Tópico sobre cães.

digam o que disserem, estas raças são mesmo perigosas, ver a notícia em baixo

espero mesmo que a menina não fique com sequelas

quanto ao cão no meu entender deveria ser abatido

https://www.jn.pt/local/noticias/sa...ller-foi-operada-e-esta-estavel-14826928.html

Isso das raças potencialmente perigosas tem tantos fatores que nem me vou chatear... cada um dá para o peditório que entende.

tens a tua opinião e respeito-a... claro que se fosse minha filha ia o cão e o dono do cão...o resto é ruído.

digam o que disserem, estas raças são mesmo perigosas, ver a notícia em baixo

espero mesmo que a menina não fique com sequelas

quanto ao cão no meu entender deveria ser abatido

https://www.jn.pt/local/noticias/sa...ller-foi-operada-e-esta-estavel-14826928.html

Assim como há animais perigosos ao volante todos os dias, que matam pessoas, um cão não faz a raça, como um humano perigoso não faz a raça!
Os cães são perigosos, sejam rottweiler, pitbull, tosa inu, labrador, caniche... Depende dos estímulos, e criação a que são sujeitos!

Neste caso, é punição severa para o dono! Quanto ao cão deixo isso para o veterinário municipal decidir!

Last edited:
Eu não concordo, há raças propensas a serem perigosas, nem sempre depende da educação que se dá de início. O hom é um exemplo disso, pode ser bem educado na infância e tornar-se perigoso em adulto.
Há raças de cães que nunca se tornaram perigosos mesmo mas educados de inicio, aliás essas raças menos é perigosas e outras têm tendência até a tolerar mais tratos.

Enviado do meu 2106118C através do Tapatalk

Os cães são à partida bastante diferentes consoante as raças, depois a educação que lhes é dada também influencia bastante o seu comportamento.

Da mesma forma que é fácil perceber que ter um tigre em casa é perigoso e ter um canário é bastante menos, comparar um rotweiler com um Chihuahua não é muito honesto. O potencial de estrago de um cão de 50 kg é completamente diferente do de um de 3 kg, por mais agressivo que este último seja.

A verdade é que a generalidade dos cães que a lei diz que têm que andar de açaime, normalmente não os vejo com esse equipamento.

Muito provavelmente as raças que a lei considera perigosas não estão bem determinadas, eu faria um melhor trabalho, mas sinceramente nalgumas raças acho que a posse devia obrigar a algumas aulas de formação sobre como educar e controlar o cão.

Eu não concordo, há raças propensas a serem perigosas, nem sempre depende da educação que se dá de início. O hom é um exemplo disso, pode ser bem educado na infância e tornar-se perigoso em adulto.
Há raças de cães que nunca se tornaram perigosos mesmo mas educados de inicio, aliás essas raças menos é perigosas e outras têm tendência até a tolerar mais tratos.

Se quem tiver a raça de cão que for, e souber os seus pontos fortes e fracos, e souber ajustar o treino, e tempo que todas as raças precisam, o cão é tão ou mais fiel que um humano, e tal e qual seguro. Se consoante a raça tem que ser tomadas as devidas precauções, isso é um facto que qualquer portador de um canídeo tem que saber

Os cães são à partida bastante diferentes consoante as raças, depois a educação que lhes é dada também influencia bastante o seu comportamento.

Da mesma forma que é fácil perceber que ter um tigre em casa é perigoso e ter um canário é bastante menos, comparar um rotweiler com um Chihuahua não é muito honesto. O potencial de estrago de um cão de 50 kg é completamente diferente do de um de 3 kg, por mais agressivo que este último seja.

A verdade é que a generalidade dos cães que a lei diz que têm que andar de açaime, normalmente não os vejo com esse equipamento.

Muito provavelmente as raças que a lei considera perigosas não estão bem determinadas, eu faria um melhor trabalho, mas sinceramente nalgumas raças acho que a posse devia obrigar a algumas aulas de formação sobre como educar e controlar o cão.

Essas aulas, apesar de teóricas existem! O problema é fazer as pessoas sentirem a responsabilidade de irem! Nada como uma coima avultada em caso de incumprimento! Coisa que não acontece

Se quem tiver a raça de cão que for, e souber os seus pontos fortes e fracos, e souber ajustar o treino, e tempo que todas as raças precisam, o cão é tão ou mais fiel que um humano, e tal e qual seguro. Se consoante a raça tem que ser tomadas as devidas precauções, isso é um facto que qualquer portador de um canídeo tem que saber

Só que infelizmente há muitos donos que não percebem nada de cães. Tanto assim é que vai havendo acidentes como este descrito.

Claro que os donos farão sempre enorme diferença, para o bem e para o mal.

por muito que se eduque corretamente um animal, seja cão, humano, elefante... nunca temos a garantia a 100% das suas ações, quanto mais capaz fisicamente pior serão os danos referentes a ações agressivas e por muito que se abane a bandeira "culpa dos donos e educação" todos nós sabemos que isso não resolve nada caso o cérebro do animal decidir atacar.

garantidamente que as minhas chihuahua são histericamente mais agressivas que a maioria das raças, mas sinceramente quem está preocupado com a perigosidade disso??

falando da comparação entre humanos, na eventualidade de acontecer a hora H qual dos dois causará mais danos e perigosidade, qual dos dois é merecedor de tratamento e punição mais severa???
khabib.webp

Por isso é que disse que depende dos estímulos a que são sujeitos, e da sua criação. Criação essa que envolve o dono conhecer o seu cão!
Não comparei Chiuauha, porque isso é quase um rato com denticos que faz muito barulho, mas inclusive um cão pequeno também poderá fazer estragos ainda que supérfluos.

Aqui a questão é caracterizar determinada raça, como perigosa, porque se leu, ou ouviu dizer que aconteceu uma tragédia!

Nunca me esqueço de um caso, de ataque de Pitbull, a uma criança, que o cão atacou a criança com quem vivia dentro de casa! O cão isto, o cão aquilo!
Mas depois veio se a saber o cão tinha um lápis enfiado pelo reto abaixo! Ora como eles não tem voz nem mãos para se defender, vão se defender como?

O problema e volto a salientar, é os donos não conhecerem, ou melhor não quererem ver os perigos associados a um cão consoante o seu porte!
Eu tenho dois, e nenhum dos meus filhos tem ordem para brincar com eles sozinhos! Eles está na rua, e brincam com eles quando os solto na área comum, sempre comigo presente! E são cães, que quando os meus dois filhos nasceram, trouxe um body da maternidade para lavar, mas antes de o fazer meti na casota com eles para eles dormirem com o body e o seu cheiro!

E depois, por esse Portugal fora, a quantidade de pessoas que facilita, mesmo obrigados por lei, com açaimes, trelas, e castramentos...
Ainda a pouco tempo enquanto passeava com os meus filhos, passa um pitbull, á trela, ao menos isso, mas sem açaime, a ser passeado por um casal novo! A minha garota, com um ano, que está habituada ao que tem em casa, quis logo ir fazer uma festa! Só que reparei que o cão ficou muito excitado, pupilas mais dilatadas que o normal, e a lamber o lábio! Sinais que me deram alerta de que o animal, muito possivelmente não iria reagir bem, a crianças porque possívelmente não está habituado!
Se eu deixo a minha garota ir ter com ele, poderia ter corrido mal, como poderia ter sido só impressão minha que o animal lhe iria fazer mal, mas como não o conheço e o cão que deveria de estar com açaime e não estava, mais vale não correr riscos!

Agora existe muitos outros factores que podem determinar um ataque, e muitos deles nós por muito que queiramos não conseguimos condicionar!
No caso do cão da notícia, possivelmente o cão furou a o perímetro da sua casa, e foi fazer aquilo que possívelmente o treinaram, e que é próprio da sua raça, ser cão de guarda!
Neste caso, o dono tem que ser chamado a responsabilidade!

Mas o problema não é só com os PP, e o resto? Os pastores alemães? Os dogues Alemão? E outras raças que se mandarem uma dentada fazem estrago e não fazem parte dos PP? E que são usados na mesma como cão de guarda?
Secalhar deveria de começar a haver mais triagem para quem queira ter cães a partir de um determinado porte...

Vem o calor...vêm sempre estas notícias...é ciclico...e para azar de alguns também vão ocorrendo alguns ataques...mas não se dá destaque...

Por exemplo o pessoal que pensa que sabe voar das pontes nunca aparece qualquer noticia...nomeadamente na capital. As interrupções no metropolitano, no outro dia foi cobre mas normalmente nunca dizem o motivo...há muita malta a escorregar...

Nem todos os ataques são divulgados...os que ficam com os furinhos na perna ou na mão do chiuaua do vizinho : olhe que ele não gosta de estranhos...o quê? este fofinho? naaa...milisegundos depois diz o dono...eu avisei...!" Há mordidas e mordidas...

Por isso é que disse que depende dos estímulos a que são sujeitos, e da sua criação. Criação essa que envolve o dono conhecer o seu cão!
Não comparei Chiuauha, porque isso é quase um rato com denticos que faz muito barulho, mas inclusive um cão pequeno também poderá fazer estragos ainda que supérfluos.

Aqui a questão é caracterizar determinada raça, como perigosa, porque se leu, ou ouviu dizer que aconteceu uma tragédia!

Nunca me esqueço de um caso, de ataque de Pitbull, a uma criança, que o cão atacou a criança com quem vivia dentro de casa! O cão isto, o cão aquilo!
Mas depois veio se a saber o cão tinha um lápis enfiado pelo reto abaixo! Ora como eles não tem voz nem mãos para se defender, vão se defender como?

O problema e volto a salientar, é os donos não conhecerem, ou melhor não quererem ver os perigos associados a um cão consoante o seu porte!
Eu tenho dois, e nenhum dos meus filhos tem ordem para brincar com eles sozinhos! Eles está na rua, e brincam com eles quando os solto na área comum, sempre comigo presente! E são cães, que quando os meus dois filhos nasceram, trouxe um body da maternidade para lavar, mas antes de o fazer meti na casota com eles para eles dormirem com o body e o seu cheiro!

E depois, por esse Portugal fora, a quantidade de pessoas que facilita, mesmo obrigados por lei, com açaimes, trelas, e castramentos...
Ainda a pouco tempo enquanto passeava com os meus filhos, passa um pitbull, á trela, ao menos isso, mas sem açaime, a ser passeado por um casal novo! A minha garota, com um ano, que está habituada ao que tem em casa, quis logo ir fazer uma festa! Só que reparei que o cão ficou muito excitado, pupilas mais dilatadas que o normal, e a lamber o lábio! Sinais que me deram alerta de que o animal, muito possivelmente não iria reagir bem, a crianças porque possívelmente não está habituado!
Se eu deixo a minha garota ir ter com ele, poderia ter corrido mal, como poderia ter sido só impressão minha que o animal lhe iria fazer mal, mas como não o conheço e o cão que deveria de estar com açaime e não estava, mais vale não correr riscos!

Agora existe muitos outros factores que podem determinar um ataque, e muitos deles nós por muito que queiramos não conseguimos condicionar!
No caso do cão da notícia, possivelmente o cão furou a o perímetro da sua casa, e foi fazer aquilo que possívelmente o treinaram, e que é próprio da sua raça, ser cão de guarda!
Neste caso, o dono tem que ser chamado a responsabilidade!

Mas o problema não é só com os PP, e o resto? Os pastores alemães? Os dogues Alemão? E outras raças que se mandarem uma dentada fazem estrago e não fazem parte dos PP? E que são usados na mesma como cão de guarda?
Secalhar deveria de começar a haver mais triagem para quem queira ter cães a partir de um determinado porte...
Mas estás a ir de encontro ao que eu disse, tiveste de tomar várias medidas de precauções e ainda tomas devido à raça do teu cão.
Eu tenho um, que é cruzamento de labrador e perdigueiro e não tenho de ter nenhum cuidado com ele, o problema é só que ele gosta das pessoas e qd cá entram põe-se logo em pé e pode arranhar com as unhas. Ladra mito qd alguém toca à campainha ou ele alguém entra, mas depois amansa. Se isso acontece se ele estiver sozinho gostava de saber qual era o seu comportamento .
Já com os outros cães não é nada sociável, normalmente até agora o passeio à noite pois já não está tanto frio e ele não se cruza com outros cães, não tendo de estar a aguentar um cão com 22 kg a querer morder no outro que passou ao lado. Mas o facto de ele ser assim deveu-se ao facto de ter passado os dias sozinho no quintal qd desde que desmamou da mãe.
Ainda há 3 meses andei com ele numa escola e ele estava a melhorar mesmo já com 7 anos, os outros cães já passavam à volta dele e vice versa, e ele estava a ficar mais tolerante. Foi pena é que por motivos profissionais tive de interromper, mas ainda deu para ele aprender a obedecer a ordens e deitar-se a meu pedido.

Mas estás a ir de encontro ao que eu disse, tiveste de tomar várias medidas de precauções e ainda tomas devido à raça do teu cão.
Eu tenho um, que é cruzamento de labrador e perdigueiro e não tenho de ter nenhum cuidado com ele, o problema é só que ele gosta das pessoas e qd cá entram põe-se logo em pé e pode arranhar com as unhas. Ladra mito qd alguém toca à campainha ou ele alguém entra, mas depois amansa. Se isso acontece se ele estiver sozinho gostava de saber qual era o seu comportamento .
Já com os outros cães não é nada sociável, normalmente até agora o passeio à noite pois já não está tanto frio e ele não se cruza com outros cães, não tendo de estar a aguentar um cão com 22 kg a querer morder no outro que passou ao lado. Mas o facto de ele ser assim deveu-se ao facto de ter passado os dias sozinho no quintal qd desde que desmamou da mãe.
Ainda há 3 meses andei com ele numa escola e ele estava a melhorar mesmo já com 7 anos, os outros cães já passavam à volta dele e vice versa, e ele estava a ficar mais tolerante. Foi pena é que por motivos profissionais tive de interromper, mas ainda deu para ele aprender a obedecer a ordens e deitar-se a meu pedido.

Mas eu não discordei do que mencionaste! Mas também vais ao encontro do que eu disse! Assim como eu tenho que tomar medidas devido às características do meu cão, tu também tiveste que tomar devido às características do teu!
Um exemplo que deste e bem, foi ter que recorrer a treino profissional por causa de outros canídeos! E muita atenção, porque por exemplo se o teu que não é RPP atacar outro animal, e for feita queixa ficando o registo, o teu passa a ter cumprir os mesmos requisitos que um RPP! Não é exclusivo a ataques a pessoas!

O dono tem é que perceber o cão que tem na sua posse. Se o cão fica muito ansioso com bolas a saltar? Então não é boa ideia deixar ao pé de crianças que estejam a jogar a bola!
O cão não gosta de partilhar a comida? Então sinal de alerta!
O problema é que as pessoas acham piada aos cães porque ladram e ficam estridentes quando algo os stressa e dizem shhhh bobby! É só uma bolinha! E passa a mão no pelo!
Em vez de estar a corrigir um comportamento, estão a dar ainda mais força ao cão para ficar ainda mais ansioso!

As pessoas querem cães, deveriam de passar por uma triagem!
Quer um Dogue Alemão mas é inexperiente? Compre um cavalo!
Quer um Boerboel mas é inexperiente? Compre uma vaca!
Quer um Mastiff Tibetano? vá ao zoo ver os leões!
Quer um caniche, mas não quer perder tempo a tratar do pelo do animal? Compre um peluche!

O problema está também nos donos e não só nos animais!

Já agora, no treino não te aconselharam a trela estranguladora?

Last edited:
Também estou a frequentar aulas de obediência e no meu caso nunca recomendaram a trela com coleira estranguladora.

Tem sido muito engraçado, nitidamente as aulas são tanto para donos como para cães.

Num dos dias há também uma sessão de sociabilização e é muito engraçado ver os cães refilões mudarem o seu comportamento depois de soltos, na última eram quase 20 cães de várias raças e idades e eles ajustam-se entre eles.

Mas eu não discordei do que mencionaste! Mas também vais ao encontro do que eu disse! Assim como eu tenho que tomar medidas devido às características do meu cão, tu também tiveste que tomar devido às características do teu!
Um exemplo que deste e bem, foi ter que recorrer a treino profissional por causa de outros canídeos! E muita atenção, porque por exemplo se o teu que não é RPP atacar outro animal, e for feita queixa ficando o registo, o teu passa a ter cumprir os mesmos requisitos que um RPP! Não é exclusivo a ataques a pessoas!

O dono tem é que perceber o cão que tem na sua posse. Se o cão fica muito ansioso com bolas a saltar? Então não é boa ideia deixar ao pé de crianças que estejam a jogar a bola!
O cão não gosta de partilhar a comida? Então sinal de alerta!
O problema é que as pessoas acham piada aos cães porque ladram e ficam estridentes quando algo os stressa e dizem shhhh bobby! É só uma bolinha! E passa a mão no pelo!
Em vez de estar a corrigir um comportamento, estão a dar ainda mais força ao cão para ficar ainda mais ansioso!

As pessoas querem cães, deveriam de passar por uma triagem!
Quer um Dogue Alemão mas é inexperiente? Compre um cavalo!
Quer um Boerboel mas é inexperiente? Compre uma vaca!
Quer um Mastiff Tibetano? vá ao zoo ver os leões!
Quer um caniche, mas não quer perder tempo a tratar do pelo do animal? Compre um peluche!

O problema está também nos donos e não só nos animais!

Já agora, no treino não te aconselharam a trela estranguladora?

Essencial em especial para cães de médio/grande porte. Vejo donos que são arrastados por cãezinhos que assim fazem exercicio ao puxarem por eles. Ficam com mais tracção. Se sentirem algo a apertar-lhes o pescoço eles moderam-se. Mas enfim são modernices tratarem cães como bebés humanos!

Também estou a frequentar aulas de obediência e no meu caso nunca recomendaram a trela com coleira estranguladora.

Tem sido muito engraçado, nitidamente as aulas são tanto para donos como para cães.

Num dos dias há também uma sessão de sociabilização e é muito engraçado ver os cães refilões mudarem o seu comportamento depois de soltos, na última eram quase 20 cães de várias raças e idades e eles ajustam-se entre eles.

Para obedeceres ao canito???[:D][:D]

Para obedeceres ao canito???[:D][:D]

Acho especialmente piada ao branqueamento dos factos , e de gente que dizem que os caes sao todos iguais e que o que fazem ser perigosos sao os donos e afins ....

Pior é que a crença é seguida por muita gente .

Existe realmente raças que por sua natureza sao perigosos , sao os seus intintos e aptidoes bem como o seu desenvolvimento da sua musculatura propricia a diversos cenarios .

Obvio é que este tipo de caes podem ser treinados e conseguirem ser neutros e conseguirem controlar os seus instintos !

Já chega é os pseudo defensores dos animais que os espetam em varandas para dizer aos amigos que tem animais para serem da moda andarem a branquear as coisas como elas sao !

Acho especialmente piada ao branqueamento dos factos , e de gente que dizem que os caes sao todos iguais e que o que fazem ser perigosos sao os donos e afins ....

Pior é que a crença é seguida por muita gente .

Existe realmente raças que por sua natureza sao perigosos , sao os seus intintos e aptidoes bem como o seu desenvolvimento da sua musculatura propricia a diversos cenarios .

Obvio é que este tipo de caes podem ser treinados e conseguirem ser neutros e conseguirem controlar os seus instintos !

Já chega é os pseudo defensores dos animais que os espetam em varandas para dizer aos amigos que tem animais para serem da moda andarem a branquear as coisas como elas sao !

Há várias formas de olhar para esse tema.

Se olharmos para as estatísticas, ou seja os ataques reportados com queixa, podemos ficar com uma ideia de quais as raças mais perigosas nessa zona.

Claro que cães miniatura ou pequenos, mesmo que agressivos normalmente não causam os mesmos danos.

Depois os cães pastores ou mesmo os desenvolvidos para guarda são normalmente grandes, protetores e dominantes e podem ser problemáticos, nomeadamente pelo seu porte e capacidade.

Depois cães de caça, companhia, ou mesmo de luta (que hoje em principio já não se faz) não deveriam ser muito problemáticos, mas há excepções.

Pegando no caso dos pit bull, tipicamente são conflituosos com outros cães e pacíficos com pessoas, foram desenvolvidos para andar à porrada, não são muito grandes, mas são super atléticos, têm uma dentada forte e são muito determinados, tudo características importantes para o fim a que se destinavam, era também importante não morderem quem os ía separar nas lutas.

Infelizmente há muitos donos de pit bull que fazem algum culto dessa agressividade para os outros, alimentam os cães com suplementação de proteína e tratam-nos como um lutador profissional. Um cão destes é quase uma arma, se morde uma pessoa é uma grande chatísse e muito donos são mitras, caparro, tatoos, pit bull, pode ser uma combinação perigosa.

Mas também é o militar reformado com o seu pastor alemão, que vai passeá-lo de manhãzinha e gosta que ele seja obediente e com algum nível de agressividade.

No fundo tudo o que seja confrontos entre crianças ou idosos com cães de porte médio/grande ou grande é uma chatísse.

Até o dócil labrador, o cão mais popular do Mundo, se for agressivo é um problema, porque é um cão forte e corpulento.

Também partilho da opinião de que não se deviam "ter" certas raças.
Não é uma opinião popular para os amantes dessas raças, mas as evidencias do mundo real não deixam duvidas.
Só o facto de ter de se recorrer a um treino especifico para se poder controlar um animal desses, já devia ser sinal mais que suficiente.
E claro, temos a componente humana, do erro humano, da teimosia e do desafio à lei, adjunto a uma falta de fiscalização. Que permite que se passeiem os cães, sem trela adequada ou açaime.

Resumindo e baralhando...em caso de ataque de um cão a um ser humano e que cause dano/ferimentos qualquer que seja a raça (categorizado potencialmente periogoso ou sem categorização) passa automaticamente a perigoso, deve recolher a canil, o dono devidamente processado e responsabilizado...até aqui penso que anda tudo mais ou menos de acordo.

Depois todos os cães 8e gatos e outros) com dono que circulam na via pública devem ser passeados com trela independentemente do porte. Devem estar registados no SIAC e ter as vacinas em dia.

Depois entram as especificidades para os potencialmente periogosos trela curta sempre, açaime, seguro de responsabilidade civil e o tal curso para aprenderem a ser donos.

Pelo meio aparecem cruzamentos de potencialmente periogoso com outras raças, da mesma categoria ou rafeiros e depois temos veterinários muito pouco corretos que em vez de categorizar na raça dominante categorizam com indefinidos/rafeiros e isentam o futuro bicho das responsabilidades de potencialmente periogosos.

Agora temos aí umas raças derivadas tipo american bully que é um belo exemplar de erros de casting pela duração vital do animal que estão fora das listas a par do ainda popular e tenaz bull terrier (que também tem dentinhos até ao c* como se costuma dizer).

Depois temos os responsaveis das escolas de cães, os medvet, os criadores das raças do clube portugues de canicultura e vem o feitio do animal as potencialidades das raças os indesejados os não reconhecidos e a malta vai-se adaptando às várias realidades.

Pelo meio mais alguns intervenientes mas no final a arrematar tudo a CM tv e semelhantes...

Isto é tipo o álcool...Sejam responsáveis ajam (de agir) com moderação! Ainda bem que nem todos pensamos da mesma maneira se não isto não tinha piada.

Se um cão muito bonito e portentoso me morder a mim ou a um familiar meu sem que nada tivessemos feito para tal, caso os ferimentos não causem dano de perigo de vida o cão não terá uma segunda oportunidade (nem para forças militares ou de segurança) e o dono também não se irá ficar a rir.

O resto é paisagem!

Back