Tópico dos telemóveis

E em termos de tempo disponível para a carga completa de um dispositivo, quanto tem?

Ou doutra forma, quantas cargas completas consegues fazer no teu telemóvel, por exemplo?

E em termos de tempo disponível para a carga completa de um dispositivo, quanto tem?

Ou doutra forma, quantas cargas completas consegues fazer no teu telemóvel, por exemplo?

É raro fazer cargas completas porque normalmente uso isto para desenrascar mas já aconteceu. Dá duas cargas e uns trocos no meu Nexus 5 (bateria de 2300mAh) mas existem com maior capacidade. Eu escolhi este de 6400 mAh mas se não me engano os de 9000 mAh até já têm duas entradas o que permite carregar dois dispositivos em simultâneo.

Já agora, umas fotos que na altura tirei (que fiquei de por aqui e tal e depois nunca mais me lembrei):

A embalagem

attachment.php

Acondicionamento na caixa

attachment.php

O conteúdo (o power bank propriamente dito, cabo de ligação, welcome guide, uma bolsa muito útil e mais alguma tralha:

attachment.php

A mesma coisa mas agora com o indicador de nível de carga ligado (basta agitar que ele acende automaticamente):

attachment.php

O power bank:

attachment.php

Comparação de tamanho:

attachment.php

Attachments

• IMG_20141008_210900.jpg
    IMG_20141008_210900.jpg
    60.5 KB · Views: 0
  • IMG_20141008_211146.jpg
    IMG_20141008_211146.jpg
    53 KB · Views: 0
  • IMG_20141008_211333.jpg
    IMG_20141008_211333.jpg
    61.3 KB · Views: 0
  • IMG_20141008_211335.jpg
    IMG_20141008_211335.jpg
    61.3 KB · Views: 0
  • IMG_20141008_211407.jpg
    IMG_20141008_211407.jpg
    38.1 KB · Views: 0
  • IMG_20141008_211449.jpg
    IMG_20141008_211449.jpg
    48.5 KB · Views: 0
Last edited:
Tenho um comprado no eBay (china) de 5200, dá duas cargas ao J, tenho-o à 1 ano, desenrasca muito bem, custou cerca de 6 euros.

Já que estão a falar de powerbanks... notam que descarregam em muito pouco tempo (espaço de 1-2 dias) se colocadas de lado e com carga máxima?
Tenho um ou dois amigos que se queixam disso mas achei estranho. Ok, são baterias e é normal que não mantenham a carga total e que a vão perdendo com algum tempo, mas calculo que seja questão das deles em particular, até porque são iguais.

Já que estão a falar de powerbanks... notam que descarregam em muito pouco tempo (espaço de 1-2 dias) se colocadas de lado e com carga máxima?
Tenho um ou dois amigos que se queixam disso mas achei estranho. Ok, são baterias e é normal que não mantenham a carga total e que a vão perdendo com algum tempo, mas calculo que seja questão das deles em particular, até porque são iguais.

Nunca me apercebi disso. Uso mais ao fim de semana por isso é normal carregá-lo no início da semana e passar 3 ou 4 dias sem pegar nele e quanto entra ao serviço está prontíssimo.

Uma das coisas que gosto de fazer é estimar a vida útil da minha bateria, e tentar preservar o ciclo de vida da mesma.

Já encontrei estas informações (relativamente a Baterias Li-on) em vários sites, inclusive em uma revista, mas a meu ver não parece ser muito fiável...

Estarão as informações corretas? já alguém testou? como costumam lidar com as vossas baterias? alguma ajuda, por favor :)

Site:
How to care for your smartphone's li-ion battery the correct way

battery.jpg

A minha única política é nunca deixar descarregar até à última gota e não tenho problema em por a carregar quando ainda tem mais de 50%. Carregam durante a noite toda com um carregador de corrente output baixa e até agora nunca estraguei nenhuma nem precisei de comprar segunda bateria.

Cumps, jA

Uso normal.

A maior parte das vezes acabo por carregar dia sim, dia não, mas se tiver que carregar todos os dias carrego. Fica a noite toda a carregar. Isto para os telemóveis.

Nos portáteis não tenho grande cuidado. Uso, quando está sem bateria carrego. Quando preciso de o tirar, tiro.

Se fosse a pensar nisso não fazia mais nada.

Vi algumas opções da Xiaomi (5000 e 10400 mAh) por cerca de 15€ e 19€ e que ajudam a ter uma perspectiva da gama de preços e a capacidade.
Agora vou tentar saber de outras opções e se será melhor uma capacidade maior ou se bastará uma intermédia, que me parece o mais provável.

Cá em casa as regras foram sempre estas:

Nunca carregar a bateria por curtos períodos de tempo, tipo 'de 20% a 50%,'.
Quando chega a 15% carrego na totalidade e mesmo depois de 100% deixo uma horita ainda a carregar.
Fazer de longe a longe (+- 2meses) uma descarga completa.

Vi algumas opções da Xiaomi (5000 e 10400 mAh) por cerca de 15€ e 19€ e que ajudam a ter uma perspectiva da gama de preços e a capacidade.
Agora vou tentar saber de outras opções e se será melhor uma capacidade maior ou se bastará uma intermédia, que me parece o mais provável.
Essas da Xiaomi consegues comprar nalgum site que não pague taxas alfandegárias? Eu quero comprar uma dessa marca mas depois o o país de expedição é sempre fora da UE pelo que não arrisco.

Quando chega a 15% carrego na totalidade e mesmo depois de 100% deixo uma horita ainda a carregar.

Os carregamentos parciais não têm qualquer problema e são até a forma aconselhada de carregar baterias de litio.. Já descarregar até 15% e carregar totalmente não é muito bom para as baterias, por norma não se deve deixar baixar dos 30~25%, pois o stress causado nos elementos quimidos por um ciclo de descarga e carga tão profunda vai levar a uma degradação prematura..

Uso normal.

A maior parte das vezes acabo por carregar dia sim, dia não, mas se tiver que carregar todos os dias carrego. Fica a noite toda a carregar. Isto para os telemóveis.

Nos portáteis não tenho grande cuidado. Uso, quando está sem bateria carrego. Quando preciso de o tirar, tiro.

Se fosse a pensar nisso não fazia mais nada.

Eu tento, sempre que possível, carregar os telemóveis de noite.
De preferência, desligados (tenho sempre 2 telemóveis, normalmente deixo o outro ligado).
Não me venham dizer que não faz diferença. Tenho o G2 há coisa de 2 semanas e já fiz o teste:
Carreguei durante a noite e deixei andar, durou bastante. Fiquei com bateria na casa dos 15-20% (normalmente não deixo ir abaixo disto, mas se tiver que ser, não me preocupo em deixar descer até aos 5% ou assim) e carreguei enquanto estava a trabalhar, demorou umas 2 ou 3h até chegar a 100% e tirei da tomada. Esta carga durou muito menos. Voltei a carregar durante a noite e a bateria voltou a aguentar aquilo que eu acho normal, ou seja, cerca de 2 dias.
A única coisa que não consigo garantir que faça diferença é entre estar a carregar ligado/desligado. Sobre cargas parciais também não posso falar muito, porque é algo que só faço mesmo em caso de necessidade.

Com os portáteis, estou a entrar numa nova realidade com o MacBook Pro, porque a bateria não tem a ver com os meus Windows anteriores.
Digo isto porque raramente utilizava os anteriores no modo realmente "portátil", isto é, sem estar ligado à tomada. Quando tinha que tirar, normalmente esperava que descarregasse (o que nunca demorava assim tanto) até voltar a colocar a carregar.
A bateria do Mac dura muito mais, portanto tenho utilizado várias vezes sem tomada (pode-me dar para um dia inteiro no trabalho, se não estiver a usar nada mais exigente que browser e Office), mas mantenho o mesmo princípio, tento só carregar quando já está nos 15-20% e dou prioridade a fazer a carga completa.

Não sabia, mas deve dar chatices à mesma na alfândega, não?

Normalmente passa, pode ser selecionado para verificação, é comum isso acontecer. Se for selecionado há a hipótese de não passar visto ser uma bateria, e isso requer autorização da ecopilhas, mas geralmente fecham os olhos a isso por ser pequena quantidade e não valer a pena a chatice. Quanto a IVA e taxas o valor é demasiado baixo para serem aplicadas. O risco de ficarem com o artigo retido é muito baixo mas mesmo assim há, na minha opinião? Arrisca que quase de certeza passa.

A minha única política é nunca deixar descarregar até à última gota e não tenho problema em por a carregar quando ainda tem mais de 50%. Carregam durante a noite toda com um carregador de corrente output baixa e até agora nunca estraguei nenhuma nem precisei de comprar segunda bateria.

Cumps, jA

Isso de nunca deixar descarregar mesmo até ao fim, eu de vez em quando deixo ir mesmo até desligar, se a bateria/dispositivo forem bons, têm proteções contra isso.

Tenho vários SE com quase uma decada e as baterias sempre foram tratadas assim, até hoje continuam com pouca deteriorização da carga.

Back