Mas ainda alguém usa os contactos do SIM?
Eu desde que uso Nokias com Symbian (e se o paradigma não mudar vou manter-me fiel) quando mudo de telemóvel, na primeira vez que o ligo ele pergunta-me se quero migrar de outro telemovel.. Eu digo que sim, e automaticamente por bluetooth são transferidos todos os meus dados, contactos, notas, agenda, fotos, musicas, etc.. etc.. etc...
As memorias dos SIM são extremamente limitadas, só permitem meia dúzia de caracteres e o numero. Não permitem guardar a morada, as coordenadas GPS, o email, notas relativas à pessoa.. E toda a parafenália de informação que se exige da lista de contactos de um smartphone actual.. Pelo que é natural que os telemoveis permitam aceder à lista do cartão por questões de retro-compatibilidade, mas não faz sentido usar algo que é tão limitado.
Quanto à questão de não se poder instalar o que quer... Isso acontece tanto nos Nokia como nos SE... Desde que o SO seja o Symbian 9.x...
O proposito central prende-se com a segurança e com os virus.. Ultimamente já apareciam muitos virus para telemovel. Muitos transmitiam-se por MMS, outros por bluetooth.. Mas lembro-me que havia uma altura em que não podia andar na rua com o bluetooth ligado que era só telemoveis a tentar mandar-me virus.
A verdade é que nenhum desses virus se aproveitava de falhas de segurança do sistema, mas todas elas se aproveitavam do tradicional descuido do "Joe Average".. E para instalar os virus normalmente era preciso o utilizador aceitar uma série de avisos que indicavam que a mensagem poderia não ser segura.. Mas mesmo assim eles proliferavam cada vez mais.
Então resolveram acabar com o mal pela raiz.. O que os developers do Symbian dizem é que uma aplicação por defeito não deverá poder gastar dinheiro (enviando por exemplo mensagens) ou por em causa os dados guardados no telefone sem ser digitalmente assinada, e por consequencia, possivel de determinar com precisão a sua origem..
Assim, uma aplicação das duas uma.. Ou usa uma assinatura generica e que dá apenas acesso a funções que não permitem por em causa a integridade dos dados no telemovel, nem gastar dinheiro de maneira nenhuma.. O que acaba por limitar muito as aplicações, porque nem acesso directo ao cartão de memoria, ou à galeria de fotos têm.. Ou então, terão que passar pelo processo SymbianSigned, e não só a identidade do autor terá que ser conhecida e localizavel, como as aplicações são atribuidas a entidades independentes para fazerem um review da segurança e qualidade da aplicação..
Isto é como tudo... Tem vantagens e desvantagens.. A verdade é que o objectivo principal foi atingido. Não há virus ou trojans para os Symbian 9.x.. E desse ponto de vista acho que é optimo..
A conseguencia negativa, para alguns.. É dificultar o uso de programas pirateados. Mas em 2 minutos desactiva-se essa plataforma de segurança num Symbian e passa a aceitar tudo.