citação:Originalmente colocada por Alpiger
Hoje provei um Quinta do Vallado, do Douro.
Optimo vinho. Suave e encorpado.
7 euros e meio muito bem gastos numa grande pomada.
Boas, confrades de Baco. Até que enfim descubro este tópico!
As minhas modestas opiniões, de apreciador e de quem está no negocio da restauração:
Quinta do Vallado tinto, como disseram. Bastante bom mas atenção que o de
2003 é bastante superior ao de 2004 e, por vezes vê-se a venderem o mais recente pelo preço do outro, como se fosse tudo a mesma "pomada", e não é!
Atrás alguem dizia que achava já ter bebido
Cortes de Cima mas não se lembrava...Caro amigo, então não foi o Cortes de Cima, que bebeu pq desse não se esquecia certamente! Então a casta iraniana (quem disse que do Irão nem bom vento nem bom casamento?) Syrah,
2003, é de cair para o lado. A trincadeira da mesma marca é mais cara mas inferior, no meu entender. Como as garrafitas ainda são puxadotas (13-15 euros), podem escolher um alentejano da mesma propriedade, mais barato e bastante aceitavel:
Chaminé
Ainda no Alentejo (de que gosto particularmente) há o
Quinta da Ervideira (ou será este do Ribatejo? Já não me lembro...)que é barato e mto razoavel e a
Herdade do Pinheiro, que, por 7 euros faz as meninas que dizem não gostar de vinho beberem como se fosse Compal, tal a suavidade. Nem parece alentejano.
Outro bastante bom na ordem dos 7 euros é a
Quinta da Chocapalha tinto 2004, que se bebe mto bem e que tb é boa opção para guardar. Quem quiser gastar uns trocos, vale a pena.
Do Douro temos ainda o "
De la Rosa" por cerca de 7 euros, que os vale inteiramente.
Nos verdes brancos, aconselho vivamente a tentarem encontrar numa garrafeira (nos supermercados ñunca vi) o
Camélia. Um vinho fantástico, na casa dos 4 euros, da Quinta de Landim, ali para os lados de Famalicão. Excelente relação qualidade/preço. Juro pela minha mãezinha!
Vinhos inesqueciveis (e pouco acessiveis, infelizmente): Chriseia tinto 2002(fabuloso), Grou tinto 2001 (fora de serie) e quase todos os da casa Nieport. Abraços e desculpem o testamento mas eu tinha que falar, pá! Boas compras e boas bebidas...
Ah, e os australianos são mesmo bons (alguns,...)