Tópico dos Vinhos Portugueses

Ontem fui ao Feira Nova e aproveitei a promoção de vinhos para comprar algumas novas provas:

- Vinha Grande 2004
- Callabriga
- Herdade do Peso

Alem disso tambem recebi a minha encomenda da Wine.pt com as seguintes garrafas:

- Pintas 2004
- Anwilka (Africa do Sul)
- Herdade do Peso 2003 Reserva
- Quinta do Caldeirão 2003

Conforme for fazendo o "teste", vou informando sobre o resultado.;)

Provei este fim de semana um Callaecia 2003 (Douro)... sem entrar em grandes considerações técnicas, é um Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, e é assim assim... tem q se deixar respirar bem, se se bebe logo é um pouco desagradável (tem um ligeiro azedume), mas depois de respirar uns minutos, revela-se. É agradável sem deslumbrar !

3Com onde andas ?!?! Provei o Quinta de Cabriz, e de facto é uma excelente opção para vinho corrente. Está ao nível de vinhos que estão, teoricamente, uns furos acima !

Tenho lá em casa para experimentar um Vinha da Defesa Rose (esporão) e um Alento, Alentejano 2005 que me foi bastante bem referenciado !

Alpiger, tb já me falaram mt bem desse Herdade do Peso ! Quando fizeres o teu test-drive avisa !;)

Caros colegas, já tinha saudades deste tópico :D

hpventura, ainda bem que gostaste do Quinta de Cabriz.
Defacto é um vinho interessante para o seu reduzido preço, inferior a 3 €.

Neste ultimos tempos subi a fasquia[B)]
A minha mulher chama-me louco mas depois de experimentar bons nectares, é dificil baixar o controlo de qualidade. hehehehe
Aproveitei a feira dos vinhos do Jumbo e comprei umas caixas [8D]
Ataquei o Casa de Santar Reserva 2003, Casa de Santar 2003, Duque Viseu, João Portugal Ramos "ARAGONÊS".

Destes 4 vinhos o que mais destaco é o C. Santar Reserva 2003.
Extremamente aveludado na boca, uma acidez bastante boa e uma final persistente, que pede mais um golo[B)]:D
É um vinho muito elegante e que acompanha qualquer bom prato de carne ou até um peixinho assado [B)]

Como dica, experimentem o Alvarinho do Lidl[:0]
Bem fresco evergonha vinhos muito mais caros [^][^] Com um arroz de tamboril e uns camarões grelhados, é um espectaculo[B)]
Adorei a experiência. EXPERIMENTEM</u> ;)

Ora aqui está um tópico bastante interessante...

Sou um admirador dos vinhos de João Portugal Ramos, quer nas castas Alentejanas quer nas Ribatejanas.

O meu mais recente hobby é mesmo a vitivinicultura, herdei uma vinha da parte da minha mulher e com a ajuda, sabedoria e conselhos do avô dela trato daquilo ao fim-de-semana para aliviar o stress do trabalho... excelente terapia.

Peguei naquilo o ano pasado por alturas da poda e este ano fiz a minha 1ª vindima. São castas tipicas da Bairrada; Maria Gomes, Santarém, Baga, etc...

Daqui a uns meses vamos ver o que sai.

Provei ontem o vinha da Nora 2001. Excelente vinho.
Um vinho com uma prdominancia de Syrah, que lhe confere um paladar forte e encorpado.
Recomendo vivamente.

Ontem abri um 7,5cl tinto "Pegos Claros" 1999. [B)][B)]
É um vinho tinto muito equilibrado e de uma única casta, Castelão.
A sua acidez é bastante controlada e, na boca revela-se bastante aveludado, com ligeiro toque de carvalho(proveniente do estágio de um ano em barricas de carvalho francês).
O final é bastante bom, aguça o paladar e convida a mais um pouco.
O seu preço ronda os 5 a 6 Euros, numa boa garrafeira.
Recomendo vivamente, pois, além da experiência única de provar um vinho de uma única casta, a sua relação preço qualidade é muito boa, para não dizer excelente[^]

6050022.JPG

PS: é um vinho das Terras do Sado :)

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Existe um blog aonde se pode aprofundar os nossos conhecimentos sobre vinhos, especialemente ver algumas provas e comentarios sobre os mais diversos vinhos.

http://www.os5as8.com/

Essa page é bastante boa, só é pena eles terem "acabado com ela".... deixaram de actualizar.
Há muito que é a referência entre os sites portugueses.
Vale mesmo a pena consultar[^]

Boas

Hoje comprei o quinta de cabriz para experimentar, seguindo os vossos conselhos. Comprei também uma garrafa de planura e outra de monte da asseiceira.

Outros vinhos que me lembre (não sou conhecedor) são, por exemplo, farizoa, cortes de cima (acho que é assim), D. Ermelinda (também não tenho a certeza deste nome), monte de anforas. Conhecem algum destes?

Cortes de cima sei q já bebi, mas nao me recordo se gostei se nao.

D. Ermelinda, é da Casa de Ermelinda Freitas - Fernã Pó - Pegões. Dos vinhos acessíveis, Pegões está com vinhos bons, mesmo o Adega de Pegões é um vinho muito aceitável.
Estamos a falar de vinhos correntes muito baratos

Já me disseram que o "Adega de Pegões Colheita seleccionada" é muito bom.
Tenho que o experimentar.

Hoje experimentei um " Barão do Sul ".
Mais um vinho da península de Setúbal mas desta vez não é um mono casta.
A casta dominante é a Periquita mas na boca a Cabernet Souvignon revela-se e, dá-lhe um final muito guloso.... Vai mais um copo ? heheheh
Na boca é um vinho muito equilibrado, quer em acidez quer no taninos, contudo não esperem um vinho muito complexo, pois, parece que alguns sabores estão escondidos....
Mas por 4,00 a 5,00€ não se pode esperar um supra sumo.
Mais informações:
http://www.cachamoa.com/

Em resumo, se por um lado não se destaca dos bons vinhos desta gama, por outro revela uma personalidade diferente. Será do Cabernet Souvignon ? [:0]
Aconselho a experimentarem;)
Se estão fartos do "vinho tradicional", experimentem este, de certeza que vão gostar e, provavelmente vão encontrar algo de diferente nele, tal como eu achei:)

PS: serviu para acompanhar uma vitela estufada com cogumelos e batada doce frita com pimenta [B)]

E este, conhecem ?

w18.jpg

Poderia ser um grande vinho se o final não revelasse um travo a alcool ligeiramente forte para o meu gosto.

Sendo assim, nesta gama de preços e da região de Setubal, continuo a preferir o Pegos Claros[8D]

PS: Durante esta semana está agendada a prova de um vinho da adega de Pegões.
( dizem que estão em grande.... a ver vamos [8D] )

Hoje abri uma Herdade do Peso Reserva 2003.
Um verdadeiro vinho alentejano. 14 graus e um travo forte, tipico desta região.
Alem do seu sabor intenso, bebe-se bem, devendo deixar respirar um pouco antes de consumir.
Bom para acompanhar uma carne assada ou caça.

241x148n101056899843d11if9.th.jpg

Durante o período das festas comprei uma caixa de "Tapada do Barão", Alentejo,ainda não provei (foi aconselhado por uma pessoa amiga).

Existe aqui alguém no fórum que conhece este vinho,ou que já tenha provado?

Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Hoje provei um Quinta do Vallado, do Douro.

Optimo vinho. Suave e encorpado.
7 euros e meio muito bem gastos numa grande pomada.
Boas, confrades de Baco. Até que enfim descubro este tópico!
As minhas modestas opiniões, de apreciador e de quem está no negocio da restauração:

Quinta do Vallado tinto, como disseram. Bastante bom mas atenção que o de 2003 é bastante superior ao de 2004 e, por vezes vê-se a venderem o mais recente pelo preço do outro, como se fosse tudo a mesma "pomada", e não é!

Atrás alguem dizia que achava já ter bebido Cortes de Cima mas não se lembrava...Caro amigo, então não foi o Cortes de Cima, que bebeu pq desse não se esquecia certamente! Então a casta iraniana (quem disse que do Irão nem bom vento nem bom casamento?) Syrah, 2003, é de cair para o lado. A trincadeira da mesma marca é mais cara mas inferior, no meu entender. Como as garrafitas ainda são puxadotas (13-15 euros), podem escolher um alentejano da mesma propriedade, mais barato e bastante aceitavel: Chaminé

Ainda no Alentejo (de que gosto particularmente) há o Quinta da Ervideira (ou será este do Ribatejo? Já não me lembro...)que é barato e mto razoavel e a Herdade do Pinheiro, que, por 7 euros faz as meninas que dizem não gostar de vinho beberem como se fosse Compal, tal a suavidade. Nem parece alentejano.
Outro bastante bom na ordem dos 7 euros é a Quinta da Chocapalha tinto 2004, que se bebe mto bem e que tb é boa opção para guardar. Quem quiser gastar uns trocos, vale a pena.
Do Douro temos ainda o "De la Rosa" por cerca de 7 euros, que os vale inteiramente.
Nos verdes brancos, aconselho vivamente a tentarem encontrar numa garrafeira (nos supermercados ñunca vi) o Camélia. Um vinho fantástico, na casa dos 4 euros, da Quinta de Landim, ali para os lados de Famalicão. Excelente relação qualidade/preço. Juro pela minha mãezinha!

Vinhos inesqueciveis (e pouco acessiveis, infelizmente): Chriseia tinto 2002(fabuloso), Grou tinto 2001 (fora de serie) e quase todos os da casa Nieport. Abraços e desculpem o testamento mas eu tinha que falar, pá! Boas compras e boas bebidas...
Ah, e os australianos são mesmo bons (alguns,...)

Mais um apreciador para manter o topico vivo [^]

Este topico tem estado muito parado. Vamos lá actualizando isto com novas provas de pomadas e novidades.

Alguem sabe onde se vende vinho tinto de morangueiro?

este fds bebi disso mas era caseiro, mto bom[:p][B)][B)] foi pena foi ter ido conduzir e como tal tive de beber pouco, 2copitos.;)

mas era mto bom, ouvi dizer que é proibida a venda pk diz que provoca alucinações...será verdade? a minha que eu notasse não me fez nada de especial[:I]

É impressão minha ou em 7 páginas ninguém falou em....Monte Velho?

Um Mazouco cai muito bem com queijos.

Na semana passada bebi um Lima Mayer maravilhoso. Carote mas vale a pena.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Alguem sabe onde se vende vinho tinto de morangueiro?
...
mas era mto bom, ouvi dizer que é proibida a venda pk diz que provoca alucinações...será verdade? a minha que eu notasse não me fez nada de especial[:I]

Pelo menos até há pouco tempo era proibida a produção e comercialização na Europa.

Como talvez saibas, quase todo o vinho que conhecemos é criado em videiras bravas ou selvagens (Vitis sylvestris) que são depois enxertadas com a especie Vitis vinifera, uma especie europeia. Todas as castas usuais (portuguesas, francesas, etc) que conhecemos na Europa são desta especie Vitis vinifera.

O vinho morangueiro, vinho de cheiro ou vinho americano como é chamado em vários locais do Continente ou das ilhas é feito a partir duma videira brava que de origem americana, a Vitis Labrusca, sem levar posteriormente qualquer enxerto.

É consensual que apenas a especie europeia Vitis vinifera consegue criar vinhos de qualidade. A maioria das pessoas diz que os vinhos sem ser desta especie não passam de sumos com Álcool, mais ou menos adocicados. Para além da qualidade, houve problemas de intoxicações há umas décadas o que levou À sua proibição em Portugal e na restante Europa. No tempo da ditadura houve mesmo estudos que concluiram que existia uma maior incidência de deficiência mental na população que consumia este vinho.

No entanto, o vinho continua a ser produzido de forma muito limitada e artesanal em países como Portugal, França, Itália entre outros.

Há cerca de dois anos lembro-me de ler que havia estudos que defendiam o fim da proibição pois na verdade este não era nocivo à saúde, que os problemas que ocorreram no passado tinham a ver com os processos de fabrico artesanal. Nessa altura houve mesmo um pedido no Parlamento europeu a pedir o fim da proibição, defendendo que perigoso não era o vinho em si, mas sim a falta de controlo sobre um produto que continua a ser produzido artesanalmente às escondidas. Mas não sei como ficou essa história.

Pelo sim pelo não, não é vinho que eu tenha qualquer interesse em consumir.

Voltar
Superior