Tópico Skoda

Tive a oportunidade de fazer um test-drive ao Yeti 1.2 TSI, versão Experience, que é a mais equipada. Devo destacar o excelente atendimento do vendedor, que me explicou todos os pormenores do carro, com grande detalhe e conhecimento, desde o GPS ao bluetooth, passando pelo sistema Varioflex.
Quanto ao carro, foi uma agradável surpresa. Confortável, bem acabado e equipado, tendo em conta o segmento em que se insere e o preço de venda. O motor é muito interessante, muita força em baixa e média rotação, que em cidade o torna muito desembaraçado. No percurso que fiz em Lisboa - para quem conhece, comecei na Duque de Ávila, Av. Berna, Av. Combatentes, Av. Lusíada e regresso - com pouco trânsito, deu para puxar um pouco e apenas se nota alguma perda de fôlego nalgumas situações - por exemplo, a 80 ou 90 em 5ª, a resposta já não é fulgurante, sempre são 1345 kgs para 105cv e 1.2. A caixa de 6 é precisa, muito suave, pareceu-me bem escalonada, com 1ª e 2ª curtas. Imagino que a DSG ligue bem com este motor mas ainda não está disponível.
Não deu para ver bem o comportamento, tenho alguma curiosidade em ver como a maior altura se reflecte neste aspecto.
No inicio do teste, o computador de bordo foi posto a zero, neste pequeno percurso a média ficou nos 8,4l, acredito que em estrada se consiga baixar para uns 7,0.
No fim, o preço. 23.200€ de tabela para esta versão Experience, pintura metalizada incluída, valor negociável. Com os extras que eu gostaria, o prazo de entrega fica em cerca de 2 meses.

Tive a oportunidade de fazer um test-drive ao Yeti 1.2 TSI, versão Experience, que é a mais equipada. Devo destacar o excelente atendimento do vendedor, que me explicou todos os pormenores do carro, com grande detalhe e conhecimento, desde o GPS ao bluetooth, passando pelo sistema Varioflex.
Quanto ao carro, foi uma agradável surpresa. Confortável, bem acabado e equipado, tendo em conta o segmento em que se insere e o preço de venda. O motor é muito interessante, muita força em baixa e média rotação, que em cidade o torna muito desembaraçado. No percurso que fiz em Lisboa - para quem conhece, comecei na Duque de Ávila, Av. Berna, Av. Combatentes, Av. Lusíada e regresso - com pouco trânsito, deu para puxar um pouco e apenas se nota alguma perda de fôlego nalgumas situações - por exemplo, a 80 ou 90 em 5ª, a resposta já não é fulgurante, sempre são 1345 kgs para 105cv e 1.2. A caixa de 6 é precisa, muito suave, pareceu-me bem escalonada, com 1ª e 2ª curtas. Imagino que a DSG ligue bem com este motor mas ainda não está disponível.
Não deu para ver bem o comportamento, tenho alguma curiosidade em ver como a maior altura se reflecte neste aspecto.
No inicio do teste, o computador de bordo foi posto a zero, neste pequeno percurso a média ficou nos 8,4l, acredito que em estrada se consiga baixar para uns 7,0.
No fim, o preço. 23.200€ de tabela para esta versão Experience, pintura metalizada incluída, valor negociável. Com os extras que eu gostaria, o prazo de entrega fica em cerca de 2 meses.

Subscrevo tudo! Adorei o carro também e surpreendeu-me em tudo. Foi também essa a versão que experiemntei.

Gostei do teu comentário. Entendo um "pouco" o teu TD que fizeste. [;)]

Última edição:
Este carro te coosas bem positivas. Talvez seja um pouco triste, apenas.

Sabem por quanto estão a vender o TDI DSG?

Já agora, como está de emissões? (ok, está última questão foi um bocado preguiçosa...)

Ok! Obrigado pela correcção [;)]
E quanto à manutenção Skoda? Alguém sabe classificar de 0 a 10? [;)]

Como todas, depende do concessionário (quando tive a minha Octávia nunca tive razão de queixa do atendimento). As peças têm preços que considero baratos relativos a outras marcas rivais do seguemento.

[;)]

Última edição:
Também já tive contacto com o Yeti[:p]

Podia escrever aqui um testamento, mas apenas deixo isto no ar:

Cerca de 30 mil euros por um 2.0 de 110 cavalos "mid-range"(Ambiente)? Não me parece... :sh)

PS:Apesar de tudo, adorei o carro[;)]

Última edição:
Também já tive contacto com o Yeti[:p]

Podia escrever aqui um testamente, mas apenas deixo isto no ar:

Cerca de 30 mil euros por um 2.0 de 110 cavalos "mid-range"(Ambiente)? Não me parece... :sh)

PS:Apesar de tudo, adorei o carro[;)]

Podes escrever um testamento... ninguém se importa.

Mas para mim seria o 1.2 TSI, pois só com esse motor é que ele é realmente uma boa compra.

Mas para mim seria o 1.2 TSI, pois só com esse motor é que ele é realmente uma boa compra.

Não sei como é boa compra a gastar mais de 10L na vida real, como muito teste já indicou.

Qual o sentido de comprar algo supostamente por ser barato e económico e depois ter custos de utilização elevados? :sh)

Pois... Fui fazer o meu segundo test drive ao Yeti com um amigo meu e puxámos apenas um bocadinho pelo 1.2 TSI. Os consumos disparam logo paras 10 e 11 litros. Depois continuámos a andar pela cidade, ainda durante um bom bocado, e os consumos baixaram para os 9.6 lts/100km... Dá que pensar, porque afinal estar a dar 20 mil euros por uma ilusão não é nada racional. Quase que mais vale comprar um X5 3.0D usado, como alguns anos é certo, que faz os mesmos consumos ou, quem sabe, menos. Ou então já se arranja, novo em folha, um Fiat Bravo 1.6 multijet de 105 cv com muito melhores performances e consumos.

Fiquei muito desiludido com os consumos desta vez e isso faz-me não comprar este carro, até porque a motorização existente, na minha opinião não é justa para já. Isto porque, ou temos o 1.2 TSI ou depois um 1.8 TSI ou um 2.0 TDI... São extremos em tudo. Um dia há-se haver o meio termo e depois quero ver a quantidade de desiludidos que vai haver por aí.

Ora ontem lá fui dar uma voltita num 1.2 TSI. A versão era a de topo com extra de tecto em vidro. Tinha A/C Dual, NAV, rádio com touch screen, e tudo e mais algo!

Entrada/Interior:

A porta é sólida (ou parece). O interior achei-o "frio". Confesso que nunca pensei sentir isso, mas a verdade é que mal me sentei, o carro pareceu-me frio! O meu C4 pareceu-me logo um carrão mal me sentei no Yeti!
Por outro lado o interior surpreendeu-me pelos espaços de arrumação (nunca pensei ver isto num VAG), bem como pela modularidade dos bancos traseiros (avançam/recuam e reclinam).
Não achei que fosse muito bem sentado mas isso porque não quis mexer na posição de condução.
O rádio era aquele de touchscreen topo de gama, com Nav. Tinha um som bom, mas não gostei do "delay" aquando do toque para mudar de funções. Mariquices. Tb não gostei da quantidade de luz que ele transmitia para o interior, mas isso é pq não estou habituado a Nav instalado no interior.

Achei piada à vendedora fazer referência ao A/C Dual, ao porta luvas refrigerado, ao Mp3, ligação externa, aos sensores de estacionamento terem um gráfico de aproximação no ecrã, etc, como se fosse novidade deste ano! Vendas obligé, mas eu cordialmente lá lhe fui dizendo que o C4
que tenho já tem isso tudo! [:p]

Enfim, o interior até está aprovado, mas não me entusiasmou de forma alguma. E o tecto de vidro só faz jeito mesmo a quem vai atrás, mas é bonito e fica bem.

Vamos lá pôr isto a trabalhar...
Comandos todos VAG, tudo no sítio, start... e lá pegou.
O motor fazia alguma vibração e um ruído esquisito ao ralenti (não é 3 cilindros, ou é? por acaso isso não sei...), tipo uma vibração que desaparecia quando acelerava um pouco. O ruído era bem irritante...

No arranque gostei da força do 1.2, fiquei muito admirado mesmo! 1ª 2ª 3ª 4ª e sempre força! E isto a baixas velocidades (engrenei 4ª a +-60kmh)! Gostei, para a cidade está aprovado.
Infelizmente foi uma volta curta pq não tinha tempo para mais, mas não cheguei a colocar 6ª. O CB tem indicador de passagem de mudança.

Em andamento, fiquei pasmado com os barulhos e sensações no interior: o carro era novo, já fazia barulhos no interior, poucos mas fazia (ao nível do meu C4 com 3 anos). A condução não gostei muito, a suspensão é rija mas adorna um pouco, como é natural. De qualquer forma parecia maciço nas covas e ressaltos da estrada, mas mais uma vez fiquei com a impressão que o C4 era mais "carro" em estrada aberta.

Não gostei do facto de ao fazermos máximos os médios desligarem! Isso já não se usa!! Eram faróis de halogéneo, disse a vendedora (muito simpática por sinal). Os faróis de nevoeiro acendiam nas curvas.

Depois continuo, agora tenho de abandonar o pc.

Até já.

Continuando,

Depois de dar a volta e voltar ao stand, a sra deu-me preços para o 2.0tdi 110cv (4x4), penso que era 31000/33000/35300 para os níveis de equipamento respectivos.

Acho até relativamente concorrenciais.

No geral, depois de fechar a porta e voltar ao meu C4, sentei-me, e fiquei novamente muito surpreendido por achar que o C4 é mais "carro" que o yeti! E quando arranquei então achei que o C4 é uma máquina! [:D]

No fudo, acho que não me importava de ter um Yeti e posso eventualmente adquiri-lo no futuro, mas será ou um topo de gama 4x4 cheio de equipamento, tdi ou tsi, ou o mais básico 1.2tsi para as voltas junto a casa.

Novo, estou a ver que só se ganhasse o €uromilhões!

É um bom carro, sem dúvida, mas desiludiu-me um pouco na condução e sensações no interior.

Cumps.

(...), No Polo o 1.2 TSi só vais estar disponivel depois de março...:sh)

No mercado alemão já está disponivel, bem como outras propostas concorrentes no segmento B na quase totalidade dos mercados europeus, a distância calculada entre a fronteira natural da Península com as restante massa continental europeia deve demorar a percorrer de modo a que cá cheguem as propostas comercias actuais, :sh)

Não sei como é boa compra a gastar mais de 10L na vida real, como muito teste já indicou.

Qual o sentido de comprar algo supostamente por ser barato e económico e depois ter custos de utilização elevados? :sh)

Se atendermos à relação potência vs cc nas motorizações a benzina, há concorrência atmosférica ou não neste patamar de potência nos consumos efectuados, manutenção, custo de aquisição por via fiscal, tecnologia empregue?, os consumos deste motor segundo diversos testes efectuados dispara em circuito urbano e em utilização de velocidade elevada praticada/elevado regime de rotação, como é comum a todos os motores de combustão interna, [:D] [;)]

Voltar
Superior