Tópico dos telemóveis

no meu caso com wifi6 em casa tenho os 500mb contratados (ainda dava mais, mas deve estar limitado por software)
com dados, por exemplo, na grande lisboa
tenho assim:

( e como o 1º teste do 5G deu tão pouco, voltei a fazer e já deu mais ... mas o sinal é fraquinho ...)

Eu não sou meo, como disse acima sou NOS.

Então neste momento ainda não há grande vantagem em ter 5G, pelo que estou a ver...

Depende o uso que dás ao telemóvel. É impensável por exemplo, alguém que vê vídeos no telemovel não ter 5G hoje em dia. Se não tiver tem que ver os vídeos em qualidade baixa.
É o equivalente a perguntares se compras um carro com airbags ou sem airbags. Até podes comprar sem airbags, ele anda na mesma, mas quando precisares vais sentir falta deles.

Então neste momento ainda não há grande vantagem em ter 5G, pelo que estou a ver...

Até parece que tenho acções nos googles : https://www.google.com/search?q=what+is+5g+good+for

(Na minha modesta opinião, a parte dos consumidores é maioritáriamente treta, os 50-100 Mbps do 4G dão perfeitamente para ver vídeos e esperar que o hamster do forum acorde e avie as páginas. O truque está na segunda parte, IoT e similares. Os consumidores é para ajudar a justificar.)

AI Overview
[...]
Benefits for consumers
  • Faster downloads and streaming: Enjoy faster speeds for downloading large files and streaming high-quality video with less buffering.
  • More responsive online gaming: Low latency means a more seamless and lag-free experience for online gaming.
  • Smoother video calls: Experience better performance during video chats, even with multiple people.
  • Better performance with multiple devices: Your connected devices, such as a 5G phone and smart home setup, can perform better simultaneously without slowing down.
Benefits for industries and new applications
  • Massive IoT connectivity: 5G can support the massive number of connected sensors and machines required for the Internet of Things (IoT).
  • Advanced technologies: It is a key enabler for technologies like virtual and augmented reality (XR), smart cities, and autonomous vehicles.
  • Real-time operations: The low latency allows for real-time data sharing and control, vital for things like remote machine operation and surgery trials.
  • Improved business efficiency: Businesses can benefit from faster mobile internet for employees and more productive machinery on the factory floor.
  • Fixed wireless access: 5G can provide a high-speed internet alternative to traditional wired broadband, especially in areas where it's difficult to install cables.

Depende o uso que dás ao telemóvel. É impensável por exemplo, alguém que vê vídeos no telemovel não ter 5G hoje em dia. Se não tiver tem que ver os vídeos em qualidade baixa.
É o equivalente a perguntares se compras um carro com airbags ou sem airbags. Até podes comprar sem airbags, ele anda na mesma, mas quando precisares vais sentir falta deles.

Tá boa essa, olha que os 4G chegam e sobram para ver qualquer streaming que encontras por aí. Se achas que em 4G é preciso ver em qualidade baixa, deves ter algum defeito no teu equipamento

Tá boa essa, olha que os 4G chegam e sobram para ver qualquer streaming que encontras por aí. Se achas que em 4G é preciso ver em qualidade baixa, deves ter algum defeito no teu equipamento

Experimenta ver vídeos no youtube em 2160p, que é cada vez mais a definição padrão. Terás certamente uma experiencia pouco fluída, com alguns engasgamentos. Se a isso juntares multitask então o telefone fica inutilizado.

Agora se andares a ver em 720p ou 480p, conforme o que o telemovel coloca automaticamente, então não terás falhas.

Experimenta ver vídeos no youtube em 2160p, que é cada vez mais a definição padrão. Terás certamente uma experiencia pouco fluída, com alguns engasgamentos. Se a isso juntares multitask então o telefone fica inutilizado.

Agora se andares a ver em 720p ou 480p, conforme o que o telemovel coloca automaticamente, então não terás falhas.

2160p num ecra de 6" ?

No meu caso é de, nem sei! 6.7! É um s24U. E a diferença é visível a olho nu. Deves saber disso se tens um igual.

sim, mas consumo pouco conteúdo streaming/videos no s24u ... só uns videos no youtube de vez em quando e scroll nas redes

Multitasking enquanto vês vídeos?

Eu continuo a dizer, cada caso é um caso, mas para mim o 4g tem sido suficiente. A comparação dos airbags também me parece exagerada, no caso dos telefones será mais algo tipo não teres atualizações de segurança. A comparação 5g/4g nos telefones será mais algo relacionado com teres 150 ou 400cvs. E para mim ate 115 são suficientes.

2160p num ecrã 1440p ou 1080p...
O meu é um s22+ com ecrã 1080p, a qualidade de video no youtube está... em 1080p.
E não venham com essa gostaria do encoding.
Se notam diferença nisso, os meus pêsames.
Eu como não noto diferença absolutamente nenhuma, resolução do video igual à resolução do ecrã. Seja no telemóvel ou no pc.

LOL. 720p num tlm já nao notas nada, quanto mais a 1080p ou 2160p,

De 720 para 1080 é bastante significativo a diferença. Acima disso é discutível, mas dependendo do telemóvel pode ainda ser notado, o outro user tem um S24U com resolução máxima de 1440p, logo pode notar uma diferença acima dos 1080p face a um telemóvel que tenha a resolução máxima, 1080p.

Eu também tendo um S24U, noto que não compensa a diferença de qualidade face ao gasto de bateria, por isso, mantenho a resolução FHD+.

Mas de 720 para 1080, não notar a diferença é estranho.

Se calhar até há um tópico mais apropriado, mas não o encontro.

Para quem preciso de ír para fora e não tenha dados fora da UE, quais as opções de cartões que existem.

Encontrei por exemplo isto:

https://esim.holafly.com/pt/

https://www.airalo.com/pt-PT

Mas certamente que haverá mais opções, se souberem sugerir agradeço.

P.S: Se existir tópico dedicado, queiram indicar o mesmo para passar para lá a questão.

Last edited:
De 720 para 1080 é bastante significativo a diferença. Acima disso é discutível, mas dependendo do telemóvel pode ainda ser notado, o outro user tem um S24U com resolução máxima de 1440p, logo pode notar uma diferença acima dos 1080p face a um telemóvel que tenha a resolução máxima, 1080p.

Eu também tendo um S24U, noto que não compensa a diferença de qualidade face ao gasto de bateria, por isso, mantenho a resolução FHD+.

Mas de 720 para 1080, não notar a diferença é estranho.

Eu tenho dois telemóveis com ecrãs de 2160p e, em vídeos do YouTube, só consigo notar uma muito ligeira diferença de resolução entre 1080p e 2160p nas letras dos títulos ou das legendas. Nas imagens em si, não consigo notar diferença. De 720p para 1080p ou 2160p consigo notar diferença em tudo.

Eu tenho dois telemóveis com ecrãs de 2160p e, em vídeos do YouTube, só consigo notar uma muito ligeira diferença de resolução entre 1080p e 2160p nas letras dos títulos ou das legendas. Nas imagens em si, não consigo notar diferença. De 720p para 1080p ou 2160p consigo notar diferença em tudo.
Deve ser um Sony, não?

A vantagem do 5G actualmente não é muita em termos de cobertura.

mas isso vai começar a mudar aos poucos, de forma lenta, provavelmente além do tempo de vida desse telefone, em que em localização indoor ( shoppings, estádios etc ) vai começar a ser apenas 5G. Daqui a uns anos algumas antenas 4G vão ser subsistidas pelo que eu chamo o falso 5G que são as frequências 5G que são apenas 4G disfarçado e não as ondas curtas 5G.

la para 2030 não ter 5G nesse telemóvel pode começar a ter consequências visíveis.

Back