Acho que toda e qualquer dúvida deve ser discutida com o médico veterinário assistente. A esterilização não previne o cancro da mama, elimina é o cancro do útero e ovários, por razões óbvias. Pode diminuir a probabilidade de aparecimento do da mama, isso sim.
Há vantagens e desvantagens na esterilização, sendo as vantagens a nível de saúde da cadela e conforto dos donos. As desvantagens têm a ver com eventuais consequências pós cirúrgicas, como por exemplo a incontinência urinária. Mas aconselho novamente a ter uma conversa com o vet e esclarecer toda e qualquer dúvida. E sim, sempre tive cadelas esterilizadas e nenhuma morreu de nada que envolvesse o sistema reprodutor nem sequer tiveram uma vida curta.
Sim, foi mesmo o que fiz. A pobre da médica chegou a um ponto que já me chamava muitos nomes. Diz ela que sou um pai de primeira viagem.

Após tirar todas as dúvidas que tinha, depois de pesar todos os prós e contras, optei por marcar a esterilização. Ficou agendado para o próximo mês.
Confesso que, no meio de tudo, nem é o valor a pagar, mas sim o saber que ela vai passar por uma cirurgia e que pode correr alguma coisa mal, que me preocupeis bastante.
Bom, mas é para o bem dela. Vamos ver.