Tópico sobre cães.

Realmente quando tivemos uma pastora notei que os pastores são muito..."frageis"? Parece que partem muito facilmente, as patas traseiras, segundo me disseram.

Sim tenho que ver onde haja um bom criador, nao tenho ninguem que saiba. :sh)

(O que é LOP?)

Aveiro? Obrigado [;)]

Não se trata de partir as patas, a displasia é uma mal formação congénita, na anca, que pode ser evitada através de uma selecção cuidada dos progenitores, daí a importância de um bom Criador.
O LOP é o Livro de Origens Português, que é onde fica registada toda a genealogia dos cães, e só assim se pode garantir que o cão é de raça pura, e mediante um estudo de resultados de exposições, de estudo de testes médicos aos progenitores e antepassados destes, que constam no LOP, é possível uma escolha acertada relativamente ao Criador.

Podes pedir uma lista de Criadores ao Clube Português de Canicultura, aqui http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores2 e depois seleccionas uns quantos para visitar. Se quiseres umas dicas para saber o que perguntar, como avaliar o Criador, o que procurar num cachorro, avisa[;)]

Texuga muchas gracias.[;)]

E sim aceito, se nao for incomodo e com tempo, a ultima parte claramente, avaliar,perguntar,etc sou um nabo em relação a cães. :sh)[:D]

EDIT: enviam a lista via e-mail?

Obrigada Ju [kiss] É uma cadela.
Mas é mesmo esse ponto que quero focar. O facto de ser esta doçura linda não a poupou de maus-tratos nem do abandono do qual foi vítima aos dois anos... Mas águas passadas não movem moinhos e as moedas têm sempre duas faces. Apareci eu e está comigo há 8 anos :D

Muito linda mesmo. Essa foi das que teve muita sorte :)
Infelizmente muitos huskys são entregues em canis ou simplesmente abandonados. As pessoas escolhem-nos porque são muito bonitos, mas depois desistem deles porque matam galinhas ou coelhos, fazem buracos no jardim, ou "choram" a noite toda...

Se queremos um cão de raça o mínimo é tentar conhecer bem essa raça antes de comprar um. E a ajudar a isto tudo, muita gente quer um animal de raça, mas não quer gastar muito dinheiro. É uma combinação que não costuma dar bom resultado.
Acabam por comprar numa loja ou num criador qualquer. Um cão de um bom criador custa dinheiro, porque criar bem animal tem custos precisamente para evitar problemas como a displasia de anca ou outras doenças típicas de cada raça.

A Texuga tem razão. Mais vale certificar-se de que se escolheu um bom criador. [;)]

Desculpem o vosso tempo perdido, e muito obrigado a todos.

Nunca é tempo perdido se o que dizemos e aconselhamos servir para não alimentar um negócio negro e degradante do comércio puro e duro, de cães, como se de mercadoria se tratasse.[;)]

Ajudem este cão.

Ajudem este cão.

Olá,

Venho aqui ao fórum expor este caso.

É o de um cão, ainda cachorro – tem sensivelmente 2 meses e meio -, que está a ser manifestamente mal tratado. Chama-se Zézé. Até no nome tiveram mau gosto... :sh) Eu chamo-lhe Hulk. É um cãozito simpático.

cid475800x600.jpg

cid628800x600.jpg

Com dois meses de idade, logo no primeiro dia em que foi para casa dos actuais donos, puseram-no a dormir sozinho na cozinha – logicamente, com esta idade, e habituado a dormir até então com mais 7 irmãos, passou noites a ganir forte e feio. Logo de manhã, uma vez que no dia seguinte, os donos encontravam o chão da cozinha todo sujo (xixis e cocós) – onde é que ele haveria de fazer as necessidades... -, tinha direito a ser posto imediatamente fora de casa. Por vezes até ao frio e à chuva, para ganir mais um bocado... [8b]

Depois de poucos dias a dormir na cozinha (cerca de uma semana e meia), transferiram-no (degradaram-no...) da cozinha onde dormia, para o terraço de casa, que fica nas traseiras da mesma. Estavam a considerar pô-lo a dormir (prendê-lo de porta fechada) dentro de um quarto de banho minúsculo, um verdadeiro cubículo, para o deixar – perdoem-me a expressão – c**ar e mijar à vontade durante a noite. [8b] "Felizmente" foi parar ao terraço de casa... Dorme dentro de uma marquise anexa ao terraço, com um cobertor a servir de cama. Às vezes até o prendem lá dentro.

Quando há visitas em casa (jantares, etc.), ou é posto fora de casa, ou tem direito a ficar fechado no terraço (a ouvir as pessoas a falarem no interior da casa). Como é lógico, uma vez que ele quer estar perto das pessoas, começa a berrar e a ganir fortemente. Com a raiva, até já arrancou parte da cortina da porta de entrada. Os donos são relativamente indiferentes aos berros e ganidelas que ele dá. [8b]

Por vezes os gritos do cão são tão histéricos, que ele até se engasga e coisas afins. Para cúmulo, até já vi a filha dos donos do cão a rir-se à mesa, dos ruídos e das engasgadelas do cão.

Com o filho dos donos, até já tive uma discussão sobre os cães terem psiquismo ou não. Como é óbvio, ele diz que os cães não têm psique... A filha também diz que os cães não pensam. :sh) Enfim...

Já têm, inclusivamente, uma jaula preparada para ele, que calculo, venha a ser, provavelmente, o local onde vai passar o resto da vida... ao frio... assim que o tamanho não lhe permita passar por entre as grades da mesma. Esta jaula já foi a morada de dois outros cães, que entretanto morreram, ambos de cancro do estômago. E que estavam verdadeiramente numa situação limite, uma vez que eram cães hostis um para com o outro, confinados à mesma jaula. Se bem me lembro, comiam uma ou duas vezes por dia, e quase sempre a mesma coisa: massa com carne e/ou à volta disso. A jaula é toda em ajulezo, e os cães penso que não tinham sequer direito a cama, dormiam mesmo no chão ou em cima dum estrado. Agora imaginem no inverno...

Uma vez que os donos não o sabem educar, ele faz xixi e cocó dentro de casa (cada vez são mais raras as vezes que ele está dentro de casa - muitas das vezes, passa directamente do terraço para a parte exterior da casa -, e as vezes que está, é porque sou eu que estou com ele). A educação que lhe dão para isto, é espetar-lhe com o focinho na própria urina e/ou bater-lhe, e pô-lo fora de casa – muitas vezes agarrando-o pelo cachaço (uma vez que ele cresceu, e está mais pesado, isso dói-lhe, e ele, logicamente, queixa-se). Já os avisei que ele assim não aprende porque ele não percebe por que é que lhe estão a fazer aquilo, mas não vale a pena...

Ainda um dia destes, enquanto a dona estava a limpar o terraço dos cocós e xixis que o cão faz, este teve direito a banho de mangueirada com água fria, e a não poder sequer ir para a cama dele depois do banho, porque lhe fecharam a marquise. Acho que deve ser a primeira ou segunda vez que este cão toma banho. Calculo que a continuar assim, a relação dele com a água não será muito boa...

É um cão relativamente activo. Como ainda é cachorro, nota-se que tem bastante necessidade de dispender energia, e como passa metade da vida no terraço, não o faz, o que logicamente lhe causa ansiedade.

Por tudo isto, estou disposto a retirá-lo desta casa. Vou fazer o cão "fugir" porque "o portão ficou aberto"... [kiss] Mas para isso, teria de ter quem quisesse ficar com ele. Ou alguma família de acolhimento temporário aqui de perto que estivesse disposta a acolhê-lo durante algum tempo, até encontrar uma nova família para ele.

Entrego-o a quem provar ter condições para o ter, e esteja apto a dar-lhe amor, um tratamento digno, e uma educação e uma vida decentes.

Reservo-me, no entanto, tanto quanto me seja possível, o direito de escolher o melhor destino a dar ao cão por entre os pedidos que possa receber.

Não sei se, pelo facto de ele ser um rafeiro – raçado de pastor alemão, penso eu -, terá muita, pouca ou nenhuma gente a querer ficar com ele. Espero dar-lhe o melhor futuro possível.

Peço, no entanto, que mantenham esta mensagem confinada aqui ao fórum, e que não a divulguem por outros fóruns, facebooks, etc., uma vez que eu vou "subtraí-lo", e não sei ao certo em que fóruns é que os filhos dos donos andam, pelo que isto ainda podia dar raia se eles encontrassem esta mensagem a circular pela net. Peço que limitem este post a mensagens pessoais que possam enviar para pessoas conhecidas e de confiança, e que lhes peçam expressamente que não a coloquem noutros fóruns.

O cão está na zona de Ermesinde. Relativamente perto da estação de comboios.

A grande questão aqui, é que, um dos donos sai de manhã e de tarde para ir trabalhar, mas o outro fica grande parte das vezes em casa, saindo esporadicamente. Aquilo que eu precisava, era de alguém que me ajudasse a tirá-lo cá de casa, durante o pouco tempo que a casa fica sem ninguém. Teria de ser alguém mesmo aqui de perto, para poder levar o cão assim que o dono saísse.

Se fosse preciso, eu até dava a morada exacta da casa, e o meu contacto, à pessoa que se prestar a ajudar-me a tirá-lo daqui. Até me prestava a comprar uma transportadora só para que o cão não fosse visto a sair cá de casa. De qualquer forma, não haverá grande problema com os vizinhos, pois os donos do cão não são muito dados à vizinhança, mas é só para precaver que ninguém o veja.

Sim, estas pessoas são da minha família. :sh) Tenho presenciado tudo isto porque estou a passar uns tempos em casa deles, e isto têm-me dado a volta ao estômago.

Peço a vossa ajuda para dar um destino decente a este cão.

Attachments

• !cid_628 [800x600].jpg
    !cid_628 [800x600].jpg
    327.5 KB · Views: 0
  • !cid_475 [800x600].jpg
    !cid_475 [800x600].jpg
    272.6 KB · Views: 0
Eu estava a ver se alguém se chegava à frente primeiro:sh) E por uma razão muito simples: não sei se vais gostar de ouvir/ler o que tenho para dizer...
Acredita que adoro animais e isso tudo, mas tens que ser racional e frio para ver se me acompanhas e se não sou mal interpretada.
Isto de andar "nestas vidas" dá-nos uma "estaleca" do caraças. E se, no início, achamos sempre que vamos mudar o Mundo, que como estamos certos (e acredita que estamos mesmo) as coisas vão-se resolver... mas é tudo treta. Se começarmos a olhar, com olhos de ver, começamos a ver "desgraçados" que precisam ser salvos em tudo o quanto é sítio. Até parece que "sabem" com quem vir ter.
Ele é putos nas varandas presos, sem água e ao sol; gatos que são usados em "rituais" e abandonados a sangrar; agora, com o calor, é gato por tudo quanto é beco, estropiados, cegos, com feridas infectadas e marcas das lutas recentes por causa do cio; ele é pits fechados para serem usados em lutas; cadelas violadas; "guetos" cheios de animais à deriva ou presos com correntes...
Quando se começa a tentar salvá-los é uma espiral de loucura. Colocam-se cães em hotéis a pagar mensalidades que se dividem por n pessoas, até que ao 3º mês só uma paga; colocam-se cães em supostas "associações" e supostos "hotéis" que mais não são do que terrenos baldios onde os cães são abandonados após o suposto responsável pelo lugar receber a "mensalidade...
Eu sei que é muito difícil estar na tua situação. Mas, quer nós queiramos quer não, o que tu queres fazer é ilegal. Aconselho a leitura da NM deste domingo. Descobres lá um exemplo do que quero dizer.
E depois falas de alguém que o adopte... mas quem?! Isto está cada vez mais difícil, os resgastes têm que ser feitos com calma , temos que ter disponibilidade e um local para colocar os animais até se arranjar dono... se se arranjar um dono.
Mais uma vez, louvo a tua atitude, não quero, de todo, ser mal interpretada, compreendo a tua angústia e mostro-me desde já disponível para te ajudar no que for preciso. Dentro dos limites da razoabilidade e do bom-senso.

NinaChampa, eu sei que tirar o cão daquela casa como eu o quero fazer pode ser considerado reprovável. Mas é preferível isto a deixá-lo lá a sofrer o resto da vida.

E eu também só quero salvar este. [:blush:]

Quanto a um local temporário para ele, acho que este não precisa, é preferível ficar onde está até encontrar alguém que queira ficar com ele. E daí irá directo para a casa do novo dono.

Vortice,

A Nina já disse tudo, mas eu acrescento um pormenor que talvez ainda não te tenhas apercebido... Se conseguires salvar esse, pouco tempo depois, os donos metem lá outro, e volta tudo à estaca zero.

Se lhes queres pregar um susto que os faça pensar 2 vezes em ter um cão, participa às autoridades competentes os maus tratos, a falta de documentação legal como as vacinas, registo na Junta de Freguesia (só após os 6 meses de idade), etc. Podes não ganhar nada com o assunto, mas tal como a Nina disse, por vezes temos de pôr o coração de lado e agir com a cabeça...[;)]

Eu estava a ver se alguém se chegava à frente primeiro:sh) E por uma razão muito simples: não sei se vais gostar de ouvir/ler o que tenho para dizer...
Acredita que adoro animais e isso tudo, mas tens que ser racional e frio para ver se me acompanhas e se não sou mal interpretada.
Isto de andar "nestas vidas" dá-nos uma "estaleca" do caraças. E se, no início, achamos sempre que vamos mudar o Mundo, que como estamos certos (e acredita que estamos mesmo) as coisas vão-se resolver... mas é tudo treta. Se começarmos a olhar, com olhos de ver, começamos a ver "desgraçados" que precisam ser salvos em tudo o quanto é sítio. Até parece que "sabem" com quem vir ter.
Ele é putos nas varandas presos, sem água e ao sol; gatos que são usados em "rituais" e abandonados a sangrar; agora, com o calor, é gato por tudo quanto é beco, estropiados, cegos, com feridas infectadas e marcas das lutas recentes por causa do cio; ele é pits fechados para serem usados em lutas; cadelas violadas; "guetos" cheios de animais à deriva ou presos com correntes...
Quando se começa a tentar salvá-los é uma espiral de loucura. Colocam-se cães em hotéis a pagar mensalidades que se dividem por n pessoas, até que ao 3º mês só uma paga; colocam-se cães em supostas "associações" e supostos "hotéis" que mais não são do que terrenos baldios onde os cães são abandonados após o suposto responsável pelo lugar receber a "mensalidade...
Eu sei que é muito difícil estar na tua situação. Mas, quer nós queiramos quer não, o que tu queres fazer é ilegal. Aconselho a leitura da NM deste domingo. Descobres lá um exemplo do que quero dizer.
E depois falas de alguém que o adopte... mas quem?! Isto está cada vez mais difícil, os resgastes têm que ser feitos com calma , temos que ter disponibilidade e um local para colocar os animais até se arranjar dono... se se arranjar um dono.
Mais uma vez, louvo a tua atitude, não quero, de todo, ser mal interpretada, compreendo a tua angústia e mostro-me desde já disponível para te ajudar no que for preciso. Dentro dos limites da razoabilidade e do bom-senso.

Subscrevo a 100%
Faço voluntariado com animais e sei bem o que queres dizer. Há sempre mais um a precisar de ser salvo... Eu penso que o que faz mais falta do que associações a resgatar animais é associações a promover a mudança de mentalidades e a fazer pressão sobre o governo para mudar de vez a lei no que respeita aos maus tratos sobre animais. Devia ser um crime publico.... (mas isto é só a minha opinião...)

De qualquer modo, Vortice, louvo-te a vontade de o ajudar. [;)] Segue a sugestão da Texuga. Faz uma denuncia ao SPNA. Raramente dá em alguma coisa, mas lá está, sempre prega um susto.... (contacto: 808 200 520 / 961 195 298) [;)]

Aqui ficam os link's para mais contactos e informação:
http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/EG.p106np615/P106np615
http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/DF.zv55n1/Zv55n1
http://www.gnr.pt/default.asp?do=5r20n/DG.np6v8vqnqrV06r48r0pn1/np6v8vqnqrV06r48r0pn1

Last edited:
A Nina já disse tudo, mas eu acrescento um pormenor que talvez ainda não te tenhas apercebido... Se conseguires salvar esse, pouco tempo depois, os donos metem lá outro, e volta tudo à estaca zero.

Duvido que neste caso isso aconteça. Este cão veio para cá porque a dona, na altura, achou-lhe graça - estavam a oferecer uma ninhada de 8. Foi uma decisão tomada no momento, sem sequer ser pensada ou planeada. Foi só mesmo a tal coisa de ser pequenino e giro, e "fico com um". Agora já pouco lhe ligam. Se não fosse eu, o cão passava a vida no terraço, e quase nem comia - até se esquecem de lhe colocar comida...

Nem sei se se vão dar ao trabalho de o procurar quando ele "desaparecer". :sh)

De qualquer forma, se conhecerem alguém que queira ficar com ele, digam qualquer coisa.

Olá Vortice,

pessoalmente penso que devas tentar educar essas pessoas. Dizes que estás a passar uns dias com eles, não custa nada. Muita gente tem animais e não toma melhor conta deles porque não sabe como - não estou a dizer que seja esse o caso. É uma questão de geração e mentalidade. Para grande parte da população o cão serve para guardar a casa e comer os restos, e o gato para apanhar ratos.

Tenho animais há pouco mais de 4 anos. Em criança não era permitido ter animais em casa, e depois de muitas zangas e chatices consegui ter o meu primeiro gato, e tive que educar os meus pais. Acredita que me chateei bastante, tinha que acordar à mesma hora que o meu pai, para escoltar os gatos, pois ele tinha a mania de lhes dar queijo, fiambre e leite aos bichos, coisa que eu proibia. Depois de algumas (bastantes) zangas eles já sabiam como tratar ou não tratar os animais, mas tive que os ensinar.

Aconteceu o mesmo em casa dos meus sogros, os gatos deles andavam na rua, não eram castrados e também não duravam muito tempo, ou desapareciam ou morriam com doenças. Agora os gatos estão castrados, vacinados e não saem de casa. Mas é como te digo, foi preciso passar algum tempo a ensiná-los como tratar os animais, e apesar de tudo, ainda hoje, de vez em quando o meu sogro se sai com um "temos que pôr os gatos lá fora para apanhar ratos" seguido de NÃO de toda gente lá de casa.

Ainda hoje passo sábados e domingos a educar a ascendência, uma vez que levo a cadela comigo para qualquer lado que vá e nenhum deles sabe como tratar condignamente um cão. E olha que os meus sogros sempre tiveram cães, e actualmente têm um mix de pastor alemão com labrador com 11 anos, que mais parece um bicho de 15 de tão "velho" que está. Sei que, quando o bicho morrer, e não deve faltar muito (vê-se a vida do cão a fugir de semana para semana), os meus sogros vão arranjar outro cão. E nessa altura, lá estarei eu e o meu companheiro para os "ajudar" a criar um cão nas condições que merece.

Já agora, vocês donos de cães digam-me uma coisa (a quem se aplicar é claro).
Porque é que, os donos dos animais não tem problemas absolutamente nenhuns em levar o cão à rua e deixarem o cão ***** (desculpem-me a expressão) o passeio ou a relva toda? Julgam-se mais que os outros?
Detesto quando vou a sair de casa, ou quando vou no passeio calmamente e piso um "presentinho" desses animais (os cães não tem culpa, mas o dono tem).
Será que não tem consciência?
Devia ser proibido.
Ainda ontem no Porto pisei um grande carolo de um cão que tinha acabado de fazer o seu servicinho, a dona olhou para mim, riu-se e disse-me para da próxima eu ter mais cuidado... Eu não disse nada, mas apetecia-me partir-lhe a cara, a sério.
Já vi alguns (muito poucos) a apanhar as fezes dos seus animais, embora a câmara bem tenha tentado por recipientes em todo o sítio. Mas as pessoas são ignorantes, não tem educação e não ligam.

E vocês, costumam apanhar as fezes dos vossos animais?
Qual é a chamada de atenção que devo dirigir a um dono de um animal que estja a fazer o serviço na rua (quero saber como vocês pensam).

Cumprimentos.

Já agora, vocês donos de cães digam-me uma coisa (a quem se aplicar é claro).
Porque é que, os donos dos animais não tem problemas absolutamente nenhuns em levar o cão à rua e deixarem o cão ***** (desculpem-me a expressão) o passeio ou a relva toda? Julgam-se mais que os outros?
Detesto quando vou a sair de casa, ou quando vou no passeio calmamente e piso um "presentinho" desses animais (os cães não tem culpa, mas o dono tem).
Será que não tem consciência?
Devia ser proibido.
Ainda ontem no Porto pisei um grande carolo de um cão que tinha acabado de fazer o seu servicinho, a dona olhou para mim, riu-se e disse-me para da próxima eu ter mais cuidado... Eu não disse nada, mas apetecia-me partir-lhe a cara, a sério.
Já vi alguns (muito poucos) a apanhar as fezes dos seus animais, embora a câmara bem tenha tentado por recipientes em todo o sítio. Mas as pessoas são ignorantes, não tem educação e não ligam.

E vocês, costumam apanhar as fezes dos vossos animais?
Qual é a chamada de atenção que devo dirigir a um dono de um animal que estja a fazer o serviço na rua (quero saber como vocês pensam).

Cumprimentos.

Nem me digas nada, passo me da marmita com isso. Aqui na rua é assim, ainda por cima sem desculpa porque têm uma boa área de terreno baldio para passear os bichos.
Os meus moram no campo, arreiam onde não chateiam ninguém.

Porque a maioria, são porcos, porcas, e pedantes cheios de mania...muitos são apenas estúpidos e mal formados..[8b]

Back