Tópico dos Vinhos Portugueses

Claro que a forma como são tratadas as pessoas, conta de sobremaneira e não vem mal nenhum o facto de alguem querer mostrar apreço ou agradecimento. O estranho é as pessoas "recompensarem" a atitude e o esforço, que não é mais que uma função intrinseca à actividade...
E há, de facto, mta gente a comprar garrafas de whisky com 3 algarismos e sem grandes posses...amiude a prenda não é recusada por uma questão educação mas são profissionais que nem bebem.
Eu acho que seria melhor funcionar como o lema do Banco do Tempo, não sei se conhecem...os favores que me fazem são retribuidos por mim, se me procurarem exactamente com o que sei fazer. Não dou uma garrafa ao mecanico só pq o meu carro não dá problemas nem uma caixa chocolates à contabilista por ter sido reembolsado no IRS. Eles limitaram-se a fazer bem o seu trabalho, se se esforçaram mais do que deviam ou a função exigia é um favor e se precisarem de um esforço meu nas minhas funções, mostro-me disponivel. Agora vinhos, whiskys e salmão selvagem? Não, obrigado.
Totally of-top, desculpem.

Esse vinho "Esmero" já me falaram mto bem dele mas nunca o encontrei à venda

Comungo da tua opinião...
Quando ofereço, é por amizade e não para reconhecer algo de extraordinário...

Provei num restaurante o Adega de Pegões, Colheita Seleccionada de 2003, que gostei bastante e tenho tentado encontrá-lo á venda, sem sucesso... Onde compras o teu???

Compro no Feira Nova.
Penso que o Jumbo também têm.

Contudo, há um site que vende a 8€ mas não devem pagar portes.....

Quanto aos vinhos tinto da terra do sado, penso que bomba relação preço/qualidade é o Pegos Claros de 1999 apr:) [br:)]
O vinho é mesmo bombástico e o preço fica abaixo dos 5€. Tratando-se de um vinho de 99, convém abrir uns 30m antes de beber.
É rico em taninos gordos e o final é longo, com um ligeiro toque a madeira.
Devo referir que é um vinho monocasta, nascido da casta castelão/Periquita.
Aconselho vivamente a qualquer fã de vinho tinto [br:)] ( e é tão acessivel apr:) )

Última edição:
E onde comprar este vinho? É que já o procurei em vários lados e não o encontro :(. E já agora, quanto custa?

Continente/Modelo, Feira Nova ou Jumbo.
Se bem me lembro, o preço está fixado ligeiramente acima dos 5€. ( mas poderá depender de estabelecimento para estabelecimento )

EDIT:

Vinho Tinto Adega de Pegões Colheita Seleccionada 2003 está a 6,95€ no Jumbo.
icon_smile_approve.gif

Já fiz stock
icon_smile_blackeye.gif

A Casa de Santar também acabou de lançar uma nova versão do seu "tinto corrente".
O rotulo é ligeiramente diferente e o vinho é de 2004. Depois de um excelente Casa de Santar 2003, estou "mortinho" por provar um 2004. Espero não ficar desiludido..... ( acho que as castas são as mesmas )

Última edição:
Alguem daqui vai ao Jantar Davidoff Tour Gastronomique dia 22?

Recebi um convite da Winept.com e poderia acontecer de lá encontrar alguem do AHO.
Seria interessante.

Última edição:
Continente/Modelo, Feira Nova ou Jumbo.
Se bem me lembro, o preço está fixado ligeiramente acima dos 5€. ( mas poderá depender de estabelecimento para estabelecimento )

EDIT:

Vinho Tinto Adega de Pegões Colheita Seleccionada 2003 está a 6,95€ no Jumbo.apr:)
Já fiz stock [br:)]

A Casa de Santar também acabou de lançar uma nova versão do seu "tinto corrente".
O rotulo é ligeiramente diferente e o vinho é de 2004. Depois de um excelente Casa de Santar 2003, estou "mortinho" por provar um 2004. Espero não ficar desiludido..... ( acho que as castas são as mesmas )

Isso está cheio de fenois volateis!!![:)]

Ontem bebi um Herdade da Figueirinha, Tinto, 2004, com Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

Belo nariz de compota e geleia, na boca mais simples e menos exuberante, mas mesmo assim, excelente vinho para o preço que custou, 2,99€ no Pingo Doce.

Comprei este vinho, mas andava à procura de outro, do mesmo produtor. Um invulgar Pinot Noir alentejano, da Herdade da Figueirinha, 2005, mas não encontrei. Já várias pessoas me falaram desse vinho, que custa à volta de 6€, se o encontrarem à venda nalguma grande superficie avisem.

Ontem abri um 7,5cl tinto "Pegos Claros" 1999. [B)][B)]
É um vinho tinto muito equilibrado e de uma única casta, Castelão.
A sua acidez é bastante controlada e, na boca revela-se bastante aveludado, com ligeiro toque de carvalho(proveniente do estágio de um ano em barricas de carvalho francês).
O final é bastante bom, aguça o paladar e convida a mais um pouco.
O seu preço ronda os 5 a 6 Euros, numa boa garrafeira.
Recomendo vivamente, pois, além da experiência única de provar um vinho de uma única casta, a sua relação preço qualidade é muito boa, para não dizer excelente[^]

3com, por sugestão tua, ontem provei este vinho, comprado no Feira Nova por menos de 5€, talvez uns 4,70€ se a memória não me atraicoa. Quando o comprei foi com algum receio, porque havia imensas garrafas na prateleira, o que me faz geralmente desconfiar.

Mas ... Sim senhor, grande vinho para o preço que tem. Grande evolução de aromas no copo, excelente na boca e grande final. Sem dúvida uma das melhores dicas que apanhei aqui no forum. Faltou apenas acrescentar que o vinho tem algum ligeiro depósito pelo que a decantação cuidadosa talvez não seja má ideia, embora não a tenha feito.

Manda mais dicas dessas!

pegosfj2.jpg

Dica para começar uma garrafeira:

Por cada vez que bebam 1 garrafa de vinho comprem duas.

Quando começamos a gostar de vinho e entramos no mundo da prova, a curiosidade faz com que a compra de garrafas aumente, até que chegamos ao ponto de não saber o que fazer a tanta garrafa e o medo que este ou aquele vinho se estrague aumenta... chegou o momento de fazer uma garrafeira.

Pimeiro convém indicar as condições que os nossos vinhos mais apreciam:

Temperatura: O factor mais importante, ideal entre uns 10ºC a 15ºC pois a mais temperatura o vinho entra em rápido envelhecimento, e a mais de 22ºC corre o risco de evaporação, e nesse momento é a morte do artista. Quanto mais baixa a temperatura mais lenta a evolução de um vinho, isso quer dizer se tivermos uma garrafeira que mantenha o vinho durante todo o ano com uma temperatura de 12ºC as nossas garrafas vão durar por muito mais tempo.
As oscilações não devem ser muito altas durante todo o ano, nem muito repentinas. Como deve saber no caso de colocar em prateleiras, na parte de cima ficam os tintos e na parte de baixo brancos e rosés.

Humidade: A ideal é entre os 60% a 75% o que faz com que a rolha fique sempre húmida não permitindo que o vinho se evapore. Se tiver problemas de pouca humidade coloque uma tina com areia e água, que resolve o problema, no caso de o chão ser em tijolo, basta que o regue um pouco que vai durar por muito bom tempo.
Caso a humidade seja muito alta , nesse caso o problema começa a afectar os rótulos e nesse caso convém retirar alguma com os processos já existentes.

Iluminação: O melhor é escolher um local escuro longe da luz directa, pois os UV dão literalmente cabo do vinho.

Ventilação: Para que os maus odores não se instalem na garrafeira convém manter uma pequena circulação de ar na nossa garrafeira. Manter os vinhos longe de cheiros fortes como comida, químicos, tintas...

Estabilidade: Os vinhos gostam de estar deitados sem que ninguém os incomode, até ao dia em que acordam para ser bebidos, portanto sítios calmo sem grande agitação.
Já agora os batidos de fruta sabem bem melhor...

Na sua garrafeira ou perto dela deverá ter um pequeno termómetro e um higrómetro para poder controlar temperatura e humidade.

Pois bem visto estes aspectos todos, resta começar a colocar as garrafas no seu sítio.
Mas e que garrafas é que posso colocar deitadas ou ficam todas na vertical ???
Alguns tipos de vinho e derivados são mesmo para ficar na vertical. Aguardentes, Tawny, Tokay, Sauternes, Moscatel... Os restantes tintos, brancos e rosés vai tudo ficar deitado.

Falta agora escolher um sítio da casa que consiga reunir em parte as condições mínimas ou as mais próximas... Sei que em apartamentos de Lisboa é bem difícil, mas tudo se arranja. Caso o dinheiro não seja problema sempre se pode comprar uma Cave Climatizada e os problemas ficam todos resolvidos.
Depois de escolher o sítio, falta escolher os materiais, estantes em madeira, metal , plástico, todas elas são boas escolhas desde que ofereçam comodidade e resistência para as garrafas, convém também pensar nas garrafas que ficam de pé, nas caixas que podemos vir a comprar e mesmo nos amigos que podem oferecer umas Magnun...
Um armário escondido lá por casa longe da cozinha, por baixo de umas escadas bem escondidas de tudo...
E pronto agora é colocar os seus tesouros no sítio e começar a provar e beber sozinho ou acompanhado.
Espero que tenha servido de ajuda.

Tenho lá em casa uma garrafa de Pegos Claros para experimentar, comprei no fim de semana passado, penso que foi pelos 4,70€ como o Liberal referiu !

Comprei também uma Vila Régia tinto de 2004, que também nunca provei, mas que me foi aconselhado como sendo um vinho económico (menos de 4€) muito bom !

A semana passada disse que procurava o Pinot Noir alentejano, da Herdade da Figueirinha, 2005. Se alguém já o encontrou e provou, diga aonde se pode comprar.

Entretanto para esta semana, anda tudo a falar de mais um achado, Montes Claros Reserva 2004, por uns 6€, ainda não o encontrei nos meus locais de compra, mas fica a dica.

Hoje bebi uma Quinta do Além-Tanha, Douro, Caves velhas, de 2002. O preço foi jeitoso (cerca de 6 euros) e o vinho é bem encorpado mas com um sabor a madeira e parece-me a pimenta bastante forte p meu gosto. Exige um prato bem robusto...

nao sou grande apreciador de vinhos (tambem ainda so estou nos 22 aninhos) mas um dia destes provei Monte Velho (ja aqui referenciado) e gostei bastante. mas nota-se que para se ficar KO nao é preciso muito daquilo[:D]

nao sou grande apreciador de vinhos (tambem ainda so estou nos 22 aninhos) mas um dia destes provei Monte Velho (ja aqui referenciado) e gostei bastante. mas nota-se que para se ficar KO nao é preciso muito daquilo[:D]

não andas a ir aos treinos. [:D] [:D]

quando a não seres apreciador de vinhos, não te preocupes, é daquelas coisas que se apreende com a idade. aos 18 anos estava na fase de que o vinho sabia todo mal, aos 22 andava na fase de que bebia todos os vinhos, mas não os sabia apreciar. Aos 29, já sou eu que escolho os vinhos para os jantares da malta. Não sou nenhum expert, mas já conheço muitos vinhos e já consigo saber que vinhos acompanham melhor os pratos. Tenho amigas que já me perguntam se podem beber do vinho ou não, porque sabem que se eu dizer que elas vão gostar do vinho é porque vão gostar mesmo.

Antes de mais fico contente por este topico estar de volta.
A ver se vai se manter vivo.

Quanto ao Monte Velho, já gostei mais. Tem alguns efeitos posteriores que não gosto muito [:D]

Dentro do preço prefiro um Monsaraz ou Esteva.

Comprei á uns tempos umas garrafinhas de vinho tinto Porta da Ravessa ( vinho do Redondo) e bebemos 1 e gostei bastanteapr:) [br:)] o melhor é que comprei em promoção já nem sei o valor mas foram a baixo preço.

tenho lá mais 4 garrafas pa breve

O que acham deste vinho alentejano Porta da Ravessa?

Voltar
Superior