Tópico sobre cães.

Tenho um pastor alemão e se o escovar 10 vezes a escova tem sempre imenso pelo, isto é normal?

Sempre ou só em determinadas alturas do ano?

Ao menos alguns ainda vão sendo acolhidos, mas esta época é mesmo deprimente, todos os dias vejo novos cães abandonados. Isto chega a altura das férias e é sempre a mesma história.

Eu recebo a ração no trabalho por questões de comodidade, e na rua mal o homem da transportadora colocou os sacos no chão, veio logo um refeirito ter comigo, com certeza que lhe cheirou. Sei que não mudei a vida dele, mas ainda tive tempo para abrir um canto de um dos sacos e dar-lhe alguma ração, que claro, comeu num piscar de olhos tal a fome que devia ter.

Não há um dia que agora não se veja um cão diferente todos os dias a vaguear pelas ruas. Se vão de férias e não querem pagar alojamento para o deixar, ao menos que os tentem dar a familiares, associações, etc... O que mais me impressiona é como se conseguem livrar do animal como se nada fosse, será que não nutrem quaisquer sentimentos pelo cão?

Infelizmente já não há época do ano com mais abandonos, é todo o ano...

Ao menos alguns ainda vão sendo acolhidos, mas esta época é mesmo deprimente, todos os dias vejo novos cães abandonados. Isto chega a altura das férias e é sempre a mesma história.
Andar por aí à procura de cão alertou-me para isso mesmo...

Eu recebo a ração no trabalho por questões de comodidade, e na rua mal o homem da transportadora colocou os sacos no chão, veio logo um refeirito ter comigo, com certeza que lhe cheirou. Sei que não mudei a vida dele, mas ainda tive tempo para abrir um canto de um dos sacos e dar-lhe alguma ração, que claro, comeu num piscar de olhos tal a fome que devia ter.

Não há um dia que agora não se veja um cão diferente todos os dias a vaguear pelas ruas. Se vão de férias e não querem pagar alojamento para o deixar, ao menos que os tentem dar a familiares, associações, etc... O que mais me impressiona é como se conseguem livrar do animal como se nada fosse, será que não nutrem quaisquer sentimentos pelo cão?
Nós temos um cão, e tivémos 1 semana de férias fora do país e deixamos o cão com os meus pais, nessa semana já sentíamos a falta dele a presença dele por onde quer que vamos. é claro que quando chegamos foi uma alegria para ele e para nós, salta que nem um maluco :D
esse tipo de pessoas que os abandonam não tem amor aos animais, é simples a explicação, e não me venham dizer que é da crise... por uns 2€ compra-se um saco de ração do pingo doce, ao menos não morre a fome.

Tenho um pastor alemão e se o escovar 10 vezes a escova tem sempre imenso pelo, isto é normal?

tenho agora um pastor alemao de pelo coooooooooooomprido preto, tem 6meses 65cm e 40kg lol mas agora desde que comecou o calor aserio tb tem mandado um bocado sempre que escovo mas nada de especial. Deixo aqui uma foto dele a coisa de um mes

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Last edited:
tenho agora um pastor alemao de pelo coooooooooooomprido preto, tem 6meses 65cm e 40kg lol mas agora desde que comecou o calor aserio tb tem mandado um bocado sempre que escovo mas nada de especial. Deixo aqui uma foto dele a coisa de um mes

Lindíssimo!!! E ganda cauda[:D]

e moram com este mais 2 chiuauas e uma rafeira, e é muuuuuito ciumento se por acaso alguem brinca com os outros este ladra e ladra lol

No passado fim-de-semana andei por uma zona rural em Marinhais e deparei-me com este cenário:

P040312_14050001.jpg

P040312_14080003.jpg

P040312_14060002.jpg

P040312_14050002.jpg

Estes são só 3 exemplos dos que estão presos e mais à vista: uma cadela meiga, doce e magra que supostamente servirá de cão de guarda da propriedade, uma outra cadelita com menos de um metro de trela disponível para se poder movimentar e um grande, cruzado de são bernardo, de tão magro que está, quase nem se conseguia levantar e só saiu a cambalear daquela "casota" quando eu lhe incentivei com comida. Deduzo pela quantidade de latidos diferentes que ainda há muitos mais, que deverão estar fechados num anexo ("canil"?) mesmo ali ao lado, que eu não fui ver para não ser acusado de entrar em propriedade privada. Pelo o que me informaram há um casal a viver ali. Não são idosos, nem vivem exclusivamente da "terra", mas como podem ver pelas imagens também não abundam em posses...
O que fazer numa situação destas?

Algumas actualizações sobre este assunto.
Como acho que chueguei a dizer por aqui, mandei as fotos para o SEPNA (SOS ambiente - GNR) e eles pediram-me a morada. Não sei se chegaram a passar pelo o local. É possível, mas o que é certo é que ficou tudo na mesma como eu pude ver no fim de Abril e como se pode ver agora por esta notícia d'o Mirante:

O MIRANTE denunciou na passada semana um criador de ovelhas de Marinhais que para além de deixar morrer o gado à fome e à sede não recolhe os exemplares mortos provocando perigo para a saúde pública.
Depois da notícia de O MIRANTE as autoridades foram alertados para o problema e o proprietário apareceu no local tendo levado a ovelha já em decomposição dentro de um saco plástico na presença da GNR que, no entanto, não sabe onde é que o animal foi enterrado.
Depois do alerta público para a situação, o criador do gado mantém tudo como dantes. As ovelhas continuam ao abandono, sem água e sem comida, mas agora com mais gente da população a passar pelo local para se substituírem ao dono das ovelhas.
Na reportagem que fizemos no local no início da passada semana as autoridades prometerem vigilância sobre o caso. A verdade é que as ovelhas, fechadas no redil, só não morreram ainda porque os vizinhos vão renovando a água e atirando ervas para dentro do espaço cercado.

Os vizinhos disseram esta tarde de terça-feira ao nosso jornal que agora já vêm pessoas de toda a vila para se inteirarem da situação e acabam também a cuidar das ovelhas levando alguma alimentação.
“É uma vergonha. A GNR tem passado por cá todos os dias mas diz que não pode fazer nada. Então se eles não podem quem é que pode acabar com esta vergonha”, pergunta uma das vizinhas que mora perto do redil e ajudou a denunciar a forma desumana como este criador de ovelhas resolveu abandonar os seus animais
No local o proprietário tem ainda três cães que também só alimenta e mata a sede de oito em oito dias.
Na reportagem que publicámos na edição de 31 de Maio o dono dos animais desculpou-se com a falta de pasto “mas é fácil verificar que estamos perante um caso de incúria e de maus tratos”, insiste uma das vizinhas que não aceita que vivamos num país onde ainda sejam permitidas situações como esta.

O Mirante - diário online - Sociedade - Ovelhas continuam ao abandono em Marinhais

E agora que alguns animais começaram a morrer, já se pode fazer alguma coisa?

Neste país os maus tratos animais parece que não entram na categoria do "crime"...[8b]

Nada em Portugal é "crime".

É normal uma pessoa achar bem certas (muitas) coisas depois de tanta repetição (marasmo), mas um fds, umas férias, uns anos fora de Portugal e de regresso só apetece distribuir chapadas a torto e direito:sh)[8b]

Fotos tiradas há poucos dias (só come Royal Canin especial para labradores e deves em quando para não enjoar como Eukanuba Puppy)
Está lindo e no ponto... Detesto quando me cruzo com outros Lab's e os vejo mais parecem potes com patas de tão obesos que estão. Parabéns.
Amanhã é dia de levar a minha pretinha ao doutor levar a pica da praxe.

Antes de mais obrigado. O grande mal dos labradores é terem um estomago sem fim e comerem tudo. O meu também tem que ir lá este mês fazer a desparasitação (cospe uma quantas vezes o comprimido[:D]) e levar o Advantix, curtar as unhas e fazer a limpeza às orelhas, vacina tem no proximo mês.

A unica coisa que ele não gostou muito foi levar o micro-chip ganio que se matou

Antes de mais obrigado. O grande mal dos labradores é terem um estomago sem fim e comerem tudo. O meu também tem que ir lá este mês fazer a desparasitação (cospe uma quantas vezes o comprimido[:D]) e levar o Advantix, curtar as unhas e fazer a limpeza às orelhas, vacina tem no proximo mês.

A unica coisa que ele não gostou muito foi levar o micro-chip ganio que se matou
A minha é só meter o comprimido junto com a ração e marcha tudo eheheh. A minha já nem me lembro se se queixou quando o levou(já vai fazer 4 anos), mas julgo que não, mas o Vet disse que a raça em si é muito tolerante/resistente à dor, a prova disso é que há um ano ou assim a menina decidiu andar a enfiar a cabeça por baixo de uma rede em metal velha que o meu pai tinha no quintal e fez uma ferida no pescoço, ferida essa que começou a ficar um pouco com mau aspecto e por via das duvidas(não era nada afinal) fui ao vet onde ele rapou o pelo(para limpar e desinfectar melhor) mesmo em cima da ferida com uma "gilete" que a mim me estava a fazer confusão e ela nem ai nem ui ali serena a olhar para mim como se nada fosse.

O meu só tem é um grande problema (gosta muito de comer o seu cócó) não sei se a ti te acontece o mesmo, ao principio a vet dizia que ele poderia fazer isso por estar a perder alguma coisa por ali e comer para compensar mas não depois chegamos há conclusão de que ele é mesmo badalhoco [:D].

Tirando os buracos que já me abriu nas paredes de casa e perder muito pelo é um excelente animal, muito carinhoso e amigo dos donos

O meu só tem é um grande problema (gosta muito de comer o seu cócó) não sei se a ti te acontece o mesmo, ao principio a vet dizia que ele poderia fazer isso por estar a perder alguma coisa por ali e comer para compensar mas não depois chegamos há conclusão de que ele é mesmo badalhoco [:D].

Tirando os buracos que já me abriu nas paredes de casa e perder muito pelo é um excelente animal, muito carinhoso e amigo dos donos
Por acaso não, mas a minha a unica vez que tentou sequer comer dejectos nem eram de outro cão(esses ela cheira e passa à frente), mas de um "animal" que não sabia o que era o WC de certeza... Segundo sei isso vai do feitio do cão e há raças mais propensas a isso que outras, por acaso nem sei ao certo como é com os Lab's.
A minha até aos 4 meses ficou sempre dentro de casa(ia ao jornal, etc), altura em que um dia cheguei a casa e a sacana desfez tudo o que apanhou(inclusive no armário dispensa que ainda tou para descobrir como o abriu) mas uma vez que ela está em casa dos meus pais e eles têm um quintal bem grandito é lá que ela fica. Tenho pena de não a ter ao pé de mim todos os dias mas não tenho mesmo condições para a ter em casa de momento, quando a adquiri morava com os meus pais e nem sonhava em casar e mudar-me tão depressa, mas ainda bem que aconteceu e sempre que posso vou lá vê-la ou buscá-la para um passeio.

O meu come é os dele não é o dos outros cães porque o dos outros só cheira. Eu também tenho um quintal grande mas como ele anda livremente pela casa de vez em quando faz disparates.

O meu gosta é de destruir os sapatos quando os apanha e rolos de papel higiénico. E dorme comigo e com a mulher na cama (aos pés) todos os dias vai 3x há rua e quando chego a casa escovo-o e limpo-o com toalhitas. E uma vez por semana leva com pó talco no pelo para não ficar com o cheiro a cão.

Na ração para ficar com o pelo brilhante ponho-lhe um fio de oleo de girassol.

Vou-te ser sincero por mim não o tinha (não queria ter cão, e se tivesse era algo mais pequeno do tipo caniche) mas a mulher tanto insistiu que queria um labrador que acabei por ceder e lá o comprámos. Mas agora digo-te que não estou nada arrependido de o ter e que já não imagino o dia a dia sem ele.

Last edited:
infelizmente não tenho condições para ter um cão, algo que gostaria bastante.

a minha namorada tem uma labradora preta, e é verdadeiramente fantástica.

eu chego de carro e ela coloca-se logo na varanda do 3o andar já a abanar a cauda à minha espera.

o focinho triste quando temos de ir embora e não a levamos a passear, e o carinho que nos dá quando estamos mais abatidos, parece que pressentem que algo está mal e querem ajudar-nos.

são muito inteligentes, dóceis e amigos. ela é uma traquina , só quer brincadeira, está agora no seu primeiro cio.

é fascinante como por vezes estes animais conseguem ser muito melhores que a maior parte de pessoas que andam por ai !

e não digo só os cães de raça, com LOP's e tudo isso que aqui falam, porque até para ser cão é preciso ter sorte e é bem verdade. o meu tio sempre teve cães rafeiros e apanhados da estrada e acredito que sejam mais perspicazes e inteligentes que muitos que ai andam ! o que importa é que os tratemos com carinho e compaixão , porque quando chega a parte de eles retribuírem o amor , nem há palavras ..

O meu come é os dele não é o dos outros cães porque o dos outros só cheira. Eu também tenho um quintal grande mas como ele anda livremente pela casa de vez em quando faz disparates.

O meu gosta é de destruir os sapatos quando os apanha e rolos de papel higiénico. E dorme comigo e com a mulher na cama (aos pés) todos os dias vai 3x há rua e quando chego a casa escovo-o e limpo-o com toalhitas. E uma vez por semana leva com pó talco no pelo para não ficar com o cheiro a cão.

Na ração para ficar com o pelo brilhante ponho-lhe um fio de oleo de girassol.

Vou-te ser sincero por mim não o tinha (não queria ter cão, e se tivesse era algo mais pequeno do tipo caniche) mas a mulher tanto insistiu que queria um labrador que acabei por ceder e lá o comprámos. Mas agora digo-te que não estou nada arrependido de o ter e que já não imagino o dia a dia sem ele.

FredMarques,

Permite-me dar umas opiniões relativamente ao que escreveste.

Quando falas em destruição, e quando dizes que ele sai 3 vezes ao dia, eu arrisco-me a dizer que, apesar de sair 3 vezes ao dia, o tempo de exercício não é suficiente para um Labrador. Essa raça é altamente energética, e passeios higiénicos ou de meia hora, são peanuts!

O comer as fezes, pode mesmo ser uma carência de nutrientes, que ração lhe dás?

O pó de talco é altamente desaconselhado por secar estupidamente a pele do animal, devias evitar o uso de pó de talco, podias optar por um champô seco[;)]

O comer as fezes, pode mesmo ser uma carência de nutrientes, que ração lhe dás?

O pó de talco é altamente desaconselhado por secar estupidamente a pele do animal, devias evitar o uso de pó de talco, podias optar por um champô seco[;)]

Ele come Royal Canin especial para Labradores e deves em quando aconselhado pela veterinária como Eukanuba Puppy (para não enjoar e sempre com a devida habituação)

Quanto ao comer as fezes é mesmo de ser porco porque a veterinária já lhe fez analises as fezes e ele não está a perder nada por elas.

O pó de talco sim seca-lhe o pelo mas não lhe coloco muito mas sim só um bocado, só toma banho 1x por mês por indicação da veterinária.

Back