Hoje pude ver, na Rádio Popular, o que tenho aconselhado toda a gente a fazer quando está interessado em adquirir novo televisor e está hesitante entre modelos e tecnologia: comparações in loco!
Plasmas: quem não prescindir dos Full HD, antevendo um futuro anunciado e porque não se troca um aparelho destes todos os anos, o preço a pagar é ainda muito elevado, entre 4 a 5.000 euros, em especial os da Pioneer ou Panasonic, que, de facto, marcam a diferença. De resto, os que temos de mais acessíveis são a 1024*768, que nem respeitam a proporção 16:9 nem a alta-definição na íntegra - no entanto, e precisamente por isso mesmo!, são os melhores aparelhos para ver tv no actual sinal!!
Entre os LCD, e pegando no assunto deste tópico, pude ver lado a lado o mais recente Samsung topo de gama, da série F (LE40FM87) e o Philips 37PFL9731D, também de topo mas modelo do ano passado. Em ambos passava o Canal Panda, e a qualidade do sinal repartido até era bem fraca.
E o que constatei?
O Samsung filtrava bem as imperfeições mas pareceu-me demasiado sobrecarregado de cores, dando-lhe um ar artificial, tipo lápis de cera ou "pastel" em pintura, com muito guache em cima. Certo, o canal era de banda desenhada, mas existe outra maneira de mostrar as coisas - O Philips tinha os contornos melhor definidos, e pareceu-me mais natural e agradável. Mas numa coisa o actual topo de gama da Samsung (contraste de 1:25.000 e 100 MHz, não esquecer) não ganhava ao Philips do ano passado: a dinâmica das imagens. Ver imagens em movimento num e noutro fez ressaltar a importância dos milisegundos: no Samsung saltitava, no Philips era fluído (atenção que o modelo deste ano, o 9632D, ainda consegue ser melhor que o anterior, também já os pude ver lado a lado).
Como já aqui referi num comentário, andava hesitante entre estes modelos, e se não estou ainda plenamente convencido sobre o Philips (por este dinheiro quero estar plenamente satisfeito, mas como foge ao tópico, se quiserem posso adiantar qq coisa sobre este modelo noutro tópico) sobre o Samsung não tenho dúvidas: ainda não está "no ponto".
Entre estas duas marcas, a Philips. Pelo que vi, o teor da amostra aplica-se aos restantes modelos de ambas as gamas.
Mas não se pode afirmar que a Samsung é má, longe disso! Na relação qualidade/preço, a Samsung está imbatível!!! E sabemos que isso pode muito bem ser um factor em conta.
Esta foi a minha experiência, aconselho outros a fazer o mesmo - mesmo que digam que o modelo "x" é bom, vejam-no em acção!!