Tópico dos telemóveis

Essa história de ser melhor um GPS dedicado do que no telemóvel tem muito que se lhe diga [:p] Eu tenho o TomTom no meu N95 e não há nada que ele não consiga fazer... E quem diz o TomTom diz o Route66, o Garmin, o Sygic etc... Tem-se muito mais possibilidades de escolha

Ainda bem que dizes isso. O teu CK-7W está ligado ao altifalante próprio ou ao sistema de som do carro? É que eu tenho um para montar e estou na duvida se devo colocar o altifalante ou não.[;)]

O meu está ligado ao altifalante do próprio kit,
embora também esteja ligado ao rádio para activar/descativar automaticamente o mute quando se utiliza o telefone.

Última edição:
E vocês já tentaram actualizar o firmware do telemóvel?

Eu tenho um N95 e acho o GPS muito capaz... Aliás, é tão capaz que ofereci o meu modulo GPS bluetooth da Holux..

No entanto já tinha visto um N95 com uma versão das mais antigas a funcionar e aquilo era uma desgraça até obter posicionamento GPS..

Ao que parece a grande diferença é que os últimas versões do firmware usam o método Assisted-GPS..

Eu tenho o N78 que é semelhante ao 6210 navigator e não acho o GPS assim só para dizer que tem, hoje levei-o para Almada e arredores e não se perdeu nem se enganou nos acessos nem nada, no entanto tem alguns stresses tais como:

• Com condições adversas custa a apanhar o sinal de GPS, no entanto se pousares o telemóvel em cima do tablier basta 1 minuto e meio. (Tenho o A-GPS desligado para não beber €€)
  • De vez em quando baralha-se um pouco ou então tem delay, tipo na realidade já passei a rotunda e ele ainda acha que tou a contorna-la, mas detecta logo o erro e "actualiza-se", para ai 1 ou 2 segundos.
De resto, comprar um tlm e um GPS móvel?? Bem, para quem precisa pouco de GPS como eu, acho bem mais interessante esta opção, é um 2 em 1...Hoje não precisava, mas foi só para experimentar.

Eu tenho o N78 que é semelhante ao 6210 navigator e não acho o GPS assim só para dizer que tem, hoje levei-o para Almada e arredores e não se perdeu nem se enganou nos acessos nem nada, no entanto tem alguns stresses tais como:

• Com condições adversas custa a apanhar o sinal de GPS, no entanto se pousares o telemóvel em cima do tablier basta 1 minuto e meio. (Tenho o A-GPS desligado para não beber €€)
  • De vez em quando baralha-se um pouco ou então tem delay, tipo na realidade já passei a rotunda e ele ainda acha que tou a contorna-la, mas detecta logo o erro e "actualiza-se", para ai 1 ou 2 segundos.
De resto, comprar um tlm e um GPS móvel?? Bem, para quem precisa pouco de GPS como eu, acho bem mais interessante esta opção, é um 2 em 1...Hoje não precisava, mas foi só para experimentar.
uma opção ainda melhor para quem usa pouco é ter um tele´móvel com bluetooth e um bom hardware.. compras um receptor GPS e arranjas mapas...
quando estas coisas apareceram vi a funcionar num 6600(lentinho lentinho) e não se engasgava...

e tens a vantagem de poder usar com vário telemóveis...

e não sei se te fica mais barato do que um telemóvel com GPS

Precisas pouco, porque alguém que precise minimamente não está a espera de um telemóvel.

E sim o gps no 6210 é fraco, não me venham com historias que dá para desenrascar.

E vocês já tentaram actualizar o firmware do telemóvel?

Eu tenho um N95 e acho o GPS muito capaz... Aliás, é tão capaz que ofereci o meu modulo GPS bluetooth da Holux..

No entanto já tinha visto um N95 com uma versão das mais antigas a funcionar e aquilo era uma desgraça até obter posicionamento GPS..

Ao que parece a grande diferença é que os últimas versões do firmware usam o método Assisted-GPS..

Eu notei uma diferença abismal para a última versão do firmware. Todos eles usam A-GPS mas com a última versão é desnecessário estar a gastar dinheiro.

uma opção ainda melhor para quem usa pouco é ter um tele´móvel com bluetooth e um bom hardware.. compras um receptor GPS e arranjas mapas...
quando estas coisas apareceram vi a funcionar num 6600(lentinho lentinho) e não se engasgava...

e tens a vantagem de poder usar com vário telemóveis...

e não sei se te fica mais barato do que um telemóvel com GPS

Eu sou obrigado a discordar...

Eu tenho há 2~3 semanas um N95.. E tinha um Nokia 6630 (com algum software de navegação) e um receptor Bluetooth (Holux, com chipset Sfir Star III)..

É certo que o Holux era ligeiramente mais sensível. E com isso quero dizer que até debaixo dos bancos do carro tinha óptima captação de sinal.. Mas era preciso andar sempre com dois dispositivos, gerir as baterias dos dois, etc.. etc.. Como é obvio eu deixava o receptor GPS sempre no carro, não ia andar com ele no bolso.. Então as vezes havia aquela cena engraçada de ir com alguém a algum lado e perguntarem-me "Então o teu telemovel não tinha GPS, liga ai..." ... :sh)

Com o N95, não noto falhas no posicionamento, embora note que é menos sensivel do que o Holux.. A obtenção de localização a frio é muito mais rápida do que no Holux, graças ao assisted-GPS. Quanto a baterias, só tenho que me preocupar com a do telemovel, e como ele até tráz carregador de isqueiro não há problemas... E a grande vantagem é que anda sempre comigo para todo o lado..

Quanto a softwares... Os que instalava no 6630 posso instalar no N95, e muitos mais...

É claro que os receptores GPS integrados podem não ser todos iguaise e o 6210 para ser mais barato algumas diferenças há-de ter.. Mas relativamente ao N95, estou perfeitamente satisfeito com o GPs integrado.

Não sei até que ponto possa ser muito eficiente para andar de carro, no entanto, um aspecto em que o GPS num telemóvel se torna verdadeiramente útil é quando vamos a pé e estamos numa terra desconhecida.

Mundano, já agora:

Como usas o GPS do N95. Ainda tens o Nokia Maps?
Se sim, tens de definir sempre um ponto de acesso para teres satélite.

Eu uso preferencialmente o Sygic McGuider 2009..

Quanto ao Nokia Maps e ao facto de ligar à net há duas questões:

1º Penso que é possivel "carregar" mapas no cartão do telemovel para o programa usa-los. Eu nunca o fiz. Pelo que sempre que uso o Nokia Maps ele tem que ir buscar as estradas online.

2º O método de posicionamento do GPS poderá ser mais rápido se o telefone for buscar informação online para o arranque. É o chamado assisted GPS. Eu tenho isso sempre activo.. Mas não é essencial, apenas torna a captação de sinal mais rápida. (Isto tem a ver com a definições do proprio telefone e afecta qualquer aplicação que use GPS e não apenas o Nokia Maps)..

Eu faço assim, porque tenho um plano de net movel e desde que não passe os 100MB de consumo é-me indiferente..

Não sei até que ponto possa ser muito eficiente para andar de carro, no entanto, um aspecto em que o GPS num telemóvel se torna verdadeiramente útil é quando vamos a pé e estamos numa terra desconhecida.

Num carro compras uma daquelas ventosas de segurar o telefone no vidro e torna-se tão util como qualquer GPS dedicado. Ou como o GPS do proprio carro...

A precisão das indicações é a mesma.. E até tens MUITO mais facilidade em arranjar mapas actualizados ou de diferentes paises para o telemovel do que tens para o carro ou para GPS's dedicados.

Última edição:

eu tenho um tomtom 530 e é muito prático se eu quiser ir passear a pé..

E tem muitas mais funções e interessantes que um telemóvel.

Isto faz lembrar a historia de muita gente que compra um telemóvel e aproveita e faz de maquina fotográfica..[:D][:D]

Depois é cada fotografia[:p]

Isto faz lembrar a historia de muita gente que compra um telemóvel e aproveita e faz de maquina fotográfica..[:D][:D]

Tás a comparar coisas que não têm muito a ver...

A questão das fotografias é uma questão de hardware...

É natural que tendo só a lente da minha máquina custado quase o dobro do meu telemovel, e tendo o sensor CCD da minha máquina quase o tamanho do ecran do meu telemovel, as fotografias obrigatoriamente terão que ter qualidade MUITO diferente.

Se bem que o que me desagrada no N95 enquanto máquina nem é a qualidade, que até é satisfatoria para uso na net.. O que me degrada profundamente é a falta de resposta que ele tem. Eu na minha máquina quando carrego no botão espero resposta naquele momento exacto, e não passado dois ou tres segundos.. :sh) Além de que no N95 coisas simples como alterar a compensação EV requerem uma operação de uns 20 segundos pelos menus. E na minha máquina faço sem tirar o olho do viewfinder.

Agora no caso do GPS, é uma questão de software.. Diz lá o que faz esse GPS que não se faça num smartphone ou num PDA...

Última edição:
Tás a comparar coisas que não têm muito a ver...

A questão das fotografias é uma questão de hardware...

É natural que tendo só a lente da minha máquina custado quase o dobro do meu telemovel, e tendo o sensor CCD da minha máquina quase o tamanho do ecran do meu telemovel, as fotografias obrigatoriamente terão que ter qualidade MUITO diferente.

Se bem que o que me desagrada no N95 enquanto máquina nem é a qualidade, que até é satisfatoria para uso na net.. O que me degrada profundamente é a falta de resposta que ele tem. Eu na minha máquina quando carrego no botão espero resposta naquele momento exacto, e não passado dois ou tres segundos.. :sh) Além de que no N95 coisas simples como alterar a compensação EV requerem uma operação de uns 20 segundos pelos menus. E na minha máquina faço sem tirar o olho do viewfinder.

Agora no caso do GPS, é uma questão de software.. Diz lá o que faz esse GPS que não se faça num smartphone ou num PDA...

Para começar o ecran, é claramente maior.

Pode fazer de "central" multimédia, passa o som do gps para as colunas do carro mediante a frequência que seleccionares...etc..etc.

Não demora meia hora a actualizar a posição como os gps de telemovel, estava em viana e pedi a uma pessoa amiga que me emprestasse o 6210, e passado 2 minutos de ligar o gps no telemovel ainda dizia que estava em lisboa:sh):sh)

Não sei como são os pda´s ,mas em relação a telemoveis tenho a minha opinião.

Isso é um perfeito disparate [:p]

O telemóvel anda sempre comigo. Não me estou a ver andar com mais "extras" atrás.

Quanto às funções serem em maior número e mais interessantes, tenho dúvidas... Mas isso depende do material de cada um e dos hábitos e interesses também.

Isso é um perfeito disparate [:p]

O telemóvel anda sempre comigo. Não me estou a ver andar com mais "extras" atrás.

Quanto às funções serem em maior número e mais interessantes, tenho dúvidas... Mas isso depende do material de cada um e dos hábitos e interesses também.

Não, não é[:p]

Hoje em dia os telemóveis tem de tudo e mais alguma coisa, mas a qualidade dos extras é fraca em muitos casos.

desde gps, mp3, camara...etc...etc.

Eu fico na minha e prefiro ter coisas em condições separadas do que ter material "fraco".

O 6210 não conheço...

O N95, que é o que eu tenho, volto a repetir, com a tecnologia assisted GPS capta sinal mais rápido do que o meu receptor Holux com o chipset Sfir Star III.. E tanto quanto conheço os para os GPS's dedicados não existem chips melhores do que esse...

Quanto à transmissão FM e o ecran maior.. São realmente vantagens.. MAs são vantagens já esperadas, eu estava à espera que me dissesses essas muitas mais funções que tem.. Como funções para quem anda a pé, que era o tema..

PS: eu não ponho em causa que para quem usa no dia a dia GPS, um GPS dedicado até pelo tamanho do ecran não seja vantajoso.. Agora, para o cidadão comum que só usa o GPS quando faz uma viagem, ou quando precisa de ir a algum lado que não conhece.. Tenho as minhas duvidas que seja bom negocio dar 269 euros por um TomTom 530, quando pelo mesmo preço pode comprar um telemovel como o N95..

Voltar
Superior