Tópico sobre cães.

Em relação à castração dos cães:

Se a pessoa tem um cão e não pretende fazer criação a melhor coisa a fazer é precisamente castrar, o cão deixa de sofrer na altura do cio das fêmeas, deixa de andar a fazer marcação territorial, há menos tendência para fugir de casa, deixa de subir à perna das pessoas, fica mais calmo e permite ainda prevenir doenças (ex: tumor de próstata, hérnia perineais e perianais, tumor do testículo).
Não o cão não vai engordar, apesar de promover um aumento de apetite, cabe ao dono regular os hábitos alimentares
do animal bem como impedir a sua vida sedentária. A castração não mutila o animal e é bem mais simples do que nas cadelas.

As próprias associações animais recomendam a castração dos machos caso não se usem para fins reprodutivos, não é uma forma dos vets ganhar $ ao contrário do que vi por aqui escrito.

Se a pessoa tem um cão e não pretende fazer criação a melhor coisa a fazer é precisamente castrar, o cão deixa de sofrer na altura do cio das fêmeas, deixa de andar a fazer marcação territorial, há menos tendência para fugir de casa, deixa de subir à perna das pessoas, fica mais calmo e permite ainda prevenir doenças (ex: tumor de próstata, hérnia perineais e perianais, tumor do testículo).
Não o cão não vai engordar, apesar de promover um aumento de apetite, cabe ao dono regular os hábitos alimentares
do animal bem como impedir a sua vida sedentária. A castração não mutila o animal e é bem mais simples do que nas cadelas.

As próprias associações animais recomendam a castração dos machos caso não se usem para fins reprodutivos, não é uma forma dos vets ganhar $ ao contrário do que vi por aqui escrito.

Totalmente contra. So em casos de força maior, de saude ou por manifestamente o dono ter problemas em controlar e tomar conta dos seus cães é que admito essa solução.

faz me alguma confusão que pessoas que se têm como amigas dos animais falem de forma tão simplista do acto de castração. Mas não é o único, a mutilação de orelhas e rabos é outra.

Informe-se.

E não, não sou contra a castração.

Um cão castrado não fica necessariamente mais calmo.

Eu cá pelo menos conheço um exemplo de um boxer que foi castrado e que tem tanta energia quanto uma pequena bomba nuclear.

O real motivo é outro. Caso o cão seja de novo abandonado, este já não poderá procriar, não aumentando dessa forma a população de cães.

Sim, porque se continua a permitir a procriação de forma não controlada e isto em casos mais sérios é grave e pode mesmo atentar contra o bem estar de pessoas e animais.

Conheço quem queira adquirir um bom cão de guarda.

Convém ser um cão forte, intimidatório, leal e capaz mesmo de entrar em acção, a ideia é ser treinado.

A pessoa está na dúvida entre um pastor alemão e um doberman.

Qual acham a raça mais adequada ? quanto pode custar uma boa cria ? quanto pode custar o seu treino ?

Embora não creio que haja grande abertura para outras raças, mais alguma sugestão ? a ideia era ser o melhor guarda possível.

O meu cão com este calor todo coloca-se muitas vezes nessa posição também!

A semana passada arrisquei a levá-lo de férias comigo e com a minha esposa. Fomos para um monte alentejano que aceita cães e posso dizer que correu melhor do que estava à espera! apr:)

Resumindo...
Viagem de 2h para cada lado com (muito) calor passadas a dormir, duas paragens para água e esticar as pernas!
No Monte dormiu connosco pela 1ª vez no quarto. Ausentamos-nos 5 ou 6 vezes para irmos almoçar/jantar e ele ficou no quarto. O facto de estar habituado a viver num apartamento não criou qualquer problema para os móveis do quarto [:D], nem para os restantes clientes (não ladrou)!

Conviveu com 3 cães, gatos, ratos, insectos, pássaros e um... furão!

O maior problema foi mesmo na piscina! Entrei na piscina e ele estupidamente caminhou na minha direção a pensar que a água era chão firme [:)], o resultado foi uma daquelas situações do "Gosto disto"... mergulhou de cabeça e foi bem ao fundo! Rapidamente o retirei da água e tudo tranquilo com ele. O problema foi nesse dia e no dia a seguir, não podia ver ninguém na água a "chapinhar" que começava a ladrar e a andar de um lado para o outro como se pensasse que alguém se estava a afogar. Por sorte ficamos sozinhos no Monte e ao 3º dia já sabia nadar [:D] ensinei-o com calma para que perdesse o medo da piscina.

Chegava sempre ao fim do dia exausto... entrava no quarto, comia e dormia! [:cool:]

é fantástico como um animal se torna parte das nossas vidas... Tirem-lhe o início "O meu cão" e ali a parte em que o dito ficou no quarto sozinho, e até parece que estás a falar de um filhote [;)]

Mto giro, o patusco.

Convém ser um cão forte, intimidatório, leal e capaz mesmo de entrar em acção, a ideia é ser treinado.

Qual acham a raça mais adequada ? quanto pode custar uma boa cria ? quanto pode custar o seu treino ?

Embora não creio que haja grande abertura para outras raças, mais alguma sugestão ? a ideia era ser o melhor guarda possível.

Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Doberman, Cane Corso, Rottweiler, American Staffordshire Terrier, Chow Chow, etc... existem muitos com boas aptidões de guarda e possantes.

Agora depende também das pessoas que vão cuidar do cão, não têm todos temperamentos iguais e alguns exigem mais dos donos que outros. É preciso também ver a disponibilidade dos donos para os passeios, etc, porque há raças que necessitam de se exercitar mais que outras.

Em relação a preços, depende da linhagem, mas um cachorro de criador raramente fica a menos de 500€/600€, por isso, é o mínimo com que devem contar. Tenho conhecimento de uma pessoa que gastou cerca de 1600€ no total (cão + treino).

Um rafeiro alentejano. O que é nacional é bom.

Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Doberman, Cane Corso, Rottweiler, American Staffordshire Terrier, Chow Chow, etc... existem muitos com boas aptidões de guarda e possantes.

O Cane Corso não é um cão de luta ? o AST é pequeno e não suficientemente rápido e intimidatório, bem como o chow-chow que nem sabia que era cão de guarda. Rottweiler é excelente, mas a pessoa em causa prefere e acha mais adequado um fisico mais esguio e apto para a corrida, creio que parte é preferência pessoal.

Convém ser o melhor, o cão vai ser utilizado para guarda e protecção pessoal e há forte possibilidade de entrar em acção, ainda que não se deseje isso.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do pastor alemão e doberman ? tenho ideia que o pastor alemão é quase imbativel em inteligência, mas para confronto fisico com uma pessoa o doberman é capaz de ser mais intimidatório e possante não ?

O Cane Corso não é um cão de luta ? o AST é pequeno e não suficientemente rápido e intimidatório, bem como o chow-chow que nem sabia que era cão de guarda. Rottweiler é excelente, mas a pessoa em causa prefere e acha mais adequado um fisico mais esguio e apto para a corrida, creio que parte é preferência pessoal.

Convém ser o melhor, o cão vai ser utilizado para guarda e protecção pessoal e há forte possibilidade de entrar em acção, ainda que não se deseje isso.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do pastor alemão e doberman ? tenho ideia que o pastor alemão é quase imbativel em inteligência, mas para confronto fisico com uma pessoa o doberman é capaz de ser mais intimidatório e possante não ?

Não tenho conhecimento que o Cane Corso alguma vez tenha sido ligado a lutas, sempre foi uma raça de guarda, daí o nome Corso, que segundo alguns entendidos, dizem derivar de uma palavra em Latim, que significa guarda ou protector.

Nisto acho que não há "o melhor", tanto o Pastor Alemão como o Doberman são excelentes cães de guarda e rápidos, nenhum deles deixará ficar mal o dono nesse trabalho. Muitos preferem o Pastor Alemão, outros preferem o Doberman, penso que no final acaba por ser uma questão de gosto pessoal.

Last edited:
Na minha opinião o Pastor Belga Malinois encaixa perfeitamente nesses requisitos.

É um cão leve, ágil, com uma força descomunal e resistência que chegue.

No que toca a inteligência dizem que nada bate o Border Collie que é apelidado como o cão mais inteligente do mundo, mas nunca vi nenhum treinado para ataque. O Pastor Belga Malinois é também extremamente inteligente, tem bastante vontade de trabalhar e aprende muito facilmente. Conheço dois exemplos e é extraordinária a capacidade de aprendizagem de tais cães.

Tens aqui também um exemplo da capacidade de ataque destes cães:

Eu hoje em dia quando penso em cães de ataque, penso logo em Malinois.

O Malinois é um cão espectacular. Conheço quem tenha 2 e está deliciado. Aprendem facilmente, agilidade espectacular e excelentes para cão de guarda e defesa. Já vi vídeos destes cães em ataque e são muito bons.

Se é para proteçao ia para um fila sao miguel, malinois e pastor alemao mas de linhagens de trabalho como por exemplo as da republica checa

Back