Tópico sobre cães.

Se um cão muito bonito e portentoso me morder a mim ou a um familiar meu sem que nada tivessemos feito para tal, caso os ferimentos não causem dano de perigo de vida o cão não terá uma segunda oportunidade (nem para forças militares ou de segurança) e o dono também não se irá ficar a rir.

Estas coisas também dependem, há a negligência grosseira e há acidentes/incidentes.

Sabes que se costuma dizer que "cão que ladra não morde" e tu já é a segunda vez que afirmas isto [:D]

A titulo de exemplo, há umas 2 semanas conheci um dono de um cão lobo da Checoslováquia com a mão ensanguentada, que tinha acabado de levar uma dentada inadvertida de um cane corso, quando separou os 2 cães.

São coisas chatas mas que acontecem.

O cão dele era enorme (uns bons 70 cm), alto, não muito corpulento. Talvez com a corpulência de um pastor alemão, apesar de ser maior e tem uma cabeça maior. Parece autenticamente um lobo, super sociável deu-se muito bem com o meu. Mas o com o Cane Corso provavelmente entraram em competição pela dominância.

O dono do Cane Corso prendeu o cão e nem lhe perguntou se queria ir ao hospital (e o cão lobo ía à trela), foi uma cena foleira. Mas vais fazer o quê ? Mandar uma cabeçada no outro dono ?

Estas coisas também dependem, há a negligência grosseira e há acidentes/incidentes.

Sabes que se costuma dizer que "cão que ladra não morde" e tu já é a segunda vez que afirmas isto [:D]

Por acaso no outro dia fiz uma experiência interessante com um taser...só a acção do mesmo no ar...afasta um cão...apanhei um daqueles médios de morder os calcanhares sem o dono por perto mas tipo dono da rua...vinha lançado dois tzzt para o ar e o gajo afastou-se...e calou-se.

por acaso não sou muito de morder, e já tive dois pitbulls quando era puto, antes destas confusões e regulamentação toda aí há mais de 20 anos e os gajos nunca me deram problemas com pessoas já com outros 4 patas tinham as suas coisas (gatos/vacas/outros cães) mas não era sempre...e arrancavam sempre em igualdade de circunstâncias...se outros vinham largados sem trela para atacar os putos não ficavam presos sujeitos a magoarem-se por estar presos...

entre a negligência grosseira e o acidente incidente a linha acaba por ser ténue pois tudo depende do end result, dos danos seja na pessoa seja no animal e as circunstâncias.

O que deu origem à discussão...o cão do vizinho sem saber mais motivações libertou-se do controlo do dono e entrou na propriedade do vizinho e mordeu uma senhora e a filha que estavam em sua casa...para o dono do cão terá sido um incidente infeliz mas para quem sofreu na pele até pode configurar algo mais que negligência..e caramba tinha de ser um rottweiller!

Last edited:
A titulo de exemplo, há umas 2 semanas conheci um dono de um cão lobo da Checoslováquia com a mão ensanguentada, que tinha acabado de levar uma dentada inadvertida de um cane corso, quando separou os 2 cães.

São coisas chatas mas que acontecem.

O cão dele era enorme (uns bons 70 cm), alto, não muito corpulento. Talvez com a corpulência de um pastor alemão, apesar de ser maior e tem uma cabeça maior. Parece autenticamente um lobo, super sociável deu-se muito bem com o meu. Mas o com o Cane Corso provavelmente entraram em competição pela dominância.

O dono do Cane Corso prendeu o cão e nem lhe perguntou se queria ir ao hospital (e o cão lobo ía à trela), foi uma cena foleira. Mas vais fazer o quê ? Mandar uma cabeçada no outro dono ?

Nesse caso tem 6 meses para fazer a queixa...ele que se cure se a mão ficar boa pode seguir para a próxima, até ao próximo dano sério.
Ou faz queixa, para depois exigir ao dono do cane corso as despesas médicas do tratamento e obrigar a que o dono do cane tenha tudo legal com o cão e circule com o mesmo devidamente à trela.

Tens todos que tentam socializações assim à pressão, mas depois têm dominio para interromper a possivel agressividade do próprio cão...outros que não...

O lobo deu-se bem com teu porque o teu cão não é alfa, não é dominante...já o corso pela breve descrição já se percebe que se não é alfa tenta sê-lo em todas as circunstâncias...e o dono não o controla.

Last edited:
Há várias formas de olhar para esse tema.

Se olharmos para as estatísticas, ou seja os ataques reportados com queixa, podemos ficar com uma ideia de quais as raças mais perigosas nessa zona.

Claro que cães miniatura ou pequenos, mesmo que agressivos normalmente não causam os mesmos danos.

Depois os cães pastores ou mesmo os desenvolvidos para guarda são normalmente grandes, protetores e dominantes e podem ser problemáticos, nomeadamente pelo seu porte e capacidade.

Depois cães de caça, companhia, ou mesmo de luta (que hoje em principio já não se faz) não deveriam ser muito problemáticos, mas há excepções.

Pegando no caso dos pit bull, tipicamente são conflituosos com outros cães e pacíficos com pessoas, foram desenvolvidos para andar à porrada, não são muito grandes, mas são super atléticos, têm uma dentada forte e são muito determinados, tudo características importantes para o fim a que se destinavam, era também importante não morderem quem os ía separar nas lutas.

Infelizmente há muitos donos de pit bull que fazem algum culto dessa agressividade para os outros, alimentam os cães com suplementação de proteína e tratam-nos como um lutador profissional. Um cão destes é quase uma arma, se morde uma pessoa é uma grande chatísse e muito donos são mitras, caparro, tatoos, pit bull, pode ser uma combinação perigosa.

Mas também é o militar reformado com o seu pastor alemão, que vai passeá-lo de manhãzinha e gosta que ele seja obediente e com algum nível de agressividade.

No fundo tudo o que seja confrontos entre crianças ou idosos com cães de porte médio/grande ou grande é uma chatísse.

Até o dócil labrador, o cão mais popular do Mundo, se for agressivo é um problema, porque é um cão forte e corpulento.
Sou um mitra portanto!!

Olha o mítico labrador! Cão que em 2016 era o que mais atacava! Mas esses não importa dizer! Coitadinhos, são usados para causas nobres, como busca e salvamento, cão guia, terapia, e mais outras tantas! Vamos lá agora manchar a raça inteira por isso?! Claro que não!!

Também partilho da opinião de que não se deviam "ter" certas raças.
Não é uma opinião popular para os amantes dessas raças, mas as evidencias do mundo real não deixam duvidas.
Só o facto de ter de se recorrer a um treino especifico para se poder controlar um animal desses, já devia ser sinal mais que suficiente.
E claro, temos a componente humana, do erro humano, da teimosia e do desafio à lei, adjunto a uma falta de fiscalização. Que permite que se passeiem os cães, sem trela adequada ou açaime.
Vamos portanto extinguir uma raça, só porque os criadeiros gostam de fazer umas massas valentes, com as ninhadas e vender ao desbarato sem olhar a quem, só porque existe pessoas que gostam de sensação de mitra, e de poder meter nos faces e instas e mostrar aos amigos a "arma" branca, ou castanha, ou malhada que tem em sua posse?

Mais uma vez vai o animal pagar pela estupidez do humano?
Se talvez houvesse um sincero interesse em legalizar a raça de Pitbull, ou de haver verdadeira fiscalização por parte das autoridades na venda deste tipo de animais, sendo permitida apenas a venda por parte de criadores certificados, com a mais variadas exigências, e talvez não haveria tamanha irresponsabilidade que se vê por aí. Ah e apertar com a fiscalização no que toca a tudo o que é canídeo, com coimas pesadas!

Resumindo e baralhando...em caso de ataque de um cão a um ser humano e que cause dano/ferimentos qualquer que seja a raça (categorizado potencialmente periogoso ou sem categorização) passa automaticamente a perigoso, deve recolher a canil, o dono devidamente processado e responsabilizado...até aqui penso que anda tudo mais ou menos de acordo.

Depois todos os cães 8e gatos e outros) com dono que circulam na via pública devem ser passeados com trela independentemente do porte. Devem estar registados no SIAC e ter as vacinas em dia.

Depois entram as especificidades para os potencialmente periogosos trela curta sempre, açaime, seguro de responsabilidade civil e o tal curso para aprenderem a ser donos.

Pelo meio aparecem cruzamentos de potencialmente periogoso com outras raças, da mesma categoria ou rafeiros e depois temos veterinários muito pouco corretos que em vez de categorizar na raça dominante categorizam com indefinidos/rafeiros e isentam o futuro bicho das responsabilidades de potencialmente periogosos.

Agora temos aí umas raças derivadas tipo american bully que é um belo exemplar de erros de casting pela duração vital do animal que estão fora das listas a par do ainda popular e tenaz bull terrier (que também tem dentinhos até ao c* como se costuma dizer).

Depois temos os responsaveis das escolas de cães, os medvet, os criadores das raças do clube portugues de canicultura e vem o feitio do animal as potencialidades das raças os indesejados os não reconhecidos e a malta vai-se adaptando às várias realidades.

Pelo meio mais alguns intervenientes mas no final a arrematar tudo a CM tv e semelhantes...

Isto é tipo o álcool...Sejam responsáveis ajam (de agir) com moderação! Ainda bem que nem todos pensamos da mesma maneira se não isto não tinha piada.

Se um cão muito bonito e portentoso me morder a mim ou a um familiar meu sem que nada tivessemos feito para tal, caso os ferimentos não causem dano de perigo de vida o cão não terá uma segunda oportunidade (nem para forças militares ou de segurança) e o dono também não se irá ficar a rir.

O resto é paisagem!
Também se aplica em ataques a outros animais! Se um caniche ferir gravemente um pincher, e houver queixa, o caniche passa a ter que cumprir os mesmos requisitos que um Pitbull, ou um Rot, o um Presa Canário

Sou um mitra portanto!!

Olha o mítico labrador! Cão que em 2016 era o que mais atacava! Mas esses não importa dizer! Coitadinhos, são usados para causas nobres, como busca e salvamento, cão guia, terapia, e mais outras tantas! Vamos lá agora manchar a raça inteira por isso?! Claro que não!!

Eu não disse isso. Ou seja não disse que eras mitra.

Na verdade não te conheço até poderás ser, não faço ideia, mas diria que não deverás ser.

Apesar de me "pronunciar" desta forma não penses que não me dou com toda a gente, outro dia meti conversa com um puto de uns 25 anos com tatuagens por todo o lado (inclusivé cabeça) e até gostei dele e de falar com ele tinha um pit com uns 8 meses, muito bem tratadinho e sociabilizou um bocado com o meu.

Mas via-se que ele gostava da vertente viril do cão porque falámos de comida e exercício e ele não brincava em serviço [:D]

Mas conheço pelo menos mais 5 pessoas que têm ou já tiveram pits e é um cão que agrada a um tipo de pessoas, normalmente irreverentes, ou que gostam de chocar, que gostam de musculos, etc. como referi antes.

Por acaso dos que conheço são todos pessoal porreiro e 3 deles pessoal do ferro do ginásio.

Desgraçado do outro canito. Uma cacetada nos tomates ou na cabeça do pit a ver se o largava ou não. Mas com força! ai não que não largava
Acredita que uma paulada nas costelas, um pontapé nos tomates, ou um vaso pela cabeça abaixo do pitbull, pouco ou nada iria servir.

Ou o teu cão responde ao teu comando "larga" ou então tens um bom bico de obra!

No meu caso, tenho duas opções! Estranguladora permanente ao pescoço! No meu é uma corrente, em caso de mordida e que não largue, basta puxar um dos anéis até abrir a boca por sufoco, ou segunda opção um breaking stick, que me acompanha sempre que o vou passear na mochila que levo as costas com toda a documentação, água, biscoitos, segunda trela...

Basta aplicar por trás dos molares de forma a fazer alavanca!
Isto vende-se assim neste formato, já preparado, no meu caso tenho um pau, com dimensões similares que arranjei!

37ed1641a965fe5e7482f23d2380f312.jpg
6daa3d02baf1c7e98acf60a4f763ea17.jpg
397bac0f62517a08e9d2c1c90914aba7.jpg

Eu não disse isso. Ou seja não disse que eras mitra.

Na verdade não te conheço até poderás ser, não faço ideia, mas diria que não deverás ser.

Apesar de me "pronunciar" desta forma não penses que não me dou com toda a gente, outro dia meti conversa com um puto de uns 25 anos com tatuagens por todo o lado (inclusivé cabeça) e até gostei dele e de falar com ele tinha um pit com uns 8 meses, muito bem tratadinho e sociabilizou um bocado com o meu.

Mas via-se que ele gostava da vertente viril do cão porque falámos de comida e exercício e ele não brincava em serviço [:D]

Mas conheço pelo menos mais 5 pessoas que têm ou já tiveram pits e é um cão que agrada a um tipo de pessoas, normalmente irreverentes, ou que gostam de chocar, que gostam de musculos, etc. como referi antes.

Por acaso dos que conheço são todos pessoal porreiro e 3 deles pessoal do ferro do ginásio.

Estava no gozo contigo! [:D][;)]
Percebi o que quiseste dizer! Acompanho vários grupos de Facebook, de raças potencialmente perigosas e vai desde publicações a mostrar em como o canídeo, é super meigo com crianças, e a criança faz trinta por uma linha com o cão com a frase: " e ainda dizem que é perigoso!" (geralmente posts de mulheres que gostam de mostrar essa vertente) e que pode ser até ao dia que vejam se é perigoso ou não!

Aos posts de homens que gostam de mostrar a massa muscular do seu exemplar, aos mitras que procuram cadelas para o seu cão montar para fazer criadagem!

E depois conheço, alguns que tem, mas que não fazem a mínima ideia do que fazer em caso de ataque do seu cão! E que nem registados ou melhor legalizados estão.

Last edited:
A questão com os pit bull é que tem enorme tolerância à dor e são realmente muito fortes.

Kg por Kg não sei se haverá algum cão mais forte. Agora claro que um pit de 25 kg não se pode comparar a um Kangal de 75 kg, porque o tamanho faz muita diferença e é muito diferente.

Não socializaram o cão? Temos pena

Para isso acontecer, é preciso o cão perceber quem é o Alfa!
Será que a maioria sabe quem é o Alfa na sua casa? Ou tratam os cães como filhos ou lordes?
Como disse, com os meus filhos, desde o dia 1 que vieram a terra, que os meus cães sabem, quem eles são, que cheiro tem, e que fazem parte da matilha.

Acredita que uma paulada nas costelas, um pontapé nos tomates, ou um vaso pela cabeça abaixo do pitbull, pouco ou nada iria servir.

Ou o teu cão responde ao teu comando "larga" ou então tens um bom bico de obra!

No meu caso, tenho duas opções! Estranguladora permanente ao pescoço! No meu é uma corrente, em caso de mordida e que não largue, basta puxar um dos anéis até abrir a boca por sufoco, ou segunda opção um breaking stick, que me acompanha sempre que o vou passear na mochila que levo as costas com toda a documentação, água, biscoitos, segunda trela...

Basta aplicar por trás dos molares de forma a fazer alavanca!
Isto vende-se assim neste formato, já preparado, no meu caso tenho um pau, com dimensões similares que arranjei!

37ed1641a965fe5e7482f23d2380f312.jpg
6daa3d02baf1c7e98acf60a4f763ea17.jpg
397bac0f62517a08e9d2c1c90914aba7.jpg

Acredito que não resultasse mas podiam fazer qualquer coisa diferente do que estavam a fazer. E sim a voz de comando do larga ou outra qualquer para largar é que ele não aprendeu!

Para isso acontecer, é preciso o cão perceber quem é o Alfa!
Será que a maioria sabe quem é o Alfa na sua casa? Ou tratam os cães como filhos ou lordes?
Como disse, com os meus filhos, desde o dia 1 que vieram a terra, que os meus cães sabem, quem eles são, que cheiro tem, e que fazem parte da matilha.

Não tenhas duvidas pelo que se vê por aí fora. É para rir mesmo o que se vê!![:D]

Vamos portanto extinguir uma raça, só porque os criadeiros gostam de fazer umas massas valentes, com as ninhadas e vender ao desbarato sem olhar a quem, só porque existe pessoas que gostam de sensação de mitra, e de poder meter nos faces e instas e mostrar aos amigos a "arma" branca, ou castanha, ou malhada que tem em sua posse?

Mais uma vez vai o animal pagar pela estupidez do humano?
Se talvez houvesse um sincero interesse em legalizar a raça de Pitbull, ou de haver verdadeira fiscalização por parte das autoridades na venda deste tipo de animais, sendo permitida apenas a venda por parte de criadores certificados, com a mais variadas exigências, e talvez não haveria tamanha irresponsabilidade que se vê por aí. Ah e apertar com a fiscalização no que toca a tudo o que é canídeo, com coimas pesadas!

Não tens forma de fiscalizar, ponto.
Passa-se à possível solução, a proibição.
Não se estinguem as raças porque o mundo não é portugal, e ainda bem.
Mas pelo menos conseguimos menorizar estes casos.
A verdade é que não se pode contar com os "donos" para se auto-regularem, não funciona.

Não tens forma de fiscalizar, ponto.
Passa-se à possível solução, a proibição.
Não se estinguem as raças porque o mundo não é portugal, e ainda bem.
Mas pelo menos conseguimos menorizar estes casos.
A verdade é que não se pode contar com os "donos" para se auto-regularem, não funciona.

É verdade.

Em teoria donos, responsáveis, experientes e dedicados levam a cães equilibrados e não perigosos, mesmo quando são de raças mais difíceis, mas na prática não é esse o perfil da maior parte dos donos.

Ainda recentemente falei com um tipo experiente que teve um cão que era um problema, gigantesco e fortissimo, muito pouco equilibrado e agressivo, chegou a morder-lhe a mãe na mão, partindo-lhe um dedo e por exemplo até para lhe dar banho era um problema e tinha que açaimar o cão, porque ele passava o tempo a rosnar e ele tinha medo dele. Um cão que comprado pequeno e não inspira confiança nem ao dono ....

Back