Tópico sobre cães.

É verdade.

Em teoria donos, responsáveis, experientes e dedicados levam a cães equilibrados e não perigosos, mesmo quando são de raças mais difíceis, mas na prática não é esse o perfil da maior parte dos donos.

Ainda recentemente falei com um tipo experiente que teve um cão que era um problema, gigantesco e fortissimo, muito pouco equilibrado e agressivo, chegou a morder-lhe a mãe na mão, partindo-lhe um dedo e por exemplo até para lhe dar banho era um problema e tinha que açaimar o cão, porque ele passava o tempo a rosnar e ele tinha medo dele. Um cão que comprado pequeno e não inspira confiança nem ao dono ....

A moda agora é doar essas bestinhas às forças de segurança e forças armadas.

A GNR tem uma valência de cães de ataque que beneficia desses gajos que ninguém tem mão neles... um desses na quinta do conde safou a vida de um GNR...

"PSP e GNR registaram, no ano passado, quase 1500 ataques de cães. Em Portugal, há mais de 2500 cães identificados como perigosos, mas nem todos os donos cumprem as regras, como uso de açaime e trela."

Autoridades registam, em média, quatro ataques de cães por dia

https://observador.pt/2022/05/06/autoridades-registam-em-media-quatro-ataques-de-caes-por-dia/

Não consegui ler o artigo, mas fico com a ideia que o jornalista confundiu a designação cães perigosos com cães potencialmente perigosos...a julgar pelo titulo.

Porque 2500 cães já com o carimbo de cães perigosos é obra! É muito cadastrado de 4 patas.

Não tens forma de fiscalizar, ponto.
Passa-se à possível solução, a proibição.
Não se estinguem as raças porque o mundo não é portugal, e ainda bem.
Mas pelo menos conseguimos menorizar estes casos.
A verdade é que não se pode contar com os "donos" para se auto-regularem, não funciona.

Então porque não tornar o Portugalinho igual aos países não é necessária a proibição?

Como disse, é necessária maior fiscalização, e mais atuação das autoridades em passar coimas! Que é o que não acontece! Regra geral, quando idenficam o problema, ainda dão x de dias para por tudo como deve de ser e depois é que passam a coima! Está mal!

Deveria de haver uma maior sensibilização para quem quer ter cães, e todos os seus encargos, bem como deveria de ser feita uma triagem para quem quer ter cães, assim como deveria de ser aplicadas punições severas para quem faz criação em casa para ganhar uns trocos por fora! Querem fazer criação sejam criadores certificados!

Mas como na escola o pessoal anda mais preocupado com educar os miúdos por causa da igualdade de género, racismo, e outras tantas coisas, depois estas coisas que podem fazer a diferença na nossa sociedade, como cumprir com os deveres de cidadão, que impostos pagar, como fazer o nosso país um sitio melhor para se viver, isso fica para quando são crescidos! [8b]

Então porque não tornar o Portugalinho igual aos países não é necessária a proibição?

Como disse, é necessária maior fiscalização, e mais atuação das autoridades em passar coimas! Que é o que não acontece! Regra geral, quando idenficam o problema, ainda dão x de dias para por tudo como deve de ser e depois é que passam a coima! Está mal!

Deveria de haver uma maior sensibilização para quem quer ter cães, e todos os seus encargos, bem como deveria de ser feita uma triagem para quem quer ter cães, assim como deveria de ser aplicadas punições severas para quem faz criação em casa para ganhar uns trocos por fora! Querem fazer criação sejam criadores certificados!

Mas como na escola o pessoal anda mais preocupado com educar os miúdos por causa da igualdade de género, racismo, e outras tantas coisas, depois estas coisas que podem fazer a diferença na nossa sociedade, como cumprir com os deveres de cidadão, que impostos pagar, como fazer o nosso país um sitio melhor para se viver, isso fica para quando são crescidos! [8b]

Eu concordo com tudo o que dizes, mas olha à tua volta, analisa bem o país onde vives e diz-me se o que propões não é totalmente utópico?

É como tudo o resto no país, é deixado à vontade do cidadão.

Se de facto estão detectadas raças que são perigosas, seja pela constituição física do animal, comportamento, etc. então há que proibir o cidadão comum de os "ter".

Uma ajuda.
Ultimamente a minha cadela tem andado a fungar, espirrar, com espirro reverso, ranho... Mais ainda à noite.
Alguém tem ideia do que pode ser?

Já foi tratada com antibiótico, com anti-inflamatório e até fez um tratamento para a rinite...
Melhorou um pouco mas não há maneira de passar.

Uma ajuda.
Ultimamente a minha cadela tem andado a fungar, espirrar, com espirro reverso, ranho... Mais ainda à noite.
Alguém tem ideia do que pode ser?

Já foi tratada com antibiótico, com anti-inflamatório e até fez um tratamento para a rinite...
Melhorou um pouco mas não há maneira de passar.

Ir ao veterinário

Também estou a frequentar aulas de obediência e no meu caso nunca recomendaram a trela com coleira estranguladora.

Tem sido muito engraçado, nitidamente as aulas são tanto para donos como para cães.

Num dos dias há também uma sessão de sociabilização e é muito engraçado ver os cães refilões mudarem o seu comportamento depois de soltos, na última eram quase 20 cães de várias raças e idades e eles ajustam-se entre eles.

Só por curiosidade, o nome da escola onde andas tem o nome alusivo a um piloto de F1?

Ao veterinário já foi, daí o plano de tratamento.

Eu queria era saber se alguém já sentiu os mesmos sintomas nos deles, se sente no momento, e se podem haver tratamentos além dos que enumerei.

Talvez imunidade baixa?

Mas como já dito, o melhor é mesmo ir ao veterinário. A outro veterinário. Uma segunda opinião é sempre a melhor opção

Talvez imunidade baixa?

Mas como já dito, o melhor é mesmo ir ao veterinário. A outro veterinário. Uma segunda opinião é sempre a melhor opção

Obrigado, já passou por uma segunda opinião também.
Vou aguardar mais um pouco, parece ir melhorando.

Vou buscar a cachorra na Sexta feira. Nascida a 23 Abril.

Experimento até encontrar uma ração seca de que goste e depois dou-lhe sempre da mesma ou vou variando? Ração húmida ocasionalmente?
Quantas vezes dou ração por dia? uma ou duas?

Estou um pouco off...vais buscar que raça?

nascida a 23 de abril...estamos a 11maio estaremos na sexta a 13 de maio...?

Nem um mês com a ninhada?

Não era suposto só ir buscar a bicha após 2 meses com a ninhada? por causa da cena do leite materno e tal?

Não estou habituado a essa preocidade...

Ir andando a saltitar entre ração seca é um must have not...gastroentrites em minorcas é mato...ainda para mais o animal em termos de dentição ainda deve a ter fragil...

Tens de ter um substituto para o leite materno..e não vejo isso em qualquer ração seca...

Uma cena é escolher qual a que se quer da ninhada outra é trazer logo assim...

em termos visuais faz-me lembrar isto...

1652213636_12.gif

na volta é um destes minorcas...

1652213634_13.gif

Last edited:
Vou buscar a cachorra na Sexta feira. Nascida a 23 Abril.

Experimento até encontrar uma ração seca de que goste e depois dou-lhe sempre da mesma ou vou variando? Ração húmida ocasionalmente?
Quantas vezes dou ração por dia? uma ou duas?

Realmente é um bocado precoce. Foi a algum criadeiro a quem compraste? Está com pressa de receber o dinheiro?

Back