Tópico dos restaurantes

O Fat Duck foi considerado o 2º melhor restaurante do mundo, a seguir ao El Bulli, que renovou o "título" de melhor restaurante do mundo.

Há muita cozinha nouvelle, artistica ou exprimental, que normalmente é super-conceituada e utilizada nesses concursos, que a mim non me gusta [:vm)] [;)]

Por isso, por vezes prefiro uma boa comida de tasca que uma carissima e refinada comida de um restaurante de eleição.

Estava a brincar, por acaso não sou grande apreciador do Heston, apesar de já me terem dito q o Fat Duck é dos melhores sitios Grã-Bretanha para comer. As suas ideias sobre cozinha a baixa temperatura são, de facto saudáveis mas, para mim pato ou frango ou vitela "deslavada" e sem uma crostazinha à maneira...não é a mesma coisa, ainda q o pague com a minha saúde...[:p]
Bem... isto dava pano para mangas, mas permite-me apenas dizer que o conceito do Blumenthal não é propriamente fazer comida saudável, mas sim a procura do melhor sabor.
O motivo pelo qual ele cozinha a baixas temperaturas (particularmente no forno) é para manter a carne/peixe o mais suculenta possível. É verdade que a comida quando sai do forno não parece cozinhada, mas ele tem várias formas de dar a volta a isso, normalmente com uma leve fritura a alta temperatura.
Ficas assim com o melhor de dois mundos, comida suculenta e com bom aspecto. [;)]

Não quero com isto "defender" o Blumenthal, apenas esclarecer... pessoalmente sou fã do inevitável Ferran Àdria e do genial Andoni Luis Aduriz.

Cumps.

Há muita cozinha nouvelle, artistica ou exprimental, que normalmente é super-conceituada e utilizada nesses concursos, que a mim non me gusta [:vm)] [;)]

Por isso, por vezes prefiro uma boa comida de tasca que uma carissima e refinada comida de um restaurante de eleição.
A meu ver, há momentos para tudo. Há dias em que me apetece ir a um restaurante regional comer um bom cabrito com arroz de forno, e noutros delicio-me com um magret de pato com risotto. [br:)]

Será que isso não é fruto de alguma experiência menos positiva? Há muito restaurante pretensioso por aí...

Cumps.

Como tudo na vida...depende !

Há boa cozinha e má cozinha, independentemente da sua forma, da sua apresentação, da sua sofisticação, etc.

Desde que seja boa, o meu estômago tanto encaixa a comida da tasca como a do restaurante mais sofisticado do mundo ! [;)]

Agora, há que distinguir alta cozinha de nouvelle cuizine. Nouvelle cuizine é/ foi um movimento que se banalizou de tal maneira que um cagalhão num prato era servido sobre o pretexto de ser nouvelle.

Alta cozinha sempre existiu, sempre há-de existir. E essa sempre será da mais elevada qualidade, sofisticação, inovação apresentação, etc...

Ah... e para quem gosta de comida "caseira", recomendo vivamente o Cortiço em Viseu !

Acho que comi lá as melhores batatinhas assadas no forno do mundo !! ;)

Eu sou exigente na qualidade e exigo uma quantidade aceitável ... sou homem de muito sustento , como bem e bebo bem ... se nao me servirem o suficiente para me tirar a fome nao volto lá ...

Mas tambem já cheguei ao ponto de acabar de comer o meu prato e pedir outro exactamente igual ... o empregado ficou a olhar para mim com cara de parvo ... e eu disse-lhe acha que alguem se governa com esta miséria ...

Aconteceu-me isso num restaurante no centro empresarial da Lionesa em leça do balio perto do mosteiro.

Bem... isto dava pano para mangas, mas permite-me apenas dizer que o conceito do Blumenthal não é propriamente fazer comida saudável, mas sim a procura do melhor sabor.
O motivo pelo qual ele cozinha a baixas temperaturas (particularmente no forno) é para manter a carne/peixe o mais suculenta possível. É verdade que a comida quando sai do forno não parece cozinhada, mas ele tem várias formas de dar a volta a isso, normalmente com uma leve fritura a alta temperatura.
Ficas assim com o melhor de dois mundos, comida suculenta e com bom aspecto. [;)]

Não quero com isto "defender" o Blumenthal, apenas esclarecer... pessoalmente sou fã do inevitável Ferran Àdria e do genial Andoni Luis Aduriz.

Cumps.

Adria é, sem duvida (para mim) o expoente maximo da cozinha: inventiva, alegre, surpreendente e inovadora e c toque de provocação. Aliás os seus conceitos ultrapassaram há muito os limites da cozinha: basta ver as ideias surpreendentes de novos utensilios p cozinha, tão evidentes mas ao mesmo tempo, em quem ninguem antes tinha pensado.

Impressionante é o facto do El Bulli estar aberto apenas cerca de 5 meses, já q no restante ano o chef retira-se p experimentar ideias novas...fantástico.

Já fui a Barcelona 2 vezes e claro está nem tentei El Bulli, pq achei q seria perda de tempo, dadas as listas de marcações.

No entanto, aconselho um restaurante q pertence ao hotel Omm, em Rosselló, bem no centro de Barcelona. se o hotel já em si é bastante bom e c preços aceitaveis para o usual da cidade, o restaurante, é divinal. Chama-se Moohttp://www.hotelomm.es/

A ementa é da responsabilidade de Juan Roca, outro dos grandes mestres espanhóis, ( a adega de Can Roca, em Girona, alguem conhece? Bem...[br:)] ) e é seguramente dos melhores restaurantes de Barcelona, pelo q pude ler e conhecer. Se forem um fim-semana, não hesitem...não se vão arrepender

Como tudo na vida...depende !

Há boa cozinha e má cozinha, independentemente da sua forma, da sua apresentação, da sua sofisticação, etc.

Desde que seja boa, o meu estômago tanto encaixa a comida da tasca como a do restaurante mais sofisticado do mundo ! [;)]

Agora, há que distinguir alta cozinha de nouvelle cuizine. Nouvelle cuizine é/ foi um movimento que se banalizou de tal maneira que um cagalhão num prato era servido sobre o pretexto de ser nouvelle.

Alta cozinha sempre existiu, sempre há-de existir. E essa sempre será da mais elevada qualidade, sofisticação, inovação apresentação, etc...
Vou copiar para aqui um post que fiz num outro fórum há uns tempos:

"Aquilo que geralmente é associado à nouvelle cuisine são doses minúsculas a preços muito exagerados, o que a nível de conceito é errado. A nouvelle cuisine foi originalmente concebida para pratos de mais simples confecção, com ingredientes frescos e tempos de preparação mais reduzidos. Dou-te um exemplo, a nouvelle cuisine abdicou do uso de molhos pesados como bechamel e natas em favorecimento do uso de ervas frescas, azeite, limão, etc.
Eu concordo com o conceito, não com aquilo que se vê em muitos restaurantes ditos "finos".
De qualquer forma hoje em dia a nouvelle cuisine propriamente já não existe, aplicaram-se (felizmente) algumas ideias e técnicas à haute cuisine."

[;)]

Cumps.

Ah... e para quem gosta de comida "caseira", recomendo vivamente O Cortiço em Viseu !

Acho que comi lá as melhores batatinhas assadas no forno do mundo !! ;)
Já me falaram bastante bem do Cortiço, infelizmente já não vou a Viseu à anos, e ainda não tive oportunidade de experimentar. :(

Mas tambem já cheguei ao ponto de acabar de comer o meu prato e pedir outro exactamente igual ... o empregado ficou a olhar para mim com cara de parvo ... e eu disse-lhe acha que alguem se governa com esta miséria ...

Aconteceu-me isso num restaurante no centro empresarial da Lionesa em leça do balio perto do mosteiro.
Podes dizer o nome! [:p]

Cumps.

Eu sou exigente na qualidade e exigo uma quantidade aceitável ... sou homem de muito sustento , como bem e bebo bem ... se nao me servirem o suficiente para me tirar a fome nao volto lá ...

A Antiga Fábrica?
Tens toda a razão![:D] [:D]

Exagera-se no conceito de nouvelle...até parece q é crime colocar mais um pouco de comida, como se fosse estragar o conjunto ou os sentidos...

Por isso gosto tanto do Aromas e Sabores, q já atrás coloquei, na Rua Constituição. Cozinha mto cuidada e elaborada mas pratos aceitaveis.

Mais uma sugestão, bem económica, onde barato e bom é possivel e a simpatia é lei.

Casa Açoreana (também na Brito e Cunha, mas nº 243). Matosinhos

Pratos entre 5 e 7 euros, peixe sempre fresco, bom vinho e uma simpatia exemplar. É possivel comer bem e barato...

Vou copiar para aqui um post que fiz num outro fórum há uns tempos:

"Aquilo que geralmente é associado à nouvelle cuisine são doses minúsculas a preços muito exagerados, o que a nível de conceito é errado. A nouvelle cuisine foi originalmente concebida para pratos de mais simples confecção, com ingredientes frescos e tempos de preparação mais reduzidos. Dou-te um exemplo, a nouvelle cuisine abdicou do uso de molhos pesados como bechamel e natas em favorecimento do uso de ervas frescas, azeite, limão, etc.
Eu concordo com o conceito, não com aquilo que se vê em muitos restaurantes ditos "finos".
De qualquer forma hoje em dia a nouvelle cuisine propriamente já não existe, aplicaram-se (felizmente) algumas ideias e técnicas à haute cuisine."

[;)]

Cumps.

É isso tudo ! [;)]

A Antiga Fábrica?
Tens toda a razão![:D] [:D]

Exagera-se no conceito de nouvelle...até parece q é crime colocar mais um pouco de comida, como se fosse estragar o conjunto ou os sentidos...

Por isso gosto tanto do Aromas e Sabores, q já atrás coloquei, na Rua Constituição. Cozinha mto cuidada e elaborada mas pratos aceitaveis.

Mais uma sugestão, bem económica, onde barato e bom é possivel e a simpatia é lei.

Casa Açoreana (também na Brito e Cunha, mas nº 243). Matosinhos

Pratos entre 5 e 7 euros, peixe sempre fresco, bom vinho e uma simpatia exemplar. É possivel comer bem e barato...
Bem me parecia que só podia ser a Antiga Fábrica, mas não quis arriscar! [:D]

A Casa Açoreana também tem pratos de carne com qualidade, ou é um daqueles locais em Matosinhos que praticamente só servem peixe?

Cumps.

Bem me parecia que só podia ser a Antiga Fábrica, mas não quis arriscar! [:D]

A Casa Açoreana também tem pratos de carne com qualidade, ou é um daqueles locais em Matosinhos que praticamente só servem peixe?

Cumps.

Não, não é como no Malcriado onde te arriscas a ser mandado f.... por pedir um prato de carne, está descansado. É mto interessante p jantares de grupo onde se quer comer bem, refeição completa,pagar pouco e ser mto bem servido. Se bem q o serviço é demorado pq, apesar de pequeno o restaurante, só os proprietarios e um empregado lá estão. Mas a simpatia é nota dominante

E saindo da margem norte do Douro e passando para Gaia, alguém me pode adiantar alguma coisa sobre o Restaurante Barão de Fladgate ?

É este aqui http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=383924 (pode-se colocar um link?).

Obrigado!

faz parte das caves Taylors, já lá fui 2 vezes em congressos medicos e digo-te q só a vista deslumbrante vale por tudo o resto...quase![:p]

Tentativa de pratos originais e inovadores q nem sempre saiem bem ou são bem conjugados...comi um bacalhau em souflé c mais umas camadas de massa folhasda...assim uma coisa estranha e dificil de definir...as sobremesas pareceram-me demasiado industriais. bons vinhos. de qq modo, foi em regime de catering para grande grupo, logo corro o risco de estar a ser injusto

Também já desconfiava que era o Antiga Fabrica..[;)]

Eu volto a aconselhar o Vinhas D'alho..

http://www.vinhas-dalho.com/

E saindo da margem norte do Douro e passando para Gaia, alguém me pode adiantar alguma coisa sobre o Restaurante Barão de Fladgate ?

É este aqui http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=383924 (pode-se colocar um link?).

Obrigado!
faz parte das caves Taylors, já lá fui 2 vezes em congressos medicos e digo-te q só a vista deslumbrante vale por tudo o resto...quase![:p]

Tentativa de pratos originais e inovadores q nem sempre saiem bem ou são bem conjugados...comi um bacalhau em souflé c mais umas camadas de massa folhasda...assim uma coisa estranha e dificil de definir...as sobremesas pareceram-me demasiado industriais. bons vinhos. de qq modo, foi em regime de catering para grande grupo, logo corro o risco de estar a ser injusto

O Barão de Fladgate é mais indicado para grupos ou banquetes... como restaurante vale a pena no Verão, pq abrem a esplanada que tem umas vistas deslumbrantes.
Quanto à comida, concordo com o manucas (isto já começa a parecer combinado [:D]). Tentam inovar, seguindo a vertente da gastronomia francesa... alguns pratos são bem conseguidos, outros nem por isso. Para se tornar um restaurante de topo estará provavelmente a faltar um Chef à altura.
A carta de vinhos é boa (também mau era, pertence à Sogrape) e se estiveres disposto a abrir os cordões à bolsa podes-te deliciar com algumas raridades.

Cumps.

Voltar
Superior