Tópico Skoda

Eu também estou indeciso entre o 1.2 TSI e o 1.6 TDI. À partida acho que o 1.2 chega para os kms que faço mas estou à espera de ver os preços do 1.6 experience. no entanto, a dúvida só se manterá se o 1.6 tdi experience andar pelos 25.000 como o octavia. se for mais que isso não me sobra muito para ponderar.

entretanto ando a contabilizar ao certo e no terreno quantos kms faço por mês e qual o consumo que faço com o meu actual carro, para ter mais informação para tomar uma decisão muito ponderada.

Eu também estou indeciso entre o 1.2 TSI e o 1.6 TDI. À partida acho que o 1.2 chega para os kms que faço mas estou à espera de ver os preços do 1.6 experience. no entanto, a dúvida só se manterá se o 1.6 tdi experience andar pelos 25.000 como o octavia. se for mais que isso não me sobra muito para ponderar.

entretanto ando a contabilizar ao certo e no terreno quantos kms faço por mês e qual o consumo que faço com o meu actual carro, para ter mais informação para tomar uma decisão muito ponderada.

Não contes q o Yeti 1.6 Tdi Experience seja 25 000€, digo-te já de certeza q é impossível... :sh) Conta com 27 000€ como mínimo. Sinceramente até não acho caro, tendo em conta q é um crossover bastante competente em estrada e off road e q o nível Experience conta com mimos como 9 airbags de série, sistema de navegação, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros...

Equipamento:

ABS
Airbag de condutor
Airbag de joelhos (condutor)
Airbag de passageiro desligável
Airbags de cabeça dianteiros e traseiros (tipo cortina)
Airbags frontais adaptativos
Airbags laterais tórax (dianteiros)
Alarme
Alavanca das mudanças e fole em pele
Altifalantes (8)
Apoio de braços dianteiro
Ar cond. aut. com saídas independentes esq/dir
Bancos dianteiros com apoio lombar
Bancos dianteiros com regulação em altura
Barras no tejadilho
Computador de bordo
Controlo anti-patinagem
Controlo de estabilidade
Controlo de tracção
Cruise Control
Direcção assistida
Ecrãn policromático
Embelezadores de rodas
Espelhos retrovisores na cor da carroçaria
Faróis de berma (função cornering)
Faróis de nevoeiro dianteiros
Faróis diurnos
Fecho centralizado com comando à distância
Follow me home
Frisos laterais de protecção pretos
Imobilizador do motor
Indicador de pressão dos pneus
Indicador de temperatura exterior
Jantes em liga leve 17'

Porta-luvas arrefecido
Preparação telemóvel
Rádio com leitor de Cds e mp3 com comandos no volante
Rede porta-objectos (bagageira)
Sensor de luminosidade
Sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema de assistência ao arranque em subidas
Sistema de navegação
Vidros dianteiros eléctricos
Vidros traseiros eléctricos
Vidros traseiros escurecidos
Volante com regulação em altura e profundidade
Volante em pele

Já agora, aproveito para contar qual foi a minha opinião do yeti 1.2tsi após um testdrive. O carro que experimentei era um ambition e tinha apenas 720km. Contrariamente ao que estava à espera, o 1.2tsi mostrou-se ser bastante elástico e capaz de suportar o peso do yeti. O carro chegou facilmente aos 100km/h sem puxar muito pelo motor, apenas usado a caixa (que sendo de 6v ajuda e muito). Julgo que não devo ter ultrapassado as 3000rpm, procurando sempre utilizar a faixa de binário máximo sem forçar a mecânica (em cidade é o mais aconselhável, e como vai ser um carro de cidade tentei usar o motor da forma mais próxima possível que irá ser utilizado). Os consumos instantâneos é que assustaram um bom bocado com valores de 20l/100 a aparecerem no cb em algumas subidas (não muito íngremes) em que era preciso mexer um bocado mais o carro. Isto levou-me a ponderar ir para o 1.6tdi mas acho que a diferença de preço não compensa face ao 1.2tsi principalmente quando não devo fazer muitos kms por ano (10000/15000) e não ser o tipo de trajecto ideal para motores com FAP. No entanto, devido ao turbo, este motor parece ter uma utilização de um diesel de baixa cilindrada. Gostei mas notava-se um pouco o barulho do motor dentro do carro.

Em termos de conforto estava bastante bom, não se notando os buracos em pisos mais irregulares. A posição de condução era boa, com excelente visibilidade à frente, e é espaçoso q.b.. Não gostei muito do comportamento em curva em que se notou o adornar da carroçaria numa curva mais apertada. Bem sei que esse comportamento seria de esperar num SUV mas assustou-me um pouco uma vez que não estou habituado (tenho uma 308sw sport com suspensão bastante rija e faço aquela curva a velocidades superiores sem notar qualquer adornar). Por isso julgo que o ESP se torna obrigatório para este carro, razão pela qual se calhar vou para a versão experience apesar de achar que a ambition é mais do que suficiente (se meter o ESP + bluetooth o preço começa a ficar muito próximo do experience que, para além destes opcionais, traz mais equipamento).

Para finalizar, apesar dos poucos kms já notava um ou outro barulho parasita no interior do carro. Os interiores são sóbrios mas interessantes.

Conclusão: gostei do carro e julgo que será a minha próxima compra, tanto mais que será para ser usado com a minha filhota que nascerá em breve,pelo que o nível de segurança que apresenta nos diversos testes minimizam algumas das suas desvantagens (essencialmente os consumos).

Last edited:
pcg: não te stresses com os consumos instantâneos, a minha 1.6 Tdi vai muitas vezes aos 49.9 lts(!!!), e isso não impede q o consumo médio geral ande entre os 5,1/5,2 lts. [;)]

pcg: não te stresses com os consumos instantâneos, a minha 1.6 Tdi vai muitas vezes aos 49.9 lts(!!!), e isso não impede q o consumo médio geral ande entre os 5,1/5,2 lts. [;)]

Sim eu sei, também acontece na minha 308. O CB marcava 8.5 (se não estou em erro) o que será algo normal tendo em conta que a marca anuncia 7.6 em urbano (mais 1l é o normal). Com o 1.6tdi julgo que deverá andar à volta dos 6/6.5 em urbano (não esquecer que é um SUV em formato caixote), ou seja, uns 7.5/7.6 reais. Mas é como digo, para os percursos diários que vou fazer e algumas escapadelas que poderei vir a fazer com o yeti (tenho a 308 para viagens mais longas, caso seja necessário), a diferença de preço para o 1.6tdi não deve compensar (deve rondar os €3000/€4000 pelo que tenho visto nas diversas marcas do grupo VW). Este motor 1.2tsi é bastante interessante pois tem um comportamento muito próximo dos 1.6tdi, com um consumo um pouco mais alto mas nada de muito assustador (1l entre consumos) e é bastante mais barato que o 1.6tdi. É que uma diferença de €3000/€4000 paga muita gasolina.

Já agora, aproveito para contar qual foi a minha opinião do yeti 1.2tsi após um testdrive. O carro que experimentei era um ambition e tinha apenas 720km. Contrariamente ao que estava à espera, o 1.2tsi mostrou-se ser bastante elástico e capaz de suportar o peso do yeti. O carro chegou facilmente aos 100km/h sem puxar muito pelo motor, apenas usado a caixa (que sendo de 6v ajuda e muito). Julgo que não devo ter ultrapassado as 3000rpm, procurando sempre utilizar a faixa de binário máximo sem forçar a mecânica (em cidade é o mais aconselhável, e como vai ser um carro de cidade tentei usar o motor da forma mais próxima possível que irá ser utilizado). Os consumos instantâneos é que assustaram um bom bocado com valores de 20l/100 a aparecerem no cb em algumas subidas (não muito íngremes) em que era preciso mexer um bocado mais o carro. Isto levou-me a ponderar ir para o 1.6tdi mas acho que a diferença de preço não compensa face ao 1.2tsi principalmente quando não devo fazer muitos kms por ano (10000/15000) e não ser o tipo de trajecto ideal para motores com FAP. No entanto, devido ao turbo, este motor parece ter uma utilização de um diesel de baixa cilindrada. Gostei mas notava-se um pouco o barulho do motor dentro do carro.

Em termos de conforto estava bastante bom, não se notando os buracos em pisos mais irregulares. A posição de condução era boa, com excelente visibilidade à frente, e é espaçoso q.b.. Não gostei muito do comportamento em curva em que se notou o adornar da carroçaria numa curva mais apertada. Bem sei que esse comportamento seria de esperar num SUV mas assustou-me um pouco uma vez que não estou habituado (tenho uma 308sw sport com suspensão bastante rija e faço aquela curva a velocidades superiores sem notar qualquer adornar). Por isso julgo que o ESP se torna obrigatório para este carro, razão pela qual se calhar vou para a versão experience apesar de achar que a ambition é mais do que suficiente (se meter o ESP + bluetooth o preço começa a ficar muito próximo do experience que, para além destes opcionais, trás mais equipamento).

Para finalizar, apesar dos poucos kms já notava um ou outro barulho parasita no interior do carro. Os interiores são sóbrios mas interessantes.

Conclusão: gostei do carro e julgo que será a minha próxima compra, tanto mais que será para ser usado com a minha filhota que nascerá em breve,pelo que o nível de segurança que apresenta nos diversos testes minimizam algumas das suas desvantagens (essencialmente os consumos).

Fiquei intrigado com algumas coisas que relataste:

- só tenho lido testemunhos de que o motor é mesmo muito silencioso e que mal se ouve dentro do carro;
- também ainda não tinha lido nada sobre ruídos parasitas;

De qualquer modo ainda não testei o carro mas prefiro ter também testemunhos como o teu, para não pensar que é tudo um mar de rosas. Ainda assim acho que é a melhor opção do mercado em value for money e só estou a avaliar se o 1.2 tsi é mesmo a melhor opção para mim. Acho que deve ser, exactamente pelos mesmos motivos que enumeraste.

Fiquei intrigado com algumas coisas que relataste:

- só tenho lido testemunhos de que o motor é mesmo muito silencioso e que mal se ouve dentro do carro;
- também ainda não tinha lido nada sobre ruídos parasitas;

De qualquer modo ainda não testei o carro mas prefiro ter também testemunhos como o teu, para não pensar que é tudo um mar de rosas. Ainda assim acho que é a melhor opção do mercado em value for money e só estou a avaliar se o 1.2 tsi é mesmo a melhor opção para mim. Acho que deve ser, exactamente pelos mesmos motivos que enumeraste.

O motor é silencioso quando ao ralenti... Aí de facto não se ouve dentro do carro. Mas ao andar e puxando um pouco pelo motor, ouve-se o mesmo. Não que seja muito barulhento, mas faz-se notar. No entanto, eu sou muito picuinhas quanto a barulhos (ouço tudo...) e por isso outra pessoa pode não ligar. Isso também pode justificar os ruidos parasitas que ouvi, mas não era nada de grave. Estavam lá mas não chateavam. Até podia ser alguma coisa solta no porta luvas, mas não me pareceu.

Podes ver o comportamento do motor neste video do youtube.

Boas, vou buscar o meu yeti 1.2 TSI Exclusive na próxima 3ª feira, dia 21/12. Quando o experientei fiquei muito surpreendido não só com a qualidade dos materiais como com o conforto e o bom desempenho do motor. Até achei o motor muito silencioso e fiz questão de andar por ruas com mau piso e não ouvi nenhum ruído parasita. Achei o carro mesmo agradável, tendo a skoda subido decisivamente na minha consideração. Fiquei rendido e, depois de ter dado uma volta pelos stands acabei mesmo por me decidir e encomendar um em cinza prata.
O Yeti 1.2 TSI foi considerado pela revista AutoExpress como carro do ano 2010 e em Inglaterra tem feito tanto sucesso que há lista de espera de 12 semanas.
Deixo-vos os links para o vídeo e a apreciação.

http://www.youtube.com/watch?v=AWShI283Ur4

http://www.carbuyer.co.uk/reviews/skoda/yeti/sports-utility-vehicle/review

Boas, vou buscar o meu yeti 1.2 TSI Exclusive na próxima 3ª feira, dia 21/12. Quando o experientei fiquei muito surpreendido não só com a qualidade dos materiais como com o conforto e o bom desempenho do motor. Até achei o motor muito silencioso e fiz questão de andar por ruas com mau piso e não ouvi nenhum ruído parasita. Achei o carro mesmo agradável, tendo a skoda subido decisivamente na minha consideração. Fiquei rendido e, depois de ter dado uma volta pelos stands acabei mesmo por me decidir e encomendar um em cinza prata.
O Yeti 1.2 TSI foi considerado pela revista AutoExpress como carro do ano 2010 e em Inglaterra tem feito tanto sucesso que há lista de espera de 12 semanas.
Deixo-vos os links para o vídeo e a apreciação.

http://www.youtube.com/watch?v=AWShI283Ur4

http://www.carbuyer.co.uk/reviews/skoda/yeti/sports-utility-vehicle/review

Parabéns pela compra, depois abre um DB. [;)]

Muito antes do Yeti ter sido lançado já eu estava a fazer contas para comprar um, mas como necessitava de um diesel fiz as contas ao 2.0 Tdi e o ISV não compensava... acabei por comprar uma Octavia break (também porque tenho 2 filhos pequenos e a bagageira é consideravelmente superior na Octavia), mas o "bichinho" do Yeti nunca me abandonou, esperando q num futuro ainda possa comprar um.[:cool:]

Como eu sempre disse o 2.0 Tdi Experience era bastante penalizado pelo ISV e realmente dentro da realidade do mercado português não era um bom negócio. No entanto a chegada do 1.6 Tdi Greenline reduziu drasticamente os preços, com a versão Greenline Experience a custar menos de 25 000€. Agora sim, um bom negócio! [;)]

Em relação à cor, não leves a mal, mas cinzento é q já não compro. [;)] Eu compraria castanho, vermelho ou branco. O outro dia vi um branco no Saldanha q estava espectacular. apr:)

Parabéns pela compra, depois abre um DB. [;)]

Muito antes do Yeti ter sido lançado já eu estava a fazer contas para comprar um, mas como necessitava de um diesel fiz as contas ao 2.0 Tdi e o ISV não compensava... acabei por comprar uma Octavia break (também porque tenho 2 filhos pequenos e a bagageira é consideravelmente superior na Octavia), mas o "bichinho" do Yeti nunca me abandonou, esperando q num futuro ainda possa comprar um.[:cool:]

Como eu sempre disse o 2.0 Tdi Experience era bastante penalizado pelo ISV e realmente dentro da realidade do mercado português não era um bom negócio. No entanto a chegada do 1.6 Tdi Greenline reduziu drasticamente os preços, com a versão Greenline Experience a custar menos de 25 000€. Agora sim, um bom negócio! [;)]

Em relação à cor, não leves a mal, mas cinzento é q já não compro. [;)] Eu compraria castanho, vermelho ou branco. O outro dia vi um branco no Saldanha q estava espectacular. apr:)

Queres juntar um Yeti e um Fabia ao Octavia? :)

A tua garagem vai ter mais skodas que o stand onde comprei o meu [:D]

Queres juntar um Yeti e um Fabia ao Octavia? :)

A tua garagem vai ter mais skodas que o stand onde comprei o meu [:D]

O Yeti será só para quando vender o Octavia. [;)] Em relação ao Fabia tudo depende do tempo no próximo ano (€), mas q até poderá nem ser o Fabia... como preciso de um 2º carro essencialmente para 1 pessoa as opções (entre usados e novos) poderão andar entre:

.Fabia

.Roomster

.Polo

.Volvo C30

.Mito

O Yeti será só para quando vender o Octavia. [;)] Em relação ao Fabia tudo depende do tempo no próximo ano (€), mas q até poderá nem ser o Fabia... como preciso de um 2º carro essencialmente para 1 pessoa as opções (entre usados e novos) poderão andar entre:

.Fabia

.Roomster

.Polo

.Volvo C30

.Mito

Também conto trocar o C2 da Maria lá para o 2º semestre de 2011, mas em princípio será por um Focus tdci usado...

Consumos...

Consumos...

Olá, gostava que falasses dos consumos que o carro está a fazer.

Eu comprei um Ibiza ST com o 1.2 TSI de 105CV que fez 8 litros aos 100 com o primeiro depósito e achei o consumo um pouco elevado apesar de ainda estar a habituar-me ao carro.

O Yeti é certamente mais pesado que o Ibiza ST. Indica pf a largura dos pneus que é algo que eu acho que deve ter influência nesta questão. O Ibiza ST tem pneus 215 (pack, de série são 195).

Nos primeiros dias achei o motor muito preso, o que não será invulgar num carro novo. Contudo, embora sentisse a força do motor achei que tinha pouca genica, isto é, não era muito rápido. Uma semana depois já sinto o carro mais solto. Informa pf se tiveste uma impressão semelhante.

Parabéns pelo carro novo!

Olá a todos.
Estou muito contente com o yeti. Tenho achado o carro muito confortável. A versão experience está muito bem equipada e, inclusivé tem mais equipamento do que aquele que é referido no livro de instruções. Ainda estou aos poucos a descobrir o carro e tem sido uma agradável surpresa.
Os pneus que equipam o 1.2 TSI Experience são uns Dunlop 225/50 R17. Como se trata de um motor com turbo, os consumos podem variar bastante consoante a pressão do pé no acelerador. É natural que no início não só o carro não puxe tanto como os consumos sejam mais elevados. Quando fiz o TD num Yeti com 18.000 Km achei o carro muito mais solto e com menores consumos do que comparativamente com o meu que ainda nem tem 1000 Kms. Normalmente faço uma condução tranquila, mas quando é necessária potencia para fazer face a alguma situação, pode-se contar com a aceleração necessária...eu fico surpreendido como este motor 1.2 consegue acelerar o yeti e imprimir rapidamente velocidades mais elevadas. A caixa de 6 velocidades é super macia e intuitiva e até existe no painel de instrumentos uma indicação da mudança engrenada, surgindo uma seta para cima ou para baixo a aconselhar a mudança da velocidade de forma a conseguir-se uma condução mais económica.
Envio algumas fotos do meu bólide novo.

Attachments

• P1160078.JPG
    P1160078.JPG
    138.6 KB · Views: 0
  • P1160072.JPG
    P1160072.JPG
    152 KB · Views: 0
  • P1160082.JPG
    P1160082.JPG
    92.2 KB · Views: 0
  • P1160083.JPG
    P1160083.JPG
    98.3 KB · Views: 0
  • P1160085.JPG
    P1160085.JPG
    103.9 KB · Views: 0
  • P1160087.jpg
    P1160087.jpg
    140.1 KB · Views: 0
  • P1160088.jpg
    P1160088.jpg
    125.2 KB · Views: 0
Eu cá com esse modelo em particular não, mas olhando para os consumos anunciados, estou em crer que deve levar a "famosa" caixa de 5v idêntica à colocada em tantos outros carros que este motor serve, pelo que, nesse caso, as suas prestações serão semelhantes aos demais....

...ou seja, se for como a Golf Variant 1.6tdi que usei durante 2 dias, é preciso atenção nas recuperações ;)

Segundo parece a Skoda está a preparar uma ofensiva forte no mercado, tendo estabelecido q até 2018 quer vender cerca de 1 500 milhões de carros porr ano. A marca (q bateu este ano novo recorde de vendas totalizando 762 000 mil veículos vendidos) vai apresentar em Genebra um novo protótipo (abaixo), q segundo porta vozes da marca, vai dar início a uma nova linguagem estilística, e q será «um desenho claro, com formas bem definidas, tendo sido concebido com grande cuidado e atenção pormenorizada aos detalhes».

De realçar q segundo o director de comunicação da Skoda, a marca vai avançar já a partir de 2012 com novos projectos, q segundo o mesmo director dará lugar a q semestralmente a marca lance novos produtos no mercado (sejam facelifts ou novos modelos), ao bom estilo "mancha", tão querido dentro do universo VW. Daí se falarem em imensos novos projectos, incluindo no regresso do coupé Rapid (sabe-se q a Skoda procedeu há pouco tempo novo registo de nomenclaturas para eventuais futuros modelos e q o nome Rapid foi um deles).

A marca também apresentará um novo logotipo e imagem corporativa no Salão de Genebra, aproveitando a comemoração dos 20 anos de ligação à VW.

t6xbnk.jpg

Segundo parece a Skoda está a preparar uma ofensiva forte no mercado, tendo estabelecido q até 2018 quer vender cerca de 1 500 milhões de carros porr ano. A marca (q bateu este ano novo recorde de vendas totalizando 762 000 mil veículos vendidos) vai apresentar em Genebra um novo protótipo (abaixo), q segundo porta vozes da marca, vai dar início a uma nova linguagem estilística, e q será «um desenho claro, com formas bem definidas, tendo sido concebido com grande cuidado e atenção pormenorizada aos detalhes».

De realçar q segundo o director de comunicação da Skoda, a marca vai avançar já a partir de 2012 com novos projectos, q segundo o mesmo director dará lugar a q semestralmente a marca lance novos produtos no mercado (sejam facelifts ou novos modelos), ao bom estilo "mancha", tão querido dentro do universo VW. Daí se falarem em imensos novos projectos, incluindo no regresso do coupé Rapid (sabe-se q a Skoda procedeu há pouco tempo novo registo de nomenclaturas para eventuais futuros modelos e q o nome Rapid foi um deles).

A marca também apresentará um novo logotipo e imagem corporativa no Salão de Genebra, aproveitando a comemoração dos 20 anos de ligação à VW.

t6xbnk.jpg

Gosto da ideia. Falta ver a aplicação

1269530652991894117.jpg

17179839801420046063.jpg

1310325835678679595.jpg

1644083277224630529.jpg

13545101512061445194.jpg

Press release:
Design concept and new corporate design

• Under the slogan "The New Power of Škoda", Škoda Auto presented its new corporate design at this year's Volkswagen Group Evening.
  • The event also saw a design concept that shows the brand's new direction towards extending its model portfolio and intensifying its activity in Europe, as well as in China, India and Russia.
The manufacturer presented a very special facelift at the event: for the fist time ever, Škoda is presenting the key elements of its new corporate design whose distinguishing features are freshness and precision. As its established characteristics evolve, Škoda has undergone visual rejuvenation to make it an outwardly even more valued brand.

"We are keen to express the new power of our brand not only through our future products, but also in the way we present ourselves to partners and customers. Škoda is synonymous with attractive cars offering exceptional value for money, countless clever solutions and precisely executed work. All this is clearly reflected by our updated corporate design. As it forges ahead, ŠKODA is eager to flex its newfound strength in the international arena," stressed Jürgen Stackmann, the Board Member responsible for marketing and sales. "Škoda is steadily evolving and it shows. Our new design and fresh outlook reflect our plans for the future."

The most important change affects the main part of the logo, the winged arrow, which in the new design will be much larger and more visible. The hue of the winged arrow has been changed from "natural green" to the new lush "ŠKODA Green". The outer area is highlighted with a chrome look.

By unveiling a design concept, Škoda is offering a glimpse into the future. The economic goals set by the carmaker require a new focus drawing on the inspiration of a tradition stretching back for more than 110 years. The use of modern stylistic elements and the latest technology is a logical step. The design concept fleshes out the contours of the growth strategy with clearly defined features, maximum care and attention to detail.

The design concept singles out characteristic design elements of the ŠKODA brand and guides them towards the future. The long wheelbase and short overhangs are a prerequisite for successful automotive architecture as they both allow for above-average interior space and, coupled with the dynamic roof line, lend the car a high degree of visual majesty. The fluent integration of the tailgate underscores the entire car's sophisticated practicality. The high everyday utility value and distinctive interior modular design are traditional brand values which are freshly interpreted in a more modern form here. The radiator grille with its unobtrusively shiny finish symbolizes the brand's aesthetic blueprint, its fine slats resembling taut harp strings.

The newly arranged and clearly structured logo stands out in the middle of the car as the starting point for all the contours. It intersects the horizontal line of the bonnet, highlighting its special status as a symbol of quality and success.

The design concept marks another big step into the future for ŠKODA. Its forms shapes are dynamic, stimulating the imagination of observers without provoking them, and offering an undistorted view of the outlook for cars made in Mladá Boleslav. The designers and engineers have paved the way for future success. This traditional Czech brand is now best placed to achieve its ambitious goals: economic growth coupled with new design full of potential, while preserving established traditional strengths such as great performance, value and precision.
Fonte: WorldCarFans

Back