Tópico sobre cães.

Falando de Border Collie costumo acompanhar o trabalho de uma rapariga com os seus cães e gosto bastante. Demonstra uma exelente relação de cumplicidade com os seus cães. Tem 2 border's (o Gin e a Vodka) e a Lilás que é uma rafeira. Para além do freestyle também se dedica ao frisbee e agora ao dock diving.

Deixo aqui um vídeo dos vários que ela publicou. É só ver no canal dea do youtube.

http://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=yJ_CRMQ3WeM

Eu não considero que a aptidão para aprender truques seja sinónimo de inteligência. O BC é um cão, como já disseram, de muito fácil motivação, ele faz o que lhe pedem porque tem um estímulo no fim, ele não o faz por ser inteligente, faz com o objectivo de obter algo do seu agrado, seja uma bola ou um biscoito.

Eu tive um cão de caça, um Braco Alemão de pêlo cerdoso, que quando o adoptei tinha medo até da própria sombra, mas quando o comecei a estimular pelo sentido de presa, natural em qualquer cão de caça, já fazia tudo dele, em 2 meses já fazia um percurso completo de agility, tudo por um churro, em menos de um mês consegui fazer com que ele obedecesse a todo o tipo de regras, incluindo o de esperar pelo dono deitado até ao seu regresso, e tudo porque ele queria a recompensa. Isto é inteligência?? Não, para mim é puramente "acção/reacção".

Por essa lógica, o BC era um cão que fazia tudo, desde agility, defesa pessoal, guarda de gado (não é pastoreio, é guarda apenas), todo o tipo de caça, etc, portanto cada raça tem diferentes apetências, o BC gosta de tudo o que o faça mexer, correr e obedecer.
Isto parece o dilema do burro e do cavalo: quem é mais inteligente, o burro ou o cavalo?? O burro claro, só faz o que quer, o cavalo faz o que lhe mandam!!!

A otite faz com que eles se cocem bastante ;) é um dos sintomas. Como aquilo incomoda eles acabam por coçar. E o cheiro é outra situação que leva a pensar em otite ;)

Tinhas razão, era uma otite mas provocada por um fungo.. uma consulta e dois medicamentos depois, voltei com menos €92 na carteira... este mês, com o seguro, tratamento de carraças e esta consulta, já foram €300... e a vet disse que o cachorro ainda nao tem os tintins à mostra, que tem 6 meses e não é normal... portanto se nao aparecerem (descerem) são mais €350 para a cirurgia... ou seja, vou á falência....

Estou a pagar demais pela consulta? ( cada uma são €40+iva).

Help please

É puxadote, eu pago 27€ de consulta e se tiver seguimento não pago nada, mas sendo um serviço privado, cada um cobra o que quer...[;)]

Pois... prox segunda vou lá.. para o tal seguimento.. aposto que vou pagar mais uma vez...

na zona de lisboa e perto das laranjeiras, recomendam alguma coisa?

é que assim vai ser complicado

Eu não considero que a aptidão para aprender truques seja sinónimo de inteligência. O BC é um cão, como já disseram, de muito fácil motivação, ele faz o que lhe pedem porque tem um estímulo no fim, ele não o faz por ser inteligente, faz com o objectivo de obter algo do seu agrado, seja uma bola ou um biscoito.

Tu e as tuas teorias[8b]. Quantos Border Collies já tiveste ? É que eu neste momento tenho 2 e já tive 3, todos da linha de trabalho (seria incapaz de alguma vez ter cães de exposição - abomino tudo o que está relacionado com isto). Têm um "drive" muito alto mas é por gostarem de ter sempre algo para fazer (pastorear de preferência), se puseres umas ovelhas de um lado e bolas com gulodices do outro, adivinha para onde ele se dirige? Admito que és dos users deste fórum que mais sabe de cães, mas começas a meter os pés pelas mãos quando queres opinar sobre tudo.

Há coisas que estão no ADN dos raças, (é como defenderes que os PitBull são todos mansinhos e que os donos é que são sempre culpados da sua agressividade). Os Border são cães inteligentíssimos, e garanto-te que não são precisos bolas e ou biscoitos para os motivar a aprender.

Última edição:
O tema da inteligência pegou .. [:D]

Não sei com base em que testes é que são avaliados, mas haverá seguramente forma.

É mais ou menos pacifico que se diga por exemplo que o Chimpanzé é dos animais mais inteligentes (o mais dos primatas) ou que um Polvo (molusco) tenha uma inteligência comparável à de um cão.

Veloce, eu acho que ninguém duvida da inteligencia dos BC. E acho que a Texuga se expressou mal na parte que realçaste.

Penso que o que ela quis dizer é que os BC são inteligentes mas não é por aprenderem truques e serem voluntariosos. São bem mais que isso. E que não se deve olhar exclusivamente para isso para determinar a inteligencia de um animal.

Pode-se colocar de outra maneira e cada um interpreta como quiser.

Os BC têm capacidade para aprender mais depressa que as outras raças.

Isso aplicando tudo o que é aprender, não só macacadas que nos interessam a nós, parece-me uma boa maneira de ver a coisa. Continuo a dizer que o cão que não me aprendia truques... aprendeu sozinho a abrir portas e outras travessuras interessantes...

Portanto o cão que aprende (de um modo generico) parece-me um cão inteligente sim!

Tu e as tuas teorias[8b]. Quantos Border Collies já tiveste ? É que eu neste momento tenho 2 e já tive 3, todos da linha de trabalho (seria incapaz de alguma vez ter cães de exposição - abomino tudo o que está relacionado com isto). Têm um "drive" muito alto mas é por gostarem de ter sempre algo para fazer (pastorear de preferência), se puseres umas ovelhas de um lado e bolas com gulodices do outro, adivinha para onde ele se dirige? Admito que és dos users deste fórum que mais sabe de cães, mas começas a meter os pés pelas mãos quando queres opinar sobre tudo.

Há coisas que estão no ADN dos raças, (é como defenderes que os PitBull são todos mansinhos e que os donos é que são sempre culpados da sua agressividade). Os Border são cães inteligentíssimos, e garanto-te que não são precisos bolas e ou biscoitos para os motivar a aprender.
Os Border Collies são animais que facilmente adquirem comportamentos obsessivos pela sua vontade em "trabalhar" constantemente.

Tenho uma amiga que tem um que ainda é cachorro e está a ter dificuldades em treinar o cão porque tem muito vincado o comportamento de pastoreio. É muito engraçado ver o cão a pastorear a bola quando ela quer que o cão lhe traga a bola.

Tinhas razão, era uma otite mas provocada por um fungo.. uma consulta e dois medicamentos depois, voltei com menos €92 na carteira... este mês, com o seguro, tratamento de carraças e esta consulta, já foram €300... e a vet disse que o cachorro ainda nao tem os tintins à mostra, que tem 6 meses e não é normal... portanto se nao aparecerem (descerem) são mais €350 para a cirurgia... ou seja, vou á falência....

Estou a pagar demais pela consulta? ( cada uma são €40+iva).

Help please
Pelo que dizias tudo indicava que era uma otite. Embora por vezes pudesse ter outro problema qualquer com os mesmos sintomas.

Os Labradores são animais muito propensos a isso e felizmente a minha só teve um principio de otite quando tinha 5 ou 6 meses. E é uma cadela que vai muitas vezes ao mar pelo que água nos ouvidos é o que não falta...

E porque é que limitas a motivação a bolas e biscoitos???? Para eles o prazer de pastorar é a recompensa-mor, tal como para um cão de caça, a presa é a recompensa por excelência, a endorfina libertada aquando do cumprimento dessas tarefas é a recompensa que eles procuram, e chamas a isso inteligência???

Então vamos puxar a brasa à sardinha, não há cão mais inteligente que o Dobermann, há 20 anos que lido com eles e é esta a minha opinião.

Pelo que dizias tudo indicava que era uma otite. Embora por vezes pudesse ter outro problema qualquer com os mesmos sintomas.

Os Labradores são animais muito propensos a isso e felizmente a minha só teve um principio de otite quando tinha 5 ou 6 meses. E é uma cadela que vai muitas vezes ao mar pelo que água nos ouvidos é o que não falta...

Menos probabilidades de um labrador (ou outro animal) apanhar uma otite que outro animal que vá a banhos em água doce[;)]

Pois... prox segunda vou lá.. para o tal seguimento.. aposto que vou pagar mais uma vez...

na zona de lisboa e perto das laranjeiras, recomendam alguma coisa?

é que assim vai ser complicado

Vai à Associação Zoófila (www.azp.pt). São muito bons e fica muito mais em conta.
Faz-te sócio, fica 25€ por ano e as consultas ficam por 15€. Não-sócios fica a 20€.
Além de poupares, contribuis para uma entidade que realmente faz o que se propôe.

Voltar
Superior