Tópico sobre cães.

A do cão espanhol deixa me sem palavras. Mas falando de coisas boas alguém viu a tvi e a historia de haatchi? Que historia incrivel!!

Eu vi !

Gostei muito. O relato da madrasta, principalmente, foi qualquer coisa.

Gosto muito da raça, uma vez na Escócia, terra onde abundam os border collie, fiquei num BB em que um senhor tinha um e fazia parte de um clube Anatolian Sheperd dog, são cães muito interessantes e imponentes.

Os Border Collie são animais com um temperamento especial. O facto de ser um cão de pastoreio faz com que tenha algumas características interessantes.

É tido como a raça de cães mais inteligente [;)]

Essas teorias do mais inteligente são estúpidas....

É "inteligente" na sua área de trabalho, vai lá com um border fazer mondioring e diz-me se é inteligente ou estúpido ao lado de um Malinois... Ou leva-o para uma caçada à perdiz e diz-me se é mais "inteligente" que um Perdigueiro por exemplo, leva-o para uma caça ao pato e diz-me se é mais inteligente que um Labrador, ou para uma caça ao javali e diz-me se é mais inteligente que um Dogo Argentino, ou para uma prova de defesa pessoal e diz-me se é mais inteligente do que um Pastor Alemão ou Rottweiler ou um Dobermann.... Ou manda-o guardar um rebanho e mete-o ao lado de um Serra da Estrela que logo me dizes se é inteligente ou burro...

Isso é tudo muito relativo, cada cão tem a sua função, cada raça foi apurada para uma determinada tarefa, e por isso mesmo a "inteligência" não pode nem deve ser medida.

A do cão espanhol deixa me sem palavras. Mas falando de coisas boas alguém viu a tvi e a historia de haatchi? Que historia incrivel!!

Vi, e a maldade humana continua sempre a surpreender.... Impressionou-me pela doença da criança e pelo acto de malvadez a que o cão esteve sujeito....:sh)

Essas teorias do mais inteligente são estúpidas....

É "inteligente" na sua área de trabalho, vai lá com um border fazer mondioring e diz-me se é inteligente ou estúpido ao lado de um Malinois... Ou leva-o para uma caçada à perdiz e diz-me se é mais "inteligente" que um Perdigueiro por exemplo, leva-o para uma caça ao pato e diz-me se é mais inteligente que um Labrador, ou para uma caça ao javali e diz-me se é mais inteligente que um Dogo Argentino, ou para uma prova de defesa pessoal e diz-me se é mais inteligente do que um Pastor Alemão ou Rottweiler ou um Dobermann.... Ou manda-o guardar um rebanho e mete-o ao lado de um Serra da Estrela que logo me dizes se é inteligente ou burro...

Isso é tudo muito relativo, cada cão tem a sua função, cada raça foi apurada para uma determinada tarefa, e por isso mesmo a "inteligência" não pode nem deve ser medida.

Por acaso até pode e de acordo com quem 'mediu', são mesmo os borders os mais inteligentes.

Estás a falar de efectuar tarefas e não de inteligência.

Então define inteligência no que diz respeito aos cães sff.

(Onde eu me fui meter)[:D]

O teste que conheço é o de ensinar 'comandos' novos. Nada tem a ver com a natureza ou aptidão para certo tipo de trabalho do animal, seja caça, guarda, etc.

Quantas repetições são necessárias para aprender um comando novo por exemplo. Os border estão entre os primeiros a aprender em menos repetições.

O Border Collie são muito utilizados para publicidade e macacadas do género porque aprendem muito rápido e sem grandes objecções (são voluntariosos nisso). E como tal são muitas vezes apelidados dos "mais inteligentes". No fundo é um tipo de inteligencia que "dá jeito".

Obviamente que a inteligência de cada raça não é comparável.

Pessoalmente tenho uma grande admiração por cães pastores. Tive um Serra D'Aires, uma das nossas espectaculares raças nacionais e aprendi um pouco a lidar com cães de gado.

Sinceramente acho os pastores algo incompreendidos pela maioria dos donos.

O Border Collie são muito utilizados para publicidade e macacadas do género porque aprendem muito rápido e sem grandes objecções (são voluntariosos nisso). E como tal são muitas vezes apelidados dos "mais inteligentes". No fundo é um tipo de inteligencia que "dá jeito".

Obviamente que a inteligência de cada raça não é comparável.

Pessoalmente tenho uma grande admiração por cães pastores. Tive um Serra D'Aires, uma das nossas espectaculares raças nacionais e aprendi um pouco a lidar com cães de gado.

Sinceramente acho os pastores algo incompreendidos pela maioria dos donos.

Mas o facto de um cão aprender um comando de forma rápida não denota inteligência? Não é isso mesmo que define inteligência? Aprender?

Mas o facto de um cão aprender um comando de forma rápida não denota inteligência? Não é isso mesmo que define inteligência? Aprender?

Sem duvida que sim. Mas não apenas isso.

Vou fazer uma comparação que pode chocar alguns mas repara, há crianças que não aprendem nada no nosso sistema escolar, reprovam, etc e depois emigram e no local onde chegam são os melhores da turma... quando tinham tudo para ser o contrário. Conheço um caso real assim. E outros que sendo inteligentes não se adaptam ao sistema de ensino. Conheço varias pessoas assim.

O BC é um cão muito inteligente, ele aprende com facilidade. Mas existirão outros que sendo tão ou mais inteligentes não são tão voluntariosos.

Já tive diversos cães e o mais inteligente de todos pura e simplesmente tinha um ego tremendo e não fazia nada do que lhe mandava. Ele percebia quase tudo e mandava-me passear. Se apertasse com ele ia logo fazer tudo de seguida. Nem era nada desobediente, até gostava de agradar mas era apenas dificil de motivar, achava as minhas ordens desnecessárias... era mais inteligente que os outros nisso. Percebia que muito daquilo não tinha fundamento, era terrivel.

Já agora, esse cão, o menos obediente, era muito novo quando aprendeu sozinho a abrir as portas de casa (puxador tipo alavanca) e entrava em casa e "explorava".

Para mim um cão que aprende a abrir uma porta simplesmente por observação é inteligente. Mas nunca foi dado a ir a correr atrás de paus.

Texuga costumo concordar nas coisas que costumas falar mas nesta vou ter que discordar. Tudo aquilo que falas refere-se à aptidao das raças. Obviamente que raças com aptidão para o pastoreio seja melhores nessas funções que outras raças. Assim como no caso da caça ao Pato os Retrievers são melhores do que outras raças.
Tal como já referiram o nível de inteligência será medido com a facilidade que cada raça tem para aprender os comandos que lhe são dados.

O meu westie també andava com pulgas há 2 semanas, estava na 3.º semana de pulvex....

Tive que recorrer ao actyvil e anda com uma coleira da xcalibor... foi ver as pulgas a cair passado 2 horas, aquilo é que foi eficácia.

O meu problema agora é outro, o bicho coça-se um pouco e tem a orelha direita com flocos castanhos, e cheira mal...há de ser uma infecção/alergia, mas por descargo de consciencia vai hoje à tarde ao Vet[s)]

Por dentro da orelha...sim pensei na otite, mas como ele sem coçado um pouco e aquilo cheira mal vou ao vet... há de receitar algo (pingos ou isso)...

Realmente, acho que me preocupo demais, mas o Hamilton é como se fosse um filho [;)]

A otite faz com que eles se cocem bastante ;) é um dos sintomas. Como aquilo incomoda eles acabam por coçar. E o cheiro é outra situação que leva a pensar em otite ;)

Back