Tópico dos tablets

É muito fácil dizer 'ah e tal, SD tem aquela tablet mais barata até dá para storage, que porcaria'.

Basta ver uma coisa: para que a SD funcione como storage, o SO tem que ter um daemon que esteja atento à entrada/saída de um cartão, que faça as respectivas operações de montagem, fsck, etc. Só isso faz logo uma mossa X à autonomia máxima.

Acrescenta-se a complexidade adicional que as apps tem que fazer para capturar erros de file-not-found ou outros derivados de tirar um cartão enquanto está a ser lido, ou em background, etc. O iOS está a funcionar lindamente porque a filosofia de programação não anda a depender de saves / fopens / seeks / etc: pode-se perfeitamente escrever a app sem se preocupar com estas coisas low-level.

E, a ser verdade os rumores, o iPad 2 terá uma capacidade brutalíssima para jogos... 2048x1536 em mais de 25fps? Quero é ver qual é a autonomia disso em modo jogos... se for mais de 5 horas, digo já que deve ser dos aparelhos mais espantosos que há. Só espero que o meu iPad são se sinta ciumento [:D]
Se essa resolução do iPad se confirmar, podes acreditar que os jogos 3D não vão correr a essa resolução nativa.

Um dual-core SGX543 mesmo emparelhado com um dual-core A9 não consegue ser mais poderoso do que digamos, uma PS3 e uma Xbox 360 juntas.

Mas acredito perfeitamente em jogos a algo como 720p com upscaling, e será muito bom.

Agora vamos lá ver se todos os rumores se confirmam.

Achas isso? Eu acho que tem um preço bem semelhante, é mais baixo apenas com desconto das operadoras.

Tendo em conta ser de plástico (vs aluminio), ter um ecrã de 7" (vs 10") e não correr um Android optimizado para tablets (isso vai ser o Honeycomb), acabo por achar que tem um preço até mais Apple do que o da Apple. Ou seja acho o iPad bem barato comparando com o Galaxy Tab.
(...)

Já me faz lembrar certas pessoas que se viravam para o iPhone e diziam: iPhone? 650€? Cruzes, credo, tanto dinheiro é caro... mesmo durante a campanha da optimus que os vendia desbloqueados... Entretanto eram capazes de largar 600€ por um qualquer HTC recentemente lançado.

Com o iPad é a mesma coisa, dizem que é caro, mas o Galaxy Tab já vale a pena. Aquele plástico chinês "á lá capa do Galaxy S" e aquele painel resistivo... [:vm)]

As pessoas ganharam um mentalidade do contra, onde tudo o que tem maça é overpriced... mas não olham para o restante mercado.

Pequena nota...

Há 12 meses atrás, havia 0 tablets no mercado (Ok, algumas da Archos). 27 de Janeiro, apareceu o iPad.

Hoje, na CES 2011 em Vegas, foram apresentadas 78 tablets(!).

É giro percorrer os posts antigos do tópico da Apple e ler quem achava que não ia pegar a moda... [:D]

Estou para ver como vai ser a comparação com o iPad 2. Estive a brincar com um Archos 101 de um colega meu, muito porreiro para o preço, mas o ecrã é muito fraco à luz natural, e com baixos ângulos de visibilidade.

errr eu não sei como classificar o htc shift ou o HTC Advantage...

Mas ambos eram bastante mais que um smartphone e bastante menos que um PC e isso já desde, pelo menos 2007.

Já me faz lembrar certas pessoas que se viravam para o iPhone e diziam: iPhone? 650€? Cruzes, credo, tanto dinheiro é caro... mesmo durante a campanha da optimus que os vendia desbloqueados... Entretanto eram capazes de largar 600€ por um qualquer HTC recentemente lançado.

Com o iPad é a mesma coisa, dizem que é caro, mas o Galaxy Tab já vale a pena. Aquele plástico chinês "á lá capa do Galaxy S" e aquele painel resistivo... [:vm)]

As pessoas ganharam um mentalidade do contra, onde tudo o que tem maça é overpriced... mas não olham para o restante mercado.

Estás a falar do ecrã?

Estás a falar do ecrã?

Sim, o painel usado no Galaxy Tab é resistivo... ainda a dias estive na vobis do colombo e fiquei uns bons minutos a explorar o dito. Tem um toque absolutamente horrível, afunda em demasia e é demasiado dúctil dentro do standard resistivo... mesmo já sendo de esperar(área do painel).

Sim, o painel usado no Galaxy Tab é resistivo... ainda a dias estive na vobis do colombo e fiquei uns bons minutos a explorar o dito. Tem um toque absolutamente horrível, afunda em demasia e é demasiado dúctil dentro do standard resistivo... mesmo já sendo de esperar(área do painel).

Errado, é capacitivo. Se calhar estiveste a mexer no ZTE ou noutro qualquer.[:D]

:confused: O comportamento do ecrã do Galaxy Tab não é esse, até porque é capacitivo.

Se essa resolução do iPad se confirmar, podes acreditar que os jogos 3D não vão correr a essa resolução nativa.

Um dual-core SGX543 mesmo emparelhado com um dual-core A9 não consegue ser mais poderoso do que digamos, uma PS3 e uma Xbox 360 juntas.

Mas acredito perfeitamente em jogos a algo como 720p com upscaling, e será muito bom.

Agora vamos lá ver se todos os rumores se confirmam.

Esperando eu que o A5 se baseie no core Orion da Samsung, já não será usada uma solução gráfica da Imagination Tecnologies(PowerVR) mas sim da própria ARM, que segundo o core Orion usará uma solução quadcore do GPU Mali 400.

Apesar do core Mali 400 não ser teoricamente mais performante que por exemplo o core SGX 535, permite uma melhor integração visto estar disponível nativamente em solução multicore, bem como será mais simples e eficiente em termos de consumo tanto de recursos como de energia, visto ser um core especialmente desenhado para a arquitectura ARM e para dispositivos móveis.

A solução quad Mali 400 terá portanto sensivelmente 4 vezes mais a capacidade de um actual single core SGX 535, com números na casa dos 1 mil milhões de pixeis por segundo (isto com 4xFSAA).

Segundo alguns artigos, terá teoricamente a capacidade gráfica de uma XBox 360 [;)]

Estás sem sombra de dúvida a confundir o tablet com outro qualquer. Possivelmente com o Toshiba Folio, que também se vende na Vobis, que curiosamente também tem um ecran capacitivo, mas cuja qualidade e sensibilidade deixa muito a desejar.

Errado, é capacitivo. Se calhar estiveste a mexer no ZTE ou noutro qualquer.[:D]

É tanto capacitivo como eu ser espanhol... não levem a mal mas aquilo não é capacitivo... e não era nenhum ZTE, não foi a primeira vez que lhe mexi, já o tinha experimentado na worten da Guia no Algarve, bem como na Blue Store do Chiado.

É claramente resistivo, o toque é dúctil, basta fazer o teste da unha para comprovar que é resistivo. Um capacitivo não funciona correctamente se tocado unicamente com a ponta da unha, visto não ter a mesma condutância da nossa pele. Acontece no iPhone, iPad e em qualquer outro capacitivo. Já num resistivo funciona tão bem ou melhor(efeito stylus).

É tanto capacitivo como eu ser espanhol... não levem a mal mas aquilo não é capacitivo... e não era nenhum ZTE, não foi a primeira vez que lhe mexi, já o tinha experimentado na worten da Guia no Algarve, bem como na Blue Store do Chiado.

É claramente resistivo, o toque é dúctil, basta fazer o teste da unha para comprovar que é resistivo. Um capacitivo não funciona correctamente se tocado unicamente com a ponta da unha, visto não ter a mesma condutância da nossa pele. Acontece no iPhone, iPad e em qualquer outro capacitivo. Já num resistivo funciona tão bem ou melhor(efeito stylus).

Visivelmente não sabes do que falas. Procura toda a info que encontrares na net e se puseres aqui alguma referência ao ecrã ser resistivo levas um doce.

E eu também já mexi no Galaxy TAB[;)]

Visivelmente não sabes do que falas. Procura toda a info que encontrares na net e se puseres aqui alguma referência ao ecrã ser resistivo levas um doce.

E eu também já mexi no Galaxy TAB[;)]

Não levem a mal a minha teimosia, é que aquilo vai contra todos os meus sentidos. Já tive resistivos anos a fio e sei bem as manhas e o toque que se sente, e o Galaxy Tab tinha exactamente o mesmo toque típico.

Se é capacitivo enganou-me bem... é o que dá não saber as specs e depois passo por grunho teimoso... as minhas desculpas [;)]

Não levem a mal a minha teimosia, é que aquilo vai contra todos os meus sentidos. Já tive resistivos anos a fio e sei bem as manhas e o toque que se sente, e o Galaxy Tab tinha exactamente o mesmo toque típico.

Se é capacitivo enganou-me bem... é o que dá não saber as specs e depois passo por grunho teimoso... as minhas desculpas [;)]

É realmente capacitivo sem sombra de dúvidas, mas o que me espanta é ver que te deixaste "enganar" porque se há ponto positivo que o Galaxy Tab tem, este é precisamente o sistema de input do ecran, que é do mais semelhante ao Ipad que já experimentei. E olha que já experimentei alguns tablets.

Esperando eu que o A5 se baseie no core Orion da Samsung, já não será usada uma solução gráfica da Imagination Tecnologies(PowerVR) mas sim da própria ARM, que segundo o core Orion usará uma solução quadcore do GPU Mali 400.

Apesar do core Mali 400 não ser teoricamente mais performante que por exemplo o core SGX 535, permite uma melhor integração visto estar disponível nativamente em solução multicore, bem como será mais simples e eficiente em termos de consumo tanto de recursos como de energia, visto ser um core especialmente desenhado para a arquitectura ARM e para dispositivos móveis.

A solução quad Mali 400 terá portanto sensivelmente 4 vezes mais a capacidade de um actual single core SGX 535, com números na casa dos 1 mil milhões de pixeis por segundo (isto com 4xFSAA).

Segundo alguns artigos, terá teoricamente a capacidade gráfica de uma XBox 360 [;)]
No código encontrado no iOS 4.3 beta, existem já referências ao SGX543, pelo que dificilmente o A5 não utilizará esse chip, possivelmente na versão dual-core SGX543MP2, mas não mais do que isso.

Em todo o caso, mesmo numa consola caseira da actualidade como a Xbox 360 a resolução nativa dos jogos é basicamente 720p (em muitos casos até menos), e 1080p é uma coisa extremamente ocasional, pelo que 2048*1536 (50% mais pixeis do que 1080p) em jogos 3D no iPad para já, no way José, certo? [;)]

É realmente capacitivo sem sombra de dúvidas, mas o que me espanta é ver que te deixaste "enganar" porque se há ponto positivo que o Galaxy Tab tem, este é precisamente o sistema de input do ecran, que é do mais semelhante ao Ipad que já experimentei. E olha que já experimentei alguns tablets.

Peço desculpas a todos mais uma vez... grunho pá [:D]

Na minha mera opinião pessoal, não gostei do toque. Apesar de ser preciso, tal como um resistivo, o toque nos meus dedos parecia demasiado dull, plastificado, parecia até afundar com pouca ou nenhuma pressão, e não me pareceu nada que aquela superfície fosse de vidro ou algum acrílico rígido. Não levem isto como teimosia persistente, estou só a dizer-vos o que achei.

Mas pelo que pude agora descobrir, já encontrei a razão do painel ter passado ao teste da unha. Segundo a Atmel, o fabricante tanto do controlador como do painel, é possível usar luvas, unhas e stylus na superfície deste painel. Enganou-me bem, o desgraçado [:D]

enganoume.png

No código encontrado no iOS 4.3 beta, existem já referências ao SGX543, pelo que dificilmente o A5 não utilizará esse chip, possivelmente na versão dual-core SGX543MP2, mas não mais do que isso.

Em todo o caso, mesmo numa consola caseira da actualidade como a Xbox 360 a resolução nativa dos jogos é basicamente 720p (em muitos casos até menos), e 1080p é uma coisa extremamente ocasional, pelo que 2048*1536 (50% mais pixeis do que 1080p) em jogos 3D no iPad para já, no way José, certo? [;)]

Nem isso teria interesse nenhum. É preciso não esquecer que as exigências dos nossos olhos em termos de percepção de imagem são muito maiores em imagens estáticas do que em movimento. 1080p é claramente overkill num ecran de 10", quando mais 2048x1536. Onde há ganhos com densidades destas é nas imagens estáticas. Aqui sim, um ecran de 2048x1536 é absolutamente excelente, e capaz de ombrear com as melhores revistas de arte e fotografia em papel.

Última edição:
Nem isso teria interesse nenhum. É preciso não esquecer que as exigências dos nossos olhos em termos de percepção de imagem são muito maiores em imagens estáticas do que em movimento. 1080p é claramente overkill num ecran de 10", quando mais 2048x1536. Onde há ganhos com densidades destas é nas imagens estáticas. Aqui sim, um ecran de 2048x1536 é absolutamente excelente, e capaz de ombrear com as melhores revistas de arte e fotografia em papel.

Na mouche.

Para mim, este aumento ajuda é a torná-lo mais apelativo como eBook reader. Eu estou satisfeito como está, mas um ecrã que mostre PDF como se fosse papel impresso é outra loiça. E aplicações 2D, claro, tipo Google Maps, Yelp ou Safari.

Quero é ver como é para os jogos FPS. Se calhar fica ao critério dos devs de usar um 1024x768 scaled up, se a framerate o exigir... ou de deixar o user escolher entre 2048x1536 e o 1024x768.

Nem eu digo exactamente o contrário. Aliás, se há apps/jogos em que no iPhone 4 mal se nota que têm a resolução dos anteriores, são os openGL, como os PESes e afins. Mas mesmo assim nota-se um refinamento visual extra quando correm à resolução nativa, sem dúvida [br:)]

Da mesma maneira, acho que vídeo a 720p ou à resolução actual também tenham bom aspecto no futuro iPad, mas a 1080p deve ser sublime, e à resolução nativa, embora quase nem existam conteúdos para isso, nem quero imaginar [:cool:]

São ganhos marginais mas que estão lá.

Voltar
Superior