Tópico Ferrari - Il Cavallino Rampante

O conceito GT surgiu há já muitos aninhos atrás para classificar veículos de prestações mais generosas que mais tarde vieram a dar em "desportivos" ...e que mais tarde deram origem a 'super-desportivos', 'desportivos', 'hatchbacks' e outros tantos.
...tudo marketing.

Sem dúvida que um F430, igualmente potente, mais leve, motor central, etc. poderá ser considerado mais desportivo mas, independemente do seu peso, o desempenho do Continental GT bem como o seu próprio design, fazem dele igualmente um desportivo. Nâo é o melhor exemplo de 'carro de corrida', concordo.
Mas ainda assim, basta compará-lo com os seus manos não desportivos 'Flying Spur' ou 'Arnage', para perceber que a ideia do fabricante foi conceder ao Continental uma vocação nitidamente desportiva e na minha modesta opinião, conseguiram-no perfeitamente. Eu considero o Continental GT um super-desportivo pela sua performance e pelo seu preço da mesma forma que tenho a mesma consideração pelos Aston Martin.

Ser desportivo, para mim, não implica que tenha que ser tão eficaz em circuito como os mais eficazes.

Michael

Trocaste-te um pouco ao inicio.
Os GT's não evoluiram para desportivos. Os desportivos já existiam desde que o carro é carro, já que a primeira coisa que fizeram depois de inventar a máquina foi pô-la a correr e as marcas que mais nome criaram no inicio do séc XX, ou faziam carros de corridas que podiam ser conduzidos na estrada, ou então eram gigantes super-luxuosos. Basta ver o que era a Alfa Romeo nessa altura, a Bugatti, a Rolls-Royce e a Bentley. Eram tudo de extremos ideológicos (criando, no processo, máquinas fascinantes com propósitos bem definidos. não como agora em que 1 carro tenta ser tudo ao mesmo tempo não fazendo nada verdadeiramente bem)

O conceito GT foi inventado pela Lancia no final da década de 40 ou inicio da de 50 (não sei ao certo) e surgiu da necessidade de fundir num carro só altas performances e luxo.
O que melhor define GT é "effortless performance", performance sem esforço, e apesar de estarem longe das proezas dinâmicas de um verdadeiro sports-car, permite grandes tiradas a alta velocidade, mas com niveis de "apaparicamento" dignos de limousine com chauffer[:D]
A carroçaria pré-determinada para melhor ilustrar o conceito foi a de coupé, já que permitia a distânciação visual das berlinas, e a aproximação às desejáveis formas dos verdadeiros sports-cars.

Falas que é desportivo pelo preço?? Agora a "desportividade" vê-se no preço?

O preço, utilizo-o para justificar apenas o "super" em "super-desportivo".

Exemplo:

O Ariel Atom tem a performance de um super-desportivo, mas não tem o preço de um, como tal não o considero um super-desportivo.

O Continental GT, tem o preço de um super-desportivo e a performance muito próxima disso também, pelo que considero-o um super-desportivo.

E por exemplo um Cayenne Turbo S é um desportivo? anda bem e é caro... Mas será desportivo.

O Cayenne nâo é caro do (meu) ponto de vista de 'super-desportivo', mas sem dúvida que tem performances desportivas.
Nunca me lembrei de chamar 'desportivo' a veículos desse tipo, no entanto, a verdade é que SUV significa "Sport Utility Vehicle" e poucos serão os modelos que melhor justificarão essa nominação do que o Cayenne.

Michael

O conceito de desportivo, tal como muitos outros rótulos, é sempre muito subjectivo. Considerar o Conti GT um desportivo, depende de cada um, o que é certo é que não tem nada a ver com o F430, por exemplo. Agora, o Conti GT é muito bom naquilo que faz, é acima de tudo um carro (muito) rápido, mais do que ser um desportivo (na minha opinião). E para fazer viagens sem dúvida que deve ser bem melhor que o F430. Mas se o Simãozinho prefere vir no Ferrari, é porque aquilo é mesmo grande máquina :p

art_22716_3_13.jpg

art_22716_3_14.jpg

art_22716_3_15.jpg

art_22716_3_16.jpg

art_22716_3_17.jpg

art_22716_3_18.jpg

art_22716_3_19.jpg

art_22716_3_20.jpg

Não me interpretem mal.
Se tivesse que gastar €300 mil num automóvel, seria sem sombra de dúvidas um Ferrari. Um 430 Spider, ou um 599 se conseguisse lá chegar.
Aproveito para recomendar um documentário da National Geographic:
Ultimate Factory - Ferrari
Consegue-se apanhar no YouTube.
(assistimos à construção de um 599 a partir do nada) ...e no fim, até achamos o carro barato. ...e talvez ajude muitos a perceber, porque tantos outros têm uma paixão tão especial pela marca do cavallino rampante...
:)

Contudo, a minha preferência não me cega ao ponto de achar que um Vanquish ou um Continental GT não me satisfizessem igualmente do ponto de vista dinâmico. ...pelo contrário, acho que ficaria muito contente com o pontapé nas costas do binário do Continental.

Michael

PS - Ou este novo Dino que está soberbo!! :-P

Última edição:
Eh lá eu nem costumo gostar muito dessa cor, mas nessas novas fotos o California está bem melhor do que nas anteriores :D Já começo a gostar mais.
Agora é que os americanos vão comprar Ferraris com fartura!

É que assim de repente, não vi melhor forma de comentar o post do "carlos andrade".

Independentemente das características de super-desportivo (performance e preço) do Continental GT, a própria sigla "GT" sempre foi usada em carros com aspiração ou cariz desportivo, seja em que língua for, seja em que parte do globo for.

Michael

Se já não o consideram um desportivo...considerá-lo um Super Desportivo é uma pouco hilariante!":)"

Mas pronto...até o próprio Jay Leno aquando da saida do Continental GT pegou num Muscle Car antigo e meteu-lhe um motor enorme e disse que via o carro como concorrente do Continental GT![:)]

Curiosamente esse azul assenta-lhe melhor que o vermelho, o que não deixa de ser estranho porque pra mim Ferrari é/era sempre vermelho.
Com capota melhora a nivel da harmonia estética.
Quando chegar o meu logo confirmo isso. :D

Em vermelho ou em azul, fica lindo!

Apesar nao gostar muito deste tipi de carros, nomeadamente as versoes spyder [:D], acho que está sem sombra de duvidas LINDO! apr:)

Não me interpretem mal.
Se tivesse que gastar €300 mil num automóvel, seria sem sombra de dúvidas um Ferrari. Um 430 Spider, ou um 599 se conseguisse lá chegar.
Aproveito para recomendar um documentário da National Geographic:
Ultimate Factory - Ferrari
Consegue-se apanhar no YouTube.
(assistimos à construção de um 599 a partir do nada) ...e no fim, até achamos o carro barato. ...e talvez ajude muitos a perceber, porque tantos outros têm uma paixão tão especial pela marca do cavallino rampante...

Contudo, a minha preferência não me cega ao ponto de achar que um Vanquish ou um Continental GT não me satisfizessem igualmente do ponto de vista dinâmico. ...pelo contrário, acho que ficaria muito contente com o pontapé nas costas do binário do Continental.

Michael

PS - Ou este novo Dino que está soberbo!! :-P

mas bem, satisfazer a nivel dinamico ou a nivel de andamento...é que o pontape nas costas so mesmo se refere a nivel de andamento.
um lotus base de 136 cavalos é gigantescamente mais desportivo que um bentley continenental gt speed de 650cv
A exemplo um classe s 600 anda que se desdanha custa para cima de um dinheirao e de desportivo tem zero de zero..

desportivo o bentley nao tem nada de nada...por favor...

Voltar
Superior