Tópico dos restaurantes

Peço mais uma vez, dicas para Ponte de Lima e aproveito para juntar a este pedido umas dicas para Vila Nova de Cerveira (mais km, menos km).

Em Ponte de lima, mesmo no centro tens Sabores do lima, ao almoço as diárias têm excelente relação preço qualidade. (deve ser o restaurante com mais reviews na net)
Um pouco mais fora, Fátima Amorim da única vez que lá fui, já por recomendação comi bastante bem. (20/25€)
Cerveira por acaso passo por lá muitas vezes, e nunca vi assim nada de especial, a última vez acho que fui à pizzaria e acabei acampado junto ao rio. O que até é estranho uma vez que aquilo tem muitos espanhóis sempre de visita.

O pessoal que vai para Castro laboreiro, Lindoso, Soajo tem que ter noção que as opções nessas zonas são residuais embora a probabilidade de comer razoavelmente bem também é boa e acima de tudo vão encontrar gente boa.

Last edited:
Boa, ainda bem que falam nisso.

Vou ao Geres uma semana e fico a dormir em Ponte de Lima.

O que há para lá? Ponte de Lima, Terras de Bouro, Arcos de Valdevez , Lindoso , Castro Laboreiro, ...

A ideia era ir com um roteiro de restaurantes , desde os mais acessíveis (10/15 p.p) até uma refeição um bocado mais elaborada (20/25 pp).

Sugestões?

Além daquilo que referi anteriormente, em Soajo tens o Saber ao Borralho e em Sistelo o Cantinho do Abade, isto fora dos centros urbanos.
Reservas aconselháveis.
No Santuário da Nossa Senhora da Peneda também tens um restaurante, mas não tenho referências.

Em Arcos de Valdevez o mais elaborado é mesmo o Costa do Vez.
Há um restaurante no Hotel Luna, o Foral de Valdevez, mas nunca lá fui. Aparece sugerido em alguns roteiros.

Nunca fui muito para o lado de Terras de Bouro, mas aparece já ai alguém com sugestões, é terra de se comer bem.

Muito obrigado.

Já agora uma questão off topic , a quem é da zona, Ponte de Lima é um bom sítio para ficar e ir conhecer o Gerês ? Ou fica demasiado deslocado?

Vou uma semana e a ideia não é ir só ver o Geres , mas também faz parte do objetivo.

Pois ainda bem que perguntas isso que eu quero ver se daqui a uns tempos vou fazer umas mini ferias no Minho/Gerês e depois Galiza e Cabo Finisterra.

Muito obrigado.

Já agora uma questão off topic , a quem é da zona, Ponte de Lima é um bom sítio para ficar e ir conhecer o Gerês ? Ou fica demasiado deslocado?

Vou uma semana e a ideia não é ir só ver o Geres , mas também faz parte do objetivo.

Pois ainda bem que perguntas isso que eu quero ver se daqui a uns tempos vou fazer umas mini ferias no Minho/Gerês e depois Galiza e Cabo Finisterra.

Para vos responder, gostaria 1º de esclarecer algo que nem sempre fica claro, que é a questão Gerês-Peneda.
O Parque Nacional corresponde a este conjunto montanhoso, com várias serras. Genericamente, do lado mais Oeste, que desce ali desde Melgaço (Lamas de Mouro, Castro Laboreiro...) até Arcos de Valdevez/Ponte da Barca (Soajo, Lindoso...) fica a Peneda, do lado mais Leste já é Gerês (como quem diz assim do Rio Homem até aos lados de Pitões das Júnias). Isto não é uma descrição exacta, antes que apareça alguém a me corrigir e a ser mais preciso, mas faço esta nota porque há uma certa tendência para chamar Gerês a tudo isto, algo que não corresponde à realidade.
Ou seja, para conhecer o Parque, ficar em Ponte de Lima não é desviado, mas só porque tem uma localização muito central no Alto Minho. Tanto dá para o lado montanhoso como para fazer Viana-Caminha-Valença ou mais abaixo Braga-Guimarães. Já fica mais longe para quem quiser ir para os lados que já pertencem a Vila Real.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, por aí fora, também são boas alternativas.

Mais umas dicas para:

- Armamar;
- Cinfães;
- Arouca;

Já tenho algumas, mas a ver se batem com as que tenho.[;)]

Este sábado parei em Cinfães para almoçar sem referencia nenhuma, fui ao restaurante O Rabelo e comi das melhores postas de carne de sempre, a dose eram 25€ para duas pessoas mas também tinham 1/2 dose para uma pessoa.
A dose dava para 3 pessoas à vontade.

Para vos responder, gostaria 1º de esclarecer algo que nem sempre fica claro, que é a questão Gerês-Peneda.
O Parque Nacional corresponde a este conjunto montanhoso, com várias serras. Genericamente, do lado mais Oeste, que desce ali desde Melgaço (Lamas de Mouro, Castro Laboreiro...) até Arcos de Valdevez/Ponte da Barca (Soajo, Lindoso...) fica a Peneda, do lado mais Leste já é Gerês (como quem diz assim do Rio Homem até aos lados de Pitões das Júnias). Isto não é uma descrição exacta, antes que apareça alguém a me corrigir e a ser mais preciso, mas faço esta nota porque há uma certa tendência para chamar Gerês a tudo isto, algo que não corresponde à realidade.
Ou seja, para conhecer o Parque, ficar em Ponte de Lima não é desviado, mas só porque tem uma localização muito central no Alto Minho. Tanto dá para o lado montanhoso como para fazer Viana-Caminha-Valença ou mais abaixo Braga-Guimarães. Já fica mais longe para quem quiser ir para os lados que já pertencem a Vila Real.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, por aí fora, também são boas alternativas.

É mesmo essa a ideia! Obrigado pela excelente explicação!

Inicialmente era para ficar em Vieira do Minho, que também me pareceu bem (até mais perto do parque natural), mas entretanto o alojamento deixou de ter vagas.

Optei, assim, por ponte de Lima, sendo que uma das noites vou dormir a Castro Laboreiro por uma questão de distribuição geográfica.

A ideia também não é conhecer o Gerês a fundo, mas sim os principais pontos em 3 dias. Até porque deve haver zonas onde não consigo ir, porque o meu carro é baixo...

Mais umas dicas para:

- Armamar;
- Cinfães;
- Arouca;

Pela zona tens o de Ver (bacalhau muito bom, posta excelente, não esperes luxos nenhuns):

https://pt-pt.facebook.com/pages/Casa-De-Pasto-Zé-De-Ver/202446916502990

E Restaurante do Pedrogão (tudo caseirinho e muito bom, reserva mais que obrigatória, vistas excelentes):

https://pt-pt.facebook.com/restaurantedopedrogao/

Edit. Se fores a este último, a pessoa que for a conduzir não pode mesmo beber. A estrada é sinuosa (o piso é bom).

Last edited:
Mais umas dicas para:

- Armamar;
- Cinfães;
- Arouca;

Para Arouca aqui já recomendaram o Parlamento e o Assembleia. Quando lá fui o Parlamento ja tava cheio por isso virei-me pro Assembleia que é em frente. A posta Arouquesa tava bem boa.

Em Ponte de lima, mesmo no centro tens Sabores do lima, ao almoço as diárias têm excelente relação preço qualidade. (deve ser o restaurante com mais reviews na net)
Um pouco mais fora, Fátima Amorim da única vez que lá fui, já por recomendação comi bastante bem. (20/25€)
Cerveira por acaso passo por lá muitas vezes, e nunca vi assim nada de especial, a última vez acho que fui à pizzaria e acabei acampado junto ao rio. O que até é estranho uma vez que aquilo tem muitos espanhóis sempre de visita.

O pessoal que vai para Castro laboreiro, Lindoso, Soajo tem que ter noção que as opções nessas zonas são residuais embora a probabilidade de comer razoavelmente bem também é boa e acima de tudo vão encontrar gente boa.

Fátima Amorim à semana tem diárias ao almoço a um preço muito acessível e come-se muito bem. Quando andava regularmente por PdL ia lá bastantes vezes.

Da última vez que fui de propósito de Ponte de Lima para almoçar fui ao Tulha mesmo no centro e comi um sarrabulho que estava excelente. Mas se o objectivo for esse não é difícil acertar por lá.

Thanks.
Era so tambem para ter ideia de onde pitar.
Quando for, vou planear bem isso.
No sopé do gerês do lado leste, se quisermos chamar a isso Montalegre, já conheço algumas coisas.
Infelizmente não fui aquele restaurante que a senhora tem mau feitio e as batatas vêm com bacon .

Este sábado parei em Cinfães para almoçar sem referencia nenhuma, fui ao restaurante O Rabelo e comi das melhores postas de carne de sempre, a dose eram 25€ para duas pessoas mas também tinham 1/2 dose para uma pessoa.
A dose dava para 3 pessoas à vontade.

Era um dos que já tinha referenciado.[;)]

Pela zona tens o de Ver (bacalhau muito bom, posta excelente, não esperes luxos nenhuns):

https://pt-pt.facebook.com/pages/Casa-De-Pasto-Zé-De-Ver/202446916502990

E Restaurante do Pedrogão (tudo caseirinho e muito bom, reserva mais que obrigatória, vistas excelentes):

https://pt-pt.facebook.com/restaurantedopedrogao/

Edit. Se fores a este último, a pessoa que for a conduzir não pode mesmo beber. A estrada é sinuosa (o piso é bom).

Obrigado pelas dicas, mas ficam completamente fora de rota.[;)]

Para Arouca aqui já recomendaram o Parlamento e o Assembleia. Quando lá fui o Parlamento ja tava cheio por isso virei-me pro Assembleia que é em frente. A posta Arouquesa tava bem boa.

Tinha esses dois referenciados, e também o Tasquinha da Quinta e o Varandinha.[;)]

Para os lados de Arouca gosto do Caetano...

Esse deverá ser certamente um dos escolhidos, depois de caminhar pelos passadiços, há que recuperar energias.[:D]

Restaurantes para almoçar no Gerês (raio de 50 kms) sem ser O abocanhado que já lá fui.

Coisa fina sff, que faço 23 anos de casado... e tenho que impressionar. [;)]

Back