Tópico dos tablets

Sim exactamente é no fundo uma versao barata e de "bolso" do portatil[;)]

Ora, nem mais.
Não pretende ter a performance de um laptop e muito menos de um desktop.
Mas pretende desempenhar tarefas que consumam poucos recursos, que pra muita gente chega e sobra. Claro que ninguém compra isto para correr programas pesados.

Eu apesar de andar actualmente só com laptop (o desktop pertence à famelga e já teve melhores dias), prefiro algo fixo ou com mobilidade ocasional, e um netbook para levar para todo o lado.

Claro que um tablet é mais eficiente para certas tarefas. Mas o tablet só está preparado para fazer aquilo que lhe é imposto pelo fabricante (e depois pelo user mediante os programas que vai metendo, aprovados pelo fabricante) e o teclado físico faz falta para quem tecla bastante.

No entanto há quem tenha outras preferências de dispositivos, e no fundo, o mercado está a diversificar, havendo mais variedade para todos os gostos.

O Notion Ink Adam promete! [kiss]

YouTube - Notion Ink Adam vs iPad

Por acaso promete, mas o mais engraçado nesse vídeo é as specs do iPad estarem incorrectas, começa por dizer que corre o iOS 3.2 quando corre o iOS 4.2.1, diz que o processador não tem multitask quando isso não depende do processador mas sim do SO que por acaso até suporta multitask e diz que só suporta aplicações autorizadas pela Apple, o que não é verdade, ou pelo menos é tão verdade como dizer que o Android só corre aplicações autorizadas no Market pela Google [;)], e termina a dizer que o iPad custa $800 quando começa no $499, para além de dizer que o preço do Notion Ink Adam é de $327 quando custa os mesmos $499 do iPad.

Last edited:
Por acaso promete, mas o mais engraçado nesse vídeo é as specs do iPad estarem incorrectas, começa por dizer que corre o iOS 3.2 quando corre o iOS 4.2.1, diz que o processador não tem multitask quando isso não depende do processador mas sim do SO que por acaso até suporta multitask e diz que só suporta aplicações autorizadas pela Apple, o que não é verdade, ou pelo menos é tão verdade como dizer que o Android só corre aplicações autorizadas no Market pela Google [;)], e termina a dizer que o iPad custa $800 quando começa no $499, para além de dizer que o preço do Notion Ink Adam é de $327 quando custa os mesmos $499 do iPad.
O mais chocante é o vídeo... ser um vídeo, quando é apenas a apresentação de uma spec sheet, errada ou não :sh)

Esperava uma review a sério, ou algo do género.

Exacto, a HP agora que entretanto comprou a Palm (que fez um excelente trabalho a fazer um OS orientado para touch com o seu webOS), vai virar-se para tablets baseadas em webOS e provavelmente fazer agora uma apresentação disso agora na CES 2011 que é já no inicio de Janeiro.

Aliás, na CES 2011 não devem faltar apresentações de tablets, já está confirmada uma da Motorola com Android honeycomb, fala-se da Microsoft poder apresentar alguma com um possível Windows 8 orientado para tablets, etc...

Montes de boas novidades para quem estiver interessado neste mercado [;)]

Tenho um ZTE V9 (foi a minha prenda de natal para mim) tirando a qualidade de construção que nada tem a haver com um ipad ou um galaxy parece-me um leitor de e-books com internet email e jogos razoavél, apesar de não ter tido oportunidade de testar, o cartão da vodafone dele veio sem códigos pin e puk.

Exacto, a HP agora que entretanto comprou a Palm (que fez um excelente trabalho a fazer um OS orientado para touch com o seu webOS), vai virar-se para tablets baseadas em webOS e provavelmente fazer agora uma apresentação disso agora na CES 2011 que é já no inicio de Janeiro.

Por acaso a HP é um caso que me tem intrigado nos anos mais recentes. Foi uma das marcas pioneiras em pda's, eu próprio tive uma à já não sei quantos anos, ainda sem a função telemóvel, e aquando da explosão dos smartphones, que mais não foi que o aperfeiçoamento do conceito pda, a HP permaneceu sempre incógnita, diria mesmo que morta :(, com um modelo ou outro no mercado mas sem o mínimo de expressão.
Será que agora com a era dos tablets vai entrar de novo em acção?

Esse "video" é uma valente BS...nada tendencioso :sh) o Slate nem vai ser comercializado.

Estou a ver que sim. Estou em querer e como já o afirmei é que o futuro das tablets vai passar pela tecnologia que o Notion Ink Adam apresenta. Ou seja, a possibilidade de ter um ecrã backlit ou não, conforme a utilização.

O que deixa antever o fim dos e-book readers actuais. Daqui há uns anos vou ter um aparelho clássico, um e-book reader. [:D]

Por acaso a HP é um caso que me tem intrigado nos anos mais recentes. Foi uma das marcas pioneiras em pda's, eu próprio tive uma à já não sei quantos anos, ainda sem a função telemóvel, e aquando da explosão dos smartphones, que mais não foi que o aperfeiçoamento do conceito pda, a HP permaneceu sempre incógnita, diria mesmo que morta :(, com um modelo ou outro no mercado mas sem o mínimo de expressão.
Será que agora com a era dos tablets vai entrar de novo em acção?

carly fiorina style deu nisto:sh)

YouTube - Tablet Evolution presented by Motorola

Espero que o departamento de engenharia acompanhe o departamento de marketing, senão vai correr mal [:D]

Fiquei curioso em relação ao sistema operativo que vai equipar o tablet.
É o Android honeycomb, não sei que número vai ter mas basicamente vai ser um Android optimizado para tablets em vez da solução actual de ser o mesmo Android dos telemóveis.

O Andy Rubin já o demonstra, na tablet da Motorola, no vídeo deste artigo: Motorola Android tablet prototype makes a cameo at D: Dive Into Mobile running Honeycomb -- Engadget

Na versão honeycomb do Android, recorrendo a APIs que adaptam a aplicação ao tipo de dispositivo, as apps optimizadas vão poder, ao saber que estão num tablet, ser multi-painel, etc, para poderem aproveitar devidamente o espaço fisico disponível extra, à semelhança do que acontece no iPad.

Last edited:
É o Android honeycomb, não sei que número vai ter mas basicamente vai ser um Android optimizado para tablets em vez da solução actual de ser o mesmo Android dos telemóveis.

O Andy Rubin já o demonstra, na tablet da Motorola, no vídeo deste artigo: Motorola Android tablet prototype makes a cameo at D: Dive Into Mobile running Honeycomb -- Engadget

Na versão honeycomb do Android, recorrendo a APIs que adaptam a aplicação ao tipo de dispositivo, as apps optimizadas vão poder, ao saber que estão num tablet, ser multi-painel, etc, para poderem aproveitar devidamente o espaço fisico disponível extra, à semelhança do que acontece no iPad.

tenho quase a certeza que te tinha respondido :sh)

anyway, isso é bastante fixe, o android 3.0 segundo li à tempos, mas nunca tinha lido mais nada dele, pensava que tinham desistido da ideia. A ideia de a mesma aplicação, apenas com mais"vistas" que são lançadas caso o ecrã permite é um bom conceito.

Eu que falava tão mal dos tablet's tou apenas a uma questão de tempo de ter um :sh)

Estou a gostar muito do tablet [kiss]

Alguém me pode dizer se na Vodafone me podem dar um 2º cartão com o meu número? Assim sempre podia usar a tablet para as SMS e algumas chamadas, em vez de ter de estar atento ao telemóvel quando estou na tablet!

Alguém me pode dizer se na Vodafone me podem dar um 2º cartão com o meu número?

Claro que sim. Pedes um Cartão Duo.
Eu já uso o cartão duo à muitos anos, visto que aos fins de semana uso um segundo telemóvel (de guerra), e não ando a trocar cartões de um para o outro.

Quanto ao tablet da Vodafone, hoje ao almoço passei numa MediaMarkt e tive a mexer num. Apesar de ser resistivo, até gostei do touch e do funcionamento do aparelho. Para o preço, pareceu-me bem porreiro.

Last edited:

Alguém me pode dizer se na Vodafone me podem dar um 2º cartão com o meu número? Assim sempre podia usar a tablet para as SMS e algumas chamadas, em vez de ter de estar atento ao telemóvel quando estou na tablet!

Podes. É o cartão Duo, mas só podes ter um ligado de cada vez. Não dá para teres os dois. Pesquisa no site da Vodafone que encontras. É cerca de 30€, pelo menos era assim da última vez que vi.

Sim, pedes o duo, com os pontos do clube viva não é caro.

Mas só funciona um cartão de cada vez. Não sei se é problema para o uso que lhe queres dar.

edit: consegui ser mesmo lento a responder lol, já agora acrescento que custa €10 + 100 pontos no clube viva. Podes ter os dois ligados, mas o que recebe as chamadas/sms's é o ultimo a dar sinal para a vodafone(ou seja que fizeste uma chamada ou assim), se tiverem os 2 ligados e desligares o que estava como activo, o outro continua ligado mas para a vodafone é como se tivesse desligado. O melhor é não inventar e só se ligar um de cada vez.

Last edited:
Back