko prospex Padi Solar SNE435P1 nem sei bem qual o melhor.

Mas a pergunta que faço pode ser parva mas existe alguma coisa tipo um mostrador para colocar o relógio automático e essa coisa ser a pilhas e dar umas "cambalhotas" durante um período de tempo e ele carregar a corda?

[h=1][/h]

Tens watch winders de todos os tipos

d56a953cb872d631076794ada0b6db59.jpg

Há algum tempo comprei este. Gostei do modelo porque além dos 4 rotativos tem gaveta para mais 6 relógios

Nunca mais tive de voltar a acertar os relógios quando o uso.

Este modelo/marca em específico é uma opção muito básica, com acabamentos assim para o fraco, mas há muito por onde escolher

(P.S. estou informado de que apenas dois dos relógios ali expostos são automáticos)

Swiss made não significa que seja inteiramente feito na Suíça. Apenas que a montagem final é feita lá e que mais de 60% do valor do relógio é originário da Suíça. As braceletes, muitas delas, são feitas na China.
A do meu Speedmaster, de 2015, diz Swiss Made. Já a do meu Seamaster, de 2018, não diz nada. Querem adivinhar onde foi fabricada? [;)]

Mais info em https://www.fhs.swiss/eng/strengthening.html

Última edição:
As regras do Swiss Made foram sendo mudadas ao longo dos tempos e esses 60% na prática significam muito menos em material feito na Suíça:

Here are the criteria as of January 2017:
  • The movement is cased up in Switzerland,
  • The movement is Swiss,
  • The manufacturer carries out its final quality control inspection in Switzerland and should bear a ‘Swiss Made’ label
  • For ‘Swiss Made,’ the watch’s production cost (as a whole) must be Swiss-based and should comprise at least 60% in total; however, if it is a mechanical Swiss watch, there should be at least 80% of the production cost that is connected to the operations conducted in Switzerland.
  • For the Swiss made quartz, the cost of production should reach 60% and must be generated in Switzerland.
  • Moreover, it is clearly specified that the technical development of a ‘Swiss Made’ and Swiss watch movement must occur in Switzerland, including the smartwatches.

https://www.montrichardwatch.com/the-differences-between-swiss-made-swiss-movement-and-swiss-parts/

Eu sou um pouco crítico porque sei quanto custa um torno CNC, quanto custa um varão de aço ou um movimento e acho difícil de justificar o preço de alguns relógios.

Swiss made não significa que seja inteiramente feito na Suíça. Apenas que a montagem final é feita lá e que mais de 60% do valor do relógio é originário da Suíça. As braceletes, muitas delas, são feitas na China.
A do meu Speedmaster, de 2015, diz Swiss Made. Já a do meu Seamaster, de 2018, não diz nada. Querem adivinhar onde foi fabricada? [;)]

Mais info em https://www.fhs.swiss/eng/strengthening.html

@luismiguel esse Stowa tem algo a ver com os Laco? parecem gémeos [:D]

Por acaso tens acesso a bons descontos na Omega, tipo digamos, a preço de fábrica? [:cool:]

@luismiguel esse Stowa tem algo a ver com os Laco? parecem gémeos [:D]

Por acaso tens acesso a bons descontos na Omega, tipo digamos, a preço de fábrica? [:cool:]

Tanto a Laco como a Stowa faziam parte do leque de 5 marcas que fabricavam relógios para os pilotos alemães durante a 2a guerra mundial. Ambas têm relógios com este mecanismo Unitas 6498, embora a Stowa o embeleze mais, daí as semelhanças.

Não diria que tenho acesso a descontos desses, mas comprei o Speedmaster com 28% de desconto sobre o preço base da altura. Não achei nada mau e comprei.

Voltar
Superior