Tópico dos seguros auto

Por norma, a Carta Verde dá +/- 15 dias a mais em relação ao prazo da apólice, por questões de cobrança dos valores.
Dou-te o meu exemplo, a CV indicava como prazo 27/12/24 a 16/07/25 (7 meses), no entanto o semestre acabava a 26/6 e o débito direto ocorreu a 2/7. Estes timings são para permitir a emissão da nova Carta Verde aquando da renovação e o segurado não andar sem documento válido.

Last edited:
Por norma, a Carta Verde dá +/- 15 dias a mais em relação ao prazo da apólice, por questões de cobrança dos valores.
Dou-te o meu exemplo, a CV indicava como prazo 27/12/24 a 16/07/25 (7 meses), no entanto o semestre acabava a 26/6 e o débito direto ocorreu a 2/7. Estes timings são para permitir a emissão da nova Carta Verde aquando da renovação e o segurado não andar sem documento válido.

Nem mais. 😉

Assunto: Dúvida sobre validade do seguro automóvel — dístico vs. renovação por débito direto

Boas,
Tenho uma dúvida sobre o término do meu seguro automóvel, e agradecia a vossa ajuda.

No dístico (carta verde) consta que a validade da apólice vai até 25 de agosto de 2025. No entanto, como decidi mudar de seguradora e não renovei o seguro atual por débito direto, a seguradora está agora a dizer que o seguro só é válido até ao fim deste mês (julho).

A minha questão é:
Se o dístico indica validade até 25 de agosto, a apólice não deveria manter-se válida até essa data, independentemente de ter ou não débito direto ativo?
Ou será que, por não ter sido feito o pagamento automático, o contrato pode terminar antes da data indicada no dístico?

Já aconteceu algo parecido a alguém?
Agradeço desde já qualquer esclarecimento.

O distico é irrelevante se o contrato de seguro cessou anteriormente.

No novo devem-te ter mandado o certificado provisório.

Pequena curiosidade.

Neste dias tratei de um novo seguro sempre a partir da minha area cliente pelo que eles sabem perfeitamente os meus dados, ou seja essa variavel foi fixa - pun intended.

Ora bem, coloquei a matricula, que é deste mês.

O sistema não deve estar actualizado e, não obstante tratar-se de automóvel importado, assumiu como se fosse novo e calculou valor venal de 40k. Para danos próprios apareceu-me um prémio de €330. Dava para contratar e tinha lá um sitio para dizer se o carro era importado. Suponho que fosse para depois fazer a inspeção ao carro, sendo que em nenhum momento o sistema tinha lá um sitio para colocar a data da primeira matricula.

Porém achei estranho e preferi falar com um operador.

Lá se fez tudo outra vez, desta vez com a data da 1.ª matricula no país estrangeiro, o que deu um valor venal de metade, o que redundaria num prémio de €440.

Percebo que um importado por riscos de fraude implique prémio maior mas este valor parece-me um abuso dada a diferença enorme do valor segurado.

Por acaso não me afectou pois não ia fazer esse seguro, e o que queria tinha valores semelhantes, mas algo não correu bem na primeira simulação.

Então até dia 25 ainda estou coberto (dístico como prova), ou só estou coberto até ao final do mês? assumindo que não vou renovar.

Só até final do mês. Numa qualquer patrulha das autoridades, passando esse prazo, podes ser autuado (eles pela matricula checkam na base de dados se o seguro está ou não válido, nem perdem tempo a ver vinhetas)

A minha tem 1 mês a mais.

Olá a todos,

Recentemente, consegui um seguro automóvel bastante em conta: 185€/ano! É uma oferta muito mais competitiva do que a que eu tinha antes. Recomendo a Generali Tranquilidade – foi a opção mais barata entre várias seguradoras que pesquisei.

Fiz a comparação entre várias opções e, no meu caso, a Generali foi a que me apresentou a melhor relação custo-benefício. Vale muito a pena dar uma olhada. Além disso, este seguro inclui coberturas muito boas, como proteção ao ocupante e ao condutor, o que é sempre um bónus para a "tranquilidade" de quem circula na estrada.​

Uma curiosidade: a Logo Seguros não faz simulação para veículos com mais de 25 anos, então fica fora das opções para quem tem carros mais antigos. No entanto, para quem tem viaturas com data de primeira matrícula neste século (2000 em diante), pode ser uma opção interessante.

Espero que esta informação ajude quem está a procurar um seguro mais barato!

Last edited:
Depende das coberturas e da politica comercial do momento de cada seguradora.

Recentemente foi assim, daqui a 4 meses pode ser o oposto, e a GT ser das mais caras.

Os preços flutuam consoante o interesse que a seguradora tem em ganhar carteira, ou não.

No mês passado recebi este aviso de renovação do seguro do C4, pensei seriamente que estavam a gozar comigo.

Com uma perda de capital seguro de 4000€ o valor a pagar sofre uma subida de 11.50%, o que só pode ser anedota. Não houve qualquer sinistro ou outros factores da minha parte que pudessem levar a uma decisão destas por parte da seguradora, foi-me dito pelo mediador que em carros novos a Allianz consegue dos melhores preços do mercado para as coberturas (verdade) mas que assim que chegam aos 4 ou 5 anos de idade levam com estas tachadas. Já fui esta semana tratar do assunto, troquei para a Generali Tranquilidade onde o seguro (com as mesmas coberturas) tem uma franquia inferior, adiciona despesas médicas de animais em caso de acidente, e o carro passa a ter um valor venal 1000€ superior à avaliação da Allianz, com uma poupança de aproximadamente 107€ anuais. E tenho eu mais seguros com a Allianz, mas pelos vistos não estão muito interessados em manter os clientes :sh)

Seguro.jpg

A Allianz gosta é dos TVDE e ''Uber Eats''.

E como é enganada por estes, ''casca'' nos particulares.

Foi a ideia com que fiquei, que estas subidas seriam para pagar "circunstâncias externas".

Tenho-a como uma óptima seguradora, já precisei por várias vezes no ramo casa e saúde, nunca no automóvel. Mas esta alteração de preço é absurda e descabida, até poderia perceber se o valor do carro se tivesse mantido, mas nestas condições não havia explicação que me pudessem dar que me fizesse ficar com este seguro.

Eu já referi aqui várias vezes, quanto mais velhos os veículos seguros, mais onerosa fica a reparação, segundo os critérios de pricing das seguradoras. Alegam que as peças são mais dificeis de encontrar e ficam mais caras. Isso é uma coisa, depois o mercado está todo a sofrer com o aumento da sinistralidade e a quantidade enorme de VE´s e híbridos a circular, cujos custos de reparação são muito superiores ao antigo ICE.
E como o seguro é uma mútua, ganham todos e perdem todos....

algum simulador para todos?

recebi da logo com mais 3.8%

fiz simulação na tranquilidade, uns 8€ mais barato mas as condições eram piores

algum simulador para todos?

recebi da logo com mais 3.8%

fiz simulação na tranquilidade, uns 8€ mais barato mas as condições eram piores

Não, não há.

Mais vale tentares fazer simulações em todas.

Podes sempre também entrar em contacto com os ditos, a ver se baixam.

Não, não há.

Mais vale tentares fazer simulações em todas.

Podes sempre também entrar em contacto com os ditos, a ver se baixam.

nvm, era mais barato na ok e não na tranquilidade

já tentei em quase todos, tudo muito mais caro, exceto a Ageas, interessante que é mais barato na Ageas do que na Seguro Directo

Deve ser alguma campanha - a casa é a mesma mas as regras do jogo não [;)]
Com o que se vai vendo, 3.8% de aumento nem é muito, mas se a Ageas faz mais barato, a resposta está dada...

É uma companhia de pequena dimensão no universo em que se insere, mas que está a crescer. Tenho lá pessoas conhecidas na área de backoffice e não há nada a temer, se apresentarem boas propostas, é avançar.

Back