Uso normal.
A maior parte das vezes acabo por carregar dia sim, dia não, mas se tiver que carregar todos os dias carrego. Fica a noite toda a carregar. Isto para os telemóveis.
Nos portáteis não tenho grande cuidado. Uso, quando está sem bateria carrego. Quando preciso de o tirar, tiro.
Se fosse a pensar nisso não fazia mais nada.
Cá em casa as regras foram sempre estas:
Nunca carregar a bateria por curtos períodos de tempo, tipo 'de 20% a 50%,'.
Quando chega a 15% carrego na totalidade e mesmo depois de 100% deixo uma horita ainda a carregar.
Fazer de longe a longe (+- 2meses) uma descarga completa.
Eu tento, sempre que possível, carregar os telemóveis de noite.
De preferência, desligados (tenho sempre 2 telemóveis, normalmente deixo o outro ligado).
Não me venham dizer que não faz diferença. Tenho o G2 há coisa de 2 semanas e já fiz o teste:
Carreguei durante a noite e deixei andar, durou bastante. Fiquei com bateria na casa dos 15-20% (normalmente não deixo ir abaixo disto, mas se tiver que ser, não me preocupo em deixar descer até aos 5% ou assim) e carreguei enquanto estava a trabalhar, demorou umas 2 ou 3h até chegar a 100% e tirei da tomada. Esta carga durou muito menos. Voltei a carregar durante a noite e a bateria voltou a aguentar aquilo que eu acho normal, ou seja, cerca de 2 dias.
A única coisa que não consigo garantir que faça diferença é entre estar a carregar ligado/desligado. Sobre cargas parciais também não posso falar muito, porque é algo que só faço mesmo em caso de necessidade.
Com os portáteis, estou a entrar numa nova realidade com o MacBook Pro, porque a bateria não tem a ver com os meus Windows anteriores.
Digo isto porque raramente utilizava os anteriores no modo realmente "portátil", isto é, sem estar ligado à tomada. Quando tinha que tirar, normalmente esperava que descarregasse (o que nunca demorava assim tanto) até voltar a colocar a carregar.
A bateria do Mac dura muito mais, portanto tenho utilizado várias vezes sem tomada (pode-me dar para um dia inteiro no trabalho, se não estiver a usar nada mais exigente que browser e Office), mas mantenho o mesmo princípio, tento só carregar quando já está nos 15-20% e dou prioridade a fazer a carga completa.