Por isso é que disse que depende dos estímulos a que são sujeitos, e da sua criação. Criação essa que envolve o dono conhecer o seu cão!
Não comparei Chiuauha, porque isso é quase um rato com denticos que faz muito barulho, mas inclusive um cão pequeno também poderá fazer estragos ainda que supérfluos.
Aqui a questão é caracterizar determinada raça, como perigosa, porque se leu, ou ouviu dizer que aconteceu uma tragédia!
Nunca me esqueço de um caso, de ataque de Pitbull, a uma criança, que o cão atacou a criança com quem vivia dentro de casa! O cão isto, o cão aquilo!
Mas depois veio se a saber o cão tinha um lápis enfiado pelo reto abaixo! Ora como eles não tem voz nem mãos para se defender, vão se defender como?
O problema e volto a salientar, é os donos não conhecerem, ou melhor não quererem ver os perigos associados a um cão consoante o seu porte!
Eu tenho dois, e nenhum dos meus filhos tem ordem para brincar com eles sozinhos! Eles está na rua, e brincam com eles quando os solto na área comum, sempre comigo presente! E são cães, que quando os meus dois filhos nasceram, trouxe um body da maternidade para lavar, mas antes de o fazer meti na casota com eles para eles dormirem com o body e o seu cheiro!
E depois, por esse Portugal fora, a quantidade de pessoas que facilita, mesmo obrigados por lei, com açaimes, trelas, e castramentos...
Ainda a pouco tempo enquanto passeava com os meus filhos, passa um pitbull, á trela, ao menos isso, mas sem açaime, a ser passeado por um casal novo! A minha garota, com um ano, que está habituada ao que tem em casa, quis logo ir fazer uma festa! Só que reparei que o cão ficou muito excitado, pupilas mais dilatadas que o normal, e a lamber o lábio! Sinais que me deram alerta de que o animal, muito possivelmente não iria reagir bem, a crianças porque possívelmente não está habituado!
Se eu deixo a minha garota ir ter com ele, poderia ter corrido mal, como poderia ter sido só impressão minha que o animal lhe iria fazer mal, mas como não o conheço e o cão que deveria de estar com açaime e não estava, mais vale não correr riscos!
Agora existe muitos outros factores que podem determinar um ataque, e muitos deles nós por muito que queiramos não conseguimos condicionar!
No caso do cão da notícia, possivelmente o cão furou a o perímetro da sua casa, e foi fazer aquilo que possívelmente o treinaram, e que é próprio da sua raça, ser cão de guarda!
Neste caso, o dono tem que ser chamado a responsabilidade!
Mas o problema não é só com os PP, e o resto? Os pastores alemães? Os dogues Alemão? E outras raças que se mandarem uma dentada fazem estrago e não fazem parte dos PP? E que são usados na mesma como cão de guarda?
Secalhar deveria de começar a haver mais triagem para quem queira ter cães a partir de um determinado porte...