um verdadeiro flagship killer com preço certo
(e até se arranja mais barato online)
Comprei pela NOS, a 469€ (promoção para clientes), 5G 512GB 12GB.
Após 1 semana de utilização, dou-lhe 3,5*
Pontos positivos:
Altifalante - muito bom, dos melhores que se encontram no mercado.
Ecrã - Boas cores, mesmo à luz do dia. Nitidez
Material/design - ao contrário do que esperava habituei-me muito bem ao formato da câmara, que vim a descobrir foi inspirada na Casa Milá de Barcelona. Não deixa dedadas atrás, apesar de pecar na aderência, e tem um aspeto muito elegante. Gosto do formato do notch ao invés do padronizado pequeno círculo que todos trazem atualmente. Não chega ao nível do Mate 30 Pro, mas está muito bem.
Câmara - Diria que está acima da média para a esmagadora maioria dos utilizadores. (traseira e frontal)
Pontos fracos:
Bateria/carregamento - de longe a maior desilusão, porque tinha lido boas reviews e info acerca da mesma. Dura menos de um dia para a minha utilização. Quanto ao carregamento, tendo em conta que recorre a um carregador de 100watts, também esperava melhor. Não parece muito mais rápido que o anterior, com carregador de 45W
Equipamento de origem - unidades europeias não trazem carregador nem capa, ao contrário do que acontece noutras zonas. Acho essa moda lançada pela Apple uma autentica aberração, como já tive oportunidade de dizer. Acabei a adquirir à parte um carregador de 100w para usufruir da experiência de carregamento rápido, que depois também acabou por me desiludir.
Qualidade chamadas /microfone - não obstante ter um ótimo altifalante, quando em chamada denota algum ruido acessório, mesmo tendo uma opção específica para redução do mesmo, e acima de tudo o microfone parece deixar a desejar, situação que fica evidente em áudios de whatsapp. Qualidade da ligação bluetooth com os auriculares que tenho também caiu significativamente nesse aspeto (microfone).
Câmara - coloco este ponto em ambos os lados por um motivo: não é tão boa como a do anterior Mate 30 pro, que basicamente era um equipamento com 6 anos. Aqui se nota a diferença entre Huawei e Honor, e entre aquilo que foi um flagship e o que se propõe ser um flagship killer. Esperava mais ao nível das cores, zoom e detalhe, apesar de lhe reconhecer um nível bastante aceitável.
SO - MagicOS, o SO da Honor, não me convence totalmente. Muito similar em termos de funcionamento ao que vinha no Huawei de 2019, acaba por ter algumas falhas ao nível da organização e apresentação dos ícones das aplicações, bem como alguns menus pouco intuitivos e uma ou outra falha no funcionamento das aplicações, designadamente Whatsapp e Spotify. (coisas pequenas, como a resposta rápida do whatsapp nem sempre funcionar, e o controlo de volume de outros dispositivos através do spotify requerer abrir a aplicação). Demora muito a ligar também.
Ainda assim, no geral estou satisfeito, pelo preço não posso dizer que não foi uma boa aquisição. Deve dar para os próximos 3/4 anos.