O conceito GT surgiu há já muitos aninhos atrás para classificar veículos de prestações mais generosas que mais tarde vieram a dar em "desportivos" ...e que mais tarde deram origem a 'super-desportivos', 'desportivos', 'hatchbacks' e outros tantos.
...tudo marketing.
Sem dúvida que um F430, igualmente potente, mais leve, motor central, etc. poderá ser considerado mais desportivo mas, independemente do seu peso, o desempenho do Continental GT bem como o seu próprio design, fazem dele igualmente um desportivo. Nâo é o melhor exemplo de 'carro de corrida', concordo.
Mas ainda assim, basta compará-lo com os seus manos não desportivos 'Flying Spur' ou 'Arnage', para perceber que a ideia do fabricante foi conceder ao Continental uma vocação nitidamente desportiva e na minha modesta opinião, conseguiram-no perfeitamente. Eu considero o Continental GT um super-desportivo pela sua performance e pelo seu preço da mesma forma que tenho a mesma consideração pelos Aston Martin.
Ser desportivo, para mim, não implica que tenha que ser tão eficaz em circuito como os mais eficazes.
Michael
Trocaste-te um pouco ao inicio.
Os GT's não evoluiram para desportivos. Os desportivos já existiam desde que o carro é carro, já que a primeira coisa que fizeram depois de inventar a máquina foi pô-la a correr e as marcas que mais nome criaram no inicio do séc XX, ou faziam carros de corridas que podiam ser conduzidos na estrada, ou então eram gigantes super-luxuosos. Basta ver o que era a Alfa Romeo nessa altura, a Bugatti, a Rolls-Royce e a Bentley. Eram tudo de extremos ideológicos (criando, no processo, máquinas fascinantes com propósitos bem definidos. não como agora em que 1 carro tenta ser tudo ao mesmo tempo não fazendo nada verdadeiramente bem)
O conceito GT foi inventado pela Lancia no final da década de 40 ou inicio da de 50 (não sei ao certo) e surgiu da necessidade de fundir num carro só altas performances e luxo.
O que melhor define GT é "effortless performance", performance sem esforço, e apesar de estarem longe das proezas dinâmicas de um verdadeiro sports-car, permite grandes tiradas a alta velocidade, mas com niveis de "apaparicamento" dignos de limousine com chauffer[
A carroçaria pré-determinada para melhor ilustrar o conceito foi a de coupé, já que permitia a distânciação visual das berlinas, e a aproximação às desejáveis formas dos verdadeiros sports-cars.