Tópico dos telemóveis

Para mim 1440p faz sentido em tablets ali a partir das 8" polegadas. E em portáteis/monitores etc. Neste caso até faz sentido ainda mais resolução, nomeadamente em ecrãs grandes.

Em telemóveis faz pouco sentido porque ponto 1 como dizes é muito difícil distinguir dos 1080p a olho nú (mesmo olhando de perto) e ponto 2 o hardware ainda não acompanha bem tanto pixel.

Isto das resoluções não é linear, a performance necessária para puxar maiores resoluções é exponencial.

Aquando da evolução para 720p e 1080p não houve estes stresses. Isto porque essas passos foram passos dados com peso e medida.

Já o QHD em telemóveis com hardware atual, sobretudo os primeiros como o G3, é um bocado um overkill. E até me dá pena dizer isto porque é um smartphone com o qual simpatizo, é mesmo pena a resolução ser mais desvantagens que vantagens.

E tu no Nexus 6" ainda justifica qb porque sempre é um ecrã de 6", num ecrã de 5,1" como no S6 ainda menos sentido faz. Quase 600 ppis é tão desnecessário (no S6)...

Sim, concordo. Tenho um Tab S 10.5 com um 1600p (16:10) e é excepcional. Mas lá está, nota-se que o ecrã está uma geração à frente da gráfica, claramente...

Em ecrãs mais pequenos 1080 / 1200p chegam perfeitamente.

O problema do LG G3 é que não tem hardware que aguente com o ecrã 1440p... mesmo o Nexus 6 não é nenhuma bomba com CPU e gráfica da geração a seguir.
O Android stock está-me a encantar, acho que nesse aspecto o Lollipop acertou em cheio. É experimentar para ver. Até agora estou a gostar bastante da experiência, para mais vindo do Touchwiz com os bells and whistles todos da Samsung.

Ainda assim das opções que apresentaste talvez o G3, se bem que eu não descartaria o Nexus 6 assim tão depressa...
Nos ecrãs pentile tem de se descontar 30% da resolução, devido ao alinhamento dos pixels. A diferença nota-se em ecrãs com a mesma tecnologia/alinhamento.

Sim, os ecrãs 1440p foram dos piores disparates que aconteceram aos telemóveis. Eu sou virtualmente incapaz de detectar diferenças entre os 1080p do Note e os 1440p do N6. Nisto a Apple foi imensamente mais inteligente com o iPhone 6 plus.
Um Nexus 6 com um ecrã 1080p e vendido por 350€ como o Nexus 5, isso é que era. Trocava esse ecrã por este num piscar de olhos.
Entretanto a bateria deste não me parece muito mal. Com um uso bastante intenso hoje, está nos 31%.

Eu ando com um 6 plus desde da passada terça-feira e acho o ecrã muito bom, realmente não acho que seja preciso mais resolução.
Ainda estou é a habituar-me ao tamanho do bicho, para consumir multimédia é um espectáculo, para usar como telefone ainda o acho um pouco pesado, mas tudo somado com a utilização que faço do telefone estou contente por ter ido para um tijolo. :)

Independentemente disso. No ecrã de 6,5 do THL W300 que comprei para a minha filha, e que tem um LCD surpreendentemente bom, continuo sem conseguir ver os pixeis individuais com uma resolução de 1080p.

Apesar de os ecrãs AMOLED terem uma resolução efectiva inferior, é um facto, o sistema operativo vê-o como um 1440p e a gráfica tem de fazer o processamento nessa resolução. Ainda por cima desnecessariamente.

Eu ando com um 6 plus desde da passada terça-feira e acho o ecrã muito bom, realmente não acho que seja preciso mais resolução.
Ainda estou é a habituar-me ao tamanho do bicho, para consumir multimédia é um espectáculo, para usar como telefone ainda o acho um pouco pesado, mas tudo somado com a utilização que faço do telefone estou contente por ter ido para um tijolo. :)

E não é. É um excelente ecrã, mais resolução não adiantaria.
Ao contrário do 6, 768p já deixa um pouco a desejar.

Bah, raio de telefone então.
Já é um modelo com anos de mercado. Não creio que saia. Saiu para o S4 para cima só. Pelo menos até agora. Às vezes prefiro o KitKat relativamente a certos bugs do Lollipop, mas agora que já estou habituado.... Prontos.

Em termos de layout o KitKat era mais clássico, o Lollipop é mais inovador.

Já é um modelo com anos de mercado. Não creio que saia. Saiu para o S4 para cima só. Pelo menos até agora. Às vezes prefiro o KitKat relativamente a certos bugs do Lollipop, mas agora que já estou habituado.... Prontos.

Em termos de layout o KitKat era mais clássico, o Lollipop é mais inovador.
O S3 neo tem 1 ano de mercado.

Foi lançado pela samsung devido ao sucesso de vendas do S3 original e para terem um telefone de media gama.

E não é. É um excelente ecrã, mais resolução não adiantaria.
Ao contrário do 6, 768p já deixa um pouco a desejar.

Vou ser sincero, vários colegas meus tinham o 6 e não sei se por o ecrã ser mais pequeno, também me parecia muito bom. O LG G2 da minha esposa também acho que tem um ecrã espectacular e custa 1/3 do que o meu 6 plus

É bom mas na minha opinião com 1080p como o maior ficava bem melhor. No 6 da minha senhora, apesar do bom trabalho do antialiasing nota-se que o texto é menos nítido do que no 6+.

Isto das resoluções não é linear, a performance necessária para puxar maiores resoluções é exponencial.

linear-exponential-trend-300x213.png

Quadrático, "penso eu de que", por ser função da área.

(Sou membro secreto da liga contra a ideia de que "exponencial" quer dizer "muito" [;)])

Hoje estive com o LG G4 na mão, capa em pele preta...
Uau!!!!
Que bomba! Talvez um pouquinho assim maior do que o ideal, mas tudo o resto, espectáculo!!
Pena o preço em Portugal: €750.
Deixa lá o próximo Nexus não ser do meu agrado e já tenho substituto para o meu N5.

linear-exponential-trend-300x213.png

Quadrático, "penso eu de que", por ser função da área.

(Sou membro secreto da liga contra a ideia de que "exponencial" quer dizer "muito" [;)])

Depende da perspectiva.

Tanto a quadrática como a exponencial indicam crescimento muito superior ao linear.

O único dado que temos é partir da ideia (errada ou não) que um ecrã com o dobro dos pixeis precisa de um processador com mais do dobro da capacidade.

Assim sendo as duas perspectivas são:

-não tens dados que suportem a teoria e nem é quadrática nem exponencial

-não tens dados e podes aplicar qualquer um dos nomes no sentido figurativo.

------

Não, exponencial não quer dizer muito. Quer dizer crescimento consequentemente superior.

Cumps, jA

Voltar
Superior