Tópico dos seguros auto

Olá, eu só acionei um seguro uma vez mas há 20 anos porque felizmente tirando esse nunca mais tive acidentes e por isso tenho algumas dúvidas.

Tenho um vidro rachado e gostava de saber se podemos escolher a empresa para trocar o vidro e se podemos escolher o tipo de vidro, eu não quero meter um vidro original porque vai ultrapassar os 1000€, posso escolher um vidro de uma marca branca ou até um vidro usado? Como é que isto tudo se processa? Já falei com a Carglass mas ainda não marquei, posso cancelar ou dizer que vou pesquisar outros preços? Eles devem meter o vidro original certo?

Last edited:
Olá, eu só acionei um seguro uma vez mas há 20 anos porque felizmente tirando esse nunca mais tive acidentes e por isso tenho algumas dúvidas.

Tenho um vidro rachado e gostava de saber se podemos escolher a empresa para trocar o vidro e se podemos escolher o tipo de vidro, eu não quero meter um vidro original porque vai ultrapassar os 1000€, posso escolher um vidro de uma marca branca ou até um vidro usado? Como é que isto tudo se processa? Já falei com a Carglass mas ainda não marquei, posso cancelar ou dizer que vou pesquisar outros preços? Eles devem meter o vidro original certo?

Por lei, as seguradoras não são obrigadas a pagar um vidro com o logótipo da marca do nosso carro se o veículo for reparado numa oficina multimarcas ou numa rede convencionada (como a Carglass ou Glassdrive).
Elas garantem apenas a colocação de um vidro certificado e homologado.
Por isso, ao contrário do que dizes, "original" será a ultima coisa na cabeça deles ​

Por lei, as seguradoras não são obrigadas a pagar um vidro com o logótipo da marca do nosso carro se o veículo for reparado numa oficina multimarcas ou numa rede convencionada (como a Carglass ou Glassdrive).
Elas garantem apenas a colocação de um vidro certificado e homologado.
Por isso, ao contrário do que dizes, "original" será a ultima coisa na cabeça deles ​

Eu só não quero é pagar pela reparação/troca do vidro.

A Carglass não pode colocar um vidro mais caro para cobrar mais e também receber mais do seguro?

Entretanto esqueci-me de contar para uma interação com seguros.

Foi outra vez um vidro partido mas desta feita na Generalli. O tomador ligou para lá e disse para ir diretamente a uma empresa de vidros qq.

Decidi ir à Carglass pois gostei do serviço. Não levantaram qq stress de não ser eu o tomador.

Marquei num espaço de 5 dias e depois lá fui e ficou tudo resolvido.

A Carglass não pode colocar um vidro mais caro para cobrar mais e também receber mais do seguro?

Nunca sem te avisar.
Mas num carro “normal” é difícil acontecer o vidro ser de valor superior a €750/€1000.

Como referido, em regra dificilmente um vidro ultrapassará o valor convencionado/coberto pelo seguro.

lê as condições do seguro
teoricamente, o máximo que pagas são umas dezenas de € de franquia, alguns seguros nem pagas nada
quanto ao colocarem de proposito mais caro ou assim, não stresses com isso, não acontecerá, eles tem valores já tabelados

ontem vi esta notícia na tv. isto está a ficar perigoso e já se sabe quem se lixa! [8b]

https://www.razaoautomovel.com/noticias/seguranca-rodoviaria-veiculos-sem-seguro-portugal/

Já tinha sido colocado, poucas citações antes. 😉

Mas é de todo lamentável que assim seja, no entanto, não é de agora.

Mais de 120 mil veículos circulam sem seguro obrigatório em Portugal

https://www.jn.pt/nacional/artigo/m...m-sem-seguro-obrigatorio-em-portugal/18105681

O meu seguro também tem aumentado todos os anos, e ao ligar a reclamar, o melhor que consigo é um voucher de 20/30€ Galp/ pingo doce....
No ano passado aumentou 9%.
Acabei de receber o aviso de pagamento para renovar mais 1 ano, aumentou 8.6%.

2024- 341€
2025- 373€
2026- 404€.

Seguro na ok já com mais de 10 anos, sempre DP, zero acidentes.
Mesmo nas outras companhias, o último acidente foi á mais de 20 anos..
A conversa é sempre a mesma, "já tenho a bonificação máxima!"

O valor do veículo nem tem desvalorizado muito. Este ano 11.950€
Carro 2018
Franquia 250€ - Colisão e roubo
Franquia 125€- F. Natureza e vandalismo

Lembro-me de no ano passado ter andado a fazer umas simulações on line, e ara tudo mais caro. A única que ficava +/- igual, avaliava a viatura em menos alguns 3k€.
Este fim de semana a ver se faço umas quantas simulações.

Cada vez tenho uma condução mais tranquila, mas não quero deixar os DP para poupar 200€. Hoje em dia só una ótica de led Ups Ups. E um simples cão, um pilarete no hiper... Não acontece só aos outros nem a quem anda a 200. Mas claro, ando á 15 anos a pagar e sem usar.

Uma coisa tenho a certeza, não quero fazer seguros com mediadores e ter de andar lá a bater á porta cada vez que preciso de fazer una pergunta. A minha experiência nos seguros on line são 5*. Tudo resolvido em tempo record, una simples chamada telefónica ou um mail.

Mas concordo, isto cada vez há mais acidentes, e como em qualquer negócio não estão para perder.

É o que estamos aqui a dizer diversas vezes, há muito mais carros, acidentes, reparações cada vez mais onerosas...não há milagres. claro que depois há seguradoras com preços canhão e outras que se esticam forte e feio, é sempre pesquisar, regatear, rara é a vez que não baixam qq coisa (em alguns casos até se mantém o da anuidade anterior).
E na prática, se usares o voucher, fica-te ao preço de 2025 [;)]

Este ano aumentou 50€ o prémio e o mediador disse que não pôde fazer nada, o ano passado tinham revertido o aumento.

Este ano uma seguradora pagou quase o dobro dos pagamentos que fiz ao longo dos anos. E foi dos sinistros que não agravam o prémio.

Não prescindo de seguros danos próprios.

Um amigo meu, há uns bons anos, daqueles gajos que nem precisam sequer de contar trocos, teve a infeliz ideia de passar de DP para RC no seu Corsa com 2 anos. Um acidente que ficou 50/50 mandou o Corsa para a sucata e ele ficou a pagar o empréstimo mais uns 3 anos...e sem carro. Serviu de emenda.

Back