Tópico dos Vinhos Portugueses

Vinho tinto que bebido ultimamente e que gostei. Sim, sou mulher e aprecio uma boa vinhaça, sempre tinto:

- Casa de Santar
- Quinta de Cabriz
- Cistus
- Monte Velho
- Mazouco (se não me engano era esse o nome)
- Esteva tb é bom.

Se for de Reserva melhor, mas é mais caro. Esses são espectaculares.

Ao contrário do que alguém disse acho que um vinho não é bom pelo grau de alcool que tem. Já tenho bebido vinho de 11,5% e era bom, como a das Caves de Sta. Marta.

Boas compras! :)

Vinho tinto que bebido ultimamente e que gostei. Sim, sou mulher e aprecio uma boa vinhaça, sempre tinto:

- Casa de Santar
- Quinta de Cabriz
- Cistus
- Monte Velho
- Esteva tb é bom.

Ao contrário do que alguém disse acho que um vinho não é bom pelo grau de alcool que tem. Já tenho bebido vinho de 11,5% e era bom, como a das Caves de Sta. Marta.

Partilho da tua opinião.

E curiosamente também não sou grande apreciador de vinhos do Alentejo, acho-os demasiado brutos e secos, pelo menos daqueles que já experimentei (Esporão, Montes claros, Malhadinha) não gostei muito. Prefiro Dão (cabriz ou santar) e alguns do douro.

Mas também não sou nenhum expert, nem de perto, nem de longe, mas também só bebo tinto, branco muito raramente e rosé nunca mais na vida.

- Casa de Santar
- Quinta de Cabriz
- Cistus
- Monte Velho
- Esteva tb é bom.

O Quinta de Cabriz foi um excelente vinho. Ultimamente parece-me que a Dão Sul quer é vender e os padrões de qualidade diminuiram e passou a ser apenas mais um vinho do Dão. Bebe-se bem e é barato e por isso vende-se muito, mas é apenas uma sombra do que foi em tempos. Um Qta de Cabriz Colheita Selecionada 2001 era um óptimo vinho. Agora parece que a Dão Sul faz da Casa de Santar o símbolo de qualidade e da Qta de Cabriz a marca low cost... Mas se houver dinheiro pode sempre degustar um Qta de Cabriz Four C de 2004 ou 2006 por exemplo. Isso sim! [br:)]

Minimo dos minimos 13,5º
Como é para oferecer, o Esporão é uma boa escolha, pois o nome também conta. Podemos estar a oferecêr a alguém um vinho muito superior , mas o nome não sêr conhecido, e não fazer-mos a mesma figura.

Falou-se aí num "Bafarela" pena sêr tão raro.

Gosto muito dos vinhos da Quinta de Catralvos, em Azeitão, tais como; "Luxus 2005", "Amo-te", "Lisa", "Marquês do Lavradio" etc..

....tou a ficar com sede[;)]

Minimo dos minimos 13,5º
Como é para oferecer, o Esporão é uma boa escolha, pois o nome também conta. Podemos estar a oferecêr a alguém um vinho muito superior , mas o nome não sêr conhecido, e não fazer-mos a mesma figura.

Falou-se aí num "Bafarela" pena sêr tão raro.

Gosto muito dos vinhos da Quinta de Catralvos, em Azeitão, tais como; "Luxus 2005", "Amo-te", "Lisa", "Marquês do Lavradio" etc..

....tou a ficar com sede[;)]

Há pessoas que bebem muito vinho mas não sabem apreciar um bom vinho.

Há tempos levei duas garrafas de Má Partilha (casta Merlot, que adoro) para um jantar, que tinha sido convidado, e o pessoal preferiu beber o Esteva, que diziam que era melhor [8b]

Desta forma, aproveitei e juntamente com a Maria bebemos o vinho um magnifico vinho em vez de um vinho corrente [:D]

Para impressionar uma pessoa (como o sogro), oferecer um vinho bom e caro é fácil.

Bom mesmo, é mostrarem que são profundos conhecedores e que sabem gerir muito bem o vosso (e porque não o dele...) dinheiro. [:D]

Mas a sério, neste momento, o Esteva (e passa a publicidade) é um dos melhores na relação preço/qualidade.

E sempre podes dizer ao teu sogro que aquilo é da casa Ferreirinha... (ver site e pomadas que lá se fazem...).

E que seja ele depois a gastar dinheiro em vinho, que para um rapaz em princípio de vida, que sejam os outros a gastá-lo. [;)]

Para impressionar uma pessoa (como o sogro), oferecer um vinho bom e caro é fácil.

Bom mesmo, é mostrarem que são profundos conhecedores e que sabem gerir muito bem o vosso (e porque não o dele...) dinheiro. [:D]

Mas a sério, neste momento, o Esteva (e passa a publicidade) é um dos melhores na relação preço/qualidade.

E sempre podes dizer ao teu sogro que aquilo é da casa Ferreirinha... (ver site e pomadas que lá se fazem...).

E que seja ele depois a gastar dinheiro em vinho, que para um rapaz em princípio de vida, que sejam os outros a gastá-lo. [;)]

Sempre pode dizer que é feito das mesmas vinhas do Barca Velha [:D]

Dá mais estilo [:D]

Tapada de Coelheiros
Chaminé
Quinta de La Rosa
Quinta de Pancas

Sem ires à falência, são as sugestões que me saltam à memória de repente.

O Tapada de Coelheiros é um vinho que de facto me enche as medidas apr:)
Bebo uma garrafa na boa, enquanto o diabo esfrega um olho [:D]

Atenção a uma coisa, alguns vinhos e em especial os alentejanos fortes, precisam ser decantados 30 minutos antes de servir.

Um vinho bebido logo depois de aberto pode ter um sabor demasiado forte mas depois de decantado tem um sabor magnifico.

Atenção a uma coisa, alguns vinhos e em especial os alentejanos fortes, precisam ser decantados 30 minutos antes de servir.

Um vinho bebido logo depois de aberto pode ter um sabor demasiado forte mas depois de decantado tem um sabor magnifico.

Tão importante como decantar o vinho, é a temperatura a que este é servido, pois assiste-se a verdadeiras atrocidades a este nectar tão precioso. Já cheguei a ver meter vinhos de €15 no frigorífico [:D]
Ou ver servir no Verão um bom vinho à temperatura ambiente...

Tão importante como decantar o vinho, é a temperatura a que este é servido, pois assiste-se a verdadeiras atrocidades a este nectar tão precioso. Já cheguei a ver meter vinhos de €15 no frigorífico [:D]

Tambem, tambem [;)]

Ou então como é usual ver nos restaurantes garrafas de vinho carissimas junto a fontes de calor e expostos ao sol [8b]

...
Depende da temperatura ambiente. [:D]

Mas no rótulo vem a temperatura média a que deve ser servido. Não tem de enganar.

Convém também ter o mesmo cuidado com a temperatura de armazenamento. Não só pela temperatura em si, mas pela variação da mesma.

Gastar fortunas em garrafas para depois se beber zurrapa, é mesmo um desperdício.

Depende da temperatura ambiente. [:D]

Mas no rótulo vem a temperatura média a que deve ser servido. Não tem de enganar.

Convém também ter o mesmo cuidado com a temperatura de armazenamento. Não só pela temperatura em si, mas pela variação da mesma.

Gastar fortunas em garrafas para depois se beber zurrapa, é mesmo um desperdício.

O vinho tinto deve ser servido entre os 16 e os 18 graus.

Qual é problema de meter vinhos de 15€ no frio ?? ... Tudo depende da temperatura ambiente ...

No verão nao hesito em colocar uma garrafa de vinho tinto meia hora no frio ...

Eu bebo como me sabe bem ... nao como dizem que é melhor ... senao comia o leitão frio como manda a lei ...

Última edição:
Uma vez - e juro que até me doeu o coração - num restaurante com boa reputação, tive que mandar para trás uma garrafa de Quinta do Cotto porque estava tépido.

Acabei por pedir uma Coca-Cola, pois não iria gastar dinheiro num vinho (por muito barato que fosse) cujas condições de armazenamento eram claramente deficientes.

Voltar
Superior