TÓPICO SAAB- 1.9TiD 175cvs, AEROS com 300cv, etc:)

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_pedrot16
  • Data de início Data de início
Governo sueco recusa nacionalizar Saab para salvar empresa

Governo sueco recusa nacionalizar Saab para salvar empresa

GM, dona da empresa, já avisou que falência pode ser declarada este mês

O Governo sueco não pretende nacionalizar o fabricante de automóveis Saab para evitar que o mesmo entre em colapso.

A recusa do Executivo da Suécia deixa a marca à beira da falência, e esta pode mesmo desaparecer se não for encontrado um investidor nos próximos meses, que compre a empresa.

O grupo norte-americano General Motors, que detém a Saab, avisou já que a empresa sueca pode declarar falência ainda este mês se não receber ajuda estatal.

Numa conferência de imprensa que teve lugar esta quarta-feira, a ministra sueca da Indústria, Maud Olofsson, afirmou que o seu Governo estaria disposto a dar aval a um eventual crédito do Banco Europeu de Investimento para tentar salvar a Saab, mas descartou a compra o fabricante sueco.

Fonte:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1043726&div_id=1728

Não se pode deixar uma marca à vida:sh)

Mas o governo sueco alega que não estão para investir dinheiro dos contribuintes numa empresa que já há muito que não dá lucro...

É realmente uma pena[s)]

Esperemos que surja um investidor:sh)

Saab restructuring imminent: report

The board of Swedish automaker Saab is expected to make a decision about whether or not to seek bankruptcy protection during a special meeting of the company’s board on Thursday.
The news comes from anonymous sources within Saab, according to several Swedish media outlets.

The move, which comes a day after both General Motors (GM) and the Swedish government said they had no plans to support the troubled brand, would likely resulted in major changes at the company, including staff cuts and alterations in production.

Saab Automobile spokesperson Eric Geers declined to confirm the reports.

“We can’t comment on that,” he told the TT news agency.

Speaking to Sveriges Radio (SR), Saab chief executive also Jan-Aake Jonsson refused to confirm the information.

"I don't want to speculate on the different alternatives that Saab has when it comes to running our operations going forward," he told SR.

Early Wednesday morning Swedish time, news came from the United States that GM had no plans to invest further in Saab and hoped to sell the company by January 2010.

During the day on Wednesday, the Swedish state also announced it would not be investing the billions necessary to keep Saab afloat.

A restructuring carried out with the help of a court-appointed administrator would temporarily protect Saab from creditors while the company wrote down some of its debt and implemented changes that would give it one last chance to avoid bankruptcy.

Jöran Hägglund, state secretary to Minister of Enterprise and Energy Maud Olofsson commented on the news during an appearance on a Svergies Television (SVT) morning news programme.

“Yes, I saw the news as well. It’s clear they need to act based on the situation in which they now find themselves. But is it the end of something, or the start of something new?” he told SVT.

There are various interest parties in parts or all of Saab. So I don’t think that we’ve heard the last word on this.”

Observers said Wednesday the company's only chance of surviving in its current form was to find a buyer -- a difficult feat in today's global economic climate.

Restructuring could allow parts of Saab to survive and could enable suppliers, who would lose all the money owed them by the company if it filed for bankruptcy, to get some money back by agreeing to accept only partial repayment for their goods and services.

Saab employs about 4,100 people in Sweden, 3,700 of whom work at its hub in the southwestern town of Trollhättan.

Including suppliers, some 15,000 jobs in Sweden are believed to be at risk if the unit disappears.

Ainda não atiraram a toalha ao chão... Espero que se esforcem realmente para salvar a SAAB.

E agora? Que carro é que o meu dentista vai comprar? [:D]

Só para rir um bocadinho, por acaso tenho mesmo muita pena, sempre foi das minhas marcas favoritas, e acho que não hei de passar a minha vida sem ter um.

gm_08saab93_family.jpg

É mesmo uma pena! Tenho aqui um vizinho que tem um Saab 900 do tempo de Cristo! [:)] E aquilo dá nas vistas por muito que não se queria olhar! Ele trata-o por "o meu avião"!

Saab.jpg

saab900turbo.jpg

O dele tem os farolins do de cima, e a carroçaria do de baixo!

Última edição:
o carro de brinquedo que mais me marcou na minha infância, e que mais durou na minha mão foi um SAAB 900 da Majorete... Parece que até em brinquedo eles são bons..:(

A SAAB Vai pelo mesmo caminho que a Rover. e a culpa é da GM.

Agora a sonhar.... [a opel separava-se da GM, ficava com a SAAB como sua marca premium, construia pouco a pouco uma imagem forte como fez a vw com audi e tornava-se um bom construtor europeu deixando para trás os incompetentes americanos.]

Ó meus amigos, vocês agora viraram-se para os Classicos!!!!

Os modelos actuais são melhores em todos os aspectos.

Não é uma questão de ter virado para os clássicos.. mas tem que ser bom! Pois ele comprou o carro já com mau aspecto.. andou uns tempos no mecânico..e depois nunca mais o vi a parar por lá! Por isso aquilo tem que ter um motorzaço! E o dele nem é turbo.. é o GLS..

"A construtora automóvel SAAB intrepôs, num tribunal de Estocolmo, um expediente de salvaguarda. Esta medida, que não significa uma declaração de falência, deixa a filial sueca da General Motors ao abrigo de possíveis execuções de dívidas, numa altura em que o sector automóvel está a sofrer com a crise mundial.
O presidente da Saab está confiante que a construtora vai sobreviver à crise: “Devemos olhar para a história da nossa empresa, para os bons resultados, e olhar para o futuro. Podemos não ter bons resultados agora, mas isso é normal nestes tempos de crise e temos planos para o futuro, por exemplo, este carro da série X”, disse Jan Ake Jonsson.
O procedimento faz com que a SAAB tenha agora um período para encontrar financiamentos, quer pela entrada de novos investidores, quer pela venda da empresa. Os trabalhadores mantêm a confiança. Diz um operário: “Este processo é melhor que a declaração de falência, sem dúvida. É uma opção melhor”.
O anúncio das dificuldades da SAAB surgiu três dias depois de a General Motors, principal accionista, ter apresentado como objectivo, até ao início de 2010, a venda da participação na SAAB.
O grupo dirigido por Rick Wagoner está a acumular dívidas e deve receber, até 2011, ajudas do governo norte-americano, num valor total de 30 mil milhões de dólares. Estes pagamentos fazem parte do plano de ajuda ao sector automóvel.
O emagrecimento da General Motors pode vir a passar não só por uma venda da Saab, mas também pela venda da principal filial europeia, a Opel. Uma medida que, a concretizar-se, põe em perigo 100.000 empregos na Alemanha, tanto directos como indirectos.
Quanto à Saab, o salvamento pode vir do Estado sueco, que não quer entrar no capital, mas pode garantir um empréstimo."
in Euronews.
Vídeo: http://www.euronews.net/pt/article/20/02/2009/saab-gets-bankruptcy-protection/

Boas notícias! Parece que a luz ao fundo do túnel se adensa e que o pior cenário começa a ficar posto de parte. apr:)
A Opel é que poderá vir a enfrentar um desafio semelhante ao da SAAB... a ver vamos. Também acho que ambas ganhariam se se separassem em definitivo da GM. Os americanos percebem pouco de automóveis [:D]

Estive a falar com um dos concessionários da SAAB e os lançamentos do 9-3X e do 9-4 mantêm-se.

"A construtora automóvel SAAB intrepôs, num tribunal de Estocolmo, um expediente de salvaguarda. Esta medida, que não significa uma declaração de falência, deixa a filial sueca da General Motors ao abrigo de possíveis execuções de dívidas, numa altura em que o sector automóvel está a sofrer com a crise mundial.
O presidente da Saab está confiante que a construtora vai sobreviver à crise: “Devemos olhar para a história da nossa empresa, para os bons resultados, e olhar para o futuro. Podemos não ter bons resultados agora, mas isso é normal nestes tempos de crise e temos planos para o futuro, por exemplo, este carro da série X”, disse Jan Ake Jonsson.
O procedimento faz com que a SAAB tenha agora um período para encontrar financiamentos, quer pela entrada de novos investidores, quer pela venda da empresa. Os trabalhadores mantêm a confiança. Diz um operário: “Este processo é melhor que a declaração de falência, sem dúvida. É uma opção melhor”.
O anúncio das dificuldades da SAAB surgiu três dias depois de a General Motors, principal accionista, ter apresentado como objectivo, até ao início de 2010, a venda da participação na SAAB.
O grupo dirigido por Rick Wagoner está a acumular dívidas e deve receber, até 2011, ajudas do governo norte-americano, num valor total de 30 mil milhões de dólares. Estes pagamentos fazem parte do plano de ajuda ao sector automóvel.
O emagrecimento da General Motors pode vir a passar não só por uma venda da Saab, mas também pela venda da principal filial europeia, a Opel. Uma medida que, a concretizar-se, põe em perigo 100.000 empregos na Alemanha, tanto directos como indirectos.
Quanto à Saab, o salvamento pode vir do Estado sueco, que não quer entrar no capital, mas pode garantir um empréstimo."
in Euronews.
Vídeo: http://www.euronews.net/pt/article/20/02/2009/saab-gets-bankruptcy-protection/

Boas notícias! Parece que a luz ao fundo do túnel se adensa e que o pior cenário começa a ficar posto de parte. apr:)
A Opel é que poderá vir a enfrentar um desafio semelhante ao da SAAB... a ver vamos. Também acho que ambas ganhariam se se separassem em definitivo da GM. Os americanos percebem pouco de automóveis [:D]

Estive a falar com um dos concessionários da SAAB e os lançamentos do 9-3X e do 9-4 mantêm-se.

Não estou a ver como é que o pior cenário começa a ficar posto de parte.

A SAAB não tem quem fique com ela até á data.

Mal por mal era preferivel para a SAAB continuar com a GM do que separar-se e não encontrar quem fique com ela. Ainda por cima a separação é na pior altura possível.

É que ou bem que um grande construtor fica com ela, ou então esqueçam... ainda vai ser pior, a economia de escala e partilha de plataformas é a unica maneira de tornar viável quase qualquer construtor.

Voltar
Superior