JNM
New member
Exactamente. Se ele está a fazer na rua quando lá vai, o importante é que seja reforçado esse comportamento. Eventualmente deixará de fazer em casa.
O meu não saiu de casa (saiu algumas vezes, mas não muitas) enquanto não terminou o plano de vacinação, pelo que foi sempre habituado a fazer as necessidades na varanda. Foi tramado para deixar de fazer. Mas lá está, não podemos esperar que as coisas aconteçam de um dia para o outro.
Tenho só uma questão: não houve possibilidade de deixar ficar o cão mais um mês com a mãe e a restante ninhada? Digo isto porque com um mês não é aconselhável retirar o cão de uma ninhada. No mínimo dois meses.
Quanto à recompensa na rua, sempre ouvi isso, então tentei implementar esse sistema. No início ele fazia, eu dava-lhe e ele aceitava. Actualmente, faz mas não liga à recompensa. Acabei por deixar de lhe dar. Faço, quando me lembro, uma festinha para ele perceber que agiu bem. Sempre que faz em casa e, sempre que o apanho "em flagrante" digo.lhe que é porco e que não se faz... Não quero que ele perceba que o fazer em casa é normal.
Quanto à mãe, o criador disse que ele podia vir já. De facto, também ouvi isso, de que deveria ter ficado mais algum tempo. A verdade é que quando ele veio para casa já havia feito o desmame.