Tópico sobre cães.

Valor simpático...
7c33a6ebd48af1b38a9f30bfa3f61026.jpg

Grandes discussões tenho eu com cenas como aquela foto que colocaste.

O tema acaba por ser quase sempre o mesmo: os cães "pastores".

As pessoas teimam em ignorar características básicas de personalidade destes animais: territoriais, sempre alerta, defesa do dono, etc. Depois acontecem dissabores... ah, o cão era meigo, passou-se e mordeu a criança... ainda este fds conheci mais um caso horrível.

Pessoalmente adoro as raças de cães "pastores", têm uma personalidade brutal. Mas há que saber respeitá-los. Ou no mínimo dos mínimos tentar entender o que se tem em casa.

Pastores ou qualquer outro, qualquer cão pode morder quando esgotada a paciência, mesmo aqueles já habituados a crianças.

A chave é nunca deixar crianças sozinhas com cães, para mim isso faz parte do bom senso.

Que pena...

...só tenho MEO !

Fazia-me tanto agrado dispensar 5€ por mês [:D]

Até gostava de ver o meu Kiko a ver tv [:)]

O canal está em aberto no MEO desde hoje (22-05-2015) até ao fim do mês (31-05-2015) na posição 250.

Os meus cães estão a gostar tanto que saíram da sala.

Adoptámos um cão ca em casa. Andava na rua feito vagabundo, tirei-lhe umas 70 carraças, está a ser medicado para tudo e mais alguma coisa. Só me preocupa o facto de ele ser... Surdo

Sim, surdez muito severa, não ouve nada.... Preciso de dicas para lidar com a surdez dele (já sei que não o posso soltar na rua por nada). E o que me tem preocupado é que ele late imenso quando fica sozinho em casa, já tivemos de lhe comprar um açaime porque senão os vizinhos matam-nos!

Preciso mesmo de ajuda.... Aquelas coleiras com choques electricos resultam? Já ouvi dizer que emitem sons, não sei se serão ideais para ele. Não sei mesmo o que fazer, por-lhe o açaime custa-me imenso.... É uma facada no coração.

Ele está cheio de traumas, é uma fita deixá-lo sozinho em casa. Espero que se acalme. Tive uma cadela que também ladrava muito e depois acalmou.... Mas ladrava para os outros cães a ouvirem, parecia que estava na internet. Este ladra por desespero por estar sozinho mesmo estando rodeado de gatos e de um outro cão. Que traumatizado.

Last edited:
Adoptámos um cão ca em casa. Andava na rua feito vagabundo, tirei-lhe umas 70 carraças, está a ser medicado para tudo e mais alguma coisa. Só me preocupa o facto de ele ser... Surdo

Sim, surdez muito severa, não ouve nada.... Preciso de dicas para lidar com a surdez dele (já sei que não o posso soltar na rua por nada). E o que me tem preocupado é que ele late imenso quando fica sozinho em casa, já tivemos de lhe comprar um açaime porque senão os vizinhos matam-nos!

Preciso mesmo de ajuda.... Aquelas coleiras com choques electricos resultam? Já ouvi dizer que emitem sons, não sei se serão ideais para ele. Não sei mesmo o que fazer, por-lhe o açaime custa-me imenso.... É uma facada no coração.

Ele está cheio de traumas, é uma fita deixá-lo sozinho em casa. Espero que se acalme. Tive uma cadela que também ladrava muito e depois acalmou.... Mas ladrava para os outros cães a ouvirem, parecia que estava na internet. Este ladra por desespero por estar sozinho mesmo estando rodeado de gatos e de um outro cão. Que traumatizado.

Vais ter de o estimular com comida, para lidar com um cão surdo é tal e qual como com um cão que ouve, apenas trocar o som pelos gestos. Eles adaptam-se muito bem e aprendem muito depressa.

Numa situação de emergência, sim, as coleiras de choques resultam, as de som, por razões óbvias, com o teu cão não vão resultar... Há cá à venda coleiras de choques, caríssimas.... tens as mesmas no eBay por 3 ou 4€, e funcionam, eu sei que sim porque já comprei para um cão de um familiar e experimentei-a no meu braço.

Hoje o meu westie teve uma pequena crise (nao conseguia dormir, pousava a cabeça e passado 5 segundos andava de um lado para o outro).

Como ele já andava com as patas inchadas (andava a colocar uma soluçao comprada no vet, limpava e desifectava) e tem um historial de alergias, levei -o ao vet pelas 04h15 (nem vou falar da taxa de urgencia [s)]

Receitou-me uns corticoides...dia 01/06 tem consulta de follow up... vamos ver a evolução

Vais ter de o estimular com comida, para lidar com um cão surdo é tal e qual como com um cão que ouve, apenas trocar o som pelos gestos. Eles adaptam-se muito bem e aprendem muito depressa.

Numa situação de emergência, sim, as coleiras de choques resultam, as de som, por razões óbvias, com o teu cão não vão resultar... Há cá à venda coleiras de choques, caríssimas.... tens as mesmas no eBay por 3 ou 4€, e funcionam, eu sei que sim porque já comprei para um cão de um familiar e experimentei-a no meu braço.
Já pensei em colocar no meu essas coleiras mas felizmente agora nem tem sido necessário.
O meu cão também é muito traumatizado, tens de ter muita paciência porque o comportamento dele pode vir a piorar com outros cães.

O meu foi ganhando confiança e o que começou por ser um ladrar de desespero e tentativa de fuga passou para um ladrar convicto e depois para pequenas dentadas e pode ir escalando por ele associar o morder à fuga do outro cão. É sempre um problema ir à rua, ainda por cima vivo numa zona com movimento [8b].

"Ninguém" quer cães traumatizados e por isso dar o cão é difícil e um risco pois podem abandoná-lo. Boa sorte com ele e sobretudo tem calma, pensa numa pessoa traumatizada e lembra-te que é igual com a diferença de não conseguirmos dizer-lhe que aquilo não faz mal.

O meu teve muita sorte, toda as pessoas nos dizem "nunca teria paciência", "comigo ele não fazia isso", "já tinha posto o cão noutro lado", “ele estragou a vossa vida”. Até já equacionei mudar de casa para uma zona calma para que ele tivesse mais espaço e menos problemas, mas é uma mudança enorme na vida e temos arranjado truques para que não fosse necessário uma medida dessas.

Por exemplo, no inicio era a coisa mais calma e sossegada. Com o tempo ganhou confiança em nós e quando vai para a sala é o terror no sofá. Conclusão: Quase já nem vou à sala.
Ainda hoje quando lhe estamos a dar festas está sempre atento e desconfiado a ver onde andam as nossas mãos. Estou em crer que para além dos abandonos deve ter levado poucas:(.

Hoje o meu westie teve uma pequena crise (nao conseguia dormir, pousava a cabeça e passado 5 segundos andava de um lado para o outro).

Como ele já andava com as patas inchadas (andava a colocar uma soluçao comprada no vet, limpava e desifectava) e tem um historial de alergias, levei -o ao vet pelas 04h15 (nem vou falar da taxa de urgencia [s)]

Receitou-me uns corticoides...dia 01/06 tem consulta de follow up... vamos ver a evolução

Eu não tinha ido ao vet a essa hora, garanto-te... Só ia se fosse MESMO um caso de vida ou morte...

Já pensei em colocar no meu essas coleiras mas felizmente agora nem tem sido necessário.
O meu cão também é muito traumatizado, tens de ter muita paciência porque o comportamento dele pode vir a piorar com outros cães.

O meu foi ganhando confiança e o que começou por ser um ladrar de desespero e tentativa de fuga passou para um ladrar convicto e depois para pequenas dentadas e pode ir escalando por ele associar o morder à fuga do outro cão. É sempre um problema ir à rua, ainda por cima vivo numa zona com movimento [8b].

"Ninguém" quer cães traumatizados e por isso dar o cão é difícil e um risco pois podem abandoná-lo. Boa sorte com ele e sobretudo tem calma, pensa numa pessoa traumatizada e lembra-te que é igual com a diferença de não conseguirmos dizer-lhe que aquilo não faz mal.

O meu teve muita sorte, toda as pessoas nos dizem "nunca teria paciência", "comigo ele não fazia isso", "já tinha posto o cão noutro lado", “ele estragou a vossa vida”. Até já equacionei mudar de casa para uma zona calma para que ele tivesse mais espaço e menos problemas, mas é uma mudança enorme na vida e temos arranjado truques para que não fosse necessário uma medida dessas.

Por exemplo, no inicio era a coisa mais calma e sossegada. Com o tempo ganhou confiança em nós e quando vai para a sala é o terror no sofá. Conclusão: Quase já nem vou à sala.
Ainda hoje quando lhe estamos a dar festas está sempre atento e desconfiado a ver onde andam as nossas mãos.
Estou em crer que para além dos abandonos deve ter levado poucas:(.

Em relação ao bold.... com a vossa boa vontade, solidariedade e condescendência, fizeram asneira da grossa....:sh)

Eu não tinha ido ao vet a essa hora, garanto-te... Só ia se fosse MESMO um caso de vida ou morte...

Nao estava a conseguir dormir, o cão estava em aflição ... sei que talvez me tenha precipitado, mas como tenho pouco experiencia com caes nao quis arriscar... prefiro nao jantar fora uma vez do que acontecer alguma coisa pela minha inercia :(

Em relação ao bold.... com a vossa boa vontade, solidariedade e condescendência, fizeram asneira da grossa....:sh)
Acredito que tenhamos feito asneira, mas tentámos que isso não acontecesse. Com recompensas para ele estar quieto ou para descer do sofá etc. Mas é bastante cansativo porque os resultados não foram os melhores.

Para o cão não ficar sozinho fora da sala fomos deixando de lá ir, até porque ele ficava a ganir.

Mas se quiseres explicar melhor agradeço[;)].

PS: Ele raspava e saltava no sofá e ladrava para nos desafiar e era uma questão de tempo para ficar com o sofá estragado.

Last edited:

Bolas... então que se passa?!

Há uma cadela westie na minha rua que também sofre imenso com alergias (patas, olhos, orelhas)... o meu duas a três vezes por ano, lá tem o stress das otites e é uma treta!
A questão de arrancar pêlo das patas, resolvi como te disse num post anterior. Costumas escová-lo regularmente? Usa o furminator apenas 1x/semana, porque se não vais-lhe irritar ainda mais a pele e cuidado nas zonas onde tem as alergias...
Há um champoo que também é mais especifico para eles, em que o lavas e deixas aquilo actuar no corpo uns 5-7m e só depois é que o enxaguas.

As melhoras para ele! ;)

Bolas... então que se passa?!

Há uma cadela westie na minha rua que também sofre imenso com alergias (patas, olhos, orelhas)... o meu duas a três vezes por ano, lá tem o stress das otites e é uma treta!
A questão de arrancar pêlo das patas, resolvi como te disse num post anterior. Costumas escová-lo regularmente? Usa o furminator apenas 1x/semana, porque se não vais-lhe irritar ainda mais a pele e cuidado nas zonas onde tem as alergias...
Há um champoo que também é mais especifico para eles, em que o lavas e deixas aquilo actuar no corpo uns 5-7m e só depois é que o enxaguas.

As melhoras para ele! ;)

Nao tem otites (tudo limpinho, a vet disse que estava 5*).

Ainda no sabado foi à tosquia, foi todo aparado nas patas (nao tem nada de pelo na parte de baixo, onde costuma acumular porcarias)

Supostamente é dermatite atópica... está a tomar medicação, espero que melhore.. é que para ele é muito chato mesmo, nao consegue descansar [s)]

O pêlo está suave e limpo, escovo 2 em 2 dias, o furminator agora com o pelo curto e limpo nao uso.... limpo as patas todos os dias à noite com uma escova de dentes e uma solução (cor de rosa) feita no vet

Obrigado pela simpática mensagem [;)]

Ainda hoje quando lhe estamos a dar festas está sempre atento e desconfiado a ver onde andam as nossas mãos. Estou em crer que para além dos abandonos deve ter levado poucas:(.

Ele para comer também é um castigo. Não come só secos nem comida de lata. É demasiado comida de cão. Não sei o que ele andou a comer na rua mas só come comida da nossa, só quer restos. Hoje o almoço dele foi arroz branco com bocadinhos de vitela, secos e um bocadinho do molho da carne, marchou tudo!!!! Só assim... (à noite é que parece que lhe abre mais o apetite e come secos, não sei é se a minha mãe mistura molho).

Nós cá em casa somos 3 e adoramos o cão, paciência não nos falta. Já estamos habituados a cães com traumas, este é o meu 4º cão que apanhamos da rua... (tirando o meu yorkshire que foi dado - compraram-no e depois já não o queriam - que apesar de nunca ter estado na rua também era traumatizado, ficava as tardes todas preso no wc!).

Agora um cão surdo é que nunca tivemos. Acho piada (e é triste ao mesmo tempo) ele se aperceber que falamos com ele e vira a cabeça tipo de como quem quer ouvir, mas não ouve nada. É triste, vejo nele um olhar de tristeza profunda... Parte-me o coração.

Já gostamos muito dele, faz hoje uma semana que o apanhámos mas o nosso medo são os vizinhos porque estou rodeada por 2 vizinhos que não gostam de animais. O meu vizinho do lado esquerdo quando tinha a minha cadela maior que ia para a "internet" até ácido nos mandou para a varanda (maneira fácil de tratar as coisas), a **** do lado direito é uma a o nojenta que nem um hamster conseguiu ter em casa, já para o fim meteu o bicho nas escadas do prédio. Tem uma tartaruga, coitada, essa dá menos trabalho. Farta-se de reclamar com as nossas rolas que cantam... Pó crl!!!!! [:D]

Bom, depois vou dando novidades.

PS: Ensiná-lo e recompensar com biscoitos, nesta altura do campeonato, também é impossível porque ele não come. Eu tenho 3 caixas de gelados de 1 kg cheia de goluseimas para cães (o meu pai parece que faz colecção), de todas as marcas e feitios e ele não come nenhum. Nem os denta stick's que até a mim me dá vontade de roer. Nada.... Por isso ensiná-lo com comida, só se for com paté de gato (que tem um cheiro mais activo) ou comida de pessoa, e tanto uma coisa como a outra faz mal. E pior, eu sinto que ele não vê aquilo como recompensa, parece que quando come está a fazer-nos um favor....

Last edited:
Mais uma que faz as vontadinhas todas ao cão [:D]

Eu não faço vontadinhas todas a ninguém caro amigo, o cão acabou de sair da rua onde teve mais de 5 meses e está super doente e traumatizado, está a tomar antibiótico porque tem uma otite e tem de comer.

Consegues perceber isso ou queres um desenho?! Vou tratá-lo como se fosse um cão mimado normal e fazer com ele joguinhos - "ou comes isto ou passas fome"?! Menos...

Back