Tópico sobre cães.

Olá, o meu pastor Alemão ia ter hoje um encontro para possivelmente acasalar com uma cadela pastor alemão.

O dono da cadela trouxe-a cá a casa, o que acontece é que o meu cão ficou muito bravo, inclusivamente deu uma ferradelazita na cadela:sh)
O que queria perguntar era se há alguma técnica para a aproximação dos cães. Alguém me sabe informar sobre isto?

O acasalamento não é só juntar o cão e a cadela. Por vezes leva dias até o acto se concretizar e às vezes a cadela nem aceita o cão. Juntar um cão e uma cadela, que provavelmente nunca se viram na vida e esperar logo sucesso, é ser muito optimista.

Se queres mesmo levar avante o acasalamento, os dois precisam de ser socializados juntos e isso não se faz em apenas minutos ou horas, tens de perder dias nessa tarefa. E depois depende dos próprios animais, se algum deles não foi bem socializado com outros cães quando ainda cachorro, vai ser muito agressivo e dificultar ainda mais as coisas.

Espero é que ambos, tanto tu como a dona da cadela, tenham plena consciência do que envolve a criação de uma ninhada antes de se aventurarem nisso.

Olá, o meu pastor Alemão ia ter hoje um encontro para possivelmente acasalar com uma cadela pastor alemão.

O dono da cadela trouxe-a cá a casa, o que acontece é que o meu cão ficou muito bravo, inclusivamente deu uma ferradelazita na cadela:sh)
O que queria perguntar era se há alguma técnica para a aproximação dos cães. Alguém me sabe informar sobre isto?

Desculpa a frontalidade, mas o cão tem mais juízo que os donos:sh)

Queres cruzar o cão para quê? O teu cão tem LOP? Já está avaliado por juízes de raça? Tem testes de saúde de despistes de doenças genéticas feitos? É um bom exemplar?

E a cadela, preenche todos os requisitos em cima?

Deixa a criação para quem sabe, já há cães que cheguem no mundo, se não tiveres como objectivo o melhoramento e apuramento da raça, esquece a criação...

Boas
Tenho um familiar que tem 2 caes, salvo erro aquilo aparenta ser caniche pelo tamanho e pelo. A cadela esta gravida e vai ter 4 caes. Esta o processo a ser acompanhado pela veterinária bla bla etc. Segundo sei devem nascer esta ou na próxima semana, mas so são tirados da mae apos 2 meses.

Ela ofereceu-se para me dar 1, ao qual aceitou-se dado termos espaço e condições para ele correr e saltar.

O meu objectivo era o cão ficar a dormir na garagem e durante o dia andar no patio / jardim ca fora, tem um amplo espaço fechado para correr e saltar o dia todo! O objectivo era também depois de ele estar vacinado eu ou a minha irma o passear diariamente. Ele vai vir com 2 meses logo ja sei o reguila que vou ter em casa!

Assim, para quem vai ser novo na Área de cuidar do melhor amigo do homem, o que recomendam para:

-> Ensina-lo a fazer as necessidades num sitio preferencialmente no quintal?
-> Algum livro ou manual de como treinar cães para totós?! Ja andei a ver uns videos engraçados no youtube!

Outras dicas são bem vindas, sei que tratar de um cão, como tudo tem a sua responsabilidade, mas acredito que vale bem a pena.

Boas
Tenho um familiar que tem 2 caes, salvo erro aquilo aparenta ser caniche pelo tamanho e pelo. A cadela esta gravida e vai ter 4 caes. Esta o processo a ser acompanhado pela veterinária bla bla etc. Segundo sei devem nascer esta ou na próxima semana, mas so são tirados da mae apos 2 meses.

Ela ofereceu-se para me dar 1, ao qual aceitou-se dado termos espaço e condições para ele correr e saltar.

O meu objectivo era o cão ficar a dormir na garagem e durante o dia andar no patio / jardim ca fora, tem um amplo espaço fechado para correr e saltar o dia todo! O objectivo era também depois de ele estar vacinado eu ou a minha irma o passear diariamente. Ele vai vir com 2 meses logo ja sei o reguila que vou ter em casa!

Assim, para quem vai ser novo na Área de cuidar do melhor amigo do homem, o que recomendam para:

-> Ensina-lo a fazer as necessidades num sitio preferencialmente no quintal?
-> Algum livro ou manual de como treinar cães para totós?! Ja andei a ver uns videos engraçados no youtube!

Outras dicas são bem vindas, sei que tratar de um cão, como tudo tem a sua responsabilidade, mas acredito que vale bem a pena.

Dormir na garagem e passar o dia no quintal, só os vai afastar dele, vai fazer com que o cão nunca venha a ter regras e educação, não é com um passeio diário que se estreitam os laços dono/cão.

Um cão sozinho, não pula nem brinca, destrói e entra em modo de frustração se não for estimulado. Dormir na garagem porquê? Porque é que não ponderas pô-lo dentro de casa quando vocês estão em casa? Ou pelo menos à noite/final do dia?

O treino para fazer o xixi no mesmo sítio é algo inglório quando um cão tem liberdade total durante todo o dia, não vale de nada a recompensa quando ele faz no sítio certo se durante o dia faz onde quer...

Se gostas de ler, aconselho-te 2 livros que, para mim, são quase como bíblias dos cães, que são "A Paixão de César" de César Millan, e "A encantadora de cães" de Jan Fennell.

534532_388429617884070_2088283059_n.jpg

Boas, a garagem que falo é dentro de casa, não é garagem dos carros sequer, é dentro de casa mesmo. So não sei se é boa ideia o deixar andar livremente pela casa. Não queria nada ver nada distruido! Durante o dia toda a gente ca em casa trabalha, logo tirando a hora de almoço não da para tarmos muito mais tempo, tirando a minha irma quando tem tarde livre da escola.

Boas, a garagem que falo é dentro de casa, não é garagem dos carros sequer, é dentro de casa mesmo. So não sei se é boa ideia o deixar andar livremente pela casa. Não queria nada ver nada distruido! Durante o dia toda a gente ca em casa trabalha, logo tirando a hora de almoço não da para tarmos muito mais tempo, tirando a minha irma quando tem tarde livre da escola.

O importante é que ele tenha contacto convosco, seja garagem, sala ou cozinha, e quando estão fora de casa, podem deixá-lo no quintal, mas quando estão em casa, é da vossa responsabilidade tomar conta dele, e é de extrema importância que o façam, só assim reforçam os laços entre vós e o cão.

Lê os livros que te recomendei[;)]

A coleira é melhor coisa do mundo.

No outro dia o meu pai foi não sei onde passear os cães e um dos meus cães vinha CHEIO de carraças nas patas. Quando dei conta já estavam todas secas... Tinha colocado a coleira há 1 mês.

O meu furou-me duas bolas de basquete em duas semanas consecutivas. Comprei uma nova, guardei, o boss encontrou e furou.

Comprei outra bola nova na semana seguinte ele encontrou novamente e furou.

Não existe nenhum bola que ele possa brincar e que seja indestrutivel? Ele já desfez em pedaços aí 10 bolas...até aquelas bolas velhas de couro de futebol de salão!

O meu furou-me duas bolas de basquete em duas semanas consecutivas. Comprei uma nova, guardei, o boss encontrou e furou.

Não existe nenhum bola que ele possa brincar e que seja indestrutivel? Ele já desfez em pedaços aí 10 bolas...até aquelas bolas velhas de couro de futebol de salão!

Bolas não sei, mas à minha comprei um osso "indestrutível" no jumbo natureza em Almada. Fica ao pé da Norauto. PS: Ela já vai para o segundo osso, mas duram realmente muito mais do que o resto que já vi. Não são indestrutíveis, mas são do mais resistente que há.

Compra um Kong e recheia com bolinhas de ração presas com manteiga de amendoim[;)]

kong_extreme.jpg

O acasalamento não é só juntar o cão e a cadela. Por vezes leva dias até o acto se concretizar e às vezes a cadela nem aceita o cão. Juntar um cão e uma cadela, que provavelmente nunca se viram na vida e esperar logo sucesso, é ser muito optimista.

Se queres mesmo levar avante o acasalamento, os dois precisam de ser socializados juntos e isso não se faz em apenas minutos ou horas, tens de perder dias nessa tarefa. E depois depende dos próprios animais, se algum deles não foi bem socializado com outros cães quando ainda cachorro, vai ser muito agressivo e dificultar ainda mais as coisas.

Espero é que ambos, tanto tu como a dona da cadela, tenham plena consciência do que envolve a criação de uma ninhada antes de se aventurarem nisso.
Certo, aí sim era a grande questão. O meu cão não a recebia em casa pois era o território dele, quando o levei a dar um passeio com ela teve uma reacção completamente diferente, ficou todo brincalhão com ela[:D]
1 - Desculpa a frontalidade, mas o cão tem mais juízo que os donos:sh)

2 - Queres cruzar o cão para quê? 3 - O teu cão tem LOP? Já está avaliado por juízes de raça? 4 -Tem testes de saúde de despistes de doenças genéticas feitos? 5 - É um bom exemplar?

E a cadela, preenche todos os requisitos em cima?

Deixa a criação para quem sabe, já há cães que cheguem no mundo, se não tiveres como objectivo o melhoramento e apuramento da raça, esquece a criação...
1 - Não tens de pedir desculpa, mas essa afirmação foi um bocado forte[;)]
2 - Não que diga muito respeito, mas não é para vender[;)] vou ficar com mais dois em casa, e o dono da cadela tem uma empresa e vai colocar como cães de guarda, claro que depende do numero de crias que nasçam, mas nunca será para vender!

3 - Sim, têm os dois LOP.
4 - Sim.
5 - Julgo que sim. Mas para o efeito que é, não podia cruzar o cão na mesma? Repito não é para vender!

A criação é para o efeito que escrevi em cima, não vou começar a fazer criação como muita gente que os mete à venda.
Vou só criar uma vez, a primeira e última.[;)]
Concordo com o que dizes acerca da criação, por isso mesmo na altura de adquirir cão procurei vários criadores. Não fui ao sitio que calhou, porque infelizmente há muita gente a cruzar cães (irmãos com irmãos etc para ganhar dinheiro), o que provoca que as próprias crias saiam imperfeitas.

1 - Não tens de pedir desculpa, mas essa afirmação foi um bocado forte[;)]

Foi forte para atingir o objectivo pretendido...[;)]

2 - Não que diga muito respeito, mas não é para vender[;)] vou ficar com mais dois em casa, e o dono da cadela tem uma empresa e vai colocar como cães de guarda, claro que depende do numero de crias que nasçam, mas nunca será para vender!

Vender um cão fruto de uma BOA criação, não é crime nenhum, a criação responsável custa muito dinheiro.

3 - Sim, têm os dois LOP.

Só o LOP não chega, é apenas o início.

Que testes fizeram?

5 - Julgo que sim. Mas para o efeito que é, não podia cruzar o cão na mesma? Repito não é para vender!

Mais uma vez, vender não é crime. Ser um bom exemplar não passa pela opinião do dono, para nós eles são sempre o melhor dos melhores, mas passa sim pela avaliação em várias expos, avaliação por juízes da raça e respectivos resultados.
Poder cruzar podes, qualquer cão cruza com qualquer cadela, agora se isso vai beneficiar a raça ou se vai gerar uma ninhada de cães equilibrados tanto física como psicologicamente, isso já é outra conversa...

Quando se planeia uma cruza, há que ter muitos aspectos em conta, há que perceber se o cão "complementa" a cadela, e vice versa, há que escolher muito bem os progenitores, é um mundo no qual eu, com a experiência que tenho, não me metia...

A criação é para o efeito que escrevi em cima, não vou começar a fazer criação como muita gente que os mete à venda.
Vou só criar uma vez, a primeira e última.[;)]
Concordo com o que dizes acerca da criação, por isso mesmo na altura de adquirir cão procurei vários criadores. Não fui ao sitio que calhou, porque infelizmente há muita gente a cruzar cães (irmãos com irmãos etc para ganhar dinheiro), o que provoca que as próprias crias saiam imperfeitas.

Mais uma vez, vender não é crime, afinal também compraste o teu[;)].

Se vocês têm a possibilidade de ficar com todos, assumindo toda e qualquer consequência de uma cruza "infeliz", então força. Preparem-se para os custos do pré e pós parto e da possibilidade de uma cesariana, ou ter de passar noites em branco junto da cadela e cachorros, etc etc.....

Ah e só para que fique a informação, o inbreeding nem sempre gera crias "imperfeitas", aliás, é frequentemente usado por Criadores muito experientes, no sentido de apurar uma ou outra característica desejável numa determinada linhagem, ou eliminar outras.

Foi forte para atingir o objectivo pretendido...[;)]

Vender um cão fruto de uma BOA criação, não é crime nenhum, a criação responsável custa muito dinheiro.

Concordo, daí achar que só se devia comprar cães a criadores. Eles mesmos (os bons) sabem tudo sobre a raça que criam e têm condições excelentes para tudo.

Só o LOP não chega, é apenas o início.
Certo, mas é sempre uma garantia.

Que testes fizeram?

Sinceramente não sei, foi o veterinário que fez ao meu.
Da cadela apenas estou a acreditar na palavra do dono dela[;)] (em como o veterinário dela fez).

Mais uma vez, vender não é crime. Ser um bom exemplar não passa pela opinião do dono, para nós eles são sempre o melhor dos melhores, mas passa sim pela avaliação em várias expos, avaliação por juízes da raça e respectivos resultados. (Já e fizeste pesquisar no google sobre estas coisas, obrigado[;)])
Poder cruzar podes, qualquer cão cruza com qualquer cadela, agora se isso vai beneficiar a raça ou se vai gerar uma ninhada de cães equilibrados tanto física como psicologicamente, isso já é outra conversa...

Quando se planeia uma cruza, há que ter muitos aspectos em conta, há que perceber se o cão "complementa" a cadela, e vice versa, há que escolher muito bem os progenitores, é um mundo no qual eu, com a experiência que tenho, não me metia...

Mais uma vez, vender não é crime, afinal também compraste o teu[;)].

Se vocês têm a possibilidade de ficar com todos, assumindo toda e qualquer consequência de uma cruza "infeliz", então força. Preparem-se para os custos do pré e pós parto e da possibilidade de uma cesariana, ou ter de passar noites em branco junto da cadela e cachorros, etc etc.....
Sim, temos. Felizmente tenho muito terreno em casa e tal como disse em cima o outro tem uma empresa que necessita de cães de guarda.
Por acaso não estou por dentro disto, podias especificar o que poderá ser uma cruza infeliz?

Ah e só para que fique a informação, o inbreeding nem sempre gera crias "imperfeitas", aliás, é frequentemente usado por Criadores muito experientes, no sentido de apurar uma ou outra característica desejável numa determinada linhagem, ou eliminar outras.
Tinha ideia que afectava sempre os cães, aliás dos que conheço assim, parece que ficaram mais pequenos e esguios.
Mas lá está, como dizes e bem...é frequentemente usado por criadores muito experientes.
Respostas a vermelho.

Mais uma vez obrigado.

O LOP só garante que o cão é da raça X, não garante se é bom ou mau exemplar[;)]

Os teste que falo são testes muito caros, saberias certamente o que é que tinha sido feito, sendo um deles o despiste da displasia, que é feito através de rx a partir dos 18 meses, sob efeito de anestesia, e muitas das vezes o exame é enviado para o Clube da Raça na Alemanha, para posterior avaliação e envio de resultados. Isso é caro!
Há também outros despistes, não sei concretamente no PA quais são, sei os dos Dobermanns, mas podem ser de varias coisas, nomeadamente as taras oculares, as cardiomiopatias, uma que eu sei que afecta particularmente os PA's que é o Síndrome de Cauda Equina, etc...

Quanto às expos, ainda bem que pesquisaste, e por curiosidade até podias visitar uma ou outra expo que haja na tua área de residência, tens aqui o calendário das expos e locais onde se realizam: Clube Português de Canicultura [;)]

Por acaso não estou por dentro disto, podias especificar o que poderá ser uma cruza infeliz?

Uma cruza infeliz é uma cruza em que muitas coisas podem correr mal, desde a gestação ao parto e ao desenvolvimento dos cachorros, passando ainda pela criação de cachorros com problemas comportamentais se por exemplo os progenitores forem ambos muito dominantes ou tendencialmente agressivos, ou excessivamente medrosos, ou seja, "grossomodo", todas as características comuns aos 2 progenitores, físicas e psicológicas, podem ser exponenciadas nos cachorros. Por miúdos: se tiveres um macho medroso e uma fêmea medrosa, os cachorros sairão MUITO medrosos, se tens uma fêmea muito alta e um macho muito alto, os filhos poderão sair altos demais, mesmo fora do estalão, e por aí fora, e isto aplica-se também a doenças genéticas, se os pais forem por exemplo, portadores do gene causador da displasia da anca, os filhos vão garantidamente sofrer de displasia.

Espero que tenhas percebido esta explicação muito resumida[;)][;)]

Back