Tópico dos tablets

Estou a falar de preço visto inloco. Só se fosse alguma promoção, mas a verdade é que estava a 399€, que eu acho mais que justo.

Quanto aos preços das tablets, beneficiam com o hype. A ZTE está a um preço bem catita, mais adequado para o tipo de aparelho que é. Mas também falo porque estou habituado aos preços chineses[:D]

Realmente, por 399€ só se for preço subsidiado agregado a um contrato de dados no âmbito de alguma operadora móvel, com período de fidelização.

....
O mundo não seria muito mais fácil para os utilizadores se a Apple respeitasse os utilizadores e lá metesse uma ranhura de cartão de memória ou preferencialmente uma entrada USB em que as pessoas normais (como eu que me considero normal) que têm um hardrive possam copiar ou carregar conteúdo directamente?
...?

Confesso que não percebo este argumento. Mas onde é que a Apple desrespeita os utilizadores? Desrespeito é prometer e não cumprir! A Apple nunca disse que o iPad tem ranhura de cartão de memória ou entrada USB standard, logo não desrespeita ninguém.

Além disso, alternativas é o que não falta. Afinal de contas, a Apple tem menos de 10% do mercado de computadores, uns 20% (se tanto) do mercado global de smartphones. Nos tablets ainda terá uma quota maioritária mas isso vai mudar rapidamente, porque a Apple só aponta para os segmentos altos e porque já há muitos fabricantes a entrar pela estrada recentemente desbravada pelo iPad.
Em suma, viva o mercado e a livre concorrência.

Podes usar o Box.net que tem 5 Gb gratuitos.

E o que se pode também fazer (embora admita que não é nada prático) é ter 2 ou 3 contas diferentes. (Mas só acedes à função box sync no desktop através de uma só conta, as restantes teriam de ser usadas via upload).

Precisei de colocar uma série de docºs online para partilha que totalizavam cerca de 9 Gb, fi-lo com 2 contas Box.net.
Com o programa de referrals do Dropbox dá para ir expandindo gratuitamente até 8GB salvo erro. Claro que agora é mais difícil, mas enquanto me pus praí a desbravar cheguei aos cerca de 5GB grátis também (4.8 neste momento para ser mais exacto).

Depois tem a vantagem de suportar uma multitude de clientes, entre PC, Mac, Linux, iPhone/iPad, Android e Blackberry.

Confesso que não percebo este argumento. Mas onde é que a Apple desrespeita os utilizadores? Desrespeito é prometer e não cumprir! A Apple nunca disse que o iPad tem ranhura de cartão de memória ou entrada USB standard, logo não desrespeita ninguém.

Além disso, alternativas é o que não falta. Afinal de contas, a Apple tem menos de 10% do mercado de computadores, uns 20% (se tanto) do mercado global de smartphones. Nos tablets ainda terá uma quota maioritária mas isso vai mudar rapidamente, porque a Apple só aponta para os segmentos altos e porque já há muitos fabricantes a entrar pela estrada recentemente desbravada pelo iPad.
Tens que começar a reparar num padrão entre o que se diz e quem o diz.

Um amigo meu comprou um ExoPC, aliás acho que foi uns dos primeiros a recebê-lo na Europa..

Eu que não sou muito dado a estes gadgets confesso que fiquei muito impressionado com a qualidade daquilo. Muito intuitivo e simples de usar...
Penso que com taxas de importação e IVA ficou-lhe a volta de 800€ o modelo mais caro...

Um amigo meu comprou um ExoPC, aliás acho que foi uns dos primeiros a recebê-lo na Europa..

Eu que não sou muito dado a estes gadgets confesso que fiquei muito impressionado com a qualidade daquilo. Muito intuitivo e simples de usar...
Penso que com taxas de importação e IVA ficou-lhe a volta de 800€ o modelo mais caro...

Netbook Win7 com acrã táctil? Não auguro grande resultado...

Obviamente que "falta de respeito" é figura de estilo, só compra quem quer! E quem pode... [:D]

No entanto, como potencial comprador, acho "uma falta de respeito" que a Apple me (potencialmente) "obrigue" a usar uma coisa tão fechada, quando podiam ter colocado algo tão simples como uma ranhura USB. Deste modo, experimentei o produto, achei limitado, fechado e não serei comprador. Opinião minha, apenas e só.

Para evitar as bocas recessas de hater ou de fan boy de outra treta qualquer como no passado, tenho 3 ipods em casa, trabalho num macbook pro e sou um admirador do marketing (absolutamente incrível) da equipad a Maçã! Mas gosto de não ser limitado nas minhas opiniões... por muito que isso custe a alguns.

"Em suma, viva o mercado e a livre concorrência" - AMEN! apr:)[:D][;)]

Creio que a maior falha do iPad é mesmo a falta de Flash porque de resto parece-me um excelente produto...
Estive há cerca de 1 mês para comprar um para o meu pai mas optei por gastar um pouco mais e comprar um asus (um fininho com muita autonomia e mais rápido que os netbooks normais... não sei é o modelo de cor)

Já agora o Skyfire para iPad não permite a este ver conteúdo FLASH? E não há uns adaptadores para cartões que funcionam no iPad? Creio que tinha visto isso anunciado algures...

Eu comprei o ipad no último fim de semana.
O objectivo era simples mas ambicioso:
  • Sendo eu médico queria substituir os 3 a 4 livros que carrego diariamente - prontuario terapeutico, manual de emergencia, manual de medicina geral, etc...
A partir do momento em que descobri um leitor de pdf rápido e um leitor de chm eficaz consegui ter sucesso nesse objectivo.

Para além disso, fiz download de uma série de apps gratuitas que me ajudam no diagnóstico e tratamento.

Por isso, para mim é útil e eficaz.

Dois pontos negativos: podia ser um pouco mais rápido e um pouco mais leve.

Já agora o Skyfire para iPad não permite a este ver conteúdo FLASH? E não há uns adaptadores para cartões que funcionam no iPad? Creio que tinha visto isso anunciado algures...
Acho que não. Segundo que li aqui, o iPad não deixa instalar software, muito menos browsers [:)]

Agora a sério, sim dá. O Skyfire é um browser que funciona num estilo Opera Mini, tem os seus servidores próprios, que neste caso fazem o transcoding de certos conteúdos em vídeo flash e enviam para o aparelho em formato h.264 compatível.

Mas não serve para conteúdos flash interactivos, por exemplo. Apenas vídeo.

Quanto a adaptadores, o iPad tem um kit desde que saiu com uma porta USB e um leitor de cartões SD. Mas o hardware é irrelevante porque o que interessa é o suporte. Esse kit serve essencialmente para passar fotos e vídeos de máquinas digitais.

Por acaso a porta USB tem umas hidden features, mas nada de especial. Teclados e assim.

Quando foi anunciado o ipda, perguntei-me para que raio serviria aquilo e vi que nãi tinha lugar na minha maneira de fazer as coisas.

Hoje em dia, com catrefadas de novos tablets no mercado, fico na mesma, para que usam efectivamente estes aparelhos?

Usam os vossos regularmente? Fica na prateleira na maior parte do tempo?

Não passei mais do que breves minutos com o ipad e com o galaxy tab na wortene e parecem-me ambos semelhantes, a diferença de tamanho nem é tanta assim.

PortuguesAoVolante, porque dizes que o multitouch do galaxy tab é limitado? Se for igual ao do galaxy S, não vejo diferenças em relação ao iOS.

Obviamente que "falta de respeito" é figura de estilo, só compra quem quer! E quem pode... [:D]

No entanto, como potencial comprador, acho "uma falta de respeito" que a Apple me (potencialmente) "obrigue" a usar uma coisa tão fechada, quando podiam ter colocado algo tão simples como uma ranhura USB. Deste modo, experimentei o produto, achei limitado, fechado e não serei comprador. Opinião minha, apenas e só.

Para evitar as bocas recessas de hater ou de fan boy de outra treta qualquer como no passado, tenho 3 ipods em casa, trabalho num macbook pro e sou um admirador do marketing (absolutamente incrível) da equipad a Maçã! Mas gosto de não ser limitado nas minhas opiniões... por muito que isso custe a alguns.

"Em suma, viva o mercado e a livre concorrência" - AMEN! apr:)[:D][;)]
Assino por baixo. Não desgosto da Apple, mas é daquelas marcas que, cortando com esta ou aquela feature, espantam uma fatia de mercado (que provavelmente não é o seu target) que quer continuar com os métodos e features práticas e consensuais de quem está mais habituado ao Windows e ao interface USB e SD.

A Apple chega ao mercado e diz:

- As nossas regras são estas: damos um produto com um design excepcional, com uma excelente simbiose hardware/SO/software, software esse que, para além do que vem de série, também é vendido numa loja online controlada por nós. Em troca, vocês têm que abdicar de Flash, MicroUSB, MicroSD, entre outras coisas, porque corrompem a nossa filosofia. Mas hey, temos umas dicas para desenrascar.

E muita gente aceita, boa parte não sabe o que é Flash, outra parte quer uma peça de design, acima de tudo, outra parte é gadget victim, outra parte é mesmo pelo status, outra parte é por ter tudo Apple e já estar bem dentro da filosofia, por aí fora...

Alguns, como eu e tu e outros, olham para o produto e vêem que falta ali qualquer coisa à qual estão familiarizados e faz parte da nossa vida corrente.
Eu faço esta conversa aqui para a Apple, mas também faço por exemplo para a Sony. Quem tem visto o tópico dos telemóveis viu que me afastei da Sony Ericsson enquanto comprador porque faltava ali uma coisinha, um pequeno pormenor que faria toda a diferença na utilização...

E quando eu olho para produtos novos e penso "mas espera lá, isto não tem X, Y e Z, logo não é tão prático como o meu Nokia de 100€ e o meu HTC com dois anos de mercado". Não vou comprar de propósito Memory Sticks M2, phones com entrada XPTO, não vou andar com a chuchadeira dos Air Video Servers nem com Dropboxes apenas por causa de UM gadget. Eu não troco a solução mais prática pela segunda solução mais prática.

E isto é mero pensamento de consumidor, cada um faz as suas escolhas, no mercado não há "ou se ama ou se odeia", há racionalidade
[;)]

Assino por baixo. Não desgosto da Apple, mas é daquelas marcas que, cortando com esta ou aquela feature, espantam uma fatia de mercado (que provavelmente não é o seu target) que quer continuar com os métodos e features práticas e consensuais de quem está mais habituado ao Windows e ao interface USB e SD.

- As nossas regras são estas: damos um produto com um design excepcional, com uma excelente simbiose hardware/SO/software, software esse que, para além do que vem de série, também é vendido numa loja online controlada por nós. Em troca, vocês têm que abdicar de Flash, MicroUSB, MicroSD, entre outras coisas, porque corrompem a nossa filosofia. Mas hey, temos umas dicas para desenrascar.

E muita gente aceita, boa parte não sabe o que é Flash, outra parte quer uma peça de design, acima de tudo, outra parte é gadget victim, outra parte é mesmo pelo status, outra parte é por ter tudo Apple e já estar bem dentro da filosofia, por aí fora...

Alguns, como eu e tu e outros, olham para o produto e vêem que falta ali qualquer coisa à qual estão familiarizados e faz parte da nossa vida corrente.
Eu faço esta conversa aqui para a Apple, mas também faço por exemplo para a Sony. Quem tem visto o tópico dos telemóveis viu que me afastei da Sony Ericsson enquanto comprador porque faltava ali uma coisinha, um pequeno pormenor que faria toda a diferença na utilização...

E quando eu olho para produtos novos e penso "mas espera lá, isto não tem X, Y e Z, logo não é tão prático como o meu Nokia de 100€ e o meu HTC com dois anos de mercado". Não vou comprar de propósito Memory Sticks M2, phones com entrada XPTO, não vou andar com a chuchadeira dos Air Video Servers nem com Dropboxes apenas por causa de UM gadget. Eu não troco a solução mais prática pela segunda solução mais prática.

E isto é mero pensamento de consumidor, cada um faz as suas escolhas, no mercado não há "ou se ama ou se odeia", há racionalidade
[;)]

Faço dos teus pensamentos, meus pensamentos.
Não podia estar mais bem explicado.apr:)

Quando foi anunciado o ipda, perguntei-me para que raio serviria aquilo e vi que nãi tinha lugar na minha maneira de fazer as coisas.

Hoje em dia, com catrefadas de novos tablets no mercado, fico na mesma, para que usam efectivamente estes aparelhos?

Usam os vossos regularmente? Fica na prateleira na maior parte do tempo?

Não passei mais do que breves minutos com o ipad e com o galaxy tab na wortene e parecem-me ambos semelhantes, a diferença de tamanho nem é tanta assim.

PortuguesAoVolante, porque dizes que o multitouch do galaxy tab é limitado? Se for igual ao do galaxy S, não vejo diferenças em relação ao iOS.

Li algures que em parte é por causa de patentes da Apple... Mas do que experimentei, no Galaxy tab, pareceu-me pouco responsivo e com gestos limitados.

[;)]
Lembro-me de pensar exactamente assim até passar para o "outro lado", nestes últimos 2 anos, e reparar o enganado que estava [;)]

Sempre achei os produtos da Apple engraçadinhos, mas sentia que faltava ali qualquer coisa para verdadeiramente poder fazer o switch. Sentia que na Apple tinha que pagar X + imposto Apple para comprar um produto que noutras marcas pagava apenas X e trazia funções extra. Mas andava sempre ali na corda bamba.

A última vez foi por volta de Outubro de 2008 quando comprei aquele que hoje em dia acho foi o meu último computador com Windows. No dilema entre Macbook vs outros decidi-me por um portátil HP (marca de qual tinha uma experiência já com muitos anos) com touchscreen e o diabo a 4. Um Tablet PC. Foi a pior compra que podia ter feito. Um portátil que tem um defeito crónico que levava a sobreaquecimento e consequentemente perdia o wireless e desligava-se. A HP ia trocando motherboard até acabar a garantia. Para piorar as coisas a dobradiça deixou de ter força para segurar o ecrã e não quiseram cobrir na garantia, pedindo centenas de euros para reparar. Acabei por comprar a peça e arranjar eu por 20€, embora efectivamente anulando a garantia a partir do momento em que o abri para fazer isso.

De qualquer maneira foi um pesadelo, que embora saiba que nem em todos os computadores me iria acontecer o mesmo, olhei para trás e reparei na decisão que me levou até a esse ponto. E disse que não ia voltar a cometer o mesmo erro.

Hoje em dia, depois de passar para Mac, vejo que quando olhava para os seus "shortcomings" ignorava que eram largamente ultrapassados pelos bónus. Por um sistema operativo que é o melhor em que alguma vez mexi, por uma qualidade de construção fenomenal. Por detalhes como o conector magnético, o grande trackpad em vidro com multitouch e perfeita integração com o sistema operativo, o teclado iluminado, os materiais empregues, o funcionamento silencioso, a autonomia gigante.

Enfim, apercebi-me que cheguei a um computador que vale mais do que a soma das partes. Cujo valor não pode ser medido pelos Ghz do processador ou número de portas USB (antigamente tão importante para mim... hoje em dia rio-me!).

Dei um salto geracional como quando passei de Windows 3.11 (com Tabworks) para Windows 95.

Por ironia do destino, entretanto tinha iPhone, que foi outro capítulo em que passei por esse dilema (afinal de contas, tive Nokias toda a vida) e em que passei exactamente pela mesma experiência com os mesmos resultados.

Hoje em dia passar para qualquer outra plataforma em qualquer dos casos é uma ideia que me dá calafrios... só mesmo se tiver necessidade.

Por muito que analisasse de fora, lesse reviews, folhas de specs, nunca pensei que ficasse alguma vez a pensar assim... mas só mesmo depois de experimentar e de conviver activamente é que olho para o passado e vejo o tempo que perdi com outros produtos. Mas quanto a isso não há nada a fazer.

Sei que vai haver sempre resistência a pensar desta maneira, aliás eu era assim, mas normalmente quem faz o switch não se vê a voltar para trás. Podem existir um ou outro, obviamente, mas os estudos de satisfação mostram que o que me aconteceu a mim, acontece à maioria que faz o mesmo.
não vou andar com a chuchadeira dos Air Video Servers nem com Dropboxes apenas por causa de UM gadget. Eu não troco a solução mais prática pela segunda solução mais prática.
Uma nota quanto a isto, acho quase impossível também que experimentando as duas soluções se ache mais prática a outra.

Para ver filmes no iPad podem-se passar para lá por USB e ver pelo VLC, tal como num computador. Quanto a isso não há problema nenhum, se for essa a tua questão. Mas isso é alguma coisa comparado com abrir a aplicação AirVideo e ter lá, sem precisar de transferir nada, TODA a colecção de séries e filmes que se tem? E sem precisar de armazenar localmente na cara memória flash?
Ajuda o facto de eu ter um servidor com toda a minha multimédia armazenada e organizada, mas não há nada melhor do que adicionar lá um filme ou episódio do HIMYM e deixar de me preocupar com onde quero ver. Fica tudo armazenado num só sítio e se quiser vejo no computador, na televisão, iPhone, eventualmente iPad. Acaba-se a redundância de dados, os ficheiros perdidos e duplicados. A preocupação com formatos ou resoluções compatíveis.

Com o Dropbox passa-se a mesmíssima coisa, com a vantagem de ter um servidor remoto a fazer sincronização e ter armazenamento local nos aparelhos onde este não tem um custo de oportunidade elevado (computadores).

Na era do networking, da banda larga, da fibra óptica, isto sim eu chamo prático, e não andar com pens e cartões de memória daqui para ali, que é basicamente o equivalente ao que sempre se fez com floppy disks - mas que hoje em dia não existe necessidade nenhuma, a não ser como recurso para situações esporádicas - não como método regular.

Outros exemplos, já um bocado fora do âmbito Apple, do novo paradigma são por exemplo os servidores DLNA, com os quais as pessoas têm passado a desfrutar de multimédia nas suas consolas e às vezes televisões. Pouca gente que utilize o PS3 media server te vai dizer que acha essa a segunda maneira mais prática para ver um filme, em oposição a quando precisava de o passar pela pen USB.

... Sempre achei os produtos da Apple engraçadinhos, mas sentia que faltava ali qualquer coisa para verdadeiramente poder fazer o switch. Sentia que na Apple tinha que pagar X + imposto Apple para comprar um produto que noutras marcas pagava apenas X e trazia funções extra. ...

É exactamente esse o sentimento que tenho em relação aos produtos da Apple, nomeadamente Iphone e agora Ipad. Isto apesar de ter à alguns anos um Ipod.
Sempre achei que os valores que custam não justificam o investimento, havendo no mercado algo semelhante ou melhor por bem m€nos.

Na era do networking, da banda larga, da fibra óptica, isto sim eu chamo prático, e não andar com pens e cartões de memória daqui para ali, que é basicamente o equivalente ao que sempre se fez com floppy disks - mas que hoje em dia não existe necessidade nenhuma, a não ser como recurso para situações esporádicas - não como método regular.

Não li tudo, mas apenas uma ressalva: para transferência de dados muitas vezes chego à conclusão que é muito mais simples usar uma pen USB do que andar às voltas com partilhas, permissões de acesso e nomes de máquinas, uploads para servidores, endereços de email, etc. [:D]

Voltar
Superior