mcag
New member
citação:Originalmente colocada por mundano
citação:Originalmente colocada por mcag
Concordo contigo.
São 8 co-processadores (7 de trabalho 1 de "redundância") "controlados" por um processador tipo PowerPC. Essa do emotion engine é nova pra mim.
Quanto à facilidade de programação ainda é pra mim uma questão em aberto. É verdade que tanto co-processador obriga a trabalho extra para tirar proveito das capacidades multiprocessamento, mas também é para aí que se está a evoluir actualmente, cada vez mais multiprocessamento. Não sei... o tempo o dirá.
Cumprimentos
Um dos co-processadores vem desactivado de fabrica apenas para diminuir o "ratio" de chips defeituosos.. Pelo que nem vale a pena pensar nele.
Quanto aos co-processadores no fundo o que eles fazem é o que fazia o Emotion Engine da PS2, são chips SIMD, e ambos foram desenvolvidos maioritariamente pela Toshiba.. Sendo que no CELL também entra a IBM.. no fundo o que faz cada um dos co-processadores era o que fazia o Emotion Engine da PS2 e o Core PowerPC apenas controla o trabalho dos co-processadores.. Assim fica, 6 unidades com possibilidades de tratar 6 threads para os jogos, uma thread para o sistema da própria consola e o core PowerPC a controlar tudo isto.
Se o Emotion engine era considerado complicado, o CELL apenas multiplica essa complicação. O normal durante as primeiras gerações é que os jogos usem apenas uma das unidades sinergéticas ficando as outras a trabalhar em vazio.
Mas no que toca ao multi processamento apenas a Wii fica de fora, porque a Xbox360 também não tá mal servida.. Tem um triplo core PowerPC com multithreading.. Capaz de tratar 6 threads em simultaneo.
Sim estamos de acordo.
Apenas fiz chamada de atenção ao número de co-processadores e de dizeres anteriormente que cada co-processador tinha cada um um emotion engine. Quando na verdade são unidades de processamento com funcionamento semelhante ao do emotion engine usado na ps2, como vieste agora dizer e bem.
Cumprimentos.