Tópico Geral de Jogos para PC

Sinceramente, dou mais prioridade à jogabilidade que aos gráficos... 30fps ou 60fps, não me preocupa muito.
O problema é que a limitação a 30 fps afecta a jogabilidade...

Não me parece muito bem, assim como não consigo perceber jogos que requerem apontar e disparar, serem jogados em comandos e com auto aim :rolleyes:

Trocastes-me o cérebro todo......
eu sei que isto já nao é grande coisa mas queres mesmo dar cabo disto hehe.

Eu quero mesmo ver os primeiros videos de malta a jogar pa perceber se é detalhado como eu gosto ou não.

Se não der pa carregar com 9999 ammo já não tá mau :cool:
Eu também vou esperar para ver alguma coisa in-game.

Mas do que vi até agora não achei nada de extraordinário.
Foram 13 anos desde o último GTA lançado.
Era para se destacarem em alguma coisa, depois de tanto lucrarem com o GTA Online e terem espremido o V até se aproveitar as cascas.

E eu não destruo tópicos. Dei a minha opinião. Se as pessoas não gostam de debater, paciência.

Eu também vou esperar para ver alguma coisa in-game.

Mas do que vi até agora não achei nada de extraordinário.
Foram 13 anos desde o último GTA lançado.
Era para se destacarem em alguma coisa, depois de tanto lucrarem com o GTA Online e terem espremido o V até se aproveitar as cascas.

E eu não destruo tópicos. Dei a minha opinião. Se as pessoas não gostam de debater, paciência.
Quando digo "dar cabo disto " é dar cabo do meu tico e teco, não do tópico :p
É só porque fiquei sem entender a tua opinião mas agora após este segundo post, já entendi.

Mas convenhamos que o trailer de gameplay é curso, e até limitado nos pormenores.
Só mesmo esperando.

Curiosamente quando o gajo entrou para o " BMW " descapotável, ao sair da praceta, foi numa velocidade moderada, não sei se existirá o modo " slow driving " como havia no Mafia II para simular condução normal sem ser sempre kick-down. E além disso fez pisca ( !! ).
Queria ver também as feridas das balas e danos nos objectos, lá está, só esperando.

Curioso pa saber quando vai render em vendas eu não digo na primeira semana ou sequer dia, mas sim na primeira hora....

Pelo que já vi, as armas não ficam à vista como no RDR2.
Se assim for é pena.

Mas ainda são apenas vídeos genéricos.

Outra coisa, afinal só sai po ano que vem para PC ne? eu tava a pensar que saía ao mesmo tempo das PS5, bah.

A vantagem é que pa PC costuma ser optimizado.

Pelo que já vi, as armas não ficam à vista como no RDR2.
Se assim for é pena.

Mas ainda são apenas vídeos genéricos.

Outra coisa, afinal só sai po ano que vem para PC ne? eu tava a pensar que saía ao mesmo tempo das PS5, bah.

A vantagem é que pa PC costuma ser optimizado.
Vai sair primeiro para consolas e depois PC, como é tradição na Rockstar há 20 e tal anos.

Estou a ver no PC quanto vai ocupar. O V já ocupava uns 60 e tal gbs, este vai para os 200

Olha já nem sei quanto ocupava o V da ultima vez que instalei, já faz uns 2 anos que desde que tive gráfica decente, transitei logo para o RDR2.

Mas diria que nos ultimos tempos tanto o RDR2 como o V já ocupam bem mais dos 60 GB.

Por mim é tranquilo, se não couber, arranjo SSD ( nvme ) novo, problema e que andam inflaccionados !!

Mas sim é tradição sair mais tarde para PC mas também optimizado. Veremos.

Cheguei a jogar Far Cry 1 a 15fps, bons tempos, em que tinha drops para 4 ou 5 e artefactos por todo o lado.
Bem, quem se lembra do Rise of the triad? 10fps? Depois saiu o duke nukem! Loucura total! Talvez, tenho ideia que aquilo era um jogo que mais fazia slides.

Última edição:
Olha já nem sei quanto ocupava o V da ultima vez que instalei, já faz uns 2 anos que desde que tive gráfica decente, transitei logo para o RDR2.

Mas diria que nos ultimos tempos tanto o RDR2 como o V já ocupam bem mais dos 60 GB.

Por mim é tranquilo, se não couber, arranjo SSD ( nvme ) novo, problema e que andam inflaccionados !!

Mas sim é tradição sair mais tarde para PC mas também optimizado. Veremos.
Na PS5, se não estou em erro, o RDR ultrapassa os 100gb...

Não jogo nada de especial para aí desde 2011 (:D), no entanto andar na internet sem apanhar com content sobre GTA VI é complicado.

Acho que a malta está esquecida que a Rockstar sempre puxou as consolas aos seus limites. Desde a PS2 com a trilogia (III, VC, SA) em que sobretudo no último aquilo era mesmo ao limite. Acho que fazia 30fps, mas a borrar-se para nos dar aquele mapa enorme em que estava ttudo tão bem oleado que a consolar só renderizava o que vias À tua frente, o que ficava de lado desaparecia para libertar a VRAM para o que estavas a ver.

Depois o Cell da PS3 foi uma dor de cabeça para os devs, tinha muito potencial mas qdo era novidade toda a gente ficou à toa. É por isso que o GTA IV e V correm melhor na XBX360. +/- a 30fps, na PS3 é comum chegar aos 20fps, e isto com uma resolução base para aí de 670p ou lá o que era.

Acho que muita gente se esqueceu que o GTA V saiu na PS3 e foi desenhado originalmente com este hardware em mente. Tinha muitas limitações, mas corria. E como disse, no máximo a 30fps, muitas vezes abaixo disso.

Depois saiu na PS4 e PC (aqui é onde há mais potencial, se tiveres um PC "a sério"). Na PS4 além de gráficos melhorados (mais vegetação, mais NPCs, mais carros acho, melhores texturas) salvo erro já corria a 1080p a 30fps. Melhorias all around, mas mantendo os 30fps!

Só num bom PC fazia mais do que 30fps e em consolas só na PS5 em 2022 tiveste 60fps (além de outras melhorias grandes da versão PS5/Enhanced).

Portanto é óbvio que o GTA VI iria sair a 30fps. A Rockstar dá sempre prioridade aos assets, tamanho do "mundo", gráficos e coisas que podes fazer. E em consola há sempre compromissos que tens de fazer.

Isto é um jogo mainstream, se os 30fps forem sólidos o público geral aceita. Sim eu sei, nas consolas atuais os 60fps tornou-se o padrão, mas isto não é um jogo qlq e não nos devemos tb esquecer que a maioria dos jogos de PS5 não foram feitos de raíz para PS5, são remasters ou são jogos que foram cross gen.

Por isso é normal que na PS5 corram todos a 60fps.

Nem a PS5 Pro vai correr isto a 60fps, para isso vão ter de esperar pela PS6, que vai custar mais de €1k mentalizem-se já disso.

O mítico RDR2 corre magnificamente a 30fps na PS4 e é um jogo lindo. Nunca joguei, mas toda da gente diz maravilhas.

O GTA V Legacy (nem sequer é o Enhanced) em PC ocupa para aí 120 GB. Este GTA VI é bem provável que seja pelo menos 200GB, e isto já assumindo uma muito boa otimização e compressão de texturas e afins possível nestas consolas de última geração com grande bandwith e discos NVME super rápidos vs os velhinhos HDD das consolas da geração anterior.

Vai sair primeiro para consolas e depois PC, como é tradição na Rockstar há 20 e tal anos.

Estou a ver no PC quanto vai ocupar. O V já ocupava uns 60 e tal gbs, este vai para os 200
Desde o GTA III que me lembro da versão PC sair sempre no ano seguinte às consolas. Joguei o III primeiro em casa de um amigo que tinha PS2, depois joguei em PC no ano seguinte e daí para a frente joguei o VC e SA no PC quando saíram. Não morri por esperar um ano, mas não havia o hype dos dias de hoje.

O GTA IV era super puxado para o meu PC da altura e não tive nenhum consola pós PS2 Slim (que só tive para jogar GT4). Aliás só hoje bem mais de 10 anos consegues jogar o GTA IV com bom fps e gráficos e mods num PC médio/alto. Mesmo em 2009/2010 um PC super high end tinha dificuldade com o GTA IV, era um jogo muito à frente à época.

E diz quem percebe disto que a história e mesmo gameplay, NPC behavior etc. é superior no IV ao V, que ficou mais arcada.

A última vez que vi algo correr a 30 fps em hardware meu foi o crysis em 2007/2008, fiz alt+f4 e fui comprar uma placa gráfica nova.

Ridículo em 2026 rodar algo a 30 fps, isso até deve dar dor de cabeça e tonturas.

Pois, por isso é que o pessoal sai dos filmes todo zonzo, aquilo só dá 24 fps :ROFLMAO:

E as TVs a 25 fps vendem aspirina e vomidrine às paletes ...

Desde o GTA III que me lembro da versão PC sair sempre no ano seguinte às consolas. Joguei o III primeiro em casa de um amigo que tinha PS2, depois joguei em PC no ano seguinte e daí para a frente joguei o VC e SA no PC quando saíram. Não morri por esperar um ano, mas não havia o hype dos dias de hoje.

O GTA IV era super puxado para o meu PC da altura e não tive nenhum consola pós PS2 Slim (que só tive para jogar GT4). Aliás só hoje bem mais de 10 anos consegues jogar o GTA IV com bom fps e gráficos e mods num PC médio/alto. Mesmo em 2009/2010 um PC super high end tinha dificuldade com o GTA IV, era um jogo muito à frente à época.

E diz quem percebe disto que a história e mesmo gameplay, NPC behavior etc. é superior no IV ao V, que ficou mais arcada.
O gta IV para pc, que entretanto foi sendo corrigido ao longo do tempo, teve grandes problemas numa fase inicial por ser uma port lançada à pressa, de fraca optimização.

Além disso era bastante dependente do CPU, coisa que não era muito comum.

O IV de facto nos primeiros tempos foi complicado, e nem era só gráficos, os updates iam corrigindo algumas coisas.

Por vezes os gráficos ficavam com as cores quase neutras já por causa dos estrangulamentos, mas de qualquer forma por mim foi brutal.

É certo que era apenas na cidade, não tinha o mundo diversificado do SA ou do V mas concentraram tudo ali com detalhes incríveis.

Para quem não jogou ambos, basta procurar no YT por diferenças de realismo/physics entre o IV e o V e a diferença abismal, sendo o 4 obviamente melhor, aliás eu considero que o V é propositadamente arcade.

Pois, por isso é que o pessoal sai dos filmes todo zonzo, aquilo só dá 24 fps

E as TVs a 25 fps vendem aspirina e vomidrine às paletes ...
Os 25 fps era nos CRT antigos que quando ficavam muito tempo fazia doer os olhos/cabeça. Agora os LED's e IPS tem cerca de 60 a 120, para ser fluido dependendo de outras características.
Nos CRT antigos como a imagem tinha um certo arrasto a percepção de dos baixos FPS era mais disfarçada.

Voltar
Superior