Tópico dos Vinhos Portugueses

A ultima vez que bebi Porta da Ravessa nao gostei muito...mas ja deve ter sido ha uns 2 anos, por isso o que tu compraste já terá sido de outra colheita...

Mas lembro-me que começou por ser um bom vinho, depois banalizou-se por completo. Agora nao sei como está !

o meu contributo

o meu contributo

para os apreciadores de vinho aqui vai o meu contributo:

castelinho 2001

castelinho colheita especial

Evel (baratito e num é mau)

bom bom, provei um vinho que infelizmente não me recordo o nome, e é com grande pena mesmo, porque foi dos melhores que já bebi, apenas me recordo que é um monocasta, e o nome do vinho é o da propria casta, creio ser Al...qualquer coisa!

Anexos

• castelinho%202001.jpg
    castelinho%202001.jpg
    12,8KB · Visualizações: 0
  • evel.jpg
    evel.jpg
    10,7KB · Visualizações: 0
  • garrafeira%20natal%20004.jpg
    garrafeira%20natal%20004.jpg
    15,1KB · Visualizações: 0
para os apreciadores de vinho aqui vai o meu contributo:

castelinho 2001

castelinho colheita especial

Evel (baratito e num é mau)

bom bom, provei um vinho que infelizmente não me recordo o nome, e é com grande pena mesmo, porque foi dos melhores que já bebi, apenas me recordo que é um monocasta, e o nome do vinho é o da propria casta, creio ser Al...qualquer coisa!

Se for tinto deve ser Alfroncheiro ! Por acaso é uma casta que nunca bebi em vinhos mono-casta.

ja sei....looool

e não é AL, mas sim AR

ARAGONES, ha um vinho com este mesmo nome com rotulo cor de vinho que é estraordinario....provei pela primeira vez num restaurante e paguei 25€ por garrafa (eramos dois a beber e o vinho soube tão bem...que só em pinga foram 50€)

ja o vi porteriormente no Supermercado por 5 euros e tal (mas comprei pa oferecer nem o provei....)

Estou a ver que seguiram algumas dicas e gostaram.....
Ainda bem [:cool:]
Adega de Pegões, colheita seleccionada 2004 e Pegos Claros são dois excelentes vinhos, se tivermos em mente o custo de cada um [;)]

Últimas experiências:
-Casa de Santar 2004.
Devo dizer que fiquei desiludido quando bebi a 1ª garrafa. Fiquei a pensar: 'estragaram um dos meus vinho favoritos, dentro da gama low cost'.
Após alguma reflexão, achei que deveria dar uma segunda hipótese a este vinho. Uns dias depois de ter aberto e bebido a 1ª garrafa, abri a 2ª e apercebi-me que este vinho não podia ser bebido e apreciado da mesma forma que o 2003. De facto é um vinho bastante distinto da colheita anterior, teve uma nova proporção na miscelânea de castas e deve ser bebido de maneira diferente. (algo que me escapou na primeira vez.... talvez porque estava demasiado habituado e focado no de 2003)
Hoje, posso dizer que é um vinho moderno, de consumo rápido( Algo muito em voga nos dia de hoje), taninos evidentes e aveludados mas pouco detalhados, acabando com um final longo com ligeiro toque a madeira. (talvez esta formulação seja mais do agrado das massas)
Resumindo, continua a ser um bom vinho mas com uma personalidade diferente da colheita anterior.

PS: Como dica, destaco pela negativa o vinho "Vila Santa" do João Portugal Ramos. Não gostei mesmo nada [:vm)]
É certo que é um vinho rústico mas um vinho daqueles nunca poderá ter aquele preço :rolleyes:

Como dica positiva, destaco o "Chaminé", Cortes de Cima. Bom, barato e excelente para qualquer ocasião [;)] Não deixa ninguém ficar mal apr:)

Última edição:
Ando louco para experimentar o Dorado, Alvarinho!!
Já alguém experimentou ?
Pelo que me disseram, parece que é a bomba de este ano.... e custa "apenas" 12€.
Já estou a imaginar um belo prato de peixe e o Dorado no copo.... hehehehe

Estou a ver que seguiram algumas dicas e gostaram.....
Ainda bem [:cool:]
Adega de Pegões, colheita seleccionada 2004 e Pegos Claros são dois excelentes vinhos, se tivermos em mente o custo de cada um [;)]

Últimas experiências:
-Casa de Santar 2004.
Devo dizer que fiquei desiludido quando bebi a 1ª garrafa. Fiquei a pensar: 'estragaram um dos meus vinho favoritos, dentro da gama low cost'.
Após alguma reflexão, achei que deveria dar uma segunda hipótese a este vinho. Uns dias depois de ter aberto e bebido a 1ª garrafa, abri a 2ª e apercebi-me que este vinho não podia ser bebido e apreciado da mesma forma que o 2003. De facto é um vinho bastante distinto da colheita anterior, teve uma nova proporção na miscelânea de castas e deve ser bebido de maneira diferente. (algo que me escapou na primeira vez.... talvez porque estava demasiado habituado e focado no de 2003)
Hoje, posso dizer que é um vinho moderno, de consumo rápido( Algo muito em voga nos dia de hoje), taninos evidentes e aveludados mas pouco detalhados, acabando com um final longo com ligeiro toque a madeira. (talvez esta formulação seja mais do agrado das massas)
Resumindo, continua a ser um bom vinho mas com uma personalidade diferente da colheita anterior.

PS: Como dica, destaco pela negativa o vinho "Vila Santa" do João Portugal Ramos. Não gostei mesmo nada [:vm)]
É certo que é um vinho rústico mas um vinho daqueles nunca poderá ter aquele preço :rolleyes:

Como dica positiva, destaco o "Chaminé", Cortes de Cima. Bom, barato e excelente para qualquer ocasião [;)] Não deixa ninguém ficar mal apr:)

É um dos vinhos de eleição em minha casa e na "tasca" q eu tenho...Já o tinha referido numa pagina anterior: boa casa produtora de vinhos (se bem q o Incognito seja demasiado caro p vinho q é), vinho preço ajustado e um bom exemplo do q um vinho alentejado deve ser. Mesmo assim, o Cortes de cima Sirah continua a ser o meu predilecto. Comprei no outro dia um vinho australiano no Modelo, c um nome esquisito, tb casta sirah, q me custou 6 e e q tinha avaliações de 17-18 em varios sites de vinhos. Não me recordo do nome, vou tentar procurar. Achei globalmente inferior ao Cortes de CIma.

Sugestão de branco frutado p resto do verão:
Deixem-se de Muralhas, de Gazela, e outros frescos psudo frutados.

Casa Ermelinda Freitas branco

Mto bom p preço (não chega a 4 euros), excelente na boca, funciona melhor q qualquer vinho "verde" p os pratos tipicos (saladas, mariscos, carnes brancas)

Um GRANDE branco da Estremadura:
-Cerejeiras

Este é imperdivel.... e o preço bastante competitivo.
É dificil de encontrar mas vale a pena o esforço.

Mais uma bom vinho (preço/qualidade) que bebi recentemente:
Pasmados - José Maria da Fonseca
Pasmados-tinto-2004-90.jpg

Uma Bomba, para servir fresco e acompanhar uma boa sobremesa ou um prato muito ligeiro. apr:)
Quinta do Alqueve, é um vinho de colheita tardia, com notas adocicadas mas equilibradas. Na boca é equilibrado, com ligeiro toque de mel (a lembrar um moscatel) que surge de forma muito natural e persistente. Aliás, neste vinho tudo é muito sereno, excepto o preço.... a garrafa de 0,5l ronda os 15€ :(
alqueve+tardio.jpg

É um daqueles que não se pode perder...... [br:)] [br:)] [br:)] Uma delicia [br:)] [br:)] [br:)]

Última edição:
Mais uma região de Portugal em crescendo apr:) apr:)
A pouco e pouco ficamos com um país rico em bons vinhos!
O Algarve era o gigante adormecido, que agora resolveu despertar.

Os Vinhos do Algarve fizeram muito boa figura no concurso “Wine Masters Challenge 2007 – IX Concurso Mundial de Vinhos”, cujas provas decorreram no Estoril nos dias 23, 24 e 25 de Março, tendo agora sido conhecidos os resultados. Como se sabe, os vinhos certificados do Algarve podem ser inscritos na C.V.R Algarvia para aprovação e classificação em duas classes, uma como Vinho Regional Algarve, e outra como D.O.C. (denominação de origem controlada) ou V.Q.P.R.D. (vinho de qualidade produzido em região determinada). Os vinhos Regional Algarve têm de ser produzidos no Algarve, em adegas na região e uvas algarvias, independentemente da zona, seja barlavento ou sotavento, com especificações próprias para este produto regional. Por seu turno, o Algarve tem 4 sub–regiões, Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, também cada uma com especificações próprias.
Neste prestigioso concurso internacional de vinhos, em que participaram vinhos de todo o Portugal e de todo o mundo, nomeadamente de Espanha, Itália, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Canadá, Austrália, Líbano, etc., é um orgulho para os algarvios, ver vinhos da sua região a competir na qualidade com imensos concorrentes de outras afamadas regiões portuguesas e do mundo. E se competir já merece nota positiva, melhor é ainda, quando se é premiado. Foi o que aconteceu!
Os vinhos Regional Algarve obtiveram uma medalha de prata, para o vinho tinto “Alvor Colheita Seleccionada 2005” e duas medalhas de bronze, uma para o vinho tinto “Fuzeta 2004” e outra para o vinho rosé “Alvor Rose Syrah 2006”. Também do Algarve, as regiões demarcadas de Portimão e Tavira foram premiadas, com uma medalha de prata, o vinho branco D.O.C. Portimão“Tapada da Torre 2005” e, com uma medalha de bronze, o vinho tinto D.O.C. Tavira “ Terras da Luz 2004”. Parabéns Algarve.

PS: Devo dizer-vos que o Alvor Rose Syrah 2006 é provavelmente um dos melhores Roses que podem beber [br:)] [br:)] [br:)] é uma delicia.

Hoje abri uma garrafa de Herdade dos Grous 2006.
É um vinho jovem bastante equilibrado, com um belo aroma (a fruta madura) e uma cor muito intensa, é bastante opaco.
Não denota muita acidez, é fácil na boca e os taninos são suaves, apesar de bastante presentes.
O final não é curto mas também não é longo. Revela um ligeiro toque de carvalho, nada muito intenso( ou será muito bem integrado ? ) , que lhe confere uma personalidade entre um vinho jovem( e moderno) e algo mais trabalhado......
É sem duvida um bom vinho, fácil de beber, casa na perfeição com a maioria dos pratos, até os mais leves.
apr:)
De 0 a 20, dou-lhe 16. ( ou seja, um BOM )
Recomendo [br:)]

Quatro vinhos portugueses na lista dos 100 melhores

Quatro vinhos portugueses estão na lista dos 100 melhores vinhos do ano, elaborada pela revista norte-americana “Wine and Spirits”.

A revista escolheu também dois produtos portugueses para a sua lista de melhores caves vinícolas do ano.

Os vinhos portugueses escolhidos são o Quinta do Feital Vinho Verde Dourado Alvarinho 2005, o Quinta do Crasto 2004 Douro Reserve, o Taylor Fladgate Porto Vargellas 2004 e o Taylor Fladgate Porto Vargellas Vinha Velha 2004.

No que diz respeito às caves vinícolas portuguesas escolhidas, a “Wine and Spirits” considerou que o Vinho Verde Quinta da Aveleda 06 (90 pontos 8 dólares, 5,65 euros), o Vinho Verde Alvarinho 06 (89 pontos, 12 dólares, 8,5 euros) e o Bairrada Follies 05 (87 pontos, 12 dólares, 8,5 euros) foram os melhores vinhos produzidos pela Aveleda, enquanto o Douro Reserva 02 (90 pontos, 24 dólares, 17 euros), o Douro Prazo de Roriz 05 (88 pontos, 14 dólares, 10 euros) e o Porto Vintage 04 (87 pontos, 55 dólares, 39 euros) foram os melhores vinhos da Quinta de Roriz.

A revista escolheu, por outro lado, seis vinhos portugueses para a sua lista das "100 melhores compras", elaborada com base na relação preço/qualidade.

Esses vinhos são o Portal do Fidalgo Vinho Verde Monção Alvarinho 2006 (91 pontos. 15 dólares, 10,60 euros), o Muros Antigos Vinho Verde Escolha Loureiro 2006 (90 pontos,12 dólares, 8,5 euros), o Fuzelo Vinho Verde Monção (90 pontos, 7 dólares, 5 euros), o Aveleda Vinho Verde Quinta da Aveleda 2006 (90 pontos, 8 dólares, 5,65 euros), o J&F Lurton Douro Pinheiros 2004 (90 pontos, 18 dólares, 12,70 euros) e o Croft Porto Quinta da Roeda 2004 (92 pontos, 45 dólares, 31,80 euros).

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&ContentId=221292

[:cool:]

Atenção pessoal q eu vi um negocio imperdivel p quem gosta de vinhos, não sei se será em todos os supermercados começados por M mas onde vivo as garrafas do tinto Quinta de la Rosa 2004 reserva (preços na ordem dos 30E, pelo q tenho visto) estão misturadas c as garrafas do vinho c mesmo nome mas sem ser reserva, e todas por 13E!!

Eu já levei todas as q lá estavam e acho q vou procurar em outros proximos a ver se o "engano" é geral...

Não avisei na secção da apoio ao cliente...é claro q vou ficar de consciencia pesada mas...vou beber p esquecer!![:D] [:D]
Abraço

É um dos vinhos de eleição em minha casa e na "tasca" q eu tenho...Já o tinha referido numa pagina anterior: boa casa produtora de vinhos (se bem q o Incognito seja demasiado caro p vinho q é), vinho preço ajustado e um bom exemplo do q um vinho alentejado deve ser. Mesmo assim, o Cortes de cima Sirah continua a ser o meu predilecto. Comprei no outro dia um vinho australiano no Modelo, c um nome esquisito, tb casta sirah, q me custou 6 e e q tinha avaliações de 17-18 em varios sites de vinhos. Não me recordo do nome, vou tentar procurar. Achei globalmente inferior ao Cortes de CIma.

Sugestão de branco frutado p resto do verão:
Deixem-se de Muralhas, de Gazela, e outros frescos psudo frutados.

Casa Ermelinda Freitas branco

Mto bom p preço (não chega a 4 euros), excelente na boca, funciona melhor q qualquer vinho "verde" p os pratos tipicos (saladas, mariscos, carnes brancas)

O Sirah cortes de cima é bem bom, também gosto do Sirah da Herdade do Esporão, tem taninos de chocolate.
Quanto à herdade Cortes de Cima, é actualmente um dos melhores produtores de vinho, temos que dar o mérito a uma casa que consegue ter vinhos bons para competir em todos os segmentos. É obra!
Da Cortes de Cima tenho um "Homenagem" para beber. Já me disseram que nasceu das uvas destinadas ao Incognito... se assim for, deve ser excelente, depois coloco o "test drive.

Última edição:
Não entendo muito de vinhos mas pelo que tenho ouvido o Herdade de Perdigão Grande Escolha é uma "bomba"
O Qta do Valado, o Diálogo, o Monte da Peceguina tb tenho muito boas referencias vindas de quem entende do assunto.[;)]

Este fim de semana experimentei a incursão da famosa casa Kopke nos vinhos de mesa.

Bebi um Kopke branco de 2006 e devo dizer que é um vinho muito interessante (não sei quanto custa pois foi-me oferecido em conjunto com uma garrafa de tinto que ainda não abri), fresco e frutado, tendo um aroma marcado de citrinos amargos (lembrando um pouco a toranja) que se prolonga por algum tempo.

É um vinho "matreiro" contudo. Os 4 copitos que bebi pareceram contrariar os 12,5% de álcool que o rótulo indicava ! ;)

Voltar
Superior