Tópico sobre cães.

Pois Texuga como te disse não sou a pessoa mais certa para falar disso pois os meus conhecimentos são limitados nessa área.

Já agora como é que se pratica consaguinidade sem haver problema?

Eu sinceramente nunca tive pancada com cães de raça pura. Como disse, tenho um rottweiler por casualidade de circunstâncias, mas se fosse buscar outro cão preferia ir ao canil e trazer um rafeirolas do que gastar um balúrdio num cão de raça pura.
Não é pelo dinheiro, simplesmente não consigo fazer distinção entre um rafeiro ou um cão de raça.
No entanto compreendo que algumas pessoas prefiram cães com determinadas características que se aplicam melhor a uma raça ou outra.

É uma verdadeira roleta russa, mas necessária, até porque se não tivesse havido consanguinidade nenhuma raça existiria como hoje as conhecemos [;)]

A questão que nunca é abordada, por motivos óbvios, é que essa selecção artificial tem sempre o lado mais negro, o abate dos que não atingem os padrões exigidos, para não cruzarem, perpetuando nas gerações seguintes os traços de carácter ou morfológicos indesejados. Isto teve que ser feito ao longo da História e mesmo hoje em dia há cruzas em primeiro grau para apurar uma ou outra característica. A degeneração genética é inevitável em alguns espécimes da mesma ninhada [;)]

Daí os rafeiros, oriundos de um poço genético bem maior, perpetuarem esse mito de serem cães bem mais resistentes.

cumps

No Verão o cão dos meus avós estava com um problema na perna e teve de ser abatido. Ofereceram-lhes este e eles aceitaram, aqui ficam umas fotos. O gajo tem uma postura um bocado estranha.

IMG_0803.jpg

IMG_0805.jpg

IMG_0810.jpg

Hoje de manhã deu um programa sobre cães na SIC [;)]

Como educar , etc

Dá todas as manhãs de sábado e domingo na SIC, é o Dog Whisperer com o grande Cesar Millan, do qual eu sou fã nr. 1. Infelizmente os programas que trouxeram para cá estão muito resumidos, demais mesmo, face aos originais, mas dá para ter umas ideias[;)]

É uma verdadeira roleta russa, mas necessária, até porque se não tivesse havido consanguinidade nenhuma raça existiria como hoje as conhecemos [;)]

A questão que nunca é abordada, por motivos óbvios, é que essa selecção artificial tem sempre o lado mais negro, o abate dos que não atingem os padrões exigidos, para não cruzarem, perpetuando nas gerações seguintes os traços de carácter ou morfológicos indesejados. Isto teve que ser feito ao longo da História e mesmo hoje em dia há cruzas em primeiro grau para apurar uma ou outra característica. A degeneração genética é inevitável em alguns espécimes da mesma ninhada [;)]

Daí os rafeiros, oriundos de um poço genético bem maior, perpetuarem esse mito de serem cães bem mais resistentes.

cumps

Bold: Porquê? De onde retiraste esses dados?

Bold: Porquê? De onde retiraste esses dados?

Hoje em dia, os mais escrupulosos esterilizam elementos da ninhada que não atinjam as características morfológica, psíquicas ou fisiológicas.
Antigamente é certo e sabido que seriam abatidas segundo qualquer historiador Cinófilo (ou achas que no século I A.C., um criador napolitano de mastims, preocupado em preservar a pureza das suas ninhadas para fornecer um rico e caprichoso senador de Roma, não iria "descartar" os espécimes que não lhe interessavam para cruzas posteriores?)

São questões que levantam muita oposição de vários lados e que podem,por vezes, ferir susceptibilidades porque a selecção artificial de raças (sejam caninas ou outras) sempre foi um tema controverso e existe muita informação por aí...

Não sou criador nem geneticista mas um mero curioso que se dá, a nível profissional, com treinadores e criadores.

Como é um assunto muito delicado e complexo, não vou entrar em discórdias nem me alongar muito. Estes dois artigos, são interessantes sem resvalarem para o campo radical Darwinista :

Seleção Genética e Problemas Físicos

A Arte da Criação e a Genética aplicada

cumps

Dá todas as manhãs de sábado e domingo na SIC, é o Dog Whisperer com o grande Cesar Millan, do qual eu sou fã nr. 1. Infelizmente os programas que trouxeram para cá estão muito resumidos, demais mesmo, face aos originais, mas dá para ter umas ideias[;)]

concordo plenamente.

attachment.php

Attachments

• Imagem 026.jpg
    Imagem 026.jpg
    87.2 KB · Views: 0
  • GetAttachment[1].jpg
    GetAttachment[1].jpg
    4.8 KB · Views: 0
Ontem perdi o meu cão,...nunca pensei que a dor e saudade fosse tão grande,...[s)]

Custa muito especialmente quando a decisão é nossa, e é já a sétima decisão destas que tomo,...[s)]

Aqui está ele depois de o recuperar da rua e no dia que o fui buscar à vet, depois de 2 meses de internamento e depois de o tirar da rua, já bonito e tão feliz que ele era,...

luckyfashion6ox.jpg

lucky24xo.jpg

Last edited:
Perder um animal de estimação, ás vezes é como perder um membro da familia, porque está lá presente todos os dias:(

Que continues a dar o teu amor pelos animais a outros que muito precisam[;)]

Back