Tópico "Manuscrito"

apagdo

New member
Ora bem, na era da electrónica, "escrever à mão" está cada vez mais a cair em desuso.

Para piorar a coisa, a maioria das pessoas que conheço, quer profissional (colegas) ou emocionalmente (amigos , família) têm uma caligrafia horrível e na maioria dos casos escrevem atualmente com a mesma caligrafia com que escreviam quando eram crianças, especialmente no caso dos homens.

Nós evoluímos fisicamente e emocionalmente.......aprendemos e desenvolvemos as nossas capacidades a cada dia.........mas porque é que a nossa caligrafia em muitos casos pára no tempo e não a conseguimos aperfeiçoar?

No meu caso, se tiver uma boa caneta, tenho um prazer enorme em escrever! E vocês?
A vossa letrinha é de donzela ou de matarruano?

aid403292-728px-Have-Good-Handwriting-Step-5-Version-2.jpg

cover12.jpg

Última edição:
Sou um desses que está sempre ao computador e a caligrafia é péssima. Mas em minha defesa, devo dizer que a minha caligrafia sempre foi péssima. Na escola, cheguei a ser chamado por um professor para lhe ler uma resposta num teste. :sh) Nessa altura, esforcei-me e melhorei um bocado, mas quando comecei a trabalhar, passando os dias ao computador, degradou-se outra vez. [8b]

A minha é legível mas muito feia... Isto quando faço um esforço para que se perceba...

Acho que piorou nos últimos anos de escola, onde havia bastante pressa para conseguir anotar aquilo que os professores iam dizendo. Aí, quase que deixou de ser letra e era uns rabiscos que ninguém percebia [:D]

Exceptuando formulários, que muitas vezes exigem maiúsculas e a assinatura, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que escrevo sem ser a teclar.[:D][;)]

Sou um desses que está sempre ao computador e a caligrafia é péssima. Mas em minha defesa, devo dizer que a minha caligrafia sempre foi péssima. Na escola, cheguei a ser chamado por um professor para lhe ler uma resposta num teste. :sh) Nessa altura, esforcei-me e melhorei um bocado, mas quando comecei a trabalhar, passando os dias ao computador, degradou-se outra vez. [8b]

Tantas vezes que me faziam isso, até achava que era normal... :sh)

Este é o meu tópico (not) [:D]

A minha caligrafia é horrível, por vezes nem eu consigo ler o que escrevi. Curiosamente é algo benéfico na minha profissão, para os outros não cuscarem os meus apontamentos[;)]

Durante anos, na escola primária, os meus TPC foram uma cópia e um desenho. Hoje, aos 30 anos, continuo com uma letra feia e sem saber desenhar à mão. Muita bordoada levei da professora.
Cheguei a ter um professor na faculdade que me entregou umas cópias das minhas respostas e pediu para lhe enviar escrito a computador :sh)

Quanto à relação com a era digital, o meu pai, nascido em 1956 teve toda a vida uma caligrafia ainda pior que a minha. A letra dele era constituída por um misto de traços com formas geométricas, e falamos de alguém com bastantes anos de escola e de colégio interno... Na minha escrita só noto que ao fim de umas 10 linhas já me dói a mão, por estar a escrever à mão e não ao computador.

Última edição:
Bem pior que a caligrafia má são os erros... O word cria maus hábitos de autocorreção de erros que contribuem para um "desapender" das regras de ortografia. Sinto isso particularmente a escrever inglês à mão... Troco muitas letras.

Cada vez escrevo menos à mão, mas continuo a gostar de o fazer.

A minha caligrafia é boa, pelo menos toda a gente percebe o que escrevo. Detesto ler notas de alguém e não perceber o que lá está escrito, acho uma falta de respeito.

A minha é bastante aceitável. Tiro várias notas sempre à mão e tenho algum cuidado.

É engraçado que escrevo sempre a maiúsculas, o que acaba por ser mais lento.
Se estiver com pressa ou a escrever algo rápido começo as palavras e não as acabo. lol

Quando leio algo assim digo sempre: chamem um médico, eles têm lá uma cadeira no curso dedicada à caligrafia em código.

[:D]

Eu tenho dias. É terrível, como se tivesse várias personalidades.

Noto o mesmo problema do Pastis em relação ao Inglês. Não dava um erro, cheguei a ser quase fluente e hoje troco-me todo a escrever. É algo que me desagrada muito e nunca pensei que se conseguisse desaprender tanto de uma língua por abandono.

Escrevo muito pouco à mão, contudo ainda vou tendo no dia a dia a necessidade de apontar notas num caderno em reuniões, pelo que ainda me safo.

A minha letra sempre foi uma desgraça!!

[:D]

Bem pior que a caligrafia má são os erros... O word cria maus hábitos de autocorreção de erros que contribuem para um "desapender" das regras de ortografia. Sinto isso particularmente a escrever inglês à mão... Troco muitas letras.

Os erros ortográficos mais grosseiros "incomodam". Mas o mais chato mesmo são o de sintaxe. Um gajo lê e volta a ler, para acabar por não perceber ponta de um c*rno...

Vírgulas que não estão, "e" a mais ou a menos, o assumir de que a seguir a vírgula não pode estar um "e"...enfim...[:D][8b]

Epá sou ao contrário...escrevo a computador porque tem de ser....
Até para mandar um sms sou um preguiçoso de primeira......prefiro telefonar se der para isso

Prefiro mil vezes escrever à mão!

O tempo que demorarias a escrever a mensagem que escreveste à mão é prai 2 a 3 vezes superior a escrever a computador [:D]

Voltar
Superior