Tópico dos tablets

Que eu saiba nao afecta em nada ... simplesmente nao vejo sentido em haver 2 partições mal divididas. Nao sei se é comum a todos os Android's.

Desde sempre, o Android sempre dividiu o espaço destinado ao sistema operativo e às aplicações com o espaço destinado aos ficheiros do utilizador.

No início, a divisão era simples, memória Flash para o sistema, cartão SD para o utilizador.

à medida que foram aparecendo modelos com mais memória interna, em vez de soldarem vários bancos de memória nos aparelhos, os fabricantes optaram pela solução mais simples e eficaz. Divide-se o espaço em partições, uma para o sistema em que o utilizador não deve ter acesso e outra para o utilizador colocar os seus ficheiros.

Que me dizem ao Archos 80 G9 com disco de 250Gb?
Um tablet destes é suficiente para Email, Tapatalk, Skype, Facebook, Ebay e um joguito ou filme de vez em quando?

Que me dizem ao Archos 80 G9 com disco de 250Gb?
Um tablet destes é suficiente para Email, Tapatalk, Skype, Facebook, Ebay e um joguito ou filme de vez em quando?

Evita equipamentos desses com discos mecânicos ... gastam mais bateria , aquecem mais e a probabilidade de avaria é muito maior . Visto que a principal função do tablet é a mobilidade.

Mal dividas porque?

Porque deviam deixar o utilizador gerir o espaço que quer para S.O e Apps e espaço livre ...

Depois se colocares um cartão SD , ficas com 3 partições para que ? Nao era mais facil ter 16 GB para tudo ? agora tens de andar a apagar de um lado , mover para outro sem necessidade nenhuma. E nao me digas que nao o fazem porque toda a gente que eu conheço com Android o faz.

Vai ser mais uma coisa que daqui a uns tempos vais ver mudar (e ficar igual ao IOS) aposto o que quiseres.

Um gajo isso até manja bem, o maior problema é mesmo a partição "externa" não funcionar como qualquer drive USB, tem que ser como a Sony quer... foi esse o maior motivo de ter comprado um cartão.

Porque deviam deixar o utilizador gerir o espaço que quer para S.O e Apps e espaço livre ...

Depois se colocares um cartão SD , ficas com 3 partições para que ? Nao era mais facil ter 16 GB para tudo ? agora tens de andar a apagar de um lado , mover para outro sem necessidade nenhuma. E nao me digas que nao o fazem porque toda a gente que eu conheço com Android o faz.

Vai ser mais uma coisa que daqui a uns tempos vais ver mudar (e ficar igual ao IOS) aposto o que quiseres.

Achas mesmo que é complicado para o utilizador entender que tem dois "discos"? Um interno e um externo (caso use um cartão de memória)?

Toda a gente que conheces com android faz o quê? Apagar e mover o quê? Música? Vídeos?

Achas mesmo que é complicado para o utilizador entender que tem dois "discos"? Um interno e um externo (caso use um cartão de memória)?

Toda a gente que conheces com android faz o quê? Apagar e mover o quê? Música? Vídeos?

Acho complicado (nao é complicado é estúpido) porque ambos sao internos ! é 1 disco dividido em dois ... e a uma das partições chamam externa ou amovivel ou lá como é.

Depois se adicionares um cartão SD ficas com uma terceira partição Externa.

Mover Aplicações .

Last edited:
Um gajo isso até manja bem, o maior problema é mesmo a partição "externa" não funcionar como qualquer drive USB, tem que ser como a Sony quer... foi esse o maior motivo de ter comprado um cartão.

Sinceramente foi um dos motivos que me levou a despachar o Sony S , foi a gestão de partições algo confusa ... um sem numero de pastas que nao interessa nem ao menino jesus ... Pasta USB1 USB2 USB3 USB4 USB5 e por aí fora ...

Depois o nome de uma as partições chama-se Partição Externa (acho que era assim) como é externa se aquilo está dentro do tablet ?

Acho complicado (nao é complicado é estúpido) porque ambos sao internos ! é 1 disco dividido em dois ... e a uma das partições chamam externa ou amovivel ou lá como é.

Depois se adicionares um cartão SD ficas com uma terceira partição Externa.

Mover Aplicações .

Está dividido em dois por uma boa razão e em condições normais, o utilizador não tem acesso à partição do sistema (e ainda bem).

Ficas com muito mais do que 3 partições no total mas o utilizador só vê duas. Outros sistemas operativos móveis também dividem a memória interna em diversas partições.

Não é possível mover aplicações, o que é possível é mover são partes de certas aplicações para ocuparem menos espaço na partição de sistema. Isso fazia sentido no tempo em que a memória interna era de 512MB ou menos. Para sistemas com mais de 1GB ou no teu caso, 4GB, "mover" aplicações não faz sentido nenhum.

Está dividido em dois por uma boa razão e em condições normais, o utilizador não tem acesso à partição do sistema (e ainda bem).

Ficas com muito mais do que 3 partições no total mas o utilizador só vê duas. Outros sistemas operativos móveis também dividem a memória interna em diversas partições.

Não é possível mover aplicações, o que é possível é mover são partes de certas aplicações para ocuparem menos espaço na partição de sistema. Isso fazia sentido no tempo em que a memória interna era de 512MB ou menos. Para sistemas com mais de 1GB ou no teu caso, 4GB, "mover" aplicações não faz sentido nenhum.

Nao era mais facil ter 1 disco apenas com 1 partição com as pastas de sistema escondidas ? Era escusado andar a mover essas partes de Aplicações e chamar a partição que está dentro do tablet de partição amovivel ... como se fosse possivel retirar a mesma.

Para alem disso ter app's repartidas em 2 partições afecta o desempenho.

A Microsoft e Apple fazem isso aos anos.

Só leva ao acumular de lixo pelo sistema como ainda aqui à dias andei a apagar ficheiros de instalação do telemovel de um amigo que ja o avisava que nao tinha mais espaço.

Sinceramente foi um dos motivos que me levou a despachar o Sony S , foi a gestão de partições algo confusa ... um sem numero de pastas que nao interessa nem ao menino jesus ... Pasta USB1 USB2 USB3 USB4 USB5 e por aí fora ...

Depois o nome de uma as partições chama-se Partição Externa (acho que era assim) como é externa se aquilo está dentro do tablet ?

Não me recordo de ver isso no meu ... tem a drive "externa" e a drive externa 2 (o cartão), à semelhança do que acontece com o meu Nokia que usa esse esquema de drives, não sendo propriamente uma novidade neste mundo Se lhe chamam externa, não quero saber, podia-se chamar Drive Feijão Frade. Por mim é-me igual, na pratica o que faço é meter o cartão SD no leitor de cartões do PC, passar os filmes para o cartão, meter o cartão no tablet e actualizar a biblioteca do MoboPlayer, e esta é a única transferência de ficheiros que faço no tablet.

Não me recordo de ver isso no meu ... tem a drive "externa" e a drive externa 2 (o cartão), à semelhança do que acontece com o meu Nokia que usa esse esquema de drives, não sendo propriamente uma novidade neste mundo Se lhe chamam externa, não quero saber, podia-se chamar Drive Feijão Frade. Por mim é-me igual, na pratica o que faço é meter o cartão SD no leitor de cartões do PC, passar os filmes para o cartão, meter o cartão no tablet e actualizar a biblioteca do MoboPlayer, e esta é a única transferência de ficheiros que faço no tablet.

Se usares um explorador de ficheiros ves essas pastas todas ... mesmo sem root.

Se usares um explorador de ficheiros ves essas pastas todas ... mesmo sem root.

E uso, mas ainda não me dei ao trabalho de chafurdar... dou mais uso ao explorador para ver o que está dentro do meu computador do que para ver o que está dentro do tablet [:D]

E uso, mas ainda não me dei ao trabalho de chafurdar... dou mais uso ao explorador para ver o que está dentro do meu computador do que para ver o que está dentro do tablet [:D]

Por aqui idem.

Mas tenho de concordar com o SPV, as partições poderiam ser apenas uma + uma partição que seria o cartão de memória.... os ficheiros de sistema poderiam ficar simplesmente dentro de uma directoria escondida ou outra coisa qualquer...

Mesmo assim e nesse aspecto, pior que o meu Android é o meu iOS (ipad). Não me permite sequer aceder aos ficheiros e às partições. Para organizar por exemplo fotos é uma bela porcaria! :(

Liguei aqui o tablet e nas definições, o armazenamento está dividido em três partes (isto com o ICS 4.0.3):

- armazenamento interno
- armazenamento interno USB
- Cartão SD

Sendo o interno o de sistema, o USB aquele que é alcançável através da ligação USB e o cartão. Lá encontrei as tais pastas usbdisk na raiz do sistema, sendo o Android um sistema aberto não me causa espécie que o utilizador consiga ver a pasta raiz. Acontece nos sistemas operativos mais corriqueiros... se ao utilizador causa confusão, pelo menos no ES Explorador existe uma opção que oculta a raiz, podendo o utilizador definir a pasta principal (por defeito, a /sdcard/, que é o nome que o sistema dá à pasta do armazenamento USB. A /sdcard2/ é que é, de facto, o cartão SD. A /usbdisk1 será a pasta onde aparecerão os ficheiros se ligarmos uma pen usb ao tablet, por exemplo).

Então... nada de anormal.

Back