Tópico sobre cães.

Eu não vejo a alimentação do cão como luxo, é algo essencial para a preservação da saúde do animal, aliás existe até a possibilidade de ao investires em ração de boa qualidade estares a poupar em veterinários no futuro. A cortar em alguma coisa faço-o nos snacks e derivados que não lhe fazem grande falta, quanto à ração tento sempre conjugar qualidade/preço mas já sei que 60€ por saca estão certos, a sorte é que ele não tem o porte do teu e 12 kgs dão para quase dois meses.

Pois falta esse factor. Se eu tivesse um cão apenas e que fosse de porte pequeno, claro que daria ração da melhor, agora se for a contabilizar uma ração de média qualidade para os dois, já contando que comeriam 30kg por mês já me vai para uma despesa de 80/100€ ao mês!
É o "mal" de ter raças de cães muito atléticos, gastam muita energia, logo também comem muito! É equivalente a ter um carro que bebe 12L aos 100 [:D] e ainda por cima tenho dois! :sh)[:cool:]

Pois eu quando tive o casalinho de pitbulls que duraram uns modestos 10 anos o macho e 11 anos a fêmea vinham do criador com eukanuba lamb & rice...começámos a ver um investimento grande além das idas ao vet, porque pit não come, aspira comida e quanto mais pequeno for o granulado menor a probabilidade dos gulosos mastigarem...também dava os seus problemas.
Solução coração de boi, porco, pescoços de peru com arroz ou trinca de arroz e no verão uns legumes e mesmo assim os gajos lá mastigavam e aspiravam a comida, mas nunca mais tiveram problemas de pêlo nem alergias nem o catano.
O snack era osso de vaca cozido...estraçalhavam aquilo tudo e estiveram sempre impec.

Vai da opção de cada um e da margem de poderem armazenar comida cozinhada, os meus tinham um frigorifico próprio para a comida deles.

Agora que falas nisso, o meu Pit antes de ontem a comer a ração aspirou aquilo literalmente! O problema foi que deve ter ido alguma coisa para o canal errado, ou ficou preso, que tava a ver que tinha que ir fazer ali uma manobra de Heimlich ao cão que eu tava a ver o cão bastante atrapalhado! [:D]

E lembrei agora que falas nos cozinhados, tenho que ir ver melhor como é isso e que partes do porco eles comem, tenho um vizinho que tem engorda, e a quem compro o porco, vou perguntar o preço que me fica as partes que ninguém quer e informar se dá para eles comerem

Pois falta esse factor. Se eu tivesse um cão apenas e que fosse de porte pequeno, claro que daria ração da melhor, agora se for a contabilizar uma ração de média qualidade para os dois, já contando que comeriam 30kg por mês já me vai para uma despesa de 80/100€ ao mês!
É o "mal" de ter raças de cães muito atléticos, gastam muita energia, logo também comem muito! É equivalente a ter um carro que bebe 12L aos 100 [:D] e ainda por cima tenho dois! :sh)[:cool:]

...por opção! [:p]

A minha Labradora também aspirava a comida, a solução foi comprar uma tijela que tem uns ressaltos lá dentro para dificultar a vida dela e resultou, passou a comer bem mais devagar.

Agora que falas nisso, o meu Pit antes de ontem a comer a ração aspirou aquilo literalmente! O problema foi que deve ter ido alguma coisa para o canal errado, ou ficou preso, que tava a ver que tinha que ir fazer ali uma manobra de Heimlich ao cão que eu tava a ver o cão bastante atrapalhado! [:D]

E lembrei agora que falas nos cozinhados, tenho que ir ver melhor como é isso e que partes do porco eles comem, tenho um vizinho que tem engorda, e a quem compro o porco, vou perguntar o preço que me fica as partes que ninguém quer e informar se dá para eles comerem

Tenta dar o que tiver menos osso...a parte do coração é o melhor para a construção muscular do animal...sendo os gajos atléticos...corres com eles ou eles correm sozinhos? E para complementar arroz que atualmente encontras acessível e expande melhor que a trinca que está quase ao mesmo preço.
A parte de legumes aconselho para o verão (cenoura e couve troncos) por ser um acelerador da digestão...também lhes proporciona umas belas bufas...o meu macho pitt era pródigo nisso.

Se mantiveres a ração seca tenta trocar para um granulado maior...por causa da aspiração.

Podes tentar educá-los em algumas refeições...dosear com pequenas quantidades...mas pitt é complicado....são melhores que um aspirador dyson.

acho que um saco de 3kg dá-me para alimentar 2 (pseudo)cães durante 1 mês:sh)
nem vale a pena fazer contas ou cálculos, mantemos a malga sempre com comida e comem quando apetecer sem horários ou quantidades. quando vejo que a embalagem está a acabar lá vou à petoutlet buscar outros 3kg.

...por opção! [:p]

Sim, para mim são as melhores raças do mundo! O que eu quis dizer foi que para quem quer cães grandes, despesas grandes.
Ainda a pouco tempo quando a Boxer teve que ser anestesiada, disse a veterinária, que se fosse um cão pequeno, o custo do frasco eram 15/20€, para um do porte dos meus, são 50€!

Gosto de relembrar as pessoas é que os cães não são bebés e fofinho para sempre! Normalmente isso acaba ali pelos 6 meses [:D]

A minha Labradora também aspirava a comida, a solução foi comprar uma tijela que tem uns ressaltos lá dentro para dificultar a vida dela e resultou, passou a comer bem mais devagar.

Se desse uma coisa dessas o meu partia logo, tanto que os recipientes da comida são em inox e o bebedouro da água em cimento. Caso contrário a muito que comiam ou bebiam do chão.
Isto para quem já devorou 2 cadeiras da sala e um sofá, feito complementamente em lascas

Tenta dar o que tiver menos osso...a parte do coração é o melhor para a construção muscular do animal...sendo os gajos atléticos...corres com eles ou eles correm sozinhos? E para complementar arroz que atualmente encontras acessível e expande melhor que a trinca que está quase ao mesmo preço.
A parte de legumes aconselho para o verão (cenoura e couve troncos) por ser um acelerador da digestão...também lhes proporciona umas belas bufas...o meu macho pitt era pródigo nisso.

Se mantiveres a ração seca tenta trocar para um granulado maior...por causa da aspiração.

Podes tentar educá-los em algumas refeições...dosear com pequenas quantidades...mas pitt é complicado....são melhores que um aspirador dyson.

Eles correm sozinhos, mas é no espaço circundante da casa. Por norma, tento sempre dia sim dia não dar uma passeata com eles de 5 KMS aqui pelas terras, mas vão sempre a trela e açaimados pelo que não podem gastar assim a energia como gostava.
E agora com mais uma criança a caminho, e outra muito pequena, assim que chego a casa o tempo é para ajudar a esposa, nas tarefas que ela já não é capaz de fazer pelo que o tempo reservado aos cães também já é mais curto.

Já que falas na aspiração do Pit nunca mais me esqueço de um bolo pão de ló que deixei em cima da bancada, para levar para casa de uns amigos, e que bastou eu virar costas 5 minutos que o bolo desapareceu ao ponto do cão parecer que estava grávido, mal se mexia

Eles correm sozinhos, mas é no espaço circundante da casa. Por norma, tento sempre dia sim dia não dar uma passeata com eles de 5 KMS aqui pelas terras, mas vão sempre a trela e açaimados pelo que não podem gastar assim a energia como gostava.
E agora com mais uma criança a caminho, e outra muito pequena, assim que chego a casa o tempo é para ajudar a esposa, nas tarefas que ela já não é capaz de fazer pelo que o tempo reservado aos cães também já é mais curto.

Já que falas na aspiração do Pit nunca mais me esqueço de um bolo pão de ló que deixei em cima da bancada, para levar para casa de uns amigos, e que bastou eu virar costas 5 minutos que o bolo desapareceu ao ponto do cão parecer que estava grávido, mal se mexia

Os meus viraram um tacho de carne cozinhada que ficou a arrefecer na bancada do quintal...ficam tipo grávidos mas depois de uma digestão mais ou menos demorada já ficavam impecs...

Os meus viraram um tacho de carne cozinhada que ficou a arrefecer na bancada do quintal...ficam tipo grávidos mas depois de uma digestão mais ou menos demorada já ficavam impecs...

Se fosse só a digestão estava bem ,o pior foi depois as 3 da manhã acordar com o cão a ganir por causa do mar de diarreia que fez no chão da sala e ter que ir limpar aquilo aquela hora e arredar móveis e tirar carpetes e lavar tudo.

Desde aí que nunca mais fui fã de animais dentro de casa! São muito fofinhos mas é para estar no habitat deles.

Se fosse só a digestão estava bem ,o pior foi depois as 3 da manhã acordar com o cão a ganir por causa do mar de diarreia que fez no chão da sala e ter que ir limpar aquilo aquela hora e arredar móveis e tirar carpetes e lavar tudo.

Desde aí que nunca mais fui fã de animais dentro de casa! São muito fofinhos mas é para estar no habitat deles.

A minha cadela passa o dia dentro de casa se nós lá estivermos, mas sempre dormiu na rua, tenho uma casota de madeira que fica debaixo de uma varanda pelo que a chuva só lá chega se estiver muito tocada a vento.
O mais engaçado é que ela nem quer ficar em casa de noite, por voltas das 23-24 h se ainda estiver dentro de casa levanta-se e começa a caminhar para a porta para a pormos na rua. Desconfio que é também para levar com o resto da dose da ração. [:D]

E quantidades?

Hoje em dia o arroz trinca é mais caro do que arroz "normal" que esteja em promoção.

E quantidades?

Hoje em dia o arroz trinca é mais caro do que arroz "normal" que esteja em promoção.

Tal e qual...no Lidl e outras superficies o arroz agulha marca branca em sacos xxl fica pelo menos ao mesmo preço da trinca e para o animal é o ideal.

quantidades...bom nos pastores alemães a malta doseia para um total de 400g duas doses diárias de 200g...se existir possibilidade de repartir mais dentro desse multiplo ainda melhor (mas é complicado em pessoal com vida ativa e horários apertados).
e a dose de 400g é de uma ração genérica (granulado) nada de cenas hi-energy tipificando uma atividade moderada em termos de trabalho com o cão.
E tudo se ajusta, ao fim de uns dias se o cão começa a emagrecer aumenta-se um pouco a dosagem ou o inverso reduz-se.
o pastor alemão é o tipico ectomorfo e o labrador o endomorfo (maior facilidade em engordar com inatividade).

Se for na questão da carne (coração de boi/porco/etc) tudo depende do que o cão come e do espaço de armazenagem para comida cozinhada em frigorifico.
Eu cozinhava para a semana toda...3kg carne 5kg de trinca, há 20 anos atrás...agora com arroz pode ser igual 3 de carne 3 de arroz porque o arroz expande...se conservar no frio, dar tempo de recuperar à temperatura ambiente para não dar refeição gelada ao canito ou à matilha (nos cães de caça).

quantidades diárias...boa questão...uma concha de sopa e ir ajustando. varia de cão para cão...

na transição de granulado para carne cozida...é fazer a transição ao longo de uma semana ou mais porque os canitos a nível de digestão não toleram mudanças abruptas.

Última edição:
Tens de ver as percentagens dos ingredientes da ração...
Qual é a que dás atualmente?
Todas as semanas uma escovadela certo? Com um pente apropriado para o tamanho do pêlo do puto certo?

A ração vou alternado entre Purina Pro Plan (Salmão), Advance (Frango) e Picart (Salmão), e claro é escovado mais de 1 vez por semana, mesmo assim enche-me a casa de pelos [8b][8b]

Voltar
Superior