Tópico sobre cães.

Porque não será colocado para procriar e o cão é uma autêntica besta com uma força descomunal. Já começa a ter as oscilações hormonais e se eu que sou um gajo grande tenho dificuldades em segurá-lo, coitada da minha namorada que ainda vai ser arrastada.

Atendendo ao que descreves não me parece que a castração vá resolver o assunto. O que o teu cão precisa é de disciplina ;)

O cão monta para mostrar domínio, não por sexualidade. As cadelas também montam.
A castração reduz sim a excitação e picos hormonais, além dos machos não marcarem território em casa. Ter um cão que bebe 2l de água por dia a mijar-me as paredes e móveis não é nada agradável.

O cão recebe bastante disciplina, não só minha (sou bastante firme com ele) mas de uma treinadora que está com ele 1h por dia durante a semana. Minha namorada também tenta mas tem menos impacto... Por muita disciplina que se tenha, há características que são impossíveis de contornar sem entrar em extremos.

Acham preferível ele ficar todo ansioso sem sequer perceber porque à fazer uma micro-cirurgia?

Não me parece que a castração vá fazer com que deixe de urinar nas paredes e móveis. O território vai continuar a marcar.
Essa situação do urinar tem a ver com educação e disciplina. Cá em casa tenho um cão que dorme dentro de casa e nunca urina cá dentro ;) e não é caso único que conheço.

O cão recebe bastante disciplina, não só minha (sou bastante firme com ele) mas de uma treinadora que está com ele 1h por dia durante a semana.

E vocês estão presentes durante esses "treinos"?

Eu sinceramente sou da opinião que alguém "treinar" o cão dos outros sem os donos estarem presentes é uma perda de tempo e dinheiro.

Os treinos têm que ser feitos pelos donos, com as orientações de alguém mais experiente.

Não me parece que a castração vá fazer com que deixe de urinar nas paredes e móveis. O território vai continuar a marcar.
Essa situação do urinar tem a ver com educação e disciplina. Cá em casa tenho um cão que dorme dentro de casa e nunca urina cá dentro ;) e não é caso único que conheço.

O meu cão não está castrado e não faz um pingo do que quer que seja dentro de casa. Todas as necessidades na rua.

E farta-se de marcar território quando está na rua.

Como é que se treina o cão para que não faça em casa?
Ou melhor. para fazer onde nós queremos, a partir de Janeiro a minha cara metade tem que começar a treinar isso...

A forma mais fácil é ignorar completamente quando faz em casa e fazer uma grande "festa" quando faz onde queremos, se possível com uma recompensa ou algo que o cão goste. Desta forma ele vai interiorizar que fazer as necessidades naquele local (rua, preferencialmente) é bom e causa bem-estar, enquanto que se fizer em casa nada de bom acontece.

Eventualmente o cão deixa de fazer em casa e começa a fazer exclusivamente na rua. É claro que terão que haver pequenos passeios bem regulares (eu levo o meu de manhã, a meio da tarde, depois de jantar e quando chego a casa do trabalho às 5 da manhã à rua) para que ele possa fazer as necessidades.

Para além das vezes que o levo à rua exclusivamente pelas necessidades, também o costumo treinar a meio da tarde e normalmente ele esvazia completamente a bexiga neste período de tempo (1h00/1h30).

Não cometas o mesmo erro que eu: o cão foi habituado a fazer exclusivamente na varanda quando era cachorro e depois eu não conseguia que ele fizesse em mais lado nenhum. Fazia viagens de 4 horas de carro e várias paragens e ele nunca, mas nunca mesmo fazia o que quer que fosse na rua.

Nas primeiras sessões fomos nós a treinar com orientação dela, agora fazemos em separado. Ela passeia o cão todos os dias a meio da tarde, eu e a minha namorada treinamos de manhã e à noite e em qualquer oportunidade que apareça.

Ele ainda urina em casa algumas vezes, mas ainda é cachorro... aliás, ainda faz agachado.
RuiPedroCosta, estás sempre a bater na mesma tecla sem qualquer conhecimento do cão ou dos donos.

Estou a bater na mesma tecla porquê? Se o cão faz xixi dentro de casa é porque ainda não aprendeu... e não vai ser a castração que vai mudar isso. Se o estás a treinar para deixar de o fazer continua com esse trabalho que esse é o caminho, não a castração ;)

Aliás, o que eu te digo o dogzilla também o diz... temos cães inteiros dentro de casa que não fazem um pingo de urina dentro de casa. Foram ensinados para não o fazerem. Daí eu dizer que o teu cão ainda tem falta de disciplina.

Duvido que com a castração consigas um cão mais calmo e obediente. Pelo menos temos um que foi castrado (tumor num testículo) e o comportamento é exactamente o mesmo... Curiosamente é o mais feroz quando vê desconhecidos.

Adoro a raça e tudo o que possa saber sobre o temperamento e comportamento com crianças é bem vindo[:D] Como é o comportamento com estranhos?E na rua? E já agora com crianças?

Pela sua natureza diria que é um típico cão de guarda. Sempre muito atento e vigilante, portanto é natural que não se torne amistoso com estranhos, sobretudo quando entram pela primeira vez no território dos seus donos. Por outro lado, são muito obedientes (quase lhe chamaria submissão) ao seu dono, por isso terá que partir deste (o dono) a inciativa de os ensinar/orientar em qualquer ritual de socialização. O primeiro que a minha família teve sempre se deu muito bem com as crianças que visitavam com regularidade a casa/propriedade. Mas claro que, e volto a sublinhar isto, os primeiros contactos devem sempre ser feitos na presença do(s) dono(s).

Epá, que mistura do caraças...
O motivo de castrá-lo não é para não mijar em casa, mas para controlar as hormonas que num cão do porte e força dele fazem bastante mossa. Confesso que prefiro não fazer, mas se o cão começar a se tornar incontrolável, terá de ser.

Essa coisa do "cão inteiro", não vou comentar...

Epá, que mistura do caraças...
O motivo de castrá-lo não é para não mijar em casa, mas para controlar as hormonas que num cão do porte e força dele fazem bastante mossa. Confesso que prefiro não fazer, mas se o cão começar a se tornar incontrolável, terá de ser.

Essa coisa do "cão inteiro", não vou comentar...

Mas é mesmo esse o termo... o contrário de castrado é inteiro ;)

Outra coisa... foste tu próprio que falaste na castração e na questão do cão te mijar a casa. Vai lá ver uns posts atrás ;)

Última edição:
Já falaste com o Vet? Se não, passa por lá e fala com o Veterinario. Quando tenho dúvidas é o que faço e sou sempre esclarecido.

Não me digas...? Então o forum serve para quê? Mais vale fechar, quando quiser falar de carro vou ao mecânico...[8b]

Se vais ao veterinário quando tens dúvidas também sabes que a primeira coisa que te fazem é pedir para lá levares o animal para ser visto, ora não vou levar lá o animal só porque ainda não lhe veio o período não achas?

Não me digas...? Então o forum serve para quê? Mais vale fechar, quando quiser falar de carro vou ao mecânico...[8b]

Se vais ao veterinário quando tens dúvidas também sabes que a primeira coisa que te fazem é pedir para lá levares o animal para ser visto, ora não vou levar lá o animal só porque ainda não lhe veio o período não achas?

Não. A mim não pedem. Tou farto de la passar para pedir conselhos e tirar dúvidas e a minha cadela não entra lá. Obviamente que quando são assuntos sérios dizem pra lá levar a cadela.

Edit: não é período, é cio ;)

Última edição:
Também se pode estar a dar o caso dele andar com muita energia acumulada, fruto de exercício insuficiente.

São casos que acontecem frequentemente, há cães que precisam de gastar muito, senão começam a ficar frustrados e quando têm uma oportunidade querem rebentar tudo, daí as dificuldade em por vezes os controlar.

Última edição:
Também se pode estar a dar o caso dele andar com muita energia acumulada, fruto de exercício insuficiente.

São casos que acontecem frequentemente, há cães que precisam de gastar muito, senão começam a ficar frustrados e quando têm uma oportunidade querem rebentar tudo, daí as dificuldade em por vezes os controlar.

Sim, tem muita energia. Não é acumulada, é inesgotável mesmo.
Por exemplo, no domingo passado levamo-no ao parque de manhã, correu feito maluco por umas 2h. Saímos de lá e fomos passear por Lisboa, 6~7h a caminhar, subir, descer e o que mais se pode fazer por lá. Puxava a trela o tempo todo, a fazer uma força descomunal do início ao fim.
Ele já se comportava bem na trela mas nesses 2 meses que estive fora, parece que desaprendeu. Aos poucos já estou a colocá-lo de novo na linha.

Durante a semana faz um passeio de 30m de manhã, 1h a meio da tarde onde normalmente vai correr para uma pedreira e mais 1h a noite onde faz o mesmo, com mais algumas "saidinhas para a casa de banho". Sábado e domingo vai sempre ao parque por 2~3h brincar com outros cães. Quando apanha um que o acompanha, fica a correr as 2h seguidas.

Voltar
Superior