Tópico dos Vinhos Portugueses

Este fim de semana foi rico em provas de vinhoa q não conhecia !

6ª feira bebi um Dão, Qunta de Penalva (2001), constituído por Tinta Roriz e Touriga Nacional. Agradável, consistente mas promete muito ao início e depois não "desenvolve". Ou seja, tem um primeiro impacto muito bom e esperamos q de certo modo vá desenvolvendo em algo ainda melhor, o q depois não acontece. Mas é um vinho de facto agradável.

Sábado, começámos com um Herdade de Santa Marta 1999, essencialmente Periquita (Castelão). Este não enganou, fraquinho do principio ao fim. Ou já devia ter sido consumido, ou a sua armazenagem não foi a melhor, ou então o vinho é de si fraco. Bebe-se, mas é muito deslavado!

Mas depois, veio algo que me deixou literalmente de boca aberta. Villa Palma reserva 2002, Aragonês, Tinta Roriz e TRincadeira ! Eu q nem tinha em mt boa conta os vinhos do Sado, fiquei extasiado com este.
Bem encorpado, com um travo forte a madeira e especiarias, deixava um "final de boca" do melhor q já provei até hoje. Não sei o preço do vinho pq foi um amigo q o levou lá para casa para o bebermos ! É daqueles que se fica a beber mesmo depois da refeição a acompanhar uma conversa agradável !

citação:Originalmente colocada por dm101

E por falar em tinto , vou ao Lidl comprar uma garrafa do australiano, que é bem bom.

Já experimentaste o californiano ?
Também não é nada mau;)

Só me falta experimentar o chileno[:X]

E já que falamos de vinhos estrangeiros, deixo-vos a dica para experimentarem um Dornfelder[B)]
A primeira vez que provei foi numa festa de vinicultores em Bad Duerkheim!
É beber até cair para o lado LOL:D Os homens têm uma pedalada... cuidado com eles:D
Nessa pequena vila existem vários produtores e um restaurante fabuloso, é uma pipa gigante(dizem que é a maior do mundo).
Fass.jpg

http://www.duerkheimer-fass.de/

Também provei um vinho licoroso de apanha tardia, isto é, esperam até que caia a primeira neve para apanharem as uvas.
É um vinho extraordinário[B)] ( e caro )

Deixo aqui um vinho que gosto muito:
Abreu Callado - Região Alentejo - é caro, não se compra a menos de 10€ a garrafa, mas as produções de 2000 e 2001 são mto boas.

citação:Originalmente colocada por 3com

Apesar deste tópico ser "exclusivo" de vinhos portugueses, há que abrir excepções( ou melhor garrafas ) :D[8D]

Hoje abri uma garrafa de BayWood Cabernet Sauvignon 2004</u> [:p]
É verdade, encontrei esta garrafinha californiana num supermercado Lidl[:0]
Não é um Cabernet Sauvignon reserva da Baywood mas é um vinho bastante bom para o preço que custa [^]
Acho que nunca tinha bebido um Cabernet Sauvignon tão barato:D e o que é certo é que foi uma surpresa! Aliás, está a ser uma surpresa, pois, neste momento estou com o copo e garrafa ao lado do computador[}:)]

Aqui fica o site do produtor:
http://www.baywood-cellars.com/index.html

Quando forem o Lidl comprem uma destas;)
Agora só me falta experimentar o vinho chileno disponivel no Lidl.... não há duvido que o Lidl tem produtos únicos:D

PS: vão achar a rolha um pormenor interessante;)

fui lá agora buscar duas dessas, a ver vamos, depois digo o que achei

[:p]

é engarrafado na Alemanha, deve vir a granel

MCunha

Marcunha, qual é o preço ? (já não me lembro)

Eu tenho ideia que o rotulo é BayWood mas o vinho é produzido na Alemanha sob acordo....
Os alemães também costumam produzir Cabernet Sauvignon.

Não sou grande apreciador de vinhos.
Bebo esporadicamente. Não aprecio vinho tinto, tendo preferencia pelo branco e, especialmente, o verde branco.
Bebo com alguma frequencia o Quinta da Lixa (verde branco) - http://www.quintadalixa.pt/.
Custa de cerca de 2.5€ a 3€ (depende do Hiper onde se compra) e, segundo a critica, é bastante apreciado e premiado. Dentro do preço é bastante agradável de se consumir.
Sim, já sei que não se comprara com o Palácio da Brejoeira mas...

Este topico tem, infelizmente, estado morto.

Vamos lá por os nossos conhecimentos vinicolas a funcionar.

Sou membro do clube wine.pt e infelizmente o mês passado já não fui a tempo de encomendar o Barca Velha, pois quando dei por isso, já estava esgotado.:(

Mas ja fiz uma nova encomenda de umas boas pomadas[^]

Boas,venho a este tópico pois preciso de alguns conselhos em relação a vinhos.
Tenho dentro em breve um jantar em casa de amigos e fiquei encarregue de levar vinho.
Gostava de saber as vossas opiniões tendo em conta alguns critérios:
Alentejo - pois os donos da casa preferem vinhos alentejanos
Tinto - pois o prato principal será de carne
Preço - que não ultrapasse os 15 euros
Desde já o meu obrigado

citação:Originalmente colocada por jcsm

Tenho dentro em breve um jantar em casa de amigos e fiquei encarregue de levar vinho.
Desde já o meu obrigado

De modo a que possas levar umas quantas garrafitas de uma boa pomada, aconselho-te o Convento da Tomina.
Está em promoção no Feira Nova a 5 euros e pouco e é um dos meus favoritos.
Optimo para beber com carnes grelhadas ou assados.
Tem 14.5 graus mas não é daqueles que se nota o efeito.
Vinho encorpado mas suave de beber. E não faz dor de cabeça no dia seguinte (ao menos que te enfrasques) :D

Devido ao elevado grau alcoolico, aconselho a por o vinho a respirar em decanter 15 a 30 minutos antes de servir.

http://www.vinhoecoisas.pt/detail.ud121?oid=959950&from_zone=Listagem+Cat%E1logo+Por+Pesquisa

Olha, nem de propósito! Fui hoje ao Feira Nova buscar umas coisitas e vi lá à entrada a Feira dos Vinhos.

Já trouxe umas garrafitas e já assinalei no catálogo outras para uma próxima oportunidade mas esse Tomina não estava na minha lista, mas sendo assim... :D

14,5º? Mas isso é vinho de mesa ou é licor? [:0]

Eu não entendo nada de vinhos.

Mas este fds o meu pai fez anos e para o jantar tive de ir comprar vinho.

Andei pela net a navegar (ainda não tinha visto este tópico). E acabei por escolher um vinho de nome ESMERO.

Custou 22€ a garrafa e pelo que os entendidos disseram, valeram bem apena.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por jcsm

Desde já o meu obrigado

De modo a que possas levar umas quantas garrafitas de uma boa pomada, aconselho-te o Convento da Tomina.
Está em promoção no Feira Nova a 5 euros e pouco e é um dos meus favoritos.
Optimo para beber com carnes grelhadas ou assados.
Tem 14.5 graus mas não é daqueles que se nota o efeito.
Vinho encorpado mas suave de beber. E não faz dor de cabeça no dia seguinte (ao menos que te enfrasques) :D

Devido ao elevado grau alcoolico, aconselho a por o vinho a respirar em decanter 15 a 30 minutos antes de servir.

http://www.vinhoecoisas.pt/detail.ud121?oid=959950&from_zone=Listagem+Cat%E1logo+Por+Pesquisa
Boas de facto graças à tua escolha,uma das marcas que levei foi de facto o Convento da Tomina.É realmente um bom vinho[^]não conhecia e desde já irá fazer parte das minhas futuras escolhas.
Gostava era que este tópico que de ínicio teve 6 páginas não acabasse aqui,continuem a participar,a dar idéias e conselhos para manter o tópico vivo.
Um abraço;)

Voltar
Superior