Eu não considero que a aptidão para aprender truques seja sinónimo de inteligência. O BC é um cão, como já disseram, de muito fácil motivação, ele faz o que lhe pedem porque tem um estímulo no fim, ele não o faz por ser inteligente, faz com o objectivo de obter algo do seu agrado, seja uma bola ou um biscoito.
Eu tive um cão de caça, um Braco Alemão de pêlo cerdoso, que quando o adoptei tinha medo até da própria sombra, mas quando o comecei a estimular pelo sentido de presa, natural em qualquer cão de caça, já fazia tudo dele, em 2 meses já fazia um percurso completo de agility, tudo por um churro, em menos de um mês consegui fazer com que ele obedecesse a todo o tipo de regras, incluindo o de esperar pelo dono deitado até ao seu regresso, e tudo porque ele queria a recompensa. Isto é inteligência?? Não, para mim é puramente "acção/reacção".
Por essa lógica, o BC era um cão que fazia tudo, desde agility, defesa pessoal, guarda de gado (não é pastoreio, é guarda apenas), todo o tipo de caça, etc, portanto cada raça tem diferentes apetências, o BC gosta de tudo o que o faça mexer, correr e obedecer.
Isto parece o dilema do burro e do cavalo: quem é mais inteligente, o burro ou o cavalo?? O burro claro, só faz o que quer, o cavalo faz o que lhe mandam!!!