Tópico Maserati - MC20

O carrera gt deixou de ser produzido á relativamente pouco tempo , não tem 15 anos como o F40.
Na época fo F40 era sem dúvida o mais hardcore.

Tava a comprar o cgt com o enzo, o F40 tem uma diferença de idade muito grande,comparar um carro que hoje em dia tem que obedecer a muita coisa com um carro de à 15 anos :| Cada vez vais ser mais dificil ter conceitos de "hardcore" elevados à medida que os anos passam ou não?

Mito é as pessoas pensarem que a Ferrari tá anos luz à frente do resto do mundo automóvel , parece que são superiores e mt em Engenharia.
Não entendo como alguns continuam a tentar comparar uma equipa da 2ª divisão (porsche) com uma equipa da primeira (Ferrari). E não me voltem a falar do extinto Gt, é que alguns não compreendem que não basta a uma equipe de 2ª ter um jogador de primeira, tem de ter um plantel de primeira. Coisa que a Porsche está ainda a anos luz de ter. Para mim primeira divisão só tem actualmente lugar a duas equipes: Ferrari e Lambo.

Dos clássicos: Todos!
Dos biturbos:Todos!
Dos radicais: Barchetta stradale
Dos actuais: O próximo!

Mas... o que me corre mais nas veias é o meu Shamal!! É inexplicável!!![:)]

Num top 10 (de 1960 para cá):

1º Shamal
2º Ghibli Cup
3º Barchetta
4º Bora
5º Méssico
6º 2.24/Racing
7º Kyalami
8º 3200 GT/A
9º Chubasco:confused:
10º Quattroporte ottocilindri evoluzione (nome lindo!!)

Antes de 60 são todos magníficos...[kiss]

Mont

Já somos dois. desde que vi um á venda em Lisboa que fiquei fã da barchetta[br:)]
Mont, não tem algumas informações sobre este modelo da Maserati?

Nos classicos gosto muito do merak também

cumprimentos

Dos clássicos: Todos!
Dos biturbos:Todos!
Dos radicais: Barchetta stradale
Dos actuais: O próximo!

Mas... o que me corre mais nas veias é o meu Shamal!! É inexplicável!!![:)]

Num top 10 (de 1960 para cá):

1º Shamal
2º Ghibli Cup
3º Barchetta
4º Bora
5º Méssico
6º 2.24/Racing
7º Kyalami
8º 3200 GT/A
Chubasco :confused:
10º Quattroporte ottocilindri evoluzione (nome lindo!!)

Antes de 60 são todos magníficos...[kiss]

Mont

Infelizmente o Chubasco nunca passou de um projecto de intenções.
Sei que houve umas maquetes à escala real que foram apresentadas ao público, mas não me recordo de ter lido nada acerca de um protótipo rolante. É pena. Seria um superdesportivo para estar ao nivel de um f40 ou jag xj220.

Adoro o Barchetta.
Pena que a versão Stradale tenha levado com elementos provenientes de outros modelos Fiat, como os faróis do Coupé, que lhe estragaram a pureza de linhas. 2000cc-v6-biturbo e 306cv. Tendo em conta os 2.0 da época, e na altura, não tendo ainda muitos conhecimentos do mundo automóvel, estava completamente abismado com a cavalagem extraida deste pequeno grande motor.

O Shamal também me toca particularmente.
Desenhado pelo mestre Gandini, identificado imediatamente pelo seu caracteristico arco de roda traseiro. Pormenor que encontramos no quattroporte da geração anterior, no Diablo ou no Cizeta Moroder V16.
Bela e Monstro reunidos num só.
Um modelo que necessitava na altura de alguma credibilidade extra para vingar.

O Quatroporte ottocilindri evoluzione é sem dúvida um dos sedans mais belos e elegantes de sempre. Gandini mais uma vez no seu melhor. Considero este carro uma proposta estética claramente superior ao actual Quatroporte. Esta última evolução, já supervisonada pela Ferrari, permitiu colocar os niveis de qualidade e fiabilidade num nivel bem superior.
Mestria no uso da linha recta. O ultimo da evolução do conceito estilistico do "papel dobrado" criado nos anos 70.
tem apenas 4.55m de comprimento, ao nivel de um série 3, o que é notavel para uma berlina topo de gama.
Rigoroso nas proporções, ou não fosse italiano. As partes inseridas no todo de um modo harmonioso e quase perfeito. Quase, porque ainda hoje, a traseira é a única parte que, a meu ver, necessitava de uns toques extra. MAs no geral, simplesmente genial.

Isto já vai longo...

O que tem a dizer sobre o Khamsin???? o meu preferido já vi que não consta da sua lista!
é dos mais raros e exóticos! 200 e tal carros fabricados. Diga-me lá a sua opinião pessoal acerca dele!!

O Khamsin era o 11º!!

É um Maserati diferente e como tal exclusivo, nunca foi muito amado.
Talvez a estética demasiado vanguardista...
Na minha opinião tem muitos atributos, uma excelente plataforma, muito equipamento um grande coração!

A direcção é um must, muito directa e de retorno garantido. Os travões são ajudados por uma bomba oleopneumática. Raramente falhando o seu vigor na travagem.
A estética da traseira foi muito bem concebida com a secção vidrada a facilitar as manobras aos sortudos proprietários...

È um Maserati exclusivo na senda do que veio depois a acontecer com alguns Biturbos.

Na estrada o seu comportamento era considerado de grande nivel pois tudo era muito assistido, até o diferêncial era suportado por apoios de borracha (uma novidade na altura), fazendo com que os ruidos de rolamento fossem bastante filtrados...
A veia mais ou menos desportiva era caracterizada apenas na linha da carroceria e motor, facto que não agradou aos puristas da Maserati.
Preferiam menos conforto, menos bagagem, e mais performance...

Mont

Por exemplo um Ghiblimda mesma época era elegante e subtil....o Khamsin era feroz, mesmo parado....a estética do carro é de uma agressividade tremenda...é o que mais me fascina nele!!!! o Coração V8 4.9 aliado aos Pirelli Cinturato provocam a criança que há dentro de cada um de nós! Depois é um GT na verdadeira acepção da palavra: fazer viagens transcontinentais com conforto e muita classe!
Só vi uma vez e já foi há uns anos em Paris.....Brutal!
Há algum em Portugal?

Last edited:
Já somos dois. desde que vi um á venda em Lisboa que fiquei fã da barchetta[br:)]
Mont, não tem algumas informações sobre este modelo da Maserati?

Nos classicos gosto muito do merak também

cumprimentos

Tenho toda a informação sobre a barchetta... já a transacionei por um valor altíssimo!!
É um Maser radical e magnifico.
Uma preciosidade.
Dos 17 fabricados só 3 estão homologados para a estrada. São todos diferentes.
O "nosso" foi homologado em 2001 com indicações e sugestões da casa mãe.
335 cvs. para pouco mais de 700 kgs. São mais de 315kph!! E é apenas um 2 LITROS com dois turbos IHI.

Em anexo segue o certificado de fabrico pedido por mim à Maserati...[:p]

Attachments

Por exemplo um Ghiblimda mesma época era elegante e subtil....o Khamsin era feroz, mesmo parado....a estética do carro é de uma agressividade tremenda...é o que mais me fascina nele!!!! o Coração V8 4.9 aliado aos Pirelli Cinturato provocam a criança que há dentro de cada um de nós! Depois é um GT na verdadeira acepção da palavra: fazer viagens transcontinentais com conforto e muita classe!
Só vi uma vez e já foi há uns anos em Paris.....Brutal!

Correcto!
No caso do Ghibli esqueci-me de referir que os Ghibli são a minha segunda escolha em todas as variantes as antigas e as modernas...
O Ghibli cabrio, é talvez o mais belo de todos os tempos.

Tenho toda a informação sobre a barchetta... já a transacionei por um valor altíssimo!!
É um Maser radical e magnifico.
Uma preciosidade.
Dos 17 fabricados só 3 estão homologados para a estrada. São todos diferentes.
O "nosso" foi homologado em 2001 com indicações e sugestões da casa mãe.
335 cvs. para pouco mais de 700 kgs. São mais de 315kph!! E é apenas um 2 LITROS com dois turbos IHI.

Em anexo segue o certificado de fabrico pedido por mim à Maserati...[:p]

Obviamente, onde escrevi 335 cvs. queria escrever 315.[;)]

Em relação ao novo GranTurismo, ainda não opinei, mas andei a digerir este novo modelo.

Primeiro as más noticias.
praticamente 4.9m de comprimento...
e 1880kg!!! apenas 50kg menos que o Quattroporte!!!
BEEEEEESTA!

Tendo em conta que ao longo das décadas existe uma tradição italiana (e não sou fã de tradições) em que os seus automóveis costumam ser compactos, principalmente os de vocação mais desportiva, de modo a potenciar a agilidade, este parece-me um passo demasiado grande na direcção errada.

No entanto, Pinifarina excedeu-se em conseguir esconder as dimensões deste literalmente grande coupé.
Não consigo ter uma opinião consensual acerca deste carro, mas no entanto, e tendo em conta que parte do conceito estilistico do QP, misturado com temáticas do 75th Birdcage, é uma clara evolução positiva.
É mais "convicto" naquilo que afirma. O QP tem problemas no desenho da frente com um nariz demasiado grande e destacado, tendo em conta o desenho e dimensão dos faróis. E de perfil falta alguma solidez visual.

Adoro o pormenor da grelha côncava. Muito bem conseguido, brilhante até, apesar de evocar modelos passados. No entanto, não sei se numa tentativa de aumentar o nivel de "agressividade/desportividade" inerentes a este tipo de carroçaria, os faróis surgem com um recorte algo estranho, e passando imediatamente para a traseira, surgem aqueles triãngulos quando toda a gente esperava uns boomerangs.
Não que a traseira esteja mal conseguida, mas apesar de estarem numa posição invertida, continuo-os a associar à Mercedes, sobretudo os seus roadsters SLK e SL. Weird...

O perfil é que é uma agradável evolução, das superficies e linhas do QP.
O facetamento dos arcos das rodas, apesar de não ser uma novidade estilistica, faz com que o carro tenha uma pose bem mais sólida e vincada em relação ao solo. aquela linha ligeiramente ascendente, nascendo na parte superior das guelras em direcção ao topo da roda traseira, definindo claramente zona de luz e sombra, estrutura e solidifica muito bem todo o perfil, ao contrário do QP que faz uma transição demasiado suave, perdendo alguma força visual.

No geral este Granturismo é um sucesso do ponto de vista estético, mas não consigo dar-lhe aprovação total devido, sobretudo às soluções encontradas para os greupos opticos tanto na frente como na traseira.
Talvez vá lá com o tempo e quando o puder pôr-lhe os olhos em cima.
As fotos, por vezes enganam o modo como percepcionamos as linhas, superfices e volumes. Falta ver o carro à luz natural, sem artificios.

Em relação ao novo GranTurismo, ainda não opinei, mas andei a digerir este novo modelo.

Primeiro as más noticias.
praticamente 4.9m de comprimento...
e 1880kg!!! apenas 50kg menos que o Quattroporte!!!
BEEEEEESTA!

Tendo em conta que ao longo das décadas existe uma tradição italiana (e não sou fã de tradições) em que os seus automóveis costumam ser compactos, principalmente os de vocação mais desportiva, de modo a potenciar a agilidade, este parece-me um passo demasiado grande na direcção errada.

No entanto, Pinifarina excedeu-se em conseguir esconder as dimensões deste literalmente grande coupé.
Não consigo ter uma opinião consensual acerca deste carro, mas no entanto, e tendo em conta que parte do conceito estilistico do QP, misturado com temáticas do 75th Birdcage, é uma clara evolução positiva.
É mais "convicto" naquilo que afirma. O QP tem problemas no desenho da frente com um nariz demasiado grande e destacado, tendo em conta o desenho e dimensão dos faróis. E de perfil falta alguma solidez visual.

Adoro o pormenor da grelha côncava. Muito bem conseguido, brilhante até, apesar de evocar modelos passados. No entanto, não sei se numa tentativa de aumentar o nivel de "agressividade/desportividade" inerentes a este tipo de carroçaria, os faróis surgem com um recorte algo estranho, e passando imediatamente para a traseira, surgem aqueles triãngulos quando toda a gente esperava uns boomerangs.
Não que a traseira esteja mal conseguida, mas apesar de estarem numa posição invertida, continuo-os a associar à Mercedes, sobretudo os seus roadsters SLK e SL. Weird...

O perfil é que é uma agradável evolução, das superficies e linhas do QP.
O facetamento dos arcos das rodas, apesar de não ser uma novidade estilistica, faz com que o carro tenha uma pose bem mais sólida e vincada em relação ao solo. aquela linha ligeiramente ascendente, nascendo na parte superior das guelras em direcção ao topo da roda traseira, definindo claramente zona de luz e sombra, estrutura e solidifica muito bem todo o perfil, ao contrário do QP que faz uma transição demasiado suave, perdendo alguma força visual.

No geral este Granturismo é um sucesso do ponto de vista estético, mas não consigo dar-lhe aprovação total devido, sobretudo às soluções encontradas para os greupos opticos tanto na frente como na traseira.
Talvez vá lá com o tempo e quando o puder pôr-lhe os olhos em cima.
As fotos, por vezes enganam o modo como percepcionamos as linhas, superfices e volumes. Falta ver o carro à luz natural, sem artificios.

Ora aí está um "post" válido e coerente.
As opiniões são sempre válidas, venham elas de onde vierem...

Sem entrar na parte dos gostos pessoais, por exemplo, na minha opinião, o Quattroporte é perfeito...
Devo dizer que, de facto, a Maserati procurou fazer um grande coupé GT.
Tem 488 cm de comprimento e pesa 1880 kgs.
Mas ao vivo, diz quem já viu, é magistral.
O mais lindo coupé dos últimos 35 anos!!!
Nada se parece com este Maserati. As fotos são enganadoras quanto á simbiose perfeita dos diversos componentes estéticos.
Vem no seguimento da actual linha Ferrari/Maserati/Alfa, grandes carros com motor dianteiro recuado.
Acima de tudo grandes GTs.
Apesar de tudo dá 285 kph!! em grande estilo... e leva 4 pessoas numa viagem inesquecível.

Estou mortinho para ir a Genebra, só falta a confirmação do low-cost!!...

Infelizmente o Chubasco nunca passou de um projecto de intenções.
Sei que houve umas maquetes à escala real que foram apresentadas ao público, mas não me recordo de ter lido nada acerca de um protótipo rolante. É pena. Seria um superdesportivo para estar ao nivel de um f40 ou jag xj220.

Adoro o Barchetta.
Pena que a versão Stradale tenha levado com elementos provenientes de outros modelos Fiat, como os faróis do Coupé, que lhe estragaram a pureza de linhas. 2000cc-v6-biturbo e 306cv. Tendo em conta os 2.0 da época, e na altura, não tendo ainda muitos conhecimentos do mundo automóvel, estava completamente abismado com a cavalagem extraida deste pequeno grande motor.

O Shamal também me toca particularmente.
Desenhado pelo mestre Gandini, identificado imediatamente pelo seu caracteristico arco de roda traseiro. Pormenor que encontramos no quattroporte da geração anterior, no Diablo ou no Cizeta Moroder V16.
Bela e Monstro reunidos num só.
Um modelo que necessitava na altura de alguma credibilidade extra para vingar.

O Quatroporte ottocilindri evoluzione é sem dúvida um dos sedans mais belos e elegantes de sempre. Gandini mais uma vez no seu melhor. Considero este carro uma proposta estética claramente superior ao actual Quatroporte. Esta última evolução, já supervisonada pela Ferrari, permitiu colocar os niveis de qualidade e fiabilidade num nivel bem superior.
Mestria no uso da linha recta. O ultimo da evolução do conceito estilistico do "papel dobrado" criado nos anos 70.
tem apenas 4.55m de comprimento, ao nivel de um série 3, o que é notavel para uma berlina topo de gama.
Rigoroso nas proporções, ou não fosse italiano. As partes inseridas no todo de um modo harmonioso e quase perfeito. Quase, porque ainda hoje, a traseira é a única parte que, a meu ver, necessitava de uns toques extra. MAs no geral, simplesmente genial.

Isto já vai longo...

Tudo muito bem...

Só na parte dos farois do barchetta tenho que fazer uma adenda.
Com efeito nenhum barchetta tem farois frontais. Só os homologados para estrada.
Os que foram homologados na Alemanha (2) foram homologados com os farois valeo do Fiat coupé, por decisão da "Postert" empresa de competição do proprietário. A maserati não opinou.
Por acaso não ficam mal...
O Português, VIN ..... LAF, foi homologado com farois especificos que não têm igual no Mundo Automóvel.

Abraço,

Attachments

• RIMG1675.JPG
    RIMG1675.JPG
    71.6 KB · Views: 0
  • RIMG1677.JPG
    RIMG1677.JPG
    63.6 KB · Views: 0
  • RIMG1678.JPG
    RIMG1678.JPG
    56 KB · Views: 0
  • RIMG1682.JPG
    RIMG1682.JPG
    61.5 KB · Views: 0
  • RIMG1687.JPG
    RIMG1687.JPG
    69.6 KB · Views: 0
Chegou-me a informação que a Maserati já tem o primeiro ano de produção do GranTurismo esgotado!! Não é mau...

Não está nada mau... mas basta olhar para o carro e não é difícil de perceber o porquê!! Aliás cada vez que olho para o carro gosto mais, ainda hoje no tópico do Alfa 8C um caro user colocou um ficheiro com as suas fotos do Salão de Geneve
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=26919&page=14
nas quais estão fotos também do Maser e gostei ainda mais do carro.

Para mim actualmente os carros a ter seria um Aston Martin V8 Vantage (2 lugares) e um Maserati Granturismo,(4 lugares)![br:)]

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=26919&page=14

Um Maserati diferente

Um Maserati diferente

901alm_46_big.jpg

9012-dettaglio.jpg

http://www.autoblog.com/2007/03/19/that-is-one-sharp-maserati/

Aqui vão duas imagens que ilustram bem a imponência do GranTurismo.

Attachments

• andrea_pininfarina.jpg
    andrea_pininfarina.jpg
    47.8 KB · Views: 0
  • john-elkann.jpg
    john-elkann.jpg
    51.5 KB · Views: 0
Back