TÓPICO SAAB- 1.9TiD 175cvs, AEROS com 300cv, etc:)

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_pedrot16
  • Data de início Data de início
xpc9rn.jpg

Depois de grande tempestade o sol brilha para os lados da Saab.
Com o novo parceiro comercial parece que já está pré-definida a gama para esta década (embora possam surgir surpresas):
9-1 (2013)
9-3 (2012)
9-5 (já anda por aí)
9-7 (segmento F, reival do A8,...)
9-4X (SUV segmento D já lançado)
9-6X (SUV segmento E a rivalizar com X5,...)
Después del tsunami Saab, y la quiebra esquivada en el último minuto del descuento, te contamos la cuarta noticia consecutiva positiva sobre el fabricante sueco. Youngman y Pang Da han dado nuevos detalles sobre los planes que tienen para la marca sueca, aprovechando el anuncio del acuerdo para la formación de su joint venture china para indicar de forma paralela la creación de nuevos modelos hasta ahora inéditos.

El tema es que dentro de estos planes (no vamos a entrar en tecnicidades económicas), se incluye el desarrollo y lanzamiento de tres nuevos modelos: un 9-1, enfocado al entorno urbano, y comercializado a nivel global, y luego dos modelos grandes, un 9-6X (crossover de tamaño "grande") y el 9-7, que debería ser una berlina de representación a lo Audi A8, cuyo principal objetivo será el mercado chino y el norteamericano (aunque se entiende que serán comercializados globalmente). Hay que decir que por ahora no hay ningún otro detalle; sólo tenemos sus nombres y nuestras suposiciones en cuanto segmentos.

Súmale a esto el inminente nuevo 9-3, y el reciente 9-5, y tendríamos una gama más que apta para afrontar la próxima década. Ahora queda ver si las palabras se convierten en coches de cuatro ruedas, o volvemos a las andadas y nos metemos en otro torbellino de noticias económicas.

Tambem tenho assistido à guerra da SAAb pela sobrevivencia e sem duvida é uma marca que merece ser salva.

Inclusivamente o problemas deles actual nao tem sido as vendas (pequenas mas tem vendido o que precisa) mas sim a falta de capital suficiente para "rodar" para ir pagando a fornecedores e funcionarios. Têm para entrar à muito 350 milhoes dos chineses e mais um tanto grande de um magnata russo. Para a empresa é MUITO DINHEIRO. A questao é a burocracia Sueca. Tem demorado... Eles têm resolvido todos problemas como podem enquanto esse dinheiro nao entra. Ate venderam a propria fabrica (considerada a melhor linha de montagem do mundo , pelo menos em alguns parametros pelo q li) e estao a alugar o seu proprio espaço para terem capital de 40 milhoes para pagarem imprevistos. Ou seja tiveram a ideia de vender a sua fabrica para a poderem assim alugar mas tendo dinheiro vivo. A isto chama-se lutar. Nao é qq empresa q luta assim ate ao fim. E dá gosto ver alguem com estas ideias para lutar e nao morrer.

Tao como disse outro user gostava de ser rico para poder ajudar.
Revejo-me imenso nestas filosofias de certas marcas. LUTAR ATÉ MORRER É de HOMEM
E é uma marca que considero bastante boa. Gosto de Volvo, mas SAAB para mim e quem ja teve ou tem um sabe q tem um carisma especial
Nao se esqueçam q por exemplo marcas como FERRARI estiveram mesmo às portas da morte. Ouve intervençao de italia para nao ser vendida à ford e ter-se transformado em algo pseudo ferrari (sao comparacoes de coisas diferentes mas pronto)

Última edição:
Nos últimos dias foi confirmada a ausência da Saab no Salão de Frankfurt. Recentemente foi referido que a firma abriu falência por não conseguir verba para pagar os compromissos tendo parado a produção e já estava em curso o "livro de memórias" desta marca emblemática. Mas mais uma vez esta mostrou que tem mais vidas que um gato, pois voltou a surgir uma tábua de salvação. Sinceramente, acho que pela luta que está a dar e pelo plano muito arrojado que Muller tem vindo a público afirmar estar em curso, acho que já merecia melhor do que isto. Mas parece que desta vez o futuro poderá afigurar-se promissor.
A notícia:
Endeavour Advisory Group, el nuevo mesías de Saab
saabtrollhattan.jpg

Lo de Saab ya no es un thriller, tampoco es una novela, ya es toda una telenovela de estas de mil millones de capítulos con giros constantes e inesperados de argumento y que no sabes ni cuándo ni cómo terminarán. Y es que mientras ayer teníamos la noticia de los primeros movimientos de cara al embargo de activos de la marca sueca, hoy SaabUnited se destapa con una "contramedida", y es que parece que Endeavour Advisory Group, un grupo de capital riesgo, estaría a punto de confirmar una inversión por valor de cientos de millones de euros.

La idea de Endeavour sería poner por delante los 217 millones de Euros que Saab debe al IEB (Banco Europeo de Inversiones), y luego unos cuantos millones más para asegurar líquido para que la compañía reemprenda sus actividades. Además, sacar de la ecuación al IEB permitiría la supuesta llegada del ya famoso Vladimir Antonov como inversor y salvador final de la compañía.

Si la noticia se confirma satisfactoriamente, tal vez estemos ante el último movimiento para la reactivación de Saab. Endeavour se quedaría con acciones de Saab a cambio, y haría de intermediaria para préstamos.

Entre tanto, desde fuentes internas de la compañía se nos comentaba que su nuevo 93, en forma de concept, estaba listo para Frankfurt, y que una vez se solucione la situación actual de paralización de la fábrica, lanzarán el coche en uno de los Salones Internacionales de final de año.

Só uma questão:

Como é que estão a ser assegurados os pós-venda da Saab?

Revisões e afins?

Acho que nenhuma concessão SAAB em Portugal vive só de vender e fazer a manutenção em exclusivo a esta marca.

Estão quase todos em "grandes grupos" ou stands multi-marca, dentro dos quais a está será sempre a marca com menor expressão.

Trata-se também de uma marca que, pelo seu baixo volume de vendas e modelos, tem algumas regalias.

Dá no entanto uma enorme pena ver os danos que a má gestão da GM deixou.

Nos últimos dias foi confirmada a ausência da Saab no Salão de Frankfurt. Recentemente foi referido que a firma abriu falência por não conseguir verba para pagar os compromissos tendo parado a produção e já estava em curso o "livro de memórias" desta marca emblemática. Mas mais uma vez esta mostrou que tem mais vidas que um gato, pois voltou a surgir uma tábua de salvação. Sinceramente, acho que pela luta que está a dar e pelo plano muito arrojado que Muller tem vindo a público afirmar estar em curso, acho que já merecia melhor do que isto. Mas parece que desta vez o futuro poderá afigurar-se promissor.
A notícia:

Por aquilo q leio o dificil mesmo é ter dinheiro de maneio para ir pagando fornecedores e outros afins. Ate pq as vendas apesar de baixas, creio q nao sejam pessimas. Basta serem o suficiente para manter a marca. A producao parou por falta de dinheiro para pagar empregados e fornecedores e nao por falta de procura.

Eu nao acho q os produtos saab na era GM (2001 a 2010) sejam maus. Simplesmente nao o sao. O que aconteceu foi desinvestimento e capacidade de gestao muito má q a GM tem feito a inumeras marcas. A juntar a isso o mau representante da marca em PT durante o mesmo periodo. A SAAB ate 99 tinha umas vendas apesar de baixas muito interessantes. Tanto o eram q a GM a comprou na totalidade. Ainda hoje as vendas em certos paises como EUA e paises norte da europa, apesar de baixas vendas demonstram q existe mercado para a marca e para se manter. Sempre com baixas vendas mas desde q suficientes chega (nao precisa ser uma vw ou volvo em numero de vendas). A SAAB precisa de tempo e desde q entre dinheiro agora (ate pq existe quem queira investir) ela vai ser seguramente salva. Tem muito carinho em alguns paises

Última edição:
Sempre é verdade que quem tenha um 9-5 2.3 aero pode fazer repro oficial para 300cv por 100€?É só neste modelo ou no 9-3 também há essa possibilidade?

Ola Boa tarde.

É possivel se fôr da versao a partir de 2002. Se fôr anterior é necessario alterar velas e mais qq coisa relativamente simples. Os blocos sao os mesmos. Tenho 2 colegas com Aero de 2000 e 1999 e ambos esta com aprox 300cv . Por norma em vez de 280 cv indicados que coloquei abaixo maioria coloca perto dos 300cv. Isto sao alteracoes sem alteracoes mecanicas. Em alguns casos mudam-se velas. É possivel colocar mais potencia, mas ja exige mudanças mecanicas .

Tanto pode ser ma marca como alguem q as faça. Conheço quem as faça para sabistas de todo o mundo . Se quiseres em private dou-te contactos.

É uma reprogramaçao muito usada. Nao é agressiva e perfeitamente toleravel no bloco.
Os preços sao os seguintes e as mudanças tambem as seguintes. Sao as repro iguais às da marca.

IMPORTANTE:
O Texto abaixo retirado nao é de minha autoria.
Como estou a colocar meramente para fim informativo, nao vejo nenhum e qq mal.
Caso o seu proprietario pretenda que eu retire basta informar. De qq modo foi tambem colocada noutro forum e desse modo é informacao acessivel a todos. Nao vendo nem trabalho nem efectuo qq serviço referente a carros. O intuito é apenas informar Sabistas ou interessados

"Aumentos de potencia para Trionic 7.
2 Modalidades disponiveis:

- Centralina + Programação: 200€
Centralina já irá com o mapa pretendido e "casado" com o VIN e imobilizador do carro de destino.
Não requer mais intervenção nenhuma, apenas a troca pela centralina original!

- Programação: 100€
Neste modo faço a programação da centralina original do carro.
Como em tudo que requer programação de firmwares, pode correr mal.
Não aconcelho caso não tenham uma centralina extra, pois não assumo qualquer responsabilidade sobre a centralina, caso ela avarie.

- ReProgramação (caso eu ja tenha feito uma programação anterior): 50€
Reprogramação da centralina.
Não aconcelho caso não tenham uma centralina extra, pois não assumo qualquer responsabilidade sobre a centralina, caso ela avarie.

-------------------------------------------------------------------------------------

Isto é valido para todas as centralinas Trionic 7.
Para motores B2x5x.
Saab 9-3 desde 2000 até 2002.
Saab 9-5 desde 1998 até 2008.

-------------------------------------------------------------------------------------

Alterações disponiveis / máximos recomendados:

9-3
* B205E / B205L (GT17)
** Stage 1 (230bhp / 330Nm) - Sem alterações de hardware
** Stage 3 (240bhp / 370Nm) - Downpipe 3"

* B205R (TD04)
** Stage 1 (250bhp / 370Nm) - Sem alterações de hardware
** Stage 3 (265bhp / 390Nm) - Downpipe 3"

9-5
* B205E (GT17) Até 2000
** Stage 1 (190bhp / 300Nm) - Sem alterações de hardware
** Stage 2 (230bhp / 330Nm) - Injectores vermelhos/castanhos

* B205E (GT17) Após 2001
** Stage 1 (230bhp / 330Nm) - Sem alterações de hardware

* B235E (GT17)
** Stage 1 (230bhp / 360Nm) - Sem alterações de hardware

* B235R
** Stage 1 (280bhp / 420Nm) - Sem alterações de hardware

A alteração de mapa, vai acompanhada da função Open SID activa, que pode indicar as seguintes informações:
- Massa de ar pedida;
- Massa de ar lida;
- Pressão antes do corpo do acelerador;
- Pressão na admissão;
- Temperatura do motor;
- Temperatura do ar que chega ao motor;
- Percentagem do acelerador;
- boostmeter (é o valor que é lido para fazer mexer o ponteiro da pressão do turbo, para quem o tem!!!
icon_smile.gif
)
- Saber se o limp mode está activo ou desactivo;
- Saber se a ECU tem erros;
- Saber quais os códigos dos erros (evita visitas desnecessárias á SAAB
icon_smile.gif
)

Para terem uma ideia:
http://www.youtube.com/watch?v=ZcsC38mIrVY "

Última edição:
Para quem preferir comprar o programa e instalar :)
Aqui tem varias versoes.

Saab parts, Saab spares and Saab accessories: Saab 9-5 1998 onwards

tem tambem muita coisa para o 93.

Mas estas programacoes fazem o mesmo e sao mais caras. Mais vale fazer o q disse. E se quiseres arranjar um mapa qq q aches melhor q os da marca tambem podes. Mas um mapa de 300 cv igual ao da marca e preferires nao comprar uma centralina extra custa de facto 100€. Mas aconselho centralina extra. Assim ficas com o original sempre.

Última edição:
Muito obrigado pela info.São realmente motores muito possantes e com bastante margem de upgrade.
Ainda estou indeciso entre o 9-3 210cv ou o 9-5 2.3T 250cv.
O 9-3 gosto bastante do design..do 9-5 gosto das performances do motor e do desempenho em geral..acho-o mais desportivo que o 9-3 se bem que deveria ser o inverso..Pena não gostar da traseira antiquada do 9-5..é só isso que me mete de pé atrás..

Num momento de incerteza em que se aguarda pelo futuro da marca, aqui fica uma pequena homenagem dos carros de ontem e de hoje juntos.
Thos.-S.-Kenny-Motors-Saab-St.-Louis-MO.jpg
saab-900-cabrio.jpg
Saab-9-5-Estate.jpg
Saab-9-5-Estate.1.jpg
Saab-9-5-Estate.5.jpg
Saab-9-5-Estate.4.jpg

SOC-11-group-shot-people-waving.jpg

Lindo!
Que nunca seja preciso dizer "Adeus Saab".

Pode ser que não tenhamos que dizer "adeus" à SAAB. Se o plano de «vendas residuais, mas que estabeleçam o ponto-perfeito para ter retorno económico» resultar, é meio caminho andado.
O 9-5 parece ter tido boa aceitação (fazer mais com os recursos da GM e do Opel Insignia disponibilizados, sabendo que ia durar pouco nas suas mãos, era difícil). O novo 9-3 (baseado na estrutura do actual, ou seja, do último Opel Vectra), se se confirmar que será reminiscente do antigo 900 e se a Saab souber "espremer" isso, sabendo que, nesta fase, isso pode "pegar", pode ser bom.
Também se diz por aí que o desastroso 9-2 (que era um mero Subaru Impreza carrinha) terá substituto, sob forma de uma carroçaria compacta do futuro 9-3, mas que isso não acontecerá antes do 9-1, o tal "anti-Mini" com ares do antigo Saab 99, que poderá ter por base a estrutura... do Mini.

[Am I right?]
A estratégia tem tudo para resultar, se for bem "vendida". Esperemos que resulte.

mas como é que querem fazer isso tudo se a empresa não tem dinheiro para pagar componentes nem a trabalhadores?

se os bens forem arrestados nem fábrica terá

Voltar
Superior